sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014
Missa solene marca o centenário da Arquidiocese da PB, em João Pessoa
Foi celebrado no último sábado, 22, a missa solene em comemoração aos 100 anos da Arquidiocese da Paraíba. A missa foi celebrada no no Adro da Igreja São Francisco (principal cartão-postal da cidade), no Centro de João Pessoa. A missa foi muito bonita e quando eu presenciei e quando eu vi a Igreja São Francisco pela primeira vez, me sinto que estava no Vaticano e a missa solene era muito parecida na Basílica de São Pedro.
Além de Dom Aldo Pagotto, participaram na missa campal 14 bispos de toda a região Nordeste do Brasil e os 150 padres das paróquias da Arquidiocese da Paraíba. O núncio Apostólico no Brasil e o embaixador do Papa Francisco no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, também estava comfirmada para participar da missa solene, mas não pode comparecer por motivos de saúde. A mensagem feito pelo representante do Papa no Brasil, foi lida pelo Bispo da Diocese de Palmeres (PE), Dom Genival Saraiva, durante a homilia. Participaram também na missa campal, o governador da Paraíba Ricardo Coutinho, o prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo, o vice-governador Rômulo Gouveia e também celebrantes de outras religiões, como o Pastor Estevam Fernandes, da Igreja Batista.
No dia 6 de fevereiro de 1914, pela Bula “Maius Catholicae Religionis Incrementum”, do Papa Pio X, a Diocese da Paraíba foi elevada à Arquidiocese e Sede Metropolitana. A festa jubilar da arquidiocese foi iniciada em novembro de 2011. Até fevereiro deste ano, foram realizadas Sessões Canônicas do Sínodo para preparar e tratar do tema central e temas conexos, definidos por três comissões: Histórica e Patrimonial, Teológica e Pastoral, e Formação para os Ministérios Ordenados e Ministérios Leigos. Atualmente a Arquidiocese da Paraíba possui 89 paróquias distribuídas em 9 Regiões Pastorais (Agreste, Centro, Conjuntos, Litoral, Praia Norte, Praia Sul, Urbana Sul, Vale do Mamanguape e Várzea), compreendendo 38 municípios. Uma delas, é a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Caaporã, PB.
A Igreja São Francisco é considerado um dos mais importantes complexos barrocos do Brasil. Foi fundado em 1779 e a construção durou 90 anos pelos padres Franciscanos que chegaram a Paraíba no século XVI. Em 1979 foi fechado para restauro e em 6 de março de 1990 foi reinaugurado como Centro Cultural. Embora permaneça um patrimônio da Arquidiocese da Paraíba, o Centro Cultural São Francisco é mantido através de convênio com um grupo de instituições: o Estado da Paraíba, a Prefeitura Municipal de João Pessoa, a Universidade Federal da Paraíba, a Fundação Joaquim Nabuco e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O Centro inclui uma galeria-museu de arte popular, um museu de arte sacra com peças de várias procedências, a Galeria de Pedra, dedicada à arqueologia do monumento, espaços de exposições e eventos, um centro de restauro e biblioteca.
Foi muito bom a missa campal em comemoração ao centenário da Arquidiocese da Paraíba, em João Pessoa. E sabe porquê (como diz o Marcelo Rezende), porque eu estava lá.
Fonte: G1 PB, Wikipedia e YouTube/portalcorreio (Vídeo)
terça-feira, 25 de fevereiro de 2014
Uma década da rede social mais curtida do mundo: o Facebook
Esse mês, a maior rede social do mundo faz uma década. O Facebook, que continua fazendo sucesso no mundo todo, inclusive aqui no Brasil. O que começou como um site voltado para alunos da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, se tornou um ponto de encontro para amigos conversarem, compartilharem fotos e vídeos, e até organizarem manifestações.
Tudo começou no dia 4 de fevereiro de 2004, quando Mark Zuckerberg, de apenas 20 anos, e seus colegas de quarto em Harvard, o Dustin Moskovitz, Chris Hughes e o brasileiro Eduardo Saverin, criaram uma rede social. Inicialmente, o nome era chamado de "Thefacebook", e estava disponível apenas para os estudantes da universidade. O sucesso foi tanto na Harvard que o site, que mudou de nome para "Facebook", se expandiu para as outras universidades dos Estados Unidos e de outros países. Em dezembro de 2005, a rede social alcançou 5,5 milhões de membros.
Em 2006, o Facebook não para de crescer e alcançou 12 milhões de usuários e para aumentar o número de usuários conectados, o Facebook começou a aceitar o cadastro de qualquer pessoa com mais de 13 anos. Ou seja, não era mais necessário estar em uma faculdade. Além disso, o site criou o 'feed de notícias' e fez o visual das páginas mudar, adotando uma aparência similar à atual. Foi aí que foi definida a barra azul no topo e as páginas com fundo branco. Em 2007, uma surpresa para os criadores: 50 milhões de pessoas conectadas ao Facebook. Fez tanto sucesso que criou pela primeira vez uma versão mobile para celular, no qual como forma de acessar o site e de publicar e visualizar imagens enviadas por amigos.
Em 2008, o Facebook chegou aos 100 milhões de usuários e ultrapassou o MySpace. Foi a partir disso que passou do site voltado para universitários para entrar em definitivo uma rede social. Com isso, teve um novo visual que foi chamado de "Novo Facebook" ("The New Facebook", em inglês), criou um bate-papo e lançou um aplicativo para iPhone. Foi também no mesmo ano que o Português Brasileiro foi um dos novos idiomas adicionados. Em 2009, o Facebook criou o famoso botão 'Curtir', alem do primeiro game, o 'Farmville'.
Sede mundial do Facebook na cidade de Menlo Park, no estado da Calofornia, nos Estados Unidos. |
Hoje, o Facebook atinge 1 bilhão e 190 mil usuários mensais em todo o planeta, sendo 83 milhões são aqui no Brasil. A população mundial do Facebook é uma vez menos do que as populações da Índia e da China. Além do Brasil e dos Estados Unidos, Espanha, Portugal e Canadá são os países mais acessados da rede social. Aproximadamente, 81% dos usuários ativos diários da plataforma estão fora dos Estados Unidos ou Canadá. Uma mania que virou nas citações das músicas pelos artistas nacionais e internacionais como MC Bola, MC Gui, Limão com Mel, Latino e Esteman.
Com o Facebook, o internauta pode fazer de tudo, escrever (ou publicar) o que está acontecendo, compartilhar fotos e vídeos, conversar no bate-papo, jogar, enviar uma mensagem, além das curtidas e muito mais.
Uma mania que virou (e que está virando) um vício. Esta semana, eu achei no meu acervo de jornais, uma edição do Diario de Pernambuco, do dia 26 de outubro de 2011, falando sobre o lado oculto do Facebook. A psicóloga do Núcleo de Psicologia em Informática da PUCSP, Ana Luíza Mano, explica que quando um sujeito estar fora de uma rede social, como Facebook ou Twitter, é quase uma morte ou ser rejeitado. E nesse caso, já se falam em uma síndrome. E essa síndrome chama de 'desintoxicação das redes sociais'. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, chamou 200 estudantes entre 18 e 21 anos, para fazer um teste. Eles ficaram 24 horas sem usar a internet, além das outras redes sociais. Resultado: a maioria dos jovens apresentam uma espécie de síndrome muito similar a dependentes químicos em abstinência. Eles sentiram desejos incontroláveis, ansiedade, apreensão e tristeza profunda. O Facebook é bom, mas tem que ter controle. Tem que ter um horário para usar a rede social, assim como mexer na internet. Afinal, como diz o Milton Neves: 'Consulte o seu médico, porque vicia!'
Dez anos depois, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, fez um balanço da primeira década em uma longa postagem e disse: "Quando eu reflito sobre os últimos 10 anos, me pergunto: 'por que fomos nós quem construímos isso?' Éramos apenas estudantes. Tínhamos muito menos recursos que as grandes companhias. Se eles tivessem se focado nesse problema, teriam conseguido [...] A única resposta que eu consigo pensar é: nós apenas nos importamos mais. Enquanto alguns duvidavam que era importante conectar o mundo, nós estávamos construindo. Enquanto outros duvidavam que isso seria sustentável, você estava formando conexões duradouras. Nós nos importamos mais que qualquer um em conectar o mundo. E fazemos isso até hoje".
E pra finalizar esse texto especial, eu vou contar no domingo, 23 de fevereiro, faz 3 anos que estou usando a minha conta no Facebook. Eu fiz o meu perfil em 2011. Nos primeiros meses, eu usava pouco, mas a partir de setembro de 2011, eu não parava de usar. Foram momentos alegres e tristes durante o período. Hoje, no meu perfil pessoal, tenho 786 amigos (a maioria que eu conheço pessoalmente e outros que eu conheço virtualmente e que não conheço pessoalmente, mas vou conhecer) e 310 fan-pages que eu curto. Foram tantas histórias que só cabem num vídeo que eu fiz no meu perfil. E esse serviço faz parte das comemorações dos 10 anos do Facebook, onde cada usuário da rede social pode ver em um formato 'retrospectiva' alguns dos fatos marcantes que relembra ano de cadastro, 1ª postagem e foto mais curtida.
Então, parabéns ao Facebook pelos 10 anos da rede social mais amado, odiado, criticado e viciado do planeta.
