domingo, 31 de março de 2013

O verdadeiro significado da Páscoa



"Ovos de Páscoa... Branco, amargo... Meio amargo... Huumm, que delícia!
Por onde andam, os corredores dos supermercados ficam abarrotados de chocolate, que é o verdadeiro paraíso dos chocólatras.
Mas o que isso tem a ver com a Páscoa?
Ah, o ovo! O ovo representa a origem, o nascimento.
Por isso, a tradição do Ovo de Páscoa em nossa sociedade ocidental e cristã.
Celebramos neste dia, a ressurreição. A passagem de Jesus Cristo da morte a vida.
Aliás, o nome Páscoa veio de uma palavra hebraica: pensar; e quer dizer: passagem.
O fim da escravidão de um povo e o começo da libertação.
Então, nada mais atual, que o ato de saborear um ovo de chocolate, traga também o prazer em estar no domingo de Páscoa entre amigos, e com a família, claro.
Faça a sua passagem do vazio de um ato que o prende ao consumo barato duro e simples.
E renove-se! Liberte-se! Renasça pra tudo que nos torna mais plenos e humanos.
Afinal, um homem morreu para que da morte brotasse a vida.
E o exemplo está ao alcance dos nossos olhos.
A cada segundo dos nossos dias na natureza.
Semente que brota vida.
Vida que brota da simplicidade de uma criança, que nos remete ao nosso origem. [...]"

Esse texto é de Angélica Pizzolatto e narrado pelo apresentador Eduardo Brambilla. O texto brilhante, foi exibido no Jornal Regional, da EPTV Campinas, na véspera da Páscoa, no dia 7 de abril do ano passado. E que também é pra refletir no dia especial, que é a ressurreição de Jesus Cristo.

Em nome deste blog, desejo a todos um FELIZ PÁSCOA!

sexta-feira, 29 de março de 2013

A novela #paywall continua e chega também na terra dos Beatles


Depois dos EUA e no Brasil, a 'novela #paywall' chegou também na terra da rainha. Nesta quinta-feira, 28, o tabloide “The Sun”, jornal diário mais vendido (e também mais famoso da história) no Reino Unido, passará a cobrar pelo acesso ao seu conteúdo on-line no segundo semestre deste ano. De acordo com o também britânico “The Guardian” e do portal Correio*, de Salvador, Mike Darcey, presidente-executivo da News International, que controla do “The Sun” e do extinto 'News Of The World que fechou há quase dois anos', afirmou que é insustentável ter 2,4 milhões de pessoas pagando pelo tabloide ao mesmo tempo em que várias outras o têm de graça. E disse ainda que o site é fantástico e, às vezes, um produto melhor.

A declaração ocorreu pouco após outro britânico, o “Daily Telegraph”, ter adotado estratégia semelhante tornando-se o primeiro jornal da Inglaterra de interesse geral a empregar o modelo de paywall, que é o muro de cobrança poroso nos sites dos jornais impressos. Segundo em um comunicado pelo jornal, nesta terça, 26, o periódico comemora o fato de ser o primeiro impresso britânico a ir para o online em 1994 (ano em que eu nasci), além de afirmar que o The Daily Telegraph continua a ter mais assinantes do que qualquer outro jornal nacional. Por este motivo, querem recompensar os leitores. De acordo com o portal Meio & Mensagem, os assinantes do jornal terão acesso ilimitado ao website e às edições de tablet e aplicativos de smartphone, sem custo adicional. Os usuários que assinam as edições de tablet também poderão acessar de forma ilimitada o website e os aplicativos de smartphone, sem que precisem pagar a mais por isso. Já os leitores que não são assinantes ainda terão o direito de acessar 20 artigos de graça por mês. Se desejarem ler mais, poderão escolher entre dois pacotes: o Web Pack, que combina o acesso ilimitado à web com os aplicativos de smartphones por £ 1,99 ao mês (um equivalente a quase R$ 7); ou o Digital Pack, que inclui as edições de tablet por £ 9,99 ao mês (um equivalente a R$ 31). Mas antes de assinar, os leitores podem experimentar a versão gratuita – dos dois pacotes – durante um mês.

Washington Post adere a cobrança on-line no início do verão americano

Enquanto isso, nos EUA, mais um jornal adeririu a cobrança on-line que iniciou pelo 'The New York Times'. No dia 18 deste mês, o jornal "The Washington Post" anunciou que vai começar a cobrar pela leitura do seu conteúdo on-line. O sistema será adotado a partir do próximo verão, que no hemisfério norte começa no dia 21 de junho. Segundo o site do jornal O Globo, com a mudança, o diário torna-se um dos últimos jornais americanos a aderir a cobrança para reforçar a receita do material on-line. Cerca de 32% de todos os jornais diários nos EUA cobram por algum tipo de acesso digital. Os internautas poderão ler até 20 artigos por mês, e em seguida receberão uma oferta para fazer uma assinatura online. O jornal ainda não decidiu quanto cobrará pelo acesso ao site. O acesso à home page do Post, às páginas principais de cada seção e aos classificados não será limitado. Assinantes do jornal impresso terão acesso livre a todos os produtos digitais da marca Washington Post. Além disso, estudantes, professores, funcionários governamentais e militares terão acesso gratuito ao site em suas escolas e locais de trabalho.

O Post sempre evitou o sistema de paywall por temer que a medida pudesse afastar os leitores e anunciantes. Mas diante da experiência bem sucedida de grandes títulos, como o Financial Times, o New York Times e o Wall Street Journal, a ideia de cobrança online tornou-se menos assustadora. A publisher do diário, Katharine Weymouth afirma: “Os consumidores de notícias são inteligentes; eles entendem o alto custo de uma operação jornalística de alta qualidade e a importância de se manter o tipo de reportagem aprofundada pela qual o Post é conhecido”. Ela disse ainda que o pacote digital do periódico é valioso, e iremos pedir os leitores do Post que paguem por ele e ajudem a manter o jornalismo da empresa, como fizeram por muitos anos com a edição impressa. Para Katharine, separar os modelos de assinatura impressa da online “não faz sentido”. “Nós observamos nossos colegas e achamos que o modelo por medição é o melhor jeito de manter nosso alcance enquanto pedimos aos leitores que ajudem a pagar pelo jornalismo de qualidade pelo qual somos conhecidos”, afirmou.

Vale lembrar que a novela #paywall foi o principal assunto deste mês neste blog. No dia 17, o 'Diário Catarinense', de Florianópolis, se tornou o quinto jornal a cobrar por conteúdo digital. Aqui no Brasil, a novela começou no dia 21 de junho do ano passado, quando a 'Folha de S. Paulo' foi o pioneiro a cobrar por conteúdo on-line. Aliás, desde o dia 1º deste mês, o jornal cortou 50% do limite de artigos gratuitamente na internet. Ou seja, passou de 40 para 20 reportagens gratuitas. No dia 12 de agosto foi a vez do gaúcho 'Zero Hora' e em dezembro do ano passado, o jornal 'Gazeta do Povo' aderiu o #paywall.

E eu pergunto, #atéquando essa cobrança digital nos jornais impressos vai acabar? É um monopólio para a internet, é a minha opinião, não sei se você concorda. E uma dúvida que eu já falei várias vezes aqui no blog é: Será que o #paywall é o fim do jornalismo impresso de papel? Tem a ver com isso?  Ou foi por causa dos avanços da tecnologia e da Internet? São perguntas que não querem calar...

E vamos acompanhar os próximos capítulos dessa novela que não tem data para acabar...

terça-feira, 26 de março de 2013

Apresentador destroi parcialmente o cenário do programa policial em João Pessoa


Pessoal, o apresentador do programa Caso de Polícia, na TV Tambaú, afiliada SBT em João Pessoa, teve os seus momentos de fúria. Na edição de sexta-feira, 22, quando passou a reportagem de um menino de sete anos que morreu no hospital particular, a Unimed João Pessoa, no bairro José Américo, por falta de antendimento, o apresentador, revoltado, quebrou parte do cenário do programa. E olha que foi ao vivo, viu?! Veja como foi o momento quando ele destrói o cenário. Vídeo do canal /tvtambaupb do YouTube.



O assunto ganhou repercussão na imprensa brasileira e nas redes sociais. No dia seguinte  no sábado, 23, o apresentador pediu desculpas várias vezes pelo ataque de fúria que aconteceu no dia anterior. Ele esclareceu que foi uma atitude 'colérica' e impensado e o incidente não foi ensaiado e uma encenação e quando ele meteu a mão no cenário, ele não imaginava que ele ia rasgar o cenário. E disse mais, ele anunciou que a produção de marketing da emissora local, planejou o novo cenário, que estreou esta semana, na segunda, 25. E finalizou que ele é Homem e tem um coração bom e dentro da caixa. Veja o vídeo.



Enfim, dou os parabéns ao Fábio Araújo, controle mais, amigo e boa sorte nesse novo cenário e pela sua carreira.

Uma fato em que qualquer jornalista (policial ou não) não gostaria de fazer. Principalmente eu, um futuro jornalista, que jamais, jamais faria isso no futuro como aconteceu na semana passada.

Divulgada a programação completa do Palco Sunset do #RockInRio2013 #EUVOU

Sepultura e Zé Ramalho são as atrações do palco Sunset.
Créditos: Ivo Gonzalez e Dario Zalis/Divulgação
Divulgaram nesta terça, 26, as atrações do Palco Sunset do Rock in Rio, que vai acontecer nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro, na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro. Para a vice-presidente do Festival, Roberta Medina, em 2013 o palco Sunset vai crescer em dimensão e em conteúdo. Serão 50 artistas em 28 shows no palco. O primeiro show do Sunset começa às 14h45 e os portões abrem 45 minutos antes, por volta das 14h. O anuncio das atrações teve com as participações dos cantores Nando Reis, Mallu Magalhães, Detonautas, Flávio Renegado, B Negão e a cantora portuguesa Aurea.

Segundo o portal G1, as atrações do palco promove encontro entre artistas. Sepultura com Zé Ramalho e Lenine com Gogol Bordello são encontros já confirmados. Outro show será chamado "Viva Raul Seixas", homenagem ao cantor com Detonautas, Zeca Baleiro e Zélia Duncan. Offspring, Living Colour, Rob Zombie e Sebastian Bach são algumas das estrelas que vão se apresentar no palco, além de Helloween, Marky Ramone, Kimbra e Bullet For My Valentine.

 ►Saiba mais 
Veja o line-up completa do Palco Sunset do Rock in Rio no site oficial do festival.

Já no Palco Mundo, o principal, a lista de grupos que tocarão no espaço do evento tem Iron Maiden, Bruce Springsteen, John Mayer, Bon Jovi, Nickelback, Matchbox Twenty, Slayer, Beyoncé, Ivete Sangalo e outros.

A venda oficial de ingressos para o Rock in Rio 2013 está prevista para na próxima segunda-feira, 4 de abril. O valor do ingresso é R$ 260 (inteira) e R$ 130 (meia-entrada). Vale lembrar que as vendas do Rock in Rio Card foram realizadas em outubro do ano passado e os 80 mil ingressos disponibilizados esgotaram em quase uma hora, ou seja, apenas 52 minutos, um recorde absoluto.

No dia em que Porto Alegre faz aniversário, um playlist especial sobre a capital gaúcha


Pessoal, nesta terça-feira, 25, a cidade de Porto Alegre completa 241 anos. A capital do Rio Grande do Sul, tem 1.413.094 habitantes, segundo o Censo 2011 pelo IBGE. Com o clima subtropical úmido, Porto Alegre é a segunda cidade da região Sul do Brasil. Usina do Gasômetro, Parque Farroupilha, Praça da Alfândega e o belo Pôr-do-Sol do Rio Guaíba, são os principais pontos turísticos da cidade. As cidades-irmãs de Porto Alegre são: Natal, no Rio Grande do Norte; Punta del Este, no Uruguai; Rosario e La Plata, na Argentina; e Austin (Texas) e Newark (New Jersey), nos Estados Unidos; além de Portalegre, Horta e Ribeira Grande, em Portugal; entre outros. As informações são do portal Wikipedia.

E em homenagem ao aniversário da 'Capital dos Gaúchos', eu preparei neste blog, as músicas que falam sobre a cidade. As músicas que eu pesquisei neste blog faz parte no setlist 'CD - Porto Alegre é Demais'.

A primeira é 'Porto Alegre, Porto Alegre', de Hermes Aquino. Sensacional esta música! Veja o vídeo do canal /storio, no YouTube.



Outra música é 'Horizontes', de Ângela Jobim e Victor Hugo. Sobre essa música, eu me lembro bem há muito tempo, mas de um outro cantor, que encerrava o telejornal 'Bom Dia Rio Grande', na RBS TV, em 2007, que hoje, não encontro mais porque já foi retirado do ar, mas é um baita música. Vídeo do canal /storio, do YouTube.



Outra música que eu me lembro bem é a música 'Porto dos Casais', de Elis Regina. Também é uma baita música que é uma declaração de amor a cidade! Muito bom! Aliás, o nome 'Porto dos Casais' foram os primeiros nomes da cidade, em 1772. Vídeo do canal / YahKah23, do YouTube.



A outra música é mais que sensacional. O nome da música é 'Porto é meu Porto', de Kleiton Ramil. Essa música diz tudo! Veja o vídeo do canal /storio, do YouTube.



E pra encerrar o 'playlist especial' em homenagem aos 241 anos de Porto Alegre, essa música eu conheço muito bem. A música é interpretada pela Isabela Fogaça, mulher do ex-prefeito da capital gaúcha, José Fogaça e