
De acordo com a agência, até 40 dias após a mudança, as ligações com oito dígitos serão completadas para adaptação das redes e usuários, e gradualmente haverá interceptações e os usuários receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após esse período de transição, no dia 9 de setembro, as chamadas marcadas com oito dígitos não serão mais completadas. Ou seja, os números antigos passarão a ser considerados inexistentes. As mensagens SMS e MMS também não serão enviadas se forem usados oito dígitos.
Além da Paraíba, os estados de Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Piauí também serão afetados. A mudança nos códigos de acesso do serviço móvel pessoal visa aumentar a disponibilidade de números de celulares e atender à crescente demanda de novos usuários no Brasil. Atualmente, o nono dígito já foi implantado nos estados de São Paulo - como postei aqui em julho de 2012, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amapá, Amazonas, Roraima, Pará e Maranhão. E as mudanças não param por aí. No dia 11 de outubro deste ano, será a vez de Minas Gerais, da Bahia e de Sergipe. Até o fim de 2016, todo o território nacional terá o nono dígito, com a inclusão do Paraná, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul, de Rondônia e do Acre, além da Região Centro-Oeste.
A Anatel garante que os planos de serviço de telefonia fixa e móvel especializado não sofrem alterações. Ou seja, vai ficar igual para os oito dígitos pelo telefone.
*Com informações do G1 PB, G1 RN e EBC/Agência Brasil
...