Com o apoio e informações: G1, ClicRBS/Diário de Santa Maria e Facebook Brasil
Com fortes emoções, Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi fez história e na PAZ
Meus amigos, a cada quatro anos tem os tradicionais jogos olímpicos. A última foi as Olimpíadas de 2012 em Londres e a próxima cidade que vai sediar os jogos olímpicos é o Rio de Janeiro, em 2016. Mas tem uma outra olimpíada, a de inverno. A cada quatro anos, é realizada os jogos olímpicos de inverno. E uma curiosidade: o ano das olimpíadas de inverno é o mesmo ano da Copa do Mundo. A primeira cidade a sediar os jogos olímpicos de inverno foi na cidade de Chamonix, na França, em 1924. Ao longo dos 80 anos, 24 cidades foram sedes dos jogos.
Esse ano, Sochi, na Russia foi a cidade das Olimpíadas de Inverno. Os jogos aconteceram nos dias 6 e 23 de fevereiro. E nesse blog, vou contar tudo o que aconteceu nas modalidades dos jogos.
Os Jogos Olímpicos de Inverno começaram no dia 7, com a Cerimônia de Abertura no Estádio Olímpico de Fisht, que foi a mais cara e que custou R$ 1,5 bilhão. Quase R$ 500 milhões a mais do que o investimento da reforma do Estádio Nacional de Brasília, para a Copa do Mundo aqui no Brasil. Os sonhos da Rússia foi o tema da Cerimônia que teve como fio condutor a menina Lubov, que significa amor em russo. Ela passeou por belas paisagens russas e pelas representações da formação do país, como a Revolução de 1917 e o sonho socialista. Após passar pelas mãos de Maria Sharapova e Yelena Isinbayeva, a tocha olímpica foi acesa fora do estádio, pelos ex-atletas de inverno Irina Rodnina e Vladislav Tretyak. Outro detalhe que mais me impressionou na cerimônia foi o desfile das delegações. E nunca antes da história das Olimpíadas que uma rampa no meio da pista se abriu para a o início do desfile e surpreendeu a todos no estádio. Ao todo, 88 países foram apresentados. Assim como acontece nas outras olimpíadas, a Grécia foi o primeiro para depois seguir os países em ordem alfabética. A delegação brasileira foi a 15ª a se desfilar com a equipe de mãos dadas e Jaqueline Mourão no Porta-Bandeira.
Jaqueline Mourão como porta-bandeira na cerimônia de abertura. |
E teve outras curiosidades no desfile. Como a delegação de Bermudas que fez jus ao nome do país e entrou no estádio olímpico de bermuda. Atletas das Ilhas Cayman desafiaram os 3 graus e se apresentaram em simplórios chinelos e bermudas. As numerosas e poderosas delegações da Alemanha e do Canadá chamaram a atenção. Sem falar da tradicional delegação norte-americana que é chamado de 'Team USA', com 230 atletas. Vale lembrar que há quase 24 anos, nas Olimpíadas de Moscou, em 1980, houve boicote. A delegação da Rússia foi a última a se desfilar com a maior delegação das Olimpíadas de Inverno, com 270 atletas.
A Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Sochi foi bem organizado. Ou melhor, quase isso, porque logo no início teve uma falha que chamou a atenção de todos, um dos cinco anéis olímpicos não apareceu. A ideia original era que as cinco estruturas em forma de floco de neve gigantes, que estavam presas ao teto do estádio, abrissem em círculos e em seguida acendessem em um show de pirotecnia, mas a apresentação acabou ficando incompleta após a falha técnica. Agora, se os 40 mil espectadores presentes no estádio Fisht e os milhões de telespectadores (inclusive aqui no Brasil) que assistiram às imagens do sinal internacional pra ver a grande gafe ao vivo e em cores, na Rússia, foi diferente. Acredite se quiser, mas uma emissora de TV local conseguiu mascarar o incidente porque estava transmitindo a Abertura com quinze segundos de atraso. Já o maior canal do país, Pervyi Kanal, mostrou os quatro primeiros anéis se abrindo normalmente, cortou em seguida para imagens do público, antes de voltar para o quinto anel, já aberto, formando o símbolo olímpico. Que coincidência, hein?!
As competições começaram no dia 8. No primeiro dia teve de tudo. Um norueguês Ole Einar Bjoerndalen como recordista em biatlo e levou o sétimo ouro olímpico, e foi considerado o atleta que mais subiu ao pódio dos Jogos de Inverno, ao lado de seu compatriota Bjorn Daehlie, do cross-country. No moglis, uma festa 'Em Família'. Isso porque as irmãs canadenses Justine e Chloe Dufour-Lapointe desbancaram a favorita Hannah Kearney e levaram o ouro e a prata, respectivamente. Mas a alegria só não foi mais completa porque Maxime, a outra irmã, ficou em 12º. Durante a partida entre Estados Unidos e Finlândia no Hóquei Feminino, um gol que parece um lance de Futebol. A seleção americana venceu a seleção finlandesa por 3 a 1 na Arena Shayba. Na Patinação de Velocidade, teve o primeiro recorde olímpico. O holandês Sven Kramer confirmou o favoritismo e levou o ouro percorrendo 5.000m em 6m10s76, superando sua marca anterior dos Jogos de Vancouver 2010, que era de 6m14s60. Mas a primeira medalha de Sochi foi para o americano Sage Kotsenburg, que levou ouro no Snowboard Slopestyle.
A americana Jamie Anderson conquistou a medalha de ouro no Snowboard Slopestyle feminino. |
Uma das modalidades mais populares dos Jogos Olímpicos de Inverno: o Curling |
O casal alemão deu show na apresentação do programa curto pela Patinação Artística, mas não se classificaram. |
A eslovena Tina Maze e a suíça Dominique Gisin tiveram o mesmo tempo no esqui downhill feminino e as duas conquistaram o ouro cada uma. |
No quinto dia de competições, no dia 12, uma preocupação: as temperaturas ficaram num clima de verão. As temperaturas registraram 20°C na Costa e 11° na Montanha. Outra curiosidade é que até esta data, não nevou há 16 dias em Sochi. E o problema ficaria pior, porque segundo os jornais europeus, se as temperaturas continuarem altas assim, as Olimpíadas de Sochi serão as mais quentes de todos os tempos. Mas o principal destaque não é o 'calorão', e sim, no esqui downhill feminino. A suíça Dominique Gisin e a eslovena Tina Maze fizeram exatamente o mesmo tempo (1m41s57 cada uma) em suas descidas e tiveram que dividir o degrau mais alto do pódio. Ou seja, nunca antes da história das Olimpíadas de Inverno (e nunca tinha visto em outras edições dos jogos olímpicos da minha vida) em que duas pessoas empatam em primeiro lugar na decisão de uma competição. Nesse tipo de situação, não existe entrega da prata, apenas o bronze. Por isso, o bronze ficou com a suíça Lara Gut. No Patinação de Velocidade, o holandês Stefan Groothuis levou ouro nos 1000m, deixando o americano Shani Davis decepcionado. Já na Patinação Artística, o casal Tatiana Voloszhar e Maxim Trankov, da Rússia, levaram ouro com uma belíssima apresentação ao som de "Jesus Christ Superstar" emocionou e fez o público vibrar demais.
O americano Nicholas Goepper largou os bastões para descer com manobras abertas no esqui estilo livre slopestyle e levou bronze. |
Mesmo não se classificando, Josi Santos representou a Laís Souza e se superou no esqui estilo livre. |
Rússia X USA: Um clássico à la Brasil X Argentina ou Grêmio X Internacional no hóquei masculino. |
A dupla da Jamaica foi o maior destaque no bobsled. |
A equipe de Sidorova se deu bem no curling feminino, mas não se classificou para as semifinais. |
O norueguês Svendsen (azul) e o francês Fourcade acirraram na disputa pelo ouro no snowboad cross. |
Isadora Willianms representa o Brasil na patinação artística pela primeira vez em uma olimpíada de inverno. |
Time canadense no curling feminino comemorando o TETRA olímpico! |
No dia 21, o Canadá faturou o ouro olímpico no curling masculino. A equipe venceu a Grã-Bretanha por 9 a 3 e conquistou o tricampeonato olímpico. Ainda no curling, a Suécia venceu a China or 6 a 4 e ficou com o bronze. No slalom, a brasileira Maya Harrisson desceu sem nenhuma queda, mas acabou na 39ª posição. Em entrevista para o canal SporTV, Harrisson acredita que o Brasil ainda não está preparado para disputar medalhas no gelo e na neve. A vitória na prova foi da americana Mikaela Shiffrin, de 18 anos, considerada a atleta mais jovem a vencer o slalom nos Jogos de Inverno. No patinação de velocidade, a equipe Russa (que dos quatro atletas, teve um coreano naturalizado russo, Victor Ahn) levou ouro no 5000m. E no biatlo, um 'fair-play'. A equipe feminina da Ucrânia levou o ouro e na entrevista coletiva das campeãs olímpicas foi marcada por um gesto simbólico. Emocionadas pelo feito histórico para a Ucrânia, as atletas pediram um minuto de silêncio em respeito ao clima de guerra e tristeza que assola o país por causa dos conflitos entre grupos radicais e o governo. Ao menos 77 pessoas morreram durante os protestos que começou desde novembro do ano passado e voltou con força este mês. E por conta dos protestos entre um país dividido, a esquiadora ucraniana Bogdana Matsotska abandonou as competições em Sochi para voltar ao país pedindo que pessoas deixem de ser vitimadas em meio à crise política que tem levado milhares de manifestantes às ruas.
Austríaca Julia Dujmovits conquista o ouro no slalom paralelo. |
Os brasileiros se classificaram para a terceira descida pelo bobsled no dia 23, mas se complicou no início e ficou na mesma 28ª colocação. Mas o piloto Edson Bindilatti e os outros três atletas, não se importam com a derrota e com a certeza de dever cumprido, eles querem pensar na próxima olimpíada de inverno daqui a quatro anos. E teve mais emoção no último dia de competições. O Canadá venceu a Suécia por 3 a 0 e conquista o ouro olímpico pela nona vez no hóquei masculino. Foi um jogo de fortes emoções.
Uma das cenas mais emocionantes da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi. |
Eles fizeram a criatividade com bom humor: a falha de um dos aneis olímpicos. |
Agora sim, eu vou falar o momento mais emocionante da cerimônia de encerramento em Sochi. Três mascotes dos jogos olímpicos, a lebre, o leopardo e o urso (o tradicional), entraram patinando e enquanto eles se juntarem, o espelhos foram suspensos e revelaram a chama olímpica. O urso olhou para tela, uma lembrança da cerimônia de encerramento dos tradicionais Jogos Olímpicos de Moscow, há (quase) 24 anos com o choro do mascote dos jogos naquela época, o urso Misha, que voou com vários balões para o céu, e virou um dos momentos mais marcantes da história das Olimpíadas. O urso de Sochi não pensou duas vezes e quando apagou a chama olímpica, dentro e fora do estádio, caiu uma lágrima no mascote. Assim como em Moscow, Sochi também se despediu com lágrimas. E com o sobrevoo de um navio balão, com um coro de milhares de crianças e uma chuva de pétalas de mimosa, que marcaram o fim do inverno e a chegada da primavera, seguida de um show de fogos de artifício, deu um pontapé final da 22ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi.
Pelo quadro de Medalhas, a Rússia se deu bem. Os donos da casa fizeram a melhor campanha dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi com 13 de ouro, 11 de prata e 9 de bronze, totalizando 33 medalhas. A liderança da Rússia no quadro de medalhas foi um dos desejos do presidente russo Vladimir Putin. Continuando com o quadro de medalhas, a Noruega ficou em segundo com 11 de ouro, 5 de prata e 10 de bronze, totalizando 26 medalhas. O Canadá ficou em terceiro com 10 de ouro, 10 de prata e 5 de bronze, totalizando 25 medalhas. Os Estados Unidos (que teve uma das possíveis piores campanhas dos jogos) ficou em quarto com 9 de ouro, 7 de prata e 12 de bronze, totalizando 28 medalhas. A Holánda ficou em quinto com 8 de ouro, 7 de prata e 9 de bronze, totalizando 24. A Alemanha, que teve a boa parte dos jogos liderando o quadro de medalhas, acabou em sexto com 8 de ouro, 6 de prata e 5 de bronze, totalizando 19 medalhas. E o Brasil não levou uma medalha, mas representou muito bem, e quem sabe, na próxima olimpíada de inverno, em Pyongyang, eles podem ganhar uma medalha... Veja abaixo como foi o quadro de medalhas.
As Olimpíadas de Inverno de Sochi foi uma das mais caras entre as edições anteriores e custou US$ 50 bilhões, cerca de R$ 118 bilhões. Um investimento que trouxe dividendos ao presidente Vladimir Putin, entre políticos e esportivos. Foi o fim perfeito para o projeto idealizado pelo presidente russo, que parece está satisfeito com os bons resultados. Nas olimpíadas de inverno de Sochi, cinco atletas foram flagrados pela lei antidoping. São o austríaco Johannes Duerr, do cross-country, o italiano William Frullani, do bobsled, a alemã Evi Sachenbacher-Sehle, do biatlo, Vitalijs Pavlovs, jogador da seleção masculina de hóquei no gelo da Letônia, e Marina Lisogor, esquiadora ucraniana de cross country. Eles foram excluídos pelos Jogos de Inverno por usar substâncias proibídas. Assim como as cerimônias de abertura e de encerramento, os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi ocorreram em toda PAZ.
Este ano, seis emissoras de televisão no Brasil (quatro na TV aberta e dois na TV paga) transmitiram os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi. Além da Record e da Record News, as emissoras oficiais foram os canais BandSports, Bandeirantes, SporTV e Rede Globo, que volta a transmitir os eventos olímpicos após seis anos. A Record, o canal que há quatro anos foi a única a transmitir os jogos de Vancouver com exclusividade, exibiu apenas flashes ao vivo da Rússia no decorrer de sua programação diária, a Band só transmitiu na parte da manhã nos dias úteis e todo o dia nos fins de semana. A Globo exibiu além das transmissões nas manhãs de sábado e domingo, mostrou reportagens nos telejornais e um boletim mostrando um resumo do dia nas competições. A Record News e BandSports exibiu todas as modalidades sem corte e tudo ao vivo. Mas a melhor transmissão dos jogos olímpicos no Brasil foi o canal SporTV que deu uma baita transmissão. O principal canal brasileiro de esportes transmitiu mais de 250 horas de transmissão ao vivo pelo SporTV e SporTV2 e enviou 72 profissionais a Sochi, junto com a equipe da Globo.
