Clique para ampliar |
O primeiro jornal impresso no Brasil a usar o #signwall é o Estadão (Ou O Estado de S. Paulo), em dezembro do ano passado. Segundo o portal Meio&Mensagem, o modelo libera o acesso ao site do jornal até cinco matérias por mês. Após isso, é necessário fazer um cadastro para continuar acessando as notícias. Após a inserção dos dados pessoais (nome, sobrenome, CPF e e-mail), o leitor ganha um login e uma senha, que deverão ser usados a cada novo acesso ao portal, para poder ler quantas notícias desejar.
Também em janeiro deste ano, o jornal O Globo também aderiu ao cadastro digital nos jornais impressos. Os leitores podem acessar até 30 notícias por mês, após isso o portal passará a pedir um cadastro gratuito, que também inclui serviços da GLOBO.COM. Apesar de não confirmarem ser um teste para a implantação do paywall, executivos dos dois títulos já manifestaram ao site publicitário o desejo de adotar um modelo de monetização de sei conteúdo digital. Muito bom, né?!
E neste sábado, 20 de abril, véspera do feriadão de Tiradentes, o Lance! adotou o sistema de cadastro no portal, que popularmente conhecido como 'Lance!Net'. Com a mudança, os leitores serão convidados a preencher um cadastro para acessar gratuitamente todas as notícias no portal. Sem o cadastramento, o visitante ficará restrito a ler até 20 notícias por mês, informou o portal Imprensa. Segundo em um comunicado, o jornal ainda vai estar do lado de quatro jornais brasileiros que cobram o acesso pela internet. Será?! Vamos acompanhar... No dia 26 de outubro do ano passado, o periódico esportivo completou 15 anos.
Belo exemplo o #signwall, que deve ser seguido em outros jornais brasileiros. E vamos acompanhar os dois assuntos... Porque afinal: #estamosdeolho.