
Desde sábado, dia 1º, dois canais trocaram o sinal. A começar pela Record News que saiu do ar, mas continua no StarOne C2, agora pelo sinal digital do satélite. A frequência é 3715 MHz, com Symbol Rate de 5000 e a polarização é Vertical. No lugar da Record News, entrou no ar a Rede Família, que é do mesmo grupo da Rede Record. Antes da migração, houve uma transição que começou às 21h, colocando o sinal da Record e ficou em dois canais no StarOne C2 analógico. Com isso, a Record passou a ser exibida em duas frequências, na sua normal e na da 'extinta' Record News. Três horas depois, a meia noite, a Rede Família de Televisão iniciou as transmissões nas parabólicas analógicas. Com sede em Limeira, interior de São Paulo, a emissora opera na frequência de 1000 MHz e a polarização é Vertical. A frequência era ocupada pela Record News, que lançou no final de setembro de 2007, quando substituiu a Rede Mulher. A programação da Rede Família é voltada para a família com jornalismo, esporte e entretenimento, além dos programas repetidos da Record e da Record News e programas da IURD.
Outro canal é a BRZ, que não mudou de sinal, e sim, saiu de extinção. No mesmo dia, 1º, a emissora do Grupo Abril passou a transmitir a programação da Ideal TV (do mesmo grupo), pela frequencia 1140 MHz na Banda L e 4010 MHz na Banda C, e a polarização é Horizontal. Como eu falei na seção #DESTAQUESDE2012 neste blog, o canal BRZ foi ao ar nas parabólicas no dia 1º de abril de 2012 no lugar da MTV Brasil, deixando os fãs do canal na parabólica surpresos, decepicionados e revoltados e foi parar nas redes sociais. Por outro lado, o canal Ideal TV foi ao ar em 1º de outubro do ano passado, no lugar da MTV Brasil, que saiu do Grupo Abril e voltou pela VIACOM. A programação do canal Ideal TV, é composta por programas de gestão de carreiras, gestão de negócios e bem viver. No início, principalmente durante os intervalos, acredite, exibem, um 'slide' de notícias que é muito parecido por onde anda em estabelecimentos comerciais como shoppings, elevadores, entre outros. Ou seja, no Ideal TV, a programação se repete, repete, repete... e nos intervalos, exibem um 'slide' de atualidades no formato de 'sala de espera'... Que coisa. Dois meses depois, o Grupo Abril anunciou por comunicado em 18 de dezembro, a venda da Abril Radiodifusão, que transmite a Ideal TV, para o Grupo Spring, que edita a edição brasileira da revista Rolling Stone. Os valores da transação não foram divulgados, mas segundo fontes ouvidas pelo jornal Folha de S. Paulo, a venda foi fechada em cerca de R$ 350 milhões e foi realizada pelo banco americano JP Morgan. A venda ainda terá que ser aprovada pelo Ministério das Comunicações e pelo CADE.
E as mudanças na parabólica analógica não param por aí. Desde o início de outubro, a CNT, Central Nacional de Televisão, transmite o sinal via satélite. Mas tem um 'pero' ('Porém' em espanhol)... Desde o dia 1º do mesmo mês, fevereiro, o canal AgroBrasil TV, programação voltada para o agronegócio, ocupa a programação da CNT entre 40% e 60%. Ou seja, vai ser difícil um sujeito mudar de canal e perceber onde está passando, ou a CNT ou a AgroBrasil TV... Vai ser uma confusão...
E na madrugada do dia 1º de dezembro de 2013, a RedeTV! mudou de frequência e dividiram o sinal com a Igreja Mundial do Poder de Deus, de Valdemiro Santiago, a TV IMPD. A frequência da RedeTV! é de 1360 MHz em Banda L e 3790 MHz na Banda C, e a polarização é vertical.
Para quem usa o StarOne C2 digital, nada muda para os 34 canais de TV, além dos 33 canais analógicos, 16 canais de alta definição e 26 canais de áudios, totalizando 109 canais do sinal digital do satélite StarOne C2.
Um canal (quase) evangélico no lugar do canal de notícias, um canal musical que saiu do ar e colocou um canal sem gênero, uma programação voltada para o agronegócio na programação da generalista CNT... Essas mudanças na StarOne C2 analógico são uma coisa de maluco mesmo, né?!
Fonte: Portal BSD, TV Foco, Meio&Mensagem e Wikipedia