Novo visual do jornal O Globo na edição de domingo, 29 de julho. Crédito: site do jornal/Agência O Globo |
Com isso, o jornal carioca fica no topo do ranking das reformas gráficas mais demoradas do país. A Folha de S. Paulo, teve o projeto gráfico em 1996 e durou 10 anos até que saiu a 'reciclagem' em 2006, e depois, teve + uma 'reciclagem' em 2010, que até hoje, é um dos maiores projetos gráficos do Brasil, na minha opinião.
O último projeto gráfico, o de 1995, que teve sua última edição no sábado, ou seja, ontem, foi assinado por Milton Glaser, criador de um dos ícones de maior sucesso do mundo, o de "I Love New York", com um coração no lugar da palavra love. A partir de amanhã entra em circulação o projeto preparado pela Cases i Associats, de Barcelona, na Espanha. As mudanças começaram há dois anos, quando o jornal decidiu atualizar seu projeto gráfico e contratar a consultoria de design e iniciou-se então um ciclo de pesquisas, debates, entrevistas com editores e também com leitores, de diferentes faixas etárias, sociais e de renda.
Tenho a edição do jornal O Globo do dia 31 de julho de 2007, há 5 anos atrás. E eu tenho outra no início de 2006. Os dois estão guardados no meu acervo de jornais. Crédito: Luciano Amorim |
Pra mim, o jornal O GLOBO teve que fazer uma reciclagem, porque, desde o início de 2008 eu pensava se o jornal ia mudar o projeto gráfico, enquanto os outros jornais evoluíram. Nota 10, pro jornal!
Então, desejo boa sorte a equipe do jornal O Globo que tenho certeza que o novo projeto gráfico vai ser melhor do que o atual. Parabéns!