domingo, 29 de julho de 2012

Após 17 anos, finalmente, O GLOBO mudou!


Novo visual do jornal O Globo na edição
de domingo, 29 de julho.
Crédito: site do jornal/Agência O Globo
Após 17 anos, o jornal O Globo, um dos maiores jornais do país, ganhou um novo projeto gráfico que começa a circular a partir de hoje. Com desenho mais arrojado, tipografia personalizada, logotipos remodelados, suplementos mais modernos, apostas claras na hierarquia das notícias. O jornal estará mais arejado, com leitura mais agradável. E passará a ter cor em todas as páginas.

Segundo o jornal, é a segunda vez que faz uma raforma gráfica. Desde 1925, nunca teve a reforma gráfica do jornal, em 12 de dezembro de 1995, o jornal teve uma 'reciclagem' gráfica que era usada até hoje.

Com isso, o jornal carioca fica no topo do ranking das reformas gráficas mais demoradas do país. A Folha de S. Paulo, teve o projeto gráfico em 1996 e durou 10 anos até que saiu a 'reciclagem' em 2006, e depois, teve + uma 'reciclagem' em 2010, que até hoje, é um dos maiores projetos gráficos do Brasil, na minha opinião.

O último projeto gráfico, o de 1995, que teve sua última edição no sábado, ou seja, ontem, foi assinado por Milton Glaser, criador de um dos ícones de maior sucesso do mundo, o de "I Love New York", com um coração no lugar da palavra love. A partir de amanhã entra em circulação o projeto preparado pela Cases i Associats, de Barcelona, na Espanha. As mudanças começaram há dois anos, quando o jornal decidiu atualizar seu projeto gráfico e contratar a consultoria de design e iniciou-se então um ciclo de pesquisas, debates, entrevistas com editores e também com leitores, de diferentes faixas etárias, sociais e de renda.

Tenho a edição do jornal O Globo do dia 31 de julho de 2007,
há 5 anos atrás. E eu tenho outra no início de 2006.
Os dois estão guardados no meu acervo de jornais.
Crédito: Luciano Amorim

Pra mim, o jornal O GLOBO teve que fazer uma reciclagem, porque, desde o início de 2008 eu pensava se o jornal ia mudar o projeto gráfico, enquanto os outros jornais evoluíram. Nota 10, pro jornal!

Então, desejo boa sorte a equipe do jornal O Globo que tenho certeza que o novo projeto gráfico vai ser melhor do que o atual. Parabéns!

Celulares da área de DDD 11, na Grande São Paulo terão nove dígitos a partir deste domingo


As operadoras avisam sobre a
mudança com SMS na Grande São Paulo.
Foto: Reprodução/G1São Paulo
Os celulares dos 64 municípios da área com DDD 11 em São Paulo ganharão o dígito “9” no início do número a partir de domingo, 29 de julho. A medida foi determinada pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel para manter a oferta de novos números.

Segundo o portal G1 São Paulo, a mudança vai afetar apenas números de celular. Os telefones fixos e rádios não serão afetados. A alteração é obrigatória, gratuita e afetará todas as operadoras. Para minimizar os impactos no uso, haverá uma fase de transição, na qual o usuário será "ajudado" pelo sistema das operadoras.

Além da capital paulista, as cidades da área de DDD 11 são: Alumínio, Araçariguama, Arujá, Atibaia, Barueri, Biritiba-Mirim, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Igaratá, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Itatiba, Itu, Itupeva, Jandira, Jarinu, Joanópolis, Jundiaí, Juquitiba, Mairinque, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Morungaba, Nazaré Paulista, Osasco, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Salto, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, São Roque, Suzano, Taboão da Serra, Tuiuti, Vargem, Vargem Grande Paulista e Várzea Paulista.

A mudança será gratuita e de responsabilidade das operadoras.  Algumas delas até já mandam mensagens informando seus clientes. Para evitar problemas, a Anatel dará um período de adaptação gradativa, com mensagens informando os usuários sobre a mudança . No dia 15 de janeiro do ano que vem, os números de oito dígitos passarão a ser considerados inexistentes.

A última mudança aconteceu em 1998, quando algumas prestadoras originárias do Sistema Telebrás operavam com sete dígitos. Naquele ano, a Anatel publicou uma resolução padronizando o uso do celular no Brasil, e todas as operadores passaram a oferecer linhas com oito dígitos. A adaptação ocorreu até 2003.