Pessoal, no dia 2 de dezembro, no domingo, a TV Digital aberta e gratuita completa 5 anos aqui no Brasil. Uma iniciativa que está dando certo ao longo de muitos anos. Parece q foi ontem, né?!
A chegada da Televisão Digital no Brasil começou na década de 1990, na era, pra assistir, você tem que pagar pra ver. A SKY e a DirecTV foram as primeiras operadoras de TV por Assinatura no Brasil.
Em 2003 o então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o Decreto de lei n.º 4.901, que criou o Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre, ou SBTVD, e o Comitê de Desenvolvimento, responsável pela sua implementação. Após o término da primeira fase de estudos em junho de 2006, o presidente Lula assinou o decreto de lei do n.º 5.820 que criou Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre, responsável por padronizar e harmonizar as tecnologias nacionais, desenvolvidas pelas universidades e centros de pesquisas brasileiros, com a tecnologia da ARIB, que em inglês, a Association of Radio Industries and Businesses, que fica no Japão, entre outras.
A partir daí, no dia 2 de dezembro de 2007 (que era um dia triste para os corinthianos com a queda da Série B do Brasileirão 2007), ás 20h30min, horário de Brasília, 19h30min horário do Nordeste que não tem o horário de verão naquela época, iniciaram as transmissões oficiais da TV Digital do Brasil. O então presidente Lula e o ministro das Comunicações naquela época, Hélio Costa, em uma cerimônia em São Paulo, anunciou o lançamento da TV Digital no Brasil, o pronunciamento foi transmitido ao vivo para todo o Brasil. Como você vê no vídeo do canal /zelacerda, do YouTube.
Depois do pronunciamento do presidente Lula, um vídeo institucional de 5 minutos marca o lançamento da TV Digital do Brasil. Além da retrospectiva dos acontecimentos que marcaram a TV brasileira ao longo dos 57 anos. Um video, que pra mim, foi emocionante. Detalhe, no início e no fim do vídeo, a Família Nascimento, naquela época, promoveram uma festa do lançamento da TV Digital do Brasil com os amigos. Vídeo do canal /leomagamon do YouTube.
Logo após, o SBT, Sistema Brasileiro de Televisão, fez a primeira transmissão digital do Brasil, exibindo o filme "Alexandre, O Grande", um filme com 3 horas de duração, no qual o telespectador poderia conhecer e avaliar bem a imagem em HDTV. Como você vê no vídeo da chamada do canal /kidsdell, do YouTube.
Naquela época, São Paulo e Região Metropolitana iniciava as transmissões, os preços dos televisores com tecnologia HD ainda é um pouco salgado e o dos conversores também. Globo, SBT, Record, Band e RedeTV! foram as primeiras emissoras a transmitir a nova tecnologia, além da TV Cultura, da TV Gazeta de São Paulo, da MTV, da Play TV, naquela época e a CBI.
Também naquela época, as primeiras novelas a exibir em HD foram "Duas Caras", na Globo e o "Dance, Dance, Dance" na Band. O primeiro telejornal em Alta Definicão foi o "Jornal da Band". Aliás, RedeTV! e Band foram as pioneiras a transmitir o sinal digital para a capital paulista. Nos canais, os programas em HD eram transmitidos em poucas horas.
O 'Jornal da Band' foi o primeiro telejornal do Brasil em alta definição. Veja no vídeo em 2008 na apresentação de Ricardo Boechat e Mariana Ferrão, hoje, apresentadora do 'Bem Estar' nas manhãs da Globo. Vídeo do canal /gabrielscanabarro, do YouTube.
Quando a Televisão Digital foi inaugurada na Grande São Paulo, imaginava-se que ela chegaria ao Rio entre fevereiro e março de 2008. O que aconteceu é que essa inauguração foi adiada para meados de abril. Tanto em Belo Horizonte quanto no Rio, onde os testes das emissoras começariam 15 de abril e as transmissões iniciariam formalmente em 25 de abril de 2008. Entretanto, as emissoras realizaram os testes de seus sinais independentemente uma da outra. A RedeTV! antecipou-se à Rede Globo e iniciou as transmissões digitais em Belo Horizonte no dia 7 de abril, e no Rio de Janeiro no dia 8 de abril, fazendo com que elas fossem a segunda e a terceira metrópole brasileira a receber e transmitir os sinais, respectivamente.
