sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

#DESTAQUESDE2012 // Os destaques de Maio


Continuando a série especial neste blog falando sobre o que foi notícia em 2012, vamos aos destaques de maio.

Foto: Mary Altaffer/AP
O mês de maio começou com protestos. O protesto do Dia do Trabalhador liderado pelo movimento "Ocupe Wall Street" em Nova York acabou em confrontos com a polícia na terça-feira, 1º. Alguns manifestantes foram detidos pela polícia. Os protestos do grupo na data, organizados em diferentes cidades dos Estados Unidos, são vistos como uma tentativa de fazer a luta contra a "ganância corporativa" voltar ao centro das atenções, como o movimento conseguiu fazer no ano passado. A tradição de manifestações trabalhistas no 1º de Maio é menos intensa nos EUA do que em outros países, já que o Dia do Trabalhador é celebrado em setembro nos Estados Unidos.

Foto: Manuela Scarpa/Photo/Rio News
Mas o principal destaque do mês de maio é as fotos da atriz Carolina Dieckmann nua que foram vazadas na internet no dia 4. Diversos sites divulgaram na internet cerca de 36 fotos pessoais de Carolina, inclusive ao lado do filho de quatro anos, o que, segundo o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, “agrava de forma substancial o crime”. No dia 5 de maio, o advogado disse que Dieckmann foi chantageada em R$ 10 mil por fotos. No dia 23 de abril, a atriz revelou em sua conta no microblog Twitter a desconfiança de que alguém estivesse acessando o computador dela pela internet. Ela escreveu: "Tô (sic) sendo constantemente hackeada, sempre segunda-feira de manhã... Que estanho, viu? Tô de olho!!!".

Foto: Regis Duvignau/Reuters
Outro principal destaque é as eleições na França. O candidato socialista François Hollande venceu nas eleições presidenciais no domingo, 6, depois de Nicolas Sarkozy, atual presidente francês, ter reconhecido a derrota no pleito. Hollande se lançou na disputa pela presidência em meio a ironias, sendo considerado "brando" demais e provinciano demais. Mas o candidato socialista traçou tenazmente seu caminho até se tornar o favorito à eleição presidencial. Ele tomou posse no dia 15 de maio e vai governar o país por 4 anos.

Foto: Zef Nikolla/EFE
Outro principal destaque de Maio é a estreia do Facebook na bolsa de valores de New York City, no dia 18. Em meio a uma multidão na sede da rede social da Califórnia, nos EUA, o fundador Mark Zuckerberg e centenas de funcionários da maior rede social do mundo, animaram a abertura do mercado. No grupo, estavam executivos de destaque da rede social, como Sheryl Sandberg, responsável pelas operações da companhia e que recebeu um salário maior que Zuckerberg durante o ano de 2011. David Ebersman, executivo responsável pela área financeira do Facebook, estava presente na sede da Nasdaq na Times Square, em New York, onde telas gigantes exibiam um sinal “Bem-vindo Facebook”. Atualmente, 901 milhões de usuários do mundo acessam o Facebook, sendo que 46 milhões de pessoas são do Brasil - inclusive eu.

Na #ECONOMIA, A Azul Linhas Aéreas, terceira maior companhia do mercado brasileiro, e a Trip, sexta no ranking doméstico, anunciaram oficialmente na segunda-feira, 28, que assinaram um acordo de associação. Juntas, Azul e Trip somam 112 aeronaves, 837 voos diários, 316 rotas, 96 cidades atendidas e 15% do mercado doméstico, segundo as companhias.

Foto: Pierre Teyssot/AFP

Um terremoto de 5,9 graus de magnitude na escala Richter atingiu o norte da Itália, a 35 km da cidade de Bolonha, às 2h03, horário local (23h03, no horário de Brasília) de domingo, 20. Sete pessoas morreram e 50 ficaram feridas.

E o cantor Pedro Leonardo acordou e saiu do coma no qual se encontrava há um mês, depois de um acidente de carro, em Goiás, e estaria consciente, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A acessora de imprensa do filho do cantor Leonardo, Ede Cury,  relatou que Pedro Leonardo acordou ao ser instigado pela própria mãe. "Pedro, fala oi pra mãe! Aí ele virou e falou: 'Oi, mãe!'", contou. Em seguida, os médicos entraram na UTI e trocaram os aparelhos da traqueostomia para que ele pudesse falar melhor.' Ede Cury contou que a mãe de Pedro Leonardo, Maria Aparecida Dantas, foi quem informou que o filho acordou. A equipe médica do Hospital Sírio-Libanês que cuida do cantor confirmou a informação ao G1 São Paulo. Apesar de Pedro ainda estar internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ele está consciente e até respondeu a algumas perguntas dos médicos. Ao ser questionado sobre quem era o pai dele, ele sorriu e respondeu: "Leonardo". 

Maio foi o mês de perdas na música. No dia 17 de maio, morreu aos 63 anos, a cantora Donna Summer. Ela batalhava contra o câncer de pulmão. Chamada de rainha da disco music, embora não gostasse do rótulo, ela vendeu aproximadamente 130 milhões de discos em todo o mundo. Summer ganhou cinco prêmios Grammy e fez sucesso, principalmente nos anos 70, com músicas como "Last Dance," "Hot Stuff", "She Works Hard for the Money" e "Bad Girls".

Foto: Reuters
No dia 20, o músico Robin Gibb, que junto com os irmãos Barry e Maurice formaram o Bee Gees, um dos grupos de maior sucesso da era disco, morreu aos 62 anos, após uma longa batalha contra o câncer, informou o site oficial da banda. Gibb entrou para o Hall da Fama de compositores em 1994 e a banda passou a incluir o Hall da Fama do Rock três anos mais tarde. A formação do Bee Gees, fundado na Ilha de Man, no Reino Unido, continha ainda o irmão mais velho, Barry. A banda foi uma das mais famosas dos anos 70 e 80, com mais de 200 milhões de discos vendidos e temas tão conhecidos como 'How Deep is your Love' ou 'Stayin' Alive'.

E o sertanejo do sécolo XX está de luto. Morreu no dia 4, aos 91 anos, o cantor Tinoco. Ele fazia parte da dupla Tonico e Tinoco. Tinoco nasceu em Pratânia, no interior de São Paulo. Com o irmão João Salvador Perez, o Tonico, formou a dupla Tonico e Tinoco, uma das mais importantes da história da música brasileira. Eles realizaram quase mil gravações ao longo de sua trajetória musical, que começou em 1935, e venderam mais de 150 milhões de cópias de seus 83 discos. A dupla acabou em 1994 com a morte de Tonico no dia 13 de agosto. Juntos, os dois realizaram cerca de 40 mil apresentações em toda a carreira. "Tristeza de Jeca", "O menino da porteira", "Chico mineiro" e "Moreninha linda" estão entre os maiores sucessos de Tonico e Tinoco.

Na #CPIDoCachoeira, no dia 22 de maio, o bicheiro o contraventor Carlinhos Cachoeira, se recusou a responder perguntas,  os integrantes da CPI mista que apura a relação do bicheiro com políticos e autoridades aprovaram requerimento da senadora Kátia Abreu (PSD-TO) que colocou fim à reunião. Cachoeira foi preso em fevereiro pela Polícia Federal, durante a Operação Monte Carlo, e levado para a penitenciária de Mossoró, RN. Em abril, foi transferido para o presídio da Papuda, em Brasília. Cachoeira é apontado como chefe de uma quadrilha que explorava o jogo ilegal em Goiás e tinha vínculo com autoridades públicos e parlamentares, segundo a investigação da PF. Ele foi levado para depor na CPI por um comboio da Polícia Federal e do Departamento Penitenciário Nacional, a Depen.

E pra terminar, ainda no caso da #CPIDoCachoeira, um bate-boca aconteceu na comissão do senado no dia 31. O presidente da CPI do Cachoeira, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), decidiu encerrar a sessão de depoimento do senador Demóstenes Torres, que está sem partido, após a recusa dele em falar aos integrantes da comissão e depois de um bate-boca entre parlamentares - um a favor e outro contrário ao direito de Demóstenes ficar calado. Demóstenes chegou à CPI às 10h40 e logo afirmou que não responderia a perguntas e permaneceria em silêncio durante a sessão, usando a "faculdade prevista na Constituição Federal de permanecer calado". Assim que Demóstenes manifestou a intenção de não falar, o deputado Silvio Costa (PTB-PE) começou a questionar a postura do colega, chamando-o, aos gritos, de "hipócrita" e "mentiroso". "Se o céu existir, o senhor não irá para o céu, porque o céu não é lugar de mentiroso. Não é lugar de gente hipócrita!", disse Costa. Um bate-boca daqueles... Olha só as imagens...


Na minha opinião, o mês de maio foi morno, mas pegou fogo...


Depois eu conto os destaques de junho, que pegou fogo ainda, hein?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário