Hoje é o aniversário dos 427 anos de João Pessoa, e eu tenho no meu acervo de jornais, que eu guardo desde 2006, uma edição especial do extinto jornal #ONorte, do dia 5 de agosto de 2009, falando sobre os 424 anos da capital de todos os paraibanos.
Uma edição especial de 40 páginas, falam sobre a cidade da política, da economia, do dia-a-dia, da cultura, além do esporte.
Destaque também sobre o lançamento da TV Clube de João Pessoa, afiliada da Band na capital paraibana. A emissota substituiu a TV O Norte, que existia desde 1º de janeiro de 1987. Atualmente, com a extinta TV O Norte, a TV Clube tem 25 anos de existência. Sem falar nos anúncios, claro.
Além da edição do extinto #ONorte - que tem como o formato tabloide ou berliner, que eu mais gosto e muito mais prático de ler, tenho também outra edição especial do Correio da Paraíba, no mesmo dia e também, mais uma edição do Correio, só que no ano seguinte, e eu vou publicar nos próximos posts.
Abaixo, veja as fotos da edição especial do jornal #ONorte, do dia 5 de agosto de 2009, há 3 anos. Fotos tiradas por mim.
Como é bom resgatar estes momentos...
domingo, 5 de agosto de 2012
João Pessoa: uma cidade que me orgulha tanto
João Pessoa, conhecida como #Jampa ou #PortaDoSol, devido ao fato de no município estar localizada a Ponta do Seixas, que é o ponto mais oriental das Américas, o que faz a cidade ser conhecida como o lugar "onde o Sol nasce primeiro nas Américas", que é cartão-postal do mundo inteiro.
Fundada em 5 de agosto de 1585 com o nome de Nossa Senhora das Neves, que depois passou a chamar de Filipeia e Parahyba, a cidade de João Pessoa é a terceira capital de estado mais antiga do Brasil, pois já foi fundada com título de cidade e também a penúltima a ser fundada no país no século XVI.
O município é também notável pelo clima tropical. Possui a maior em economia, que são indústrias, comércio e serviços, e arrecadação de impostos para o estado, pelas suas praias e pelos vários monumentos de arquitetura e arte barroca.
Durante a ECO-92, a conferência da ONU sobre o meio ambiente, João Pessoa recebeu o título de "segunda capital mais verde do mundo". Segundo um cálculo baseado na relação entre número de habitantes e área verde, a cidade perderia apenas para Paris.
João Pessoa apresenta-se como uma cidade agradável para se viver. É uma das capitais de melhor qualidade de vida da Região Nordeste, possuindo diversos locais que auxiliam a população da cidade a obter uma vida melhor e de qualidade. Suas praças contam com equipamentos de ginástica, além de ciclovias espalhadas pela cidade, também é lei o fechamento de parte da orla para caminhadas nas manhãs, logo cedo, entre 5 e 8 da manhã.
Atualmente, a cidade tem mais de 730 mil habitantes, segundo o IBGE, em 2011. Parece que está se encaminhando rumo ao METRÓPOLE!
O clima na cidade é calor o ano inteiro, mas no meio do ano, como estamos em agosto, faz frio na cidade com temperaturas amenas... Bom, né?!
►Saiba mais
Veja a história de João Pessoa no Wikipedia
Tem de tudo em João Pessoa, da Lagoa do Parque Solón de Lucena ao Estação Cabo Branco, do Centro Histórico ao Jardim Botânico, das praias como Tambaú e Manaíra ao Rio Sanhauá, do Ponto de Cem Réis ao Farol de Cabo Branco, enfim, tem alguns e outros lugares que você deve conhecer João Pessoa, né?! Uma cidade tranquila, bem conchegante, e
De vez em quando eu passo por João Pessoa, como eu já fiz muitos anos, desde em que eu cheguei em 2004. De lá pra cá, tudo mudou. O que eu mais por onde ando em João Pessoa é a Lagoa do Parque Solón de Lucena, no centro da cidade, um lugar, que pra mim, é um dos melhores que eu já vi em toda minha vida. É um lugar que eu reflito, penso, lancho e me divirto de vez em quando, até eu leio um livro, jornal ou revista, por exemplo, e acompanhar um lindo pôr-do-sol. É muito bom, né?!
E eu tenho alguns momentos registrados por lá. Fotos tiradas em 2010, 2011 e este ano. Veja abaixo...
E eu tenho uma música para homenagear a cidade de João Pessoa. A música "João Pessoa, Minha Cidade", composta por Nino, homenageia a cidade que é de todos os paraibanos. Aí está a letra da música.
João Pessoa Minha Cidade
Autor: Nino
O verde da mata atlântica dos olhos...
Combina com teu sorriso de algodão...
As ondas do mar azul das areias brancas...
Desaguam do oceano da canção...
Lagoa de cristal revela tua beleza...
Palmera Imperial reluz tua nobreza...
Farol e Sanhauá, o povo e a memória...
E os velhos casarões contando história...
Minha Cidade, é onde o sol nasce primeiro...
Cartão postal do mundo inteiro...
Jardim do astro rei madrugador...
Na minha cidade, quem chega recebe o aconchego...
Quem bate, chora de tanto apelo...
E aprende a lhe chamar de meu amor...
Esse é o lugar com o melhor pra se ver...
Lugar da gente ficar, de se amar e viver...
Esse é o lugar com o melhor pra se ver...
Lugar da gente ficar, de se amar e viver...
E eu tenho alguns vídeos sobre o projeto "João Pessoa, Minha Cidade", promovida pela TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo em João Pessoa. E é claro, com belas imagens da capital paraibana, e em High Definition, ou seja, em Alta Definição. Veja!
Tenho ORGULHO DE SER PESSOENSE! Sou baiano de nascença, mas com PESSOENSE de coração! Então, PARABÉNS a João Pessoa e aos moradores da cidade pelos 427 anos!