Veja o vídeo institucional da TV Globo, no Rio de Janeiro, sobre a chegada da TV Digital na capital carioca. Comercial apresentado pela atriz Marina Ruy Barbosa, que era adolescente naquela época. Vídeo do canal /sorokabaville do YouTube.
No segundo semestre de 2008, várias afiliadas da Rede Globo iniciaram as transmissões digitais, sendo por um bom tempo as únicas a fazê-lo. A primazia entre as afiliadas coube à TV Anhanguera de Goiânia, que começou antes de outras cidades que se julgavam aptas para começar antes, assim como também foi a pioneira na Região Centro-Oeste. Foi no dia 4 de agosto de 2008. Nesta época, também deu-se o início da expansão para a Região Sul, através da RPC TV de Curitiba (22/10) e da RBS TV Porto Alegre (4/11) e a Região Nordeste, com a TV Bahia de Salvador (1/12). No dia 16 de dezembro, a EPTV de Campinas, SP, passou a ser a primeira afiliada no interior com transmissão definitiva em digital. A última emissora a começar as transmissões da TV Digital em 2008 foi a TV Centro América, de Cuiabá, no dia 16 de dezembro.
Veja o vídeo institucional da EPTV Campinas, afiliada da Globo, sobre a chegada da TV Digital na cidade do interior de São Paulo. Vídeo do canal /portaleptv do YouTube.
E depois, foi crescendo, foi crescendo e foi crescendo, até que no no final de julho de 2012 a TV Acre, de Rio Branco e a TV Rondônia, de Porto Velho, afiliadas da Rede Globo, iniciavam as transmissões digitais, sendo as últimas que faltavam. Assim, todas as 26 capitais brasileiras, além do Distrito Federal passam a ter acesso à TV Digital, além de algumas cidades do interior.
Gráfico mostra a evolução da TV Digital, ao longo dos 5 anos. |
Desde 2007 até de agosto de 2012, 44.9 milhões de brasileiros residentes nas capitais e 43.041.964 habitantes de outras cidades já tem acesso a pelo menos um dos canais digitais brasileiros, de acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a IBGE.
E tem mais, esta semana, a TV Digital chegará em mais três cidades do Paraná. De acordo com o portal SULBRTV, a RPC TV, afiliada da Rede Globo no Paraná, vai inaugurar o sinal digital em Guarapuava, no dia 6, quinta-feira, em Ponta Grossa, na outra terça-feira, 11 e em Paranavaí, no dia 18, numa terça-feira. Assim, todas as oito emissoras da RPC TV no Paraná vão exibir o sinal digital. Vai ser o primeiro estado do Brasil a ter a afiliada da Rede Globo cobrir todo o Paraná, em alta definição. Só falta o estado de São Paulo que vai completar ainda e o Rio de Janeiro também. E mais, a TV Digital chegou também nas cidades de Volta Redonda e Resende, que fica na região Sul do Rio de Janeiro. No dia 29 de novembro, na quinta-feira passada, a TV Rio Sul, afiliada da Globo no Sul Fluminense, estreou o sinal digital para a região.
►Saiba mais
Veja a lista de cidades brasileiras onde tem a TV Digital
Veja mais sobre a TV Digital no Brasil no Wikipedia
Com a TV Digital, você pode assistir em qualquer lugar, pode ser no ônibus, na van, nos carros, nos celulares e até nos TV's portáteis, como se fosse um radinho de pilha, usado até hoje.
Para assistir a TV Digital e de Alta definição, você precisa de uma TV de Plasma, de LCD ou de LED com conversor digital integrado. Para assistir a TV Digital nas TV's Convencionais, ou de Tubo, você precisa de uma antena UHF e um conversor digital para colocar na TV analogica.
Clique para ampliar |
Outra grande diferença da TV de Alta Definição para a TV comum, é a abrangência do alcance da câmera, imitando o potencial do olhar humano e ampliando a visão para as laterais. Isso é muito bom! Por exemplo, se uma imagem de TV exibir sem Alta Definição, as barras pretas aparecem. Olha só.
Crédito: Reprodução/TV Globo Minas |
Para saber mais, veja o vídeo explicativo, apresentado por Zeca Camargo, do Fantástico, da Rede Globo, falando sobre a TV Digital, além de tudo o que foi citado aqui. Vídeo do canal /leandro26pe do YouTube.
No Brasil, as transmissões da TV analógica encerram no dia 29 de julho de 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário