Pessoal, nesta quinta-feira, 24, dia em que a capital de Goiás completa 80 anos, a TV Anhanguera faz o seu cinquentenário. A emissora entrou no ar em 24 de outubro de 1963, por Jaime Câmara e seus irmãos Joaquim Câmara Filho e Vicente Rebouças, tornando-se a segunda emissora a entrar no ar em Goiás, já que a primeira foi a TV Rádio Clube de Goiânia, que foi fundado em 7 de setembro de 1961 com a extinta TV Tupi e que atualmente é chamada Record Goiás. A emissora entrou no ar como afiliada à Rede Excelsior.
Seu primeiro programa e é exibido até hoje é A Hora do Ângelus. Diversas atrações faziam parte da programação da emissora, desde programas de auditório à telenovelas, como Drácula e A Família Brodie.
Em 1967, a emissora sofreu um incêndio devastador, cujo prejuízo foi (na época) de NCr$ 1 bilhão de Novos Cruzeiros. Contou com ajuda da então TV Goiânia e da TV Paranaense, atual RPC TV, para voltar ao ar, duas semanas depois. O mercado publicitário também se uniu para ajudar a empresa a se reeguer. O publicitário Fued Naciff, foi quem levantou a bandeira de que os anunciantes deveria pagar normalmente para a empresa, no intuito de que ela tivesse créditos para sua recuperação. Em 1968, com o piorar da situação da Rede Excelsior, passa a transmitir os programas da Rede Globo.
A afiliação com a rede carioca é efetivada em 1969, quando passa a transmitir o Jornal Nacional e passa também a receber os programas da Globo via micro-ondas da Embratel durante a madrugada (somente o JN era ao vivo). Nessa época, a Anhanguera ainda aplicava programas locais, como o República Livre do Cerrado, programa de auditório apresentado pelo Coronel Hipopota (conhecido como o Chacrinha goiano) até sua morte em 1982 e O Mundo é das Crianças, infantil apresentado por Magda Santos até 1976, além de pequenos noticiários, como o O Popular no 2. Programas como: "General Novilar,Comanda o Espetáculo, apresentando por Fued Naciff, também fez grande sucesso, distribuindo vários prêmios. Juventude Comanda apresentado por Arthur Rezende, foi outro programa de grande destaque.
Com a consolidação do padrão global, as atrações locais vão sendo extintas, ficando alguns poucos programas de cunho regional e os telejornalísticos, como o Fatos em Manchete, Jornalismo Eletrônico (padrão antigo da Globo de telejornalismo loca naquela épocal), Retrospectiva, Jornal do Campo e os blocos locais do Jornal Hoje e Jornal Nacional, apresentados por Jackson Abrão, José Divino e Paulo Beringhs. A partir de 1980, a Anhanguera, já poderosa por ser afiliada à Globo muda de sede, saindo do Centro de Goiânia para a longínqua Serrinha, hoje bairro semi-nobre.
Em 1981, a TV Anhanguera foi a emissora responsável pela geração de imagens da cerimônia de outorga das Redes SBT e da Manchete, diretamente de Brasília.
Em 1983 são criados os telejornais Bom Dia Goiás, Jornal Anhanguera e um bloco local dentro do Jornal da Globo. Em 1987, estreiava o Jornal Anhanguera: Edição do Almoço ou Jornal do Almoço, como ficou conhecido. Em 1993, é relançado o Jornal do Campo.
Em 2000, a emissora passa a adotar o novo padrão de telejornalismo local das emissoras da Globo, o jornalismo comunitário e reformula as duas edições do Jornal Anhanguera, que ganha novo cenário. Foi a primeira emissora do estado a transmitir jogos do Campeonato Goiano de Futebol, a partir de 2001 a 2003 e desde 2007. Geralmente transmite uma partida para a rede no interior, e outra para Goiânia e região.
As transmissões em HDTV da TV Anhanguera iniciou no dia 4 de agosto de 2008, quatro dias antes do início das #Olimpíadas2008, em Beijing, na China. Foi a primeira afiliada da Rede Globo a lançar o sinal digital, o que demandou altos investimentos em equipamentos e reforma de suas instalações. O cenário foi reestilizado em no primeiro dia de 2009, seguindo o atual padrão Praça TV de 2005.
Aí, no dia 5 de julho de 2010, todos os programas da TV Anhanguera, incluindo os telejornais, passam a ser transmitidos em alta definição e ganhou novos cenários do padrão 2009 do Praça TV e passou a ser mais informal e agilidade.
A emissora ganhou a nova logomarca no ano passado.
