![]() |
Edição 2015 do Planeta Atlântida. |
Esta semana fez 20 anos que teve a primeira edição do Planeta Atlântida, que foi realizada nos dias 9 e 10 de fevereiro de 1996, na sede campestre da Sociedade Amigos do Balneário Atlântida - local que está até hoje, na Praia de Atlântida, em Xangri-Lá, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Na época, a Rádio Atlântida fez 20 anos, e para celebrar a data, houve a primeira edição que teve no início, cerca de 60 mil pessoas. Entre as atrações na primeira edição estavam Titãs, Rita Lee e Papas da Língua.
![]() |
A primeira edição do Planeta Atlântida foi destaque da primeira página do jornal Zero Hora do dia seguinte, 10 de fevereiro de 1996, com a manchete: 'Um Planeta cheio de estrelas'. |
Em 1998, em 14 de fevereiro, o Festival foi realizado em Santa Catarina pela primeira vez, na Praia de Jurerê, em Florianópolis. Em 2002, mudou para a Praia de Canasvieiras onde permaneceu até 2010. No ano seguinte, o 'Planeta Catarinense' foi realizado no Sapiens Parque, no bairro de Cachoeira do Bom Jesus, até 2014.
![]() |
Samuel Rosa, vocalista do Skank, banda que se apresentou mais vezes no Planeta Atlântida como em 2010, na 15ª edição. |
Mas ao longo de duas décadas, o festival teve despedidas. A de Mamonas Assasinas na primeira edição de 1996 no RS - um mês antes do trágico acidente de avião em Guarulhos, na Grande São Paulo, e a de Tim Maia, na edição catarinense de 1998, um mês depois da morte do cantor.
![]() |
Edição 2013 do Planeta Atlântida que teve homenagens aos familiares das vítimas da tragédia em Santa Maria. |
Em 2013, na edição gaúcha do Planeta, o festival estava marcado para os dias 2 e 3 de fevereiro, devido a tragédia que matou 242 pessoas na Boate Kiss em Santa Maria - que aconteceu na madrugada de 27 de janeiro, o evento foi transferido para os dias 15 e 16 do mesmo mês. Algumas atrações como Charlie Brown Jr., RPM e Thiaguinho tiveram que cancelar a participação por não conseguirem alterar seus compromissos de agenda. Na 18ª edição, teve homenagens aos parentes das vítimas da tragédia e de muita energia positiva.
![]() |
Edição 2010 do Planeta Atlântida que teve o palco em 360º. Isso se repetiu em 2011, tanto no RS, quanto em SC. |
Em 20 anos, mais de 2 milhões de pessoas passaram pelas edições gaúcha e catarinense do Planeta Atlântida. Um festival que a cada ano, virou tradição no calendário do Verão brasileiro e tem, como sempre, uma mistura de ritmos. E como acompanho festival desde 2010, confesso que é um dos maiores e melhores da estação mais quente do ano no país. E no ano que vem tem mais, muuuuuito mais. Afinal, #soquemvaisabe - como diz o slogan! Ou melhor, #soquemfoisabe.
►Veja Também
*Com informações de Wikipedia e Site Oficial do Planeta Atlântida.
---