Pra mim, foi muito bom acompanhar as modalidades dos jogos olímpicos de Sochi. Os jogos olímpicos de inverno são muito diferentes do que os Jogos Olímpicos de Verão. Eu não acompanhei muito as outras edições das olimpíadas de inverno, mas a partir de Sochi, eu mais acompanho os jogos olímpicos de inverno. Foi sensacional, emocionante, surpreendente, fez história. Destaque para as cerimônias de aberturas e encerramento dos jogos de inverno, que foi impressionante do começo ao fim. Foi um baita jogos olímpicos de inverno e doi a nota 9,5 para o #Sochi2014! E que as Olimpíadas de Inverno continuem abrindo o espaço sim, seja no calendário esportivo e na mídia.
A próxima cidade que vai sediar os Jogos Olímpicos de Inverno em 2018, será na cidade de PyongChang, na Coreia do Sul. E já tem data marcada: será nos dias 9 e 25 de fevereiro. Daqui a 1446 dias. Antes, tem os tradicionais Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, nos dias 5 a 21 de agosto. Enquanto os jogos olímpicos ocorrem a cada quatro anos, tanto no inverno, quanto no verão, o jeito é acompanhar a cada dois anos. Ou seja, esse ano foi os Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, em 2016 será os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 2018 será os Jogos Olímpicos de Inverno em PyongChang e em 2020 será os Jogos Olímpicos em Tóquio.
quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014
No ano em que fez uma década, Facebook compra WhatsApp por R$ 16 bilhões
O aplicativo mais usado do mundo, o WhatsApp, foi comprado pela maior rede social do planeta, o Facebook. O anúncio foi nesta quarta-feira, 19, e o valor da compra é de US$ 16 bilhões, um equivalente a R$ 38,25 bilhões.
Em um comunicado publicado no blog oficial do WhatsApp, disse que a compra não muda nada para os usuários e que o aplicativo vai seguir o mesmo de sempre, ou seja, 'continuará autônomo e operando de forma independente'.
O aplicativo de comunicação instantânea e o Facebook Messenger funcionarão de forma separada. A marca WhatsApp será mantida, e a sede da empresa adquirida continuará funcionando em Mountain View, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, que é o mesmo estado que fica a sede mundial do Facebook, em Menlo Park. A distância entre o local do WhatsApp e o local do Facebook é de 12 km (ou 7,4 milhas). Jan Koum, hoje diretor-executivo do WhatsApp, se juntará à diretoria do Facebook.
O Facebook é a maior rede social do planeta com 1,23 bilhão de usuários ativos por mês. Em fevereiro de 2012, a rede social comprou o Instagram, aplicativo de fotos pelo iOS e Android, por US$ 1 bilhão. Já a WhatsApp, que foi criado em 2009 por ex-funcionários da Yahoo!, Brian Acton e Jan Koum, tem 400 milhões de usuários ativos. Em comunicado oficial, o Facebook anunciou que mais de 450 milhões de pessoas usam o WhatsApp mensalmente, sendo que 70% deles usuários diários ativos. A companhia divulgou ainda que o "volume de mensagens se aproxima à quantidade total de mensagens de texto via celular [SMS] em todo o mundo".
O aplicativo é um substituto do SMS. Ele usa o plano de dados de um smartphone para enviar mensagens aos contatos que também têm o software. O programa está disponível gratuitamente, por um ano, para as principais plataformas de sistema operacional (iOS, Android, Windows Phone e BlackBerry). Depois de 12 meses, a empresa cobra US$ 1 (cerca de R$ 2,35) para cada ano de uso.
O dono do Facebook, Mark Zuckerberg, elogiou o WhatsApp, e disse que os serviços que conseguem esse feito são incrivelmente valiosos.
Fonte: UOL Notícias e G1
E sobre esse assunto, eu coloquei uma enquete que está no canto direito e antes do 'Quem Sou Eu', e queremos saber o que achou da aquisição do WhatsApp pelo Facebook. Queremos a sua opinião.
segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014
Morte do cinegrafista da Band por dois 'baderneiros' foi uma cena de selvageria
A morte do cinegrafista da TV Bandeirantes Rio, Santiago Almeida, atingido por rojão pelo Black Bloc's durante o protesto contra o aumento da passagem de ônibus no Rio de Janeiro, deixou, não só a imprensa brasileira, mas o povo brasileiro revoltados.
O protesto começou com toda paz em frente a Igreja da Candelária, no Centro do Rio, no dia 6. Quando os manifestantes chegaram em frente ao Central do Brasil, onde houve confrontos com a Polícia. No meio da confusão, estavam os dois 'marginais'. Fábio Raposo entregou o rojão ao outro 'marginal' Caio Silva de Souza, que, no vídeo gravado pela TV Brasil, e analisado pelo perito Nelson Manssini pelo Jornal Nacional, na Globo no dia 8, o homem apontou como Caio lança rojão próximo ao cinegrafista, que estava trabalhando normalmente. O artefato atingiu o cidadão de bem na cabeça e provocou um afundamento do crânio. Santiago foi levado com vida ao Hospital Municipal Souza Aguiar, mas o estado de saúde se agravou e ficou em coma. Quatro dias depois, os médicos anunciaram a morte cerebral do camera-man.
A Polícia e a Justiça foi atrás dos 'marginais'. No dia 8, Fábio Raposo foi se apresentar na delegacia e relatou ter entregue o rojão ao Caio. Na manhã do dia 9. A justiça decretou a prisão temporária do Raposo.
Já o segundo acusado de matar o cinegrafista, tentou fugir para o Ceará, se esconder na casa do avô na cidade de Ipú. Mas a viagem de ônibus foi interrompida na Bahia, quando Caio saiu da rodoviária para descansar numa pousada com o nome falso chamado 'Vinícius Moraes de Castro', a Polícia Federal foi pegar o acusado. Aí, 'Deu Águia' para o Caio Silva de Souza e 'a casa caiu', quando foi preso pela Polícia na madrugada do dia 12, em Feira de Santana, BA, que fica a mais de 100 km da capital, Salvador, e a 1,5 mil km do Rio de Janeiro. Em entrevista exclusiva a TV Globo, pela Bette Lucchese, Caio confessou que acendeu o rojão e alegou logo após a prisão que não sabia que o artefato era um rojão, e sim o explosivo conhecido como 'cabeção de nego'. Junto com a Polícia, eles saíram de Feira de Santana para Salvador, onde voltaram para o Rio de Janeiro. Segundo o advogado Jonas Tadeu, Caio disse ainda que recebia dinheiro para ir aos protestos.
Em Brasília, cinegrafistas cruzaram os braços no Congresso, para pedir segurança para os cinegrafistas. |
Durante a fuga, vários profissionais de imprensa se solidarizaram com o cinegrafista e no Rio e em Brasília, os cinegrafistas deixaram as câmeras do chão para protestar de braços cruzados. Eles pediram pela segurança dos profissionais. No dia 13, o corpo do camera-man Santiago Andrade foi velado e cremado no Rio de Janeiro. Vários amigos e colegas de trabalho, se despediram com demonstrações de carinho e saudade. Mas a principal cena durante o velório de Santiago, foi a repórter da Band Rio, Camila Grecco, que não segurou a emoção e chorou no final do link ao vivo.
Uma semana depois da selvageria, a Polícia concluiu o inquérito de 175 páginas, e aponta que Caio Silva de Souza e Fábio Raposo foram indiciados por homicídio doloso eventual, ou seja, segundo a polícia, eles assumiram o risco de matar. O documento foi entregue ao Ministério Público pelo delegado Maurício Luciano, responsável pelas investigações.
Os dois que deixaram o foguete que disparou e matou o cidadão de bem e que trabalhava normalmente, são os suspeitos 'covardes', 'bandidos' e 'marginais'. E que esses 'desonestos' devem ser punidos. E vale também para a ativista Elisa Quadros, que tem o nome feminino com o apelido masculino, e chamada de 'Sininho', que é um nome esquisito e estranho. Porque além de mentir que um dos autores que fez a selvageria era ligado ao Deputado Estadual do PSOL, Marcelo Freixo, chamou a imprensa de 'um bando de carniceiros'. Na verdade, 'carniceiros' são o (ou a ativista) Sininho e os dois deselegantes. Esse sim, são 'um bando de carniceiros'.
Desde já, eu faço solidariedade para a família de Santiago Almeida, para que eles tem força e vida que segue. Para os jornalistas, dou quatro palavras: CORAGEM, DEDICAÇÃO, SERIEDADE e CREDIBILIDADE. E isso vale também para os futuros jornalistas. Afinal, o jornalista (ou repórter) é um contador de histórias. É a vez e a voz das pessoas. Como diz um Editorial da Globo no dia 10, 'sem cidadãos informados, não existe democracia'. Para as autoridades, que façam as providências o mais rápido possível. A Copa e as Eleições Presidenciais vem aí, e tem que 'se virar nos trinta', principalmente na segurança. E que nos próximos protestos sejam de PAZ e TRANQUILIDADE. E que os 'baderneiros' de plantão sejam excluídos.
Afinal, ninguém aquenta mais!
domingo, 16 de fevereiro de 2014
Mudanças de canais nas parabólicas analógicas são uma coisa de maluco!
Meus amigos, quem usa o sinal analógico da antena parabólica, deve ter percebido as mudanças, tanto nos últimos dias, quanto nos últimos meses. Atualmente, são 33 canais do satélite StarOne C2, antiga BrasilSat B2. Além de 10 canais de áudio, totalizando 43 canais analógico.
Desde sábado, dia 1º, dois canais trocaram o sinal. A começar pela Record News que saiu do ar, mas continua no StarOne C2, agora pelo sinal digital do satélite. A frequência é 3715 MHz, com Symbol Rate de 5000 e a polarização é Vertical. No lugar da Record News, entrou no ar a Rede Família, que é do mesmo grupo da Rede Record. Antes da migração, houve uma transição que começou às 21h, colocando o sinal da Record e ficou em dois canais no StarOne C2 analógico. Com isso, a Record passou a ser exibida em duas frequências, na sua normal e na da 'extinta' Record News. Três horas depois, a meia noite, a Rede Família de Televisão iniciou as transmissões nas parabólicas analógicas. Com sede em Limeira, interior de São Paulo, a emissora opera na frequência de 1000 MHz e a polarização é Vertical. A frequência era ocupada pela Record News, que lançou no final de setembro de 2007, quando substituiu a Rede Mulher. A programação da Rede Família é voltada para a família com jornalismo, esporte e entretenimento, além dos programas repetidos da Record e da Record News e programas da IURD.
Outro canal é a BRZ, que não mudou de sinal, e sim, saiu de extinção. No mesmo dia, 1º, a emissora do Grupo Abril passou a transmitir a programação da Ideal TV (do mesmo grupo), pela frequencia 1140 MHz na Banda L e 4010 MHz na Banda C, e a polarização é Horizontal. Como eu falei na seção #DESTAQUESDE2012 neste blog, o canal BRZ foi ao ar nas parabólicas no dia 1º de abril de 2012 no lugar da MTV Brasil, deixando os fãs do canal na parabólica surpresos, decepicionados e revoltados e foi parar nas redes sociais. Por outro lado, o canal Ideal TV foi ao ar em 1º de outubro do ano passado, no lugar da MTV Brasil, que saiu do Grupo Abril e voltou pela VIACOM. A programação do canal Ideal TV, é composta por programas de gestão de carreiras, gestão de negócios e bem viver. No início, principalmente durante os intervalos, acredite, exibem, um 'slide' de notícias que é muito parecido por onde anda em estabelecimentos comerciais como shoppings, elevadores, entre outros. Ou seja, no Ideal TV, a programação se repete, repete, repete... e nos intervalos, exibem um 'slide' de atualidades no formato de 'sala de espera'... Que coisa. Dois meses depois, o Grupo Abril anunciou por comunicado em 18 de dezembro, a venda da Abril Radiodifusão, que transmite a Ideal TV, para o Grupo Spring, que edita a edição brasileira da revista Rolling Stone. Os valores da transação não foram divulgados, mas segundo fontes ouvidas pelo jornal Folha de S. Paulo, a venda foi fechada em cerca de R$ 350 milhões e foi realizada pelo banco americano JP Morgan. A venda ainda terá que ser aprovada pelo Ministério das Comunicações e pelo CADE.
E as mudanças na parabólica analógica não param por aí. Desde o início de outubro, a CNT, Central Nacional de Televisão, transmite o sinal via satélite. Mas tem um 'pero' ('Porém' em espanhol)... Desde o dia 1º do mesmo mês, fevereiro, o canal AgroBrasil TV, programação voltada para o agronegócio, ocupa a programação da CNT entre 40% e 60%. Ou seja, vai ser difícil um sujeito mudar de canal e perceber onde está passando, ou a CNT ou a AgroBrasil TV... Vai ser uma confusão...
E na madrugada do dia 1º de dezembro de 2013, a RedeTV! mudou de frequência e dividiram o sinal com a Igreja Mundial do Poder de Deus, de Valdemiro Santiago, a TV IMPD. A frequência da RedeTV! é de 1360 MHz em Banda L e 3790 MHz na Banda C, e a polarização é vertical.
Para quem usa o StarOne C2 digital, nada muda para os 34 canais de TV, além dos 33 canais analógicos, 16 canais de alta definição e 26 canais de áudios, totalizando 109 canais do sinal digital do satélite StarOne C2.
Um canal (quase) evangélico no lugar do canal de notícias, um canal musical que saiu do ar e colocou um canal sem gênero, uma programação voltada para o agronegócio na programação da generalista CNT... Essas mudanças na StarOne C2 analógico são uma coisa de maluco mesmo, né?!
Fonte: Portal BSD, TV Foco, Meio&Mensagem e Wikipedia