Hoje, a Rede Anhanguera tem 11 emissoras, sendo 8 em Goiás (Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Jataí, Porangatu, Itumbiara, Luziânia e Catalão) e 3 no Tocantins (Palmas, Araguaína e Gurupi). É a maior rede regional da região Centro-Oeste do Brasil. A emissora exibe quatro telejornais, um bloco local do esportivo Globo Esporte, o Jornal do Campo, um programa de variedades, como Frutos da Terra, além do religioso Hora do Angelus. No horário do Bom Dia Praça, a emissora exibe o Bom Dia Goiás, em Goiás, e o Bom Dia Tocantins, no Tocantins. Já no horário do Praça TV, exibe o Jornal Anhanguera, que também conhecido pela sua sigla JA, tanto em Goiás como no Tocantins. No horário do Radar, exibe o boletim Cidade Já, durante a programação da emissora.
Então, dou aos parabéns aos 50 anos da Rede Anhanguera! E também aos 80 anos de Goiânia.
quinta-feira, 24 de outubro de 2013
sábado, 19 de outubro de 2013
Vem aí mais um Horário de Verão!
Se prepare! A meia-noite deste domingo, 20, começa mais um Horário Brasileiro de Verão. Esta é a 41ª temporada desde 1931 e 28ª temporada seguida desde 1985. A temporada 2013/2014 vai ser disponível nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde os relógios vão ser adiantados em uma hora. Pena em que as regiões Norte e Nordeste não vai aderir o Horário de Verão pela 11ª vez desde a temporada 2003/2004. A exceção dos estados de Tocantins e Bahia, ambos os estados vão ficar de fora do Horário de Verão.
Em Tocantins, a participação da temporada 2013/2014 não foi confirmada. Segundo o G1 TO, em 2012, o Tocantins foi incluído devido a uma solicitação do governador, Siqueira Campos, que alegou que seria melhor para se adequar ao horário de funcionamento dos bancos e às tabelas de horários dos voos nos aeroportos. A medida não foi bem aceita pela população e antes do início do horário, o governador pediu à presidenta Dilma Rousseff e ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a desistência do estado, mas o pedido não foi aceito. Foi a segunda vez que Tocantins participou do horário, a primeira foi em 2002.
Na Bahia, assim como na temporada 2012/2013, o governador Jaques Wagner anunciou que o estado não vai aderir a temporada 2013/2014 do Horário de Verão. E afirmou: "Eu vou me manter fora do horário de verão. Nós fizemos uma experiência no ano retrasado, houve uma reação [negativa] muito grande da população, então, independente daquilo que eu acho, eu tenho que ouvir a ampla maioria da população. A rejeição foi muito grande. Então esse ano eu vou me manter, como no ano passado, fora do horário de verão". Em 2011, o estado adiantou em uma hora o relógio após oito anos. Nesse ano, de acordo com o relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico, a Bahia economizou 105 megawatts em 2011, o que corresponde a 4,2% de toda a energia elétrica que seria consumida neste período.
O Norte e Nordeste não aderem à mudança, porque o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a ONS, avaliou que a economia nesses mercados é pouco expressiva, e não justifica a participação. Além da economia pouco expressiva de energia, os estados do Norte e Nordeste não aderem ao horário porque sua posição geográfica não favorece um aproveitamento maior da luz natural no verão, como ocorre nas demais áreas. De acordo com o ministério, por estarem mais próximos da linha do Equador, nesses locais incidem menos raios de luz ao longo do dia nos meses de verão.
O horário de verão é adotado em função do aumento da demanda por energia nesta época do ano, resultante do calor e do crescimento da produção da indústria com a aproximação do Natal - que tá chegando.
Desde 2008, a aplicação do horário diferenciado é regulamentada pelo Decreto n° 6.558, que fixou datas para o início e término. O começo é sempre no terceiro domingo de outubro, e o fim, no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Se a data coincidir com o domingo de carnaval (como aconteceu este ano), o encerramento é transferido para o domingo seguinte.
Sem o Horário de Verão no Norte e no Nordeste, os bancos, o comércio, os aeroportos e até as emissoras de TV e de Rádio ficam prejudicadas. Inclusive as provas do Enem, que vão acontecer nos dias 26 e 27 deste mês.
Para muitos, inclusive eu, o Horário de Verão é bom quando o sol se põe mais tarde. Por exemplo, em Porto Alegre, o sol se põe até ás 20h30 com o horário de verão. Para outros, não gostam porque quando as pessoas acordam cedo para trabalhar, por exemplo, até ás 6h, o dia ainda está escuro, quase amanhecendo. Mais, aos poucos vão se acostumando com a mudança.
*Vídeo do canal /diler2006b no YouTube
O horário de Verão termina no dia 16 de fevereiro de 2014 e vai durar 119 dias.
Assinar:
Postagens (Atom)