O meu blog #PorDentroDasNotícias traz durante duas semanas uma série especial sobre os fatos e imagens que marcaram em 2013, selecionados por mim. E hoje, na nona parte da série, vamos aos destaques de Setembro.
Antes de falar do principal destaque de setembro, eu começo falando sobre a Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu entre 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. E teve a presença do Papa Francisco como sua visita ao Brasil pela primeira vez. Quer saber mais sobre como foi a JMJ (que foi bonito e inesquecível), veja os destaques de julho clicando aqui. Segundo a Igreja, sua visita trouxe os fiéis de volta para as missas. Mas a mudança de planos durante a Jornada, transferindo eventos de Guaratiba para Copacabana, fez os gastos estourarem. Por isso, a Arquidiocese do Rio lançou no dia 6, uma campanha para ajudar a pagar a dívida e abriu uma conta para quem quiser ajudar. Para pagar as despesas, a igreja vendeu um edifício, onde funciona um hospital, por R$ 46 milhões. Restam ainda cerca de R$ 90 milhões, que estão sendo renegociados com fornecedores. A Arquidiocese está fazendo uma auditoria. A Arquidiocese abriu uma conta para quem quiser ajudar. A agência é do Banco Bradesco, número 0814-1, e o número da conta é 80002-3. O titular é o Instituto Jornada Mundial da Juventude. Então, vamos ajudar, povo católico e povo de Deus!
David Guetta animou o público no primeiro dia. |
O terceiro dia de Rock in Rio, no dia 15, foi predominantemente dançante e com parcerias em alta. Houve pop de primeira, com Justin Timberlake, no último e melhor show da noite. Teve ainda dance pop misturado com R&B (Em inglês: Rhythm and Blues) e muita interação com fãs, cortesia de Jessie J. O Jota Quest abriu o palco principal e teve reforço de Lulu Santos, em "Tempos modernos". No Palco Sunset, a neozelandesa Kimbra convocou o Oludum: indie pop com batuques fez muita gente sacolejar. E Alicia Keys fez parceria surpresa com Maria Gadú, em "Fallin". Por falar em Alicia Keys, a cantora aprendeu a fazer um brigadeiro e postou no Twitter, um dia antes do show. No Palco Sunset, destaque vai para os cantores Ivan Lins e George Benson, que levaram uma 'risada mais gostosa' e muita emoção ao festival.
O Rock in Rio teve uma parada de três dias e voltou no dia 19 com rock total. Só destaco uma, que é o Metallica. 85 mil pessoas vibraram muito mais com a banda californiana do que com qualquer outra. Em outros shows, foi comum ouvir gente pedindo Metallica, inegavelmente donos do melhor show da noite. O restante do terceiro dia, eu não vou contar aqui, mas tem um link aqui pra ver como foi.
Mudando de assunto, o romantismo tomou conta no Rock in Rio no dia 20. Durante o show de Bon Jovi, uma fã foi escolhida para subir ao Palco Mundo e beijou o cantor, durante a música "Who says we can go home". Rosana Guedes tem 40 anos e é subgerente de uma loja em Campinas, SP. Teve até casamento no Rock Street. Daniele Sant'Ana se casou com Alan Costa, ao som de "Always", do Bon Jovi. Pedidos de casamento também mostraram o quanto a noite foi dominada por rock romântico. Sobrou amor, faltou disposição. O show do cantor americano ficou aquém do que se espera uma atração principal. O Palco Mundo teve ainda os canadenses do Nickelback, que levaram para casa o título de hit da noite, com "How you remind me". O Matchbox Twenty se esforçou, mas não conquistou toda a plateia, apenas os que curtiam a banda nos anos 90. Quem abriu a quinta noite foi o cantor Frejat. Outro destaque da noite é o Rock 'inofensivo' dos canotres norte-americanos Frankenreiter e Grace Potter, pelo Palco Sunset. Com saudações em português, Grace, de 30 anos, voltou a ser a voz principal em "Miss you", dos Rolling Stones. Entraria nas coletâneas no estilo "Bossa n' Stones", nas quais mulheres com vocais sonolentos encharcam de água com açúcar clássicos do rock.
No dia 21, quem destacou na penúltima noite do Rock in Rio foi Bruce Springsteen. Em três horas de show, ele desceu diversas vezes à plateia, abraçou e foi abraçado, chamou fãs para o palco e os levou uma de volta carregada. Mesmo com muitos fãs cansados, a disposição do jovem senhor Bruce uniu os mais novos e mais velhos. Assim como em São Paulo, ele iniciou com uma canção de "Sociedade alternativa", de Raul Seixas. Outro destaque, quando o Springsteen tocou "Waitin’ on a sunny day", ele deu o microfone para um garotinho cantar. O italiano Ludovico tem 10 anos e disse ao G1 que viu mais de 80 shows de Bruce, e comentou que está emocionado. O pai do menino já viu mais de 275 apresentações e disse que o filho não queria falar com jornalistas, e justifica que o garotinho cantor é muito tímido. Esse Bruce Springsteen É O CARA! A histeria das garotas foi disparada assim que John Mayer começou seus lascivos solos de guitarra. Choros, gritos, ataques de nervos e pedidos de casamento eram o que mais se via à frente do namorado de Katy Perry. O jovem Phillip Phillips, também arrancou suspiros na apresentação anterior. Skank abriu a penúltima noite. "Maconha é proibido, mas mensalão pode fazer de novo, né?", disse Samuel Rosa durante o show, que pediu 'gritos de gol do Neymar' e o público vibrou como torcida de futebol com show previsível no festival.
E no dia 22, os metaleiros voltaram a encher a frente do Palco Sunset desde o começo da tarde do último dia do Rock in Rio, fechada pelo melhor e mais aguardado show da noite. A enorme quantidade de camisas do Iron Maiden deixou bem claro que era noite de "Olê, olê, olê, olê... Maiden, Maiden". O Iron Maiden fez aquilo que os fãs esperavam, em show que não tinha como decepcionar. O Iron esteve no Rock in Rio de 1985, quando tocou antes do Queen e de 2001, já como banda principal. Desta vez, trouxe a turnê temática baseada em uma antiga excursão do grupo, da época do álbum “Seventh son of a seventh son”, de 1988. O Palco Mundo recebeu também teve o Slayer, donos do riff da noite; e o Avenged Sevenfold, que enfrentou os gritos dos fãs de Iron com apoio de seu fã-clube e de alguma falação sobre rivalidade de bandas e a força do line-up. O Kiara Rocks, por sua vez, venceu a desconfiança com dois convidados: o ex-vocalista do Iron Maiden, Paul Di'Anno e o ex-guitarrista do Charlie Brown Jr., Marcão. A noite de fechamento do Rock in Rio foi marcada por apresentações de peso no Palco Sunset, como o Zépultura, uma mistura dos cantores Zé Ramalho e Sepultura, e misturou Metal com MPB.
Sendo assim, a edição 2013 do Rock in Rio foi melhor do que a edição de 2011. Foram 90 horas de música, mais de 160 atrações e público somado de 595 mil pessoas. Também foram revelados dados sobre os brinquedos do evento: 95.741 pessoas passaram pela roda gigante, tirolesa, turbo drop, montanha russa e parede de escalada. Nos sete dias, foram consumidos 530 mil litros de cerveja, 420 mil garrafas de água, 210 mil copos de refrigerante, 9,7 toneladas de batata, 130 mil pães de queijo, 48 mil pizzas, 29 mil cachorros quentes, 280 mil hambúrgueres e mais de 40 mil milk shakes. Ufa... E o show de Beyoncé foi eleito o melhor do Rock in Rio 2013 em enquete realizada no portal G1. A votação, que durou dois dias, teve participação de mais de 85 mil leitores. A cantora venceu com 32,94% dos votos. O Iron Maiden ficou em segundo lugar na enquete com 18,96% dos votos. Em 3º ficou o 30 Seconds To Mars, com 13,15%. A próxima edição do Rock in Rio na Cidade do Rock será em 2015.
A banda Capital Inicial citou dois fatos de setembro durante o festival #RockInRio2013: A cassação do deputado federal Natan Donadon e a morte do músico Champignon. O ex-integrante da banda Charlie Brown Jr. Luiz Carlos Leão Duarte Junior, foi encontrado morto com um tiro na boca na madrugada do dia 9, em seu apartamento na região do Morumbi. O baixista tinha 35 anos e estava em seu segundo casamento. A Polícia Civil investiga se ele cometeu suicídio. Vizinho do casal, o corretor de imóveis Alexandre Benaion, de 40 anos, mora no mesmo andar e foi o primeiro a chegar para prestar socorro. O corretor disse ter ficado surpreso com o suposto suicídio, porque o músico aparentava ser uma pessoa tranquila. Em 2013, Champignon perdeu dois companheiros de banda entre março e maio: o parceiro Chorão (que pra Champignon é um irmão) e o guitarrista Peu Sousa, ex-colega de Nove Mil Anjos, encontrado morto em maio em sua casa, no bairro de Itapuã, em Salvador. Muito triste, né?
E o novo relatório climático, divulgado no dia 27, pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, IPCC na sigla em inglês, disse que a grande causa do aquecimento global é o homem. O novo relatório diz ainda que há ao menos 66% de chance de a temperatura global aumentar pelo menos 2 ºC até 2100 em comparação aos níveis pré-industriais (1850 a 1900), caso a queima de combustíveis fósseis continue no ritmo atual e não sejam aplicadas quaisquer políticas climáticas já existentes. O relatório diz ainda que a mudança do clima pode afetar alimento e energia no Brasil.
No #THISWORLD, destaque para o ataque em shopping, no dia 21, em Nairobi, no Quênia. Quase 70 pessoas morreram. O ataque começou quando uma dezena de pessoas entrou no centro comercial, jogou uma granada no interior e começou a atirar contra os vários compradores que estavam no local. O grupo militante islâmico somali Al-Shahab assumiu a autoria do ataque em sua conta no Twitter. Uma testemunha, que falou à BBC por telefone de dentro do centro comercial, disse que o local parecia 'uma zona de guerra'. O Westgate Mall é o único shopping no Quênia.
E o forte terremoto atingiu o Paquistão no dia 24. Até o dia 27, mais de quinhentas pessoas morreram. Mas um fato deu no que falar. Após o terremoto, apareceu uma ilha de 200 metros no dia 25. Segundo Tufail Baloch, vice-diretor administrativo de Gwadar - a cidade mais próxima -, a ilha de aproximadamente 214 metros de extensão e 16 metros de altura emergida a cerca de 200 metros da costa foi visitada por uma primeira missão de exploração. Uma equipe de especialistas de Islamabad também já foi encaminhada à região para analisar a nova ilha. A ilha atraiu os curiosos, apesar do alerta do Instituto de Sismologia do país de que as pedras da ilha estariam emitindo gases. A pequena ilha não deve durar muito. E aí eu faço uma pergunta: Será que a ilha ainda está na costa do Paquistão ou desapareceu do mar?
E a fúria do clima aconteceu no Brasil. Em Santa Catarina, 82 cidades foram afetadas pela chuva, que começou no dia 22. O relatório ainda aponta que cerca de 28,9 mil pessoas e 6 mil residências foram prejudicadas pelas cheias, sendo a maioria no Vale do Itajaí. Conforme a Defesa Civil, mais de 14 mil pessoas estão desabrigadas e mais de 3 mil desalojadas. No Paraná, 26 mil pessoas foram afetadas pela chuva em quase 30 municípios. Entre as regiões afetadas estão a de Guarapuava, Francisco Beltrão, Cascavel, Guaraniaçu, Chopinzinho e Prudentópolis. Os maiores danos foram causados em virtude da chuva de granizo, que destelhou vários telhados.
E no interior de São Paulo, um vendaval deixou mortos e feridos em Taquarituba, no dia 22. Os ventos fortes derrubaram a cobertura de um posto de combustíveis, arrancaram árvores e causaram vários acidentes de trânsito. O terminal rodoviário da cidade ficou totalmente destruído. Até os silos de armazenagem de grãos foram danificados. O vendaval que deixou um rastro de destruição, foi causado por um tornado, informou a Somar Meteorologia. Aproximadamente 150 famílias foram atingidas em Taquarituba, e com medo de saques, vítimas de tornado ficam em casas destruídas.
O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) diz ter sido agredido com um soco na barriga pelo deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) no dia 23, pouco antes da visita de integrantes da Comissão da Verdade do Senado e do Rio de Janeiro ao prédio do antigo DOI-Codi, atual 1° Batalhão de Polícia do Exército, na Tijuca, na Zona Norte do Rio. A confusão teve início quando Bolsnoraro, que não pertence a nenhuma comissão, quis se juntar ao grupo que fez a visita ao prédio e foi rechaçado pelo senador João Capiberibe (PSB-AP). Houve empurra-empurra e xingamentos. Na confusão, o senador Randolfe diz ter levado um soco de Bolsonaro. Bolsonaro nega a agressão. Depois da confusão, Bolsonaro acabou entrando no prédio. Ele contou que fez a visita ao local a uma distância dos membros da comissão. É... O pau comeu!
O jornalista André Machado, deixou a Rádio Gaúcha, de Porto Alegre. A informação foi da jornalista e colunista do Página 10 da Zero Hora, Rosane de Oliveira, no dia 24. O ex-comunicador deixou a rádio para se candidatar a deputado federal pelo PCdoB, nas eleições do ano que vem pelo primeiro turno. André comunicou à direção da Rádio Gaúcha sua disposição de se afastar do microfone para ser candidato, cumprindo o que prevê o Guia de Ética e Autorregulamentação Jornalística do Grupo RBS. "Durante meus 17 anos de jornalismo, não fui filiado a nenhum partido político. Depois de tomar minha decisão, não me sentiria à vontade na condução das entrevistas. Se acredito numa política diferente, tenho que começar agindo de uma nova forma.", disse o ex-comunicador André Machado.
No #ESPORTE, destaque para a eleição da cidade-sede das Olimpíadas de 2020, que aconteceu no dia 7, em Buenos Aires. Madrid, Tokyo e Istambul foram as cidades candidatas e eu estava torcendo para que os Jogos Olímpicos seriam em Madrid. Na primeira rodada de votação, Tóquio alcançou o maior número de votos, com 42, enquanto Istambul e Madri ficaram empatadas com 26. Uma nova rodada foi feita para desempatar, e (como eu fui 'pé frio') a cidade turca levou a melhor por 49 a 45. Não foi dessa vez para a capital da Espanha sediar os jogos que teve decepção e tristeza na capital espanhola. Quem sabe Madrid se candidata para as Olimpíadas de 2024? #enquantoisso, na última e decisiva votação, a capital japonesa foi superior, somando 60 votos contra 36 da rival. O resultado confirmou o favoritismo já apontado nas principais bolsas de apostas. Depois de 1964, a bandeira olímpica voltará a tremular na terra do sol nascente, que vai acontecer daqui a 7 anos. Na apresentação vencedora para os membros do COI, Tóquio apostou nas instalações futuristas, na infraestrutura de qualidade e no sistema de transporte público completo. Votos também foram conquistados com a invejável situação financeira do pais e as garantias de entrrega de tudo o que foi prometido para os Jogos. Um fundo de 4,5 bilhões de dólares (mais de R$ 10 bilhões) já foi separado para o desafio.
Outro destaque esportivo é o Basquete. A França conquistou o título da EUROBASKET, no dia 22. O time de Tony Parker venceu a Lituânia por 80 a 66 e que assegurou o primeiro título da história do Campeonato Europeu Masculino de Basquete.
E um fato bizarro aconteceu em Juiz de Fora, MG. Foi no jogo entre Tupi-MG e Aparecidense-GO, que classificaria para as quartas de final da Série D do #Brasileirão2014 no dia 7. O lance mais polêmico do jogo aconteceu aos 44 minutos do segundo tempo. Após chute de Ademilson, a bola ia entrando, no que seria o gol da classificação do Tupi, mas o massagista da Aparecidense, Romildo Fonseca da Silva, conhecido como "Esquerdinha", invadiu o campo e tirou o gol certo do time da casa. Olha só as imagens...
O lance revoltou torcedores, comissão técnica e jogadores da equipe mineira. O jogo ficou paralisado por 20 minutos, mas foi reiniciado pelo árbitro baiano Arilson Bispo da Anunciação. No final, o empate foi favorável aos goianos. A torcida do Tupi-MG ainda fez pressão no fim e chegou a arremessar uma pedra em direção ao ônibus do Aparecidense. A diretoria do Galo Carijó promete recorrer à justiça desportiva para tentar anular o resultado da partida. Revoltados com a desclassificação do Tupi-MG na Série D em virtude da confusão envolvendo o massagista da Aparecidense-GO, que atrapalhou o gol da equipe mineira, a torcida do Galó Carijó se manifestou, no dia 10, no centro de Juiz de Fora. A manifestação foi organizada por meio das redes sociais e contou com um vídeo dos jogadores convocando a torcida para participar do ato de repúdio à polêmica as equipes no fim de semana. No dia 16, o STJD excluiu o Aparecidense da Série D e o massagista foi punido com suspensão de 24 partidas e multa de R$ 500. A CASA CAIU, Esquerdinha! Bem feito!
As séries 'Modern Family' e 'Breaking bad' confirmaram seu favoritismo e venceram como melhor comédia e drama da televisão na 65ª edição dos Prêmios Emmy, o considerado "Oscar da televisão" nos Estados Unidos. A premiação foi no dia 22, no Nokia Theatre, em Los Angeles. A série "Breaking bad" faturou pela primeira vez o prêmio de melhor série de drama. O seriado, sobre um professor de química que se torna produtor de metanfetamina, terá seu último episódio exibido nos EUA daqui a uma semana. Já a série "Modern family" ganhou seu quarto Emmy seguido como melhor comédia.
No #HighTech, foi lançado no dia 10, os dois novos iPhones apresentados pela Apple: o iPhone 5C, mais barato e que usa a tecnologia do iPhone 5 e tem corpo de plástico, e o iPhone 5S, smartphone topo de linha da empresa que traz um leitor biométrico para destravar o aparelho usando as impressões digitais do usuário e um processador mais rápido, de 64-bit. O iPhone 5C é o smartphone de baixo custo apresentado pela empresa que será vendido por a partir de US$ 100 nos Estados Unidos com contrato de dois anos com uma operadora de telefonia móvel - valor do modelo de 16 GB. O modelo de 32 GB de espaço vai custar US$ 200 com o mesmo tipo de contrato. O novo iPhone tem corpo de policarbonato reforçado e virá em cinco cores: verde, branco, azul, rosa e amarelo. A capa plástica cobre todo o produto e não há junções de solda ou parafusos. As cores cobrem também os botões laterais de volume e o superior que trava a tela. Haverá capinhas de silicone coloridas para poder enfeitar o iPhone 5C que serão vendidas por US$ 30. Já o iPhone 5S, a novidade é que o aparelho vem em três cores, preto; dourado e prateado, tem leitor biométrico, chip de 64-bit e mantém as dimensões e características como tamanho de tela de 4 polegadas do iPhone 5 e acesso à rede móvel 4G. O botão Home, na parte frontal do aparelho, perdeu o desenho quadrado tradicional, dando lugar para um leitor biométrico que irá aumentar a segurança do iPhone. Chamado de Touch ID, o recurso usa a impressão digital do usuário para destravar a tela do smartphones. Ficou bonito os dois novos iPhones.
Uma semana depois, no dia 18, foi lançado o novo sistema operacional da Apple para o iPhone e iPad: o iOS 7. Mas no final de setembro, alguns usuários do iOS 7, relatam que as animações que aparecem ao abrir e fechar aplicativos e ao navegar pelo menu provocam enjoo e vertigem. 'Xiiiii...'
#enquantoisso, a Samsung não para de evoluir e lançou no dia 4, um 'relógio inteligente' chamada 'Galaxy Gear'. O lançamento aconteceu na pré-IFA, feira de tecnologia que acontece anualmente em Berlim, na Alemanha. A empresa sul-coreana lançou o Galaxy Gear para tentar facilitar o controle do seu Smartphone por meio de um acessório de pulso. Os usuários usam a tela sensível ao toque do relógio – um display Super AMOLED de 1,63” – para navegar e acessar suas opções. Já pensou? O Gear tem ainda uma câmera em sua pulseira para registros mais rápidos. De acordo com a Samsung, bastam dois toques na tela do relógio para acessar a função e bater uma foto. Estão inclusos na própria pulseira, um alto-falante e um microfone, que permitem atender uma ligação e falar com outra pessoa sem tirar o Smartphone Galaxy do bolso. E não é só isso! O relógio inteligente da Samsung também pode receber comandos de voz, seja para ligar para outra pessoa, mandar mensagens ou estabelecer alarmes. Ele tem ainda um acelerômetro (o que o torna sensível a gestos e movimentos) e, de acordo com a empresa sul-coreana, tem bateria com duração de cerca de 25 horas. Ou seja, dura apenas um dia. A a Samsung anunciou também o novo tablet, o 'Galaxy Tab Note', com tela de 10 polegadas, quase o mesmo tamanho do iPad, da Apple e também o 'Phablet', que são aparelhos maiores que um smartphone, mas menores que um tablet, e que buscam justamente integrar funções dos dois.
E o Instagram já é sucesso nas redes sociais. No dia 8, a rede social atingiu a marca de 150 milhões de usuários. De acordo com o textos, mais de 60% dos usuários são de fora dos Estados Unidos. Nos últimos seis meses, 50 milhões começaram a utilizar o serviço. O texto cita os protestos no Egito e viagens aos Estados Unidos como momentos registrados pelo usuários. O Instagram ainda agradeceu os usuários e disse que aguarda novas criações. Então, vamos acompanhar... Aproveitar que no dia 4, eu abri uma nova conta no Instagram! Para ver as fotos tiradas (e editadas) no meu instagram, clique aqui ou siga: @lucianoamorim94.
E em setembro, o Google completou 15 anos e no dia do seu aniversário de 15 anos, o Google mostra que não tem medo do passado. Além do jogo para quebrar pinhatas exibido no dia 27, para comemorar a data, a empresa criou para uma surpresa adicional para mostrar como era a forma de pesquisar em 1998. Para acionar a viagem no tempo basta pesquisar no Google por “Google in 1998”. A resposta é um resultado da pesquisa exibido conforme os padrões da época: não há fotos e não há informações adicionais além dos links. O formato da página também não mostra opções para outros serviços como as imagens, o Maps, o Books e o Shopping. Muito menos, uma lista de ferramentas, como os recentes Gmail e Google+. O logotipo do Google também mudou. O ponto de exclamação que a companhia mantinha no início, à exemplo da rival Yahoo!, foi retirado com o tempo e até as cores mudaram.
Quatro personalidades morreram em setembro. No dia 1º, morreu aos 74 anos, o jornalista britânico David Frost, que ficou famoso por suas entrevistas com o ex-presidente dos Estados Unidos. David Frost, que trabalhou para a BBC durante a sua carreira na televisão de mais de 50 anos, entrevistou Richard Nixon sobre o escândalo Watergate, após a renúncia do presidente dos Estados Unidos. Estas entrevistas transmitidas em 1977 resultaram em um filme em 2008, Frost/Nixon. No dia 13, morreu o ex-ministro e fundador do PT, Luiz Gushiken. Ele tinha 63 anos e estava internado no hospital Sirio-Libanês, em São Paulo, onde fazia tratamento contra um câncer no estômago. No dia 23, o carnavalesco Fernando Pamplona, morreu aos 87 anos. Considerado o "pai de todos" os carnavalescos do Rio, artista fez história no desfile das escolas de samba a partir dos anos 60, quando introduziu os enredos afros nos desfiles, e colocou o Salgueiro no patamar das grandes agremiações cariocas. Foi o líder de uma geração de carnavalescos que brilhou nos anos seguintes em várias escolas: Arlindo Rodrigues, Joãosinho Trinta, Rosa Magalhães, Renato Lage, Maria Augusta, dentre outros. E também no dia 29, morreu o ator e secretário de Defesa dos Animais da cidade do Rio de Janeiro, Claudio Cavalcanti. Ele tinha 73 anos. Claudio Cavalcanti era considerado um nome importante no cenário artístico brasileiro. Já trabalhou como ator, diretor de TV, produtor teatral, escritor, tradutor, cantor, dublador, radialista
Entrou no ar a meia-noite do dia 1º, a Rádio JC News FM, a primeira rádio 'all-news' do Nordeste. Com a frequencia de FM 90,3, a rádio vai ter 24h só de informação, com o sotaque pernambucano. Com sede em Recife, a emissora (que vai ser o carro chefe) do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, o maior e melhor grupo de comunicação do Nordeste, vai ter 190 profissionais. Entre os comunicadores da JC News FM são: Graça Araújo, Aldo Vilela, Antônio Martins, Everson Teixeira, Édem Pereira, Marcelo Araújo, Joffre Melo e Carlos Miguel. Além de equipe de esportes, com o comentarista Maciel Jr. Com a estreia da Rádio JC News FM, a Rádio CBN não vai abandonar no Recife, e sim, mudar a frequência, migrando para o FM 97,1. A CBN ocupou a FM 90,3 desde o primeiro dia de julho de 2004. Veja em dois vídeos, a estreia da Rádio JC News FM e a mudança da Rádio CBN no Recife.
Nos bastidores da #TELEVISÃO, destaque vai para o SBT, que em setembro, teve as mudanças, eu diria, 'desagradáveis'. Com o resultado insatisfatório da reprise da versão brasileira do 'Carrossel' nos índices de audiência, que tinha acabado um mẽs antes de ser re-exibida, Silvio Santos decidiu cancelar a atração para dar espaço à um novo jornal, que inicialmente seria chamado (ou a volta) de 'Aqui Agora'. A decisão foi comunicada ao público por meio de um comunicado exibido nos intervalos comerciais da emissora, que foi escrito pelo próprio Silvio Santos. Neila Medeiros, que era apresentadora do SBT Brasília, foi escolhida para apresentar o telejornal, que segundo o comunicado, foi “a única apresentadora capaz de apresentar sozinha o programa enfrentando Datena e Marcelo Rezende”. Aím no dia 16, o titulo do programa foi alterado de 'Aqui Agora' para 'Boletim de Ocorrências'. E um dia depois, no dia 17, o título do programa mudou mais uma vez, passando a ser chamado de 'SBT Notícias'. As alterações no título do programa também foram feitas por decisão de Silvio Santos. Como diz o Edu Cesar, do Papo de Bola, que os profissionais da criação visual eforam feito 'Valdirenes', ou sejam, 'piradinhos', em relação a parte gráfica e vinhetas. A estreia do jornalistico foi marcada para o dia 23 de setembro, uma segunda-feira, no lugar da reprise de 'Carrossel'. No dia da estreia, o programa registrou 5 pontos de média e 7 de pico no Ibope da grande São Paulo, mantendo os índices anteriores registrados pela emissora com 'Carrossel'. Aí o telejornal teve uma 'melhora' por um curto tempo, mas (quase) dois meses depois, no dia 15 de novembro, o telejornal saiu do ar. Motivo: Após registrar números considerados muito baixos para a audiência da emissora, Silvio Santos decidiu cancelar o SBT Notícias. E no lugar, foi foi substituído por reprises da série americana 'Eu, a Patroa e as Crianças'. Sei não, hein?! Duas coisas que são 'deselegantes' no SBT. A primeira é que o