quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O cinquentenário da TV Anhanguera

Pessoal, nesta quinta-feira, 24, dia em que a capital de Goiás completa 80 anos, a TV Anhanguera faz o seu cinquentenário. A emissora entrou no ar em 24 de outubro de 1963, por Jaime Câmara e seus irmãos Joaquim Câmara Filho e Vicente Rebouças, tornando-se a segunda emissora a entrar no ar em Goiás, já que a primeira foi a TV Rádio Clube de Goiânia, que foi fundado em 7 de setembro de 1961 com a extinta TV Tupi e que atualmente é chamada Record Goiás. A emissora entrou no ar como afiliada à Rede Excelsior.

Seu primeiro programa e é exibido até hoje é A Hora do Ângelus. Diversas atrações faziam parte da programação da emissora, desde programas de auditório à telenovelas, como Drácula e A Família Brodie.

Em 1967, a emissora sofreu um incêndio devastador, cujo prejuízo foi (na época) de NCr$ 1 bilhão de Novos Cruzeiros. Contou com ajuda da então TV Goiânia e da TV Paranaense, atual RPC TV, para voltar ao ar, duas semanas depois. O mercado publicitário também se uniu para ajudar a empresa a se reeguer. O publicitário Fued Naciff, foi quem levantou a bandeira de que os anunciantes deveria pagar normalmente para a empresa, no intuito de que ela tivesse créditos para sua recuperação. Em 1968, com o piorar da situação da Rede Excelsior, passa a transmitir os programas da Rede Globo.

A afiliação com a rede carioca é efetivada em 1969, quando passa a transmitir o Jornal Nacional e passa também a receber os programas da Globo via micro-ondas da Embratel durante a madrugada (somente o JN era ao vivo). Nessa época, a Anhanguera ainda aplicava programas locais, como o República Livre do Cerrado, programa de auditório apresentado pelo Coronel Hipopota (conhecido como o Chacrinha goiano) até sua morte em 1982 e O Mundo é das Crianças, infantil apresentado por Magda Santos até 1976, além de pequenos noticiários, como o O Popular no 2. Programas como: "General Novilar,Comanda o Espetáculo, apresentando por Fued Naciff, também fez grande sucesso, distribuindo vários prêmios. Juventude Comanda apresentado por Arthur Rezende, foi outro programa de grande destaque.

Com a consolidação do padrão global, as atrações locais vão sendo extintas, ficando alguns poucos programas de cunho regional e os telejornalísticos, como o Fatos em Manchete, Jornalismo Eletrônico (padrão antigo da Globo de telejornalismo loca naquela épocal), Retrospectiva, Jornal do Campo e os blocos locais do Jornal Hoje e Jornal Nacional, apresentados por Jackson Abrão, José Divino e Paulo Beringhs. A partir de 1980, a Anhanguera, já poderosa por ser afiliada à Globo muda de sede, saindo do Centro de Goiânia para a longínqua Serrinha, hoje bairro semi-nobre.

Em 1981, a TV Anhanguera foi a emissora responsável pela geração de imagens da cerimônia de outorga das Redes SBT e da Manchete, diretamente de Brasília.

Em 1983 são criados os telejornais Bom Dia Goiás, Jornal Anhanguera e um bloco local dentro do Jornal da Globo. Em 1987, estreiava o Jornal Anhanguera: Edição do Almoço ou Jornal do Almoço, como ficou conhecido. Em 1993, é relançado o Jornal do Campo.

Em 2000, a emissora passa a adotar o novo padrão de telejornalismo local das emissoras da Globo, o jornalismo comunitário e reformula as duas edições do Jornal Anhanguera, que ganha novo cenário. Foi a primeira emissora do estado a transmitir jogos do Campeonato Goiano de Futebol, a partir de 2001 a 2003 e desde 2007. Geralmente transmite uma partida para a rede no interior, e outra para Goiânia e região.

As transmissões em HDTV da TV Anhanguera iniciou no dia 4 de agosto de 2008, quatro dias antes do início das #Olimpíadas2008, em Beijing, na China. Foi a primeira afiliada da Rede Globo a lançar o sinal digital, o que demandou altos investimentos em equipamentos e reforma de suas instalações. O cenário foi reestilizado em no primeiro dia de 2009, seguindo o atual padrão Praça TV de 2005.

Aí, no dia 5 de julho de 2010, todos os programas da TV Anhanguera, incluindo os telejornais, passam a ser transmitidos em alta definição e ganhou novos cenários do padrão 2009 do Praça TV e passou a ser mais informal e agilidade.

A emissora ganhou a nova logomarca no ano passado.


Hoje, a Rede Anhanguera tem 11 emissoras, sendo 8 em Goiás (Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Jataí, Porangatu, Itumbiara, Luziânia e Catalão) e 3 no Tocantins (Palmas, Araguaína e Gurupi). É a maior rede regional da região Centro-Oeste do Brasil. A emissora exibe quatro telejornais, um bloco local do esportivo Globo Esporte, o Jornal do Campo, um programa de variedades, como Frutos da Terra, além do religioso Hora do Angelus. No horário do Bom Dia Praça, a emissora exibe o Bom Dia Goiás, em Goiás, e o Bom Dia Tocantins, no Tocantins. Já no horário do Praça TV, exibe o Jornal Anhanguera, que também conhecido pela sua sigla JA, tanto em Goiás como no Tocantins. No horário do Radar, exibe o boletim Cidade Já, durante a programação da emissora.

Então, dou aos parabéns aos 50 anos da Rede Anhanguera! E também aos 80 anos de Goiânia.

Um comentário: