O meu blog #PorDentroDasNotícias traz durante duas semanas uma série especial sobre os fatos e imagens que marcaram em 2013, selecionados por mim. E hoje, na sétima parte da série, vamos aos destaques de Julho.

O Papa Francisco chegou no Rio às 15h45 do dia 22. E chegou com o calor humano no Centro do Rio, pelo Papamóvel. Em seu primeiro discurso no Palácio da Guanabara, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro, com a participação da presidenta Dilma, o Papa Francisco afirma: "Cristo bota fé nos jovens. E também os jovens botam fé em Cristo".
No dia 23, teve a cerimonia de abertura da JMJ 2013. Abertura da JMJ reúne 400 mil fiéis em Copacabana para missa e shows. A cerimônia foi celebrada por Dom Orani, que elogiou 'entusiasmo juvenil'. Terça foi dia para descanso do Papa, que foi homenageado com medalha e até sósia.
No dia 24, o Papa Francisco celebrou a Santa Missa em Aparecida, SP. Avisou em seu discurso após a missa que vai voltar em 2017, quando o Santuário Nacional vai comemorar os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba. O papa beijou crianças, acenou bastante, almoçou com seminaristas e voltou ao Rio, onde visitou o Hospital São Francisco de Assis. Na instituição no bairro da Tijuca, inaugurou no início da noite, o Polo de Atenção à Saúde Mental, centro voltado principalmente para o tratamento de usuários de crack.
No dia 25, o Papa Francisco visitou a comunidade de Varginha, em Manguinhos, entrou na casa de alguns moradores e falou sobre corrupção e fé em discursos aos peregrinos. Em Copacabana, tomou chimarrão de uma cuia, tchê! E trocou de solidéu. "A fé de vocês é mais forte que o frio e a chuva", disse Francisco na cerimônia de acolhida aos jovens, em Copacabana. Porque durante a JMJ, choveu e fez frio na cidade maravilhosa. O que fez a organização da JMJ, transferir a Via Sacra, a vigília e a Missa de Encerramento do 'Campo da Fé', em Guaratiba para a Praia de Copacabana. Segundo o Comitê Organizador da JMJ, o mau tempo tornou a realização impraticável, já que o local amanheceu tomado por lama. Segundo o prefeito do Rio, Eduardo Paes, a situação de Guaratiba, "do ponto de vista de saúde coloca as pessoas em risco", por isso, técnicos em saúde e logística recomendaram a mudança.
No dia 26, o Papa Francisco emocionou os fiéis de Copacabana benzendo a estátua de São Francisco de Assis durante sua passagem pela Orla, cumprimentando os peregrinos rumo à encenação da Via-Sacra e pedindo uma oração em homenagem às vítimas do incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria, RS. O Papa também ouviu a confissão de jovens, encontrou menores infratores e rezou o Ângelus, que tratou da importância dos anciãos e das crianças na construção do futuro dos povos.
Em seu penúltimo dia no país, no dia 27, o Papa Francisco engrossou o discurso político contra a desigualdade, pela aproximação dos mais pobres e pediu que jovens de todo o mundo, aqueles que querem ser "protagonistas da mudança", "sigam superando a apatia" de forma "ordenada e pacífica": "Saiam às ruas!". Francisco defendeu ainda o Estado laico, segundo o pontífice, “favorável à pacífica convivência entre religiões diversas”. O Papa fez três discursos ao longo de todo o dia. Mais cedo, ele falou a representantes da sociedade civil, em evento que, inicialmente, foi divulgado pela Jornada Mundial da Juventude como encontro com a classe dirigente.
No dia 28, teve a missa de encerramento da JMJ, em Copacabana. E com uma surpresa, o sol apareceu na cidade maravilhosa após a semana nublado e chuvoso. A última missa do Papa Francisco reuniu 3,5 milhões de pessoas em Copacabana durante a manhã, segundo os organizadores. Francisco pediu aos jovens que façam discípulos em todas as nações e transmitam a experiência vivenciada na Jornada Mundial da Juventude a outras pessoas. Ele voltou a dizer que é preciso ir sem medo para servir. Após a Santa Missa, o Papa Francisco anunciou a próxima cidade que vai sediar a Jornada Mundial da Juventude em 2016. Será em Cracóvia, na Polônia, terra do papa João Paulo II. No discurso de despedida, o Papa disse que já está com saudades, agradeceu aos voluntários e lembrou de locais que visitou durante a estada no país. Antes, rumo ao Galeão, fez um sinal de coração com as mãos aos fiéis. “Parto com a alma cheia de recordações felizes”, disse. O Papa Francisco despediu-se do Brasil e embarcou para a Roma às 19h21 da na noite de domingo, na Base Aérea do Galeão, Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.

E vamos as outras notícias que virou destaque no mês de julho.

A massa de ar polar que passou pela Argentina antes de chegar ao Brasil, no fim de semana passado, fez nevar em mais de cem cidades do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul nos dias 22 e 23. E é a mais prolongada dos últimos 13 anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Foi um julho gelado por lá.

Tragédia nos trilhos da Espanha no final de julho. Quase 80 pessoas morreram no dia 24, no descarrilamento de um trem de passageiros em Santiago de Compostela, em Galícia, no noroeste da Espanha. O acidente ocorreu às 20h41 locais (16h41 de Brasília). O trem fazia o trajeto entre a capital espanhola, Madrid, e a localidade galeca de Ferrol, a 95 quilômetros de Santiago de Compostela. Segundo a companhia ferroviária Renfe, o trem transportava 238 passageiros. Entre os corpos identificados, há um argelino, um mexicano, um americano, uma dominicana e um homem com dupla nacionalidade, brasileira e espanhola. No dia 26, o maquinista José Francisco Garzón Amo, que dirigia o trem, negou-se a prestar depoimento sobre o acidente para a brigada judicial.
No dia 28, o juiz determina liberdade de condutor de trem. Após o trágico acidente de trem, o governo espanhol e galeco decretou luto oficial de sete dias. O acidente ocorreu na véspera do Dia de Santiago, uma importante festa regional.
No dia 28, o juiz determina liberdade de condutor de trem. Após o trágico acidente de trem, o governo espanhol e galeco decretou luto oficial de sete dias. O acidente ocorreu na véspera do Dia de Santiago, uma importante festa regional.

O avião, um Boeing 777, perdeu parte da cauda e teve a fuselagem superior, acima de onde ficam os passageiros, incendiada e destruída. O piloto do avião da companhia sul-coreana Asiana Airlines, estava fazendo seu primeiro pouso com um Boeing 777, que ele tinha pouca experiência.
Já viu aquela chuva que cai 'torrencial'? Pois é, foi o que aconteceu no bairro de Campo Grande, no Rio de Janeiro, no dia 30. Uma adutora da Cedae foi rompida, deixando uma criança morta. O rompimento ocorreu no amanhecer da cidade, por volta das 6h, na altura do número 4.500 da Estrada do Mendanha. Casas e carros ficaram destruídos com a força da água, lançada em um jato que alcançou 20 metros. Ou seja, é como se fosse uma cachoeira ou uma tempestade. Diversas residências foram alagadas, com a água chegando a 2 metros de altura em alguns pontos, de acordo com moradores. Muitas pessoas ficaram ilhadas. Ao todo, segundo a Defesa Civil municipal, a inundação deixou 70 desalojados e 72 desabrigados. Dezessete casas desabaram. Ainda bem que naquele dia, o tempo foi ensolarado e não choveu.

E o governo federal lançou no dia 8, em Brasília, o programa “Mais Médicos", que tem o objetivo de aumentar o número de médicos atuantes na rede pública de saúde em regiões carentes, e permite a vinda de profissionais estrangeiros ou de brasileiros que se formaram no exterior sem a necessidade de revalidação do diploma.