jornalismo da emissora, ainda não está produzindo o conteúdo em HD. E segundo, é porque eu não estou assistindo mais a programação da emissora, porque quando eu vejo no meio de uma cena de um filme ou as séries da emissora, fica aparecendo o anúncio dos Cosméticos Jequití num piscar de olhos, enquanto o áudio original continua no ar. Segundo o colunista Ricardo Feltrin, do F5, há mais de um ano o SBT vem fazendo essa publicidade dos produtos Jequiti. Tal formato de publicidade é vetado em alguns países, por ser considerado subliminar. Por aqui, no entanto, a Conar, Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, não pensa em tomar nenhuma atitude. Feltrin disse que "essa modalidade de publicidade não tem absolutamente nada a ver com merchandising. É pura invasão visual de um produto sem nenhum aviso prévio, inserido no conteúdo de programação. A imagem dos produtos Jequiti ficam tão pouco tempo na tela que muitas vezes é praticamente impossível sequer descobrir do que se trata." E disse mais: "para quem é considerado um gênio da TV, essa ação parece uma bela bola fora do senhor Silvio Santos. Incomoda, irrita o telespectador e certamente não vende mais produto por isso. Pelo contrário. Só de birra, muita gente vai passar longe de produtos assim." Eu concordo plenamente com o Feltrin. Aliás, assim como era com o Baú da Felicidade, os cosméticos Jequiti já são um dos principais anunciantes do SBT. Até hoje, eu não assisto nenhum programa do SBT, por causa dos anuncios subliminares da Jequiti, em menos de um segundo. Então, eu não vou falar mais nada, mas o SBT, merece, mais do que a pior emissora de televisão de 2013, um #ProChuveiro e um chute #NACANELA!
A TV Record, completou 60 anos no dia 27. A emissora foi fundado no dia 27 de setembro de 1953, pelo fundador Paulo Machado de Carvalho. No final da década de 1980, o canal, que antes pertencia a Paulo Machado de Carvalho e Silvio Santos (e chegava a beira da falência), foi comprado pelo empresário e líder espiritual Edir Macedo, fundador da neopetencostal Igreja Universal do Reino de Deus. Várias mudanças evoluíram ao longo dos 60 anos, dos programas até a logomarca. Atualmente, a Rede Record possui 14 emissoras próprias (São Paulo; Rio de Janeiro; Belo Horizonte; Brasília; Porto Alegre; Belém; Goiânia; Salvador; Itabuna, BA; Campos, RJ; Rio Preto, SP; Franca/Ribeirão Preto, SP; Santos, SP; e Bauru, SP) e 101 afiliadas totalizando 114 emissoras, sendo a mais antiga emissora de TV em atividade no país. A Record Internacional foi lançada em 2003, e está presente em 110 países e leva programas que são sucesso no Brasil. A Record Internacional contêm 6 canais que levam sinal digital pelo mundo e 17 emissoras. Em 2007, foi lançado a Record News, primeiro canal de notícias 24 horas da TV aberta no Brasil, com emissoras prórias em São Paulo, Florianópolis e Belém e nove afiliadas, além das retransmissoras, via satélite, cabo e parabólica.
Após o anúncio, o cantor declarou em uma rede social que o momento é muito triste, mas que irá continuar cantando. Segundo a assessoria, Bell seguirá em carreira solo. Horas após o cantor Bell Marques ter anunciado que vai deixar a banda Chiclete com Banana a partir do carnaval de 2014, foliões de todo o país procuraram a Central do Carnaval através da internet para comprar abadás do trio mais tradicional do artista, o Camaleão, além de outros mais populares, como o Nana Banana. O Chiclete com Banana é uma das bandas de axé mais tradicionais do carnaval de Salvador. O artista puxa os blocos Nana Banana, Voa Voa e Camaleão. Músicas como "Diga que Valeu", "Não vou Chorar", "100% Você", "Cara Caramba", "Cabelo Duro é Assim", "Chicleteiro Eu, Chicleteira Ela", "Cabelo Raspadinho" e "Nana Banana" são alguns dos sucessos do grupo, que ficaram famosas na voz de Bell. O grupo já gravou 27 discos e dois DVDs, além de ter conquistado prêmios pelo Brasil e exterior. A banda faz em média 130 shows por ano. Em entrevista ao 'Fantástico', da Globo, no dia 15, ele disse que não sabe como vai ser a banda Chiclete com Banana sem o Bell Marques. Mas calma, 'chicleteiros'... O Bell Marques vai continuar cantando nos principais festivais de verão, como o 'Fest Verão Paraíba' e o 'Festival de Verão de Salvador', ambas em janeiro. Ou seja, vamos curtir os últimos momentos de Bell Marques no Chiclete com Banana nesse #Verão2014!
Quatro dias depois do último MTV AO VIVO, no dia 30, teve o dia da despedida da emissora. O último programa da MTV na era Abril e na TV Aberta foi 'O Último Último Programa do Mundo'. Às 23h45, começou o Tchau MTV com uma compilação de vinhetas e um depoimento do VJ Thunderbird. Logo depois, Cuca Larazotto anunciou o clipe de despedida, repetindo sua primeira aparição no canal, em 1990, quando apresentou o clipe de estreia, Garota de Ipanema, de Marina Lima. Desta vez, o clipe escolhido foi Maracatu Atômico, de Chico Science e Nação Zumbi. Na transmissão, Cuca justificou a escolha dizendo que Chico Science teve uma passagem meteórica pela música e pela MTV (o cantor morreu em 1997), mas deixou sua marca de modo definitivo. Em seguida, Astrid Fontenelle, no mesmo fundo de chroma-key em que anunciou a estreia da MTV Brasil, fez seu encerramento exaltando os 23 anos de história da emissora e desejando vida longa à nova MTV. Astrid e a produção se despediram com uma salva de palmas. A MTV Brasil encerrou suas transmissões com um clipe em preto e branco mostrando os funcionários ao som da música Ôrra Meu!, de Rita Lee, e o logotipo da emissora com as cores da bandeira nacional. Com isso, às 23:59:59 do dia 30 de setembro de 2013, fechou o ciclo de 23 anos da MTV Brasil na era Abril e na TV Aberta no Brasil.
A devolução da marca MTV para a Viacom, é mais uma da reestruturação do Grupo Abril, que começou em junho, após a morte de Roberto Civita. Em julho, segundo o portal Estadão e do jornal Folha de S. Paulo, a mudança, encarada por muitos do setor como o fim da MTV Brasil, é resultado do rompimento do acordo de licenciamento da marca firmado entre a Abril e o conglomerado de mídia americano Viacom. A empresa brasileira decidiu devolver a marca à americana, "como parte de seu processo de reestruturação". Em nota, a Abril disse que está "no processo de decisão sobre o futuro da sua rede de radiodifusão", que permanece sob sua propriedade. O grupo tinha direito de usar a marca até 2018. A MTV Brasil tinha mais de 100 emissoras afiliadas e retransmissoras pelo Brasil, além por via satélite, cabo e parabólica. Além disso, a emissora também foi transmitia ao vivo pela internet.
Trinta segundos depois, no dia 1º de outubro, entrou no ar o Ideal TV, com a programação de reprises do canal do Grupo Abril, que foi encerrado em 2009. Mas o início das transmissões do canal Ideal TV e a nova MTV na era Viacom e na TV paga, eu vou contar no próximo post, no 'destaques de outubro'.
Fonte: Diário Gaúcho, Notícias da TV por Flávio Ricco, Portal NaTelinha, Folha de S. Paulo e Estadão Conteúdo
E esses foram os destaques de setembro que teve #MENSALÃO, espionagem, Assembleia Geral da ONU em New York City, uma americana que fez 'clipe de dança' para pedir demissão e vídeo vira hit, entre outros...
Mas o mês de setembro teve comemoração no jornalismo impresso. O Diário Catarinense, de Florianópolis, completou no dia 7, 10 mil edições. O jornal foi fundado no dia 5 de maio de 1986 e se tornou o primeiro jornal da América Latina a ser produzido por computadores. Para ver o post especial, relembre aqui!
No próximo post, os destaques de Outubro.
Com informações e apoio de: G1 SC, G1 RS, G1 RJ, G1 SP, G1 PR, G1 MG, G1 BA, G1 Mogi, Suzano e Região do Alto Tietê, G1 Itapetininga e Região, G1 Globo Natureza, O Globo, Pioneiro, Extra, Estadão Conteúdo, BBC, Deutsche Welle, Expresso (Portugal), RTVE.es, EFE, ClicRBS, Portal NE10, Site F5, Notícias da TV, Na Telinha, Wikipedia, Meio&Mensagem e site Webmanario, GLOBOESPORTE.com e G1