Uma barbaridade aconteceu durante um show, no dia 7. O funkeiro Daniel Pellegrine, conhecido como MC Daleste, foi morto após ser atingido por uma bala no abdômen durante apresentação no CDHU San Martin, em Campinas, SP. As marcas de bala atravessaram o palco em que o cantor tocava, em um conjunto habitacional. Fãs dizem ainda que um outro disparo foi dado para o alto. Pouco depois do ocorrido, um vídeo que registra o momento em que ele foi baleado foi publicado por um fã na internet. Daleste era ligado ao estilo conhecido como funk ostentação ou funk paulista, que mistura a batida do funk carioca com letras sobre bens materiais. Em vez de ousadias sexuais, os temas são artigos de preços altos: carros, motos, óculos, roupas e bebidas. Nas redes sociais, músicos lamentaram a morte e pedem o ato 'funk acordou' e o assunto causou repercussão nacional. Cinco dias após abertura do inquérito sobre a morte de MC Daleste, a Polícia Civil já recebeu pelo menos 100 denúncias feitas por meio de vídeos ou mensagens. Na minha opinião, eu não curto muito esse tal de 'funk ostentação', porque é muito chato ouvir isso! Meu Deus...
Julho foi marcado de protestos. No dia 11, Pelo menos 156 cidades de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal tiveram protestos no Dia Nacional de Lutas com Greves e Mobilizações organizado por centrais sindicais e movimentos sociais. Mais de 100 mil pessoas foram às ruas e estradas reivindicar melhorias nos transportes, saúde, educação, benefícios trabalhistas e reforma agrária, entre outras pautas. Durante todo o dia, mais de 80 trechos de rodovias em 18 estados foram parcial ou totalmente bloqueadas por manifestantes. Os atos foram pacíficos e houve poucos registros de tumultos. Em algumas estradas, manifestantes foram atropelados por motoristas. No mesmo dia, manifestantes protestaram em frente a uma sede da emissora de TV, em Salvador. No dia 22, a conta oficial do G1 no Twitter (@g1) foi invadida por hackers no início da tarde. O grupo Anonymous Brasil reivindicou a autoria da invasão e começou a publicar mensagens a partir das 13h24. Foram 16 mensagens postadas até as 14h19, com críticas à Rede Globo, ao jornalismo brasileiro e à mídia em geral. #enquantoisso, a aprovação do governo Dilma continuou em queda.


Em Pernambuco, vários pessoas foram vítimas do tubarão desde 1992. Mas o principal caso aconteceu no dia 22. Bruna Silva Gobbi, de 18 anos, veio de São Paulo para curtir as férias no Recife, quando de repente, enquanto tomava banho na praia de Boa Viagem, ela foi atacada por um tubarão e teve parte da perna esquerda amputada. No momento do ataque, Bruna estava acompanhada dos parentes. Era a primeira vez que a jovem visitava a cidade. Ela chegou no dia 18 ao estado e voltaria para a capital paulista no dia 24. Segundo a nota da assessoria de imprensa do Hospital da Restauração, ela deu entrada após ser transferida da Unidade de Pronto Atendimento da Imbiribeira, onde já havia apresentado quadro de parada cardiorespiratória. A jovem foi submetida a uma cirurgia por volta das 15h, onde teve parte de membro inferior amputado. Após o procedimento, foi encaminhada à Unidade de Terapia Intensiva. Bruna encontra-se em estado grave, respirando com ajuda de aparelhos e fazendo uso de drogas vasoativas. No final da noite, ela não resistiu e morreu no hospital, Bruna Gobbi tornou-se a primeira mulher morta pelo maior perigo das praias. O momento do ataque foi registrado pelas câmeras de monitoramento do projeto Segurança na Orla, da Secretaria de Defesa Social. Rosângela Lessa, presidente do Cemit e professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), disse ao G1 PE que a família de Bruna Gobbi foi informada pelo Corpo de Bombeiros que estava em uma área de risco. Mesmo assim, o grupo teria se recusado a sair do mar. E fica aqui a um alerta, principalmente neste #Verão2014: Evite praias que correm o risco de tubarão, para que casos como esse não se repitam.
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Brasil cresceu 47,5% entre 1991 e 2010, segundo o "Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013", divulgado no dia 29, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). De acordo com a publicação, a cidade com o IDHM mais elevado é São Caetano, SP, e os municípios que tiveram maior evolução no quesito "renda" são das regiões Norte e Nordeste. Entre os três indicadores que compõem o IDHM, o que mais contribuiu para a pontuação geral do Brasil em 2013 foi o de longevidade, com 0,816 (classificação "desenvolvimento muito alto", seguido por renda (0,739; "alto") e por educação (0,637; "médio"). Em 20 anos, 85% dos municípios do Brasil saíram da faixa de “muito baixo desenvolvimento humano”, segundo classificação criada pelo Pnud. Atualmente, 0,57% dos municípios, ou 32 cidades das 5.565 do país, são consideradas de “muito baixo desenvolvimento humano”. Os 10 municípios com melhor expectativa de vida do país estão no estado de Santa Catarina. Os municípios de Cacimbas (cerca de 300 km de João Pessoa) e Roteiro (60 km de Maceió) estão na última colocação do IDHM Longevidade do país, com 0,672, e expectativa de vida de 65,30 anos. Alagoas tem a pior expectativa de vida, com IDHM Longevidade de 0,755, com expectativa de vida de 70,3 anos, seguido por Maranhão, com IDHM de 0,757 e expectativa de vida de 70,4 anos.
Um ex-motorista de ônibus escolar que manteve três mulheres em cativeiro durante anos em Cleveland, nos Estados Unidos, declarou-se culpado de centenas de acusações de sequestro e estupro, no dia 26, o que o fez se livrar da pena de morte, mas não da prisão perpétua, sem direito à liberdade condicional. Em uma audiência no tribunal, os promotores de Ohio concordaram em não pedir a pena de morte para Ariel Castro. Segundo o acordo, ele não será julgado, poupando as mulheres do trauma de testemunhar sobre como foram abusadas por Castro durante cerca de uma década.
A casa caiu para Ariel e também para os cinco oficiais do navio Costa Concordia, que naufragou em janeiro de 2012 deixando 32 mortos, foram condenados no dia 20. As penas que variam de 18 meses a dois anos e 10 meses de prisão. Com a divulgação das penas, o capitão Francesco Schettino permanece como o único réu do caso ainda em julgamento. Os cinco oficiais fizeram um acordo com a acusação e se declararam culpados perante à Corte, evitando um longo julgamento. Eles foram condenados por acusações de homicídio e negligência.
Entre os dias 6 a 14 de julho, aconteceu a corrida de Touros de San Firmino, em Pamplona, na Espanha. Um evento que ja é tradição há anos. Durante o festival, 21 pessoas ficaram feridas em corridas de touro. Mas a cena feia foi no dia 12. Um turista americano e dois espanhóis foram chifrados.
No #ESPORTE, destaque vai para o Tênis! No dia 7, Andy Murray venceu o Djokovic, fatura Wimbledon e quebra jejum britânico de 77 anos. Número 2 do mundo leva segundo Grand Slam da carreira e é o primeiro tenista da casa a ser campeão do masculino desde Fred Perry em 1936. E no Futebol, o Atlético-MG conquistou o título da Libertadores 2013. Nas partidas finais, enfrentando o Olimpia, o primeiro jogo, o galo foi derrotado por 2 a 0 para o time paraguaio e no segundo jogo, o galo venceu por 2 a 0 e levou aos pênaltis com a vitória de 4 a 3. Foi a melhor campanha ao longo da Libertadores 2013.


Além de Dominguinhos e Cory Monteith, outras personalidades morreram em julho. No dia 1º, o ator Felipe Wagner, morreu aos 82 anos. O irmão da atriz Ida Gomes trabalhava na Globo desde os anos 70. Última aparição na TV foi no humorístico Zorra Total, em fevereiro deste ano. No dia 16, o ator Sebastião Vasconcelos, morreu aos 88 anos no Rio de Janeiro. Ele estava internado com pneumonia. Em 'Tieta', ator interpretou Zé Esteves, pai da protagonista. No dia 20, o agente de modelos John Casablancas, morreu aos 70 anos, em sua casa no Rio de Janeiro. Grande nome da moda, o empresário alavancou modelos como Gisele Bündchen e Cindy Crawford. Ainda no dia 20, A jornalista americana Helen Thomas, considerada um ícone da sala de imprensa da Casa Branca, onde cobriu todas as presidências desde John F. Kennedy até Barack Obama, morreu aos 92 anos. A jornalista teve durante 50 anos um lugar fixo entre os correspondentes da mansão presidencial, onde era conhecida por suas perguntas diretas e ácidas, que frequentemente incomodavam os porta-vozes da Casa Branca. Ao todo, Helen cobriu o mandato de 10 presidentes americanos. No dia 22, Dennis Farina, ator de "Law & Order", morreu aos 69 anos. No dia 23, o ex-jogador Djalma Santos, morreu aos 84 anos em Uberaba, MG. Ele foi jogador bicampeão mundial nas copas do mundo de 1958 e 1962. No dia 3, o cientista visionário norte-americano Douglas Engelbart que inventou o mouse nos anos 60, morreu aos 88 anos, em sua casa em Atherton, no Estado da Califórnia nos Estados Unidos. E no dia 1º, o embaixador da Oktoberfest de Blumenau Harold Letzow morreu aos 88 anos. Ele estava internado há 30 dias no Hospital Santa Isabel por complicações de saúde. Letzow foi um dos organizadores das cinco primeiras edições da Oktoberfest. Em 1997, ele ganhou o título de embaixador da festa.


E mais um jornal impresso fecha as portas. No dia 24, circulou a última edição do jornal Mais. Editado pelo Grupo Lance!, a publicação circulou por cinco anos no Rio de Janeiro e três em São Paulo, com foco nas classes C e D. Via Facebook, a equipe do jornal agradeceu aos leitores e informou que manterá a página atualizada. De acordo com comunicado da empresa, os investimentos serão concentrados no Diário Lance! e no desenvolvimento tecnológico e editorial do portal Lancenet, da Lance! TV e do Lance! Mobile. No Rio de Janeiro, o jornal era dedicado aos torcedores do Flamengo e inicialmente circulava sob o título Vencer. Uma pena, né?!

Mudando de assunto, mais duas cidades do Brasil receberam sinal digital em julho. A começar pela TV Subaé, em Feira de Santana, BA, no dia 18, que se tornou a primeira emissora do interior do Nordeste que recebe o sinal HD. O lançamento aconteceu um mês depois que a emissora da Rede Bahia completou 25 anos. No dia 23, a RBS TV começou a transmitir o sinal digital em Pelotas, RS. A iniciativa dá continuidade ao processo de expansão da tecnologia pela emissora, que soma-se ao Litoral Norte, Passo Fundo, Caxias do Sul e Santa Maria, locais que já têm acesso ao sinal digital da RBS TV no Rio Grande do Sul, que começou em 4 de novembro de 2008, em Porto Alegre. Olha só o vídeo abaixo.

E pra terminar o giro do que foi notícia em julho, uma notícia boa em Santa Maria, RS. Seis meses depois da pior tragédia dos gaúchos, a jovem Ritchieli Pedroso Lucas foi a última ferida da Boate Kiss e recebeu alta no dia 2, após mais de cinco meses. A tragédia em Santa Maria causou a morte de 242 jovens. Segundo nota divulgada pelo hospital, ela volta para casa em bom estado de saúde. Ritchieli teve 22% do corpo queimado, entre braços, ombros e costas. A recuperação da jovem é um consolo para a família, já que a irmã Drieli morreu na tragédia.
E estas foram as notícias que viraram notícia em julho. Um mês INESQUECÍVEL!
No próximo post, os destaques de Agosto.
Com informações e apoio de: G1 PB, G1 RS, G1, SC, G1 PR, G1 RJ, G1 SP, G1 BA, G1 PE, G1 Vale do Paraíba, G1 Campinas e Região, G1 Sorocaba e Região, G1 Caruaru e Região, O Globo, A Tarde, Jornal de Santa Catarina, O Liberal/Portal ORM, A Notícia/AN.com.br, Skyscrapper Center, Portal COMUNIQUE-SE, Site da Rede Bahia de Televisão, Site da RBS TV, Mídia Mundo, UOL, GLOBOESPORTE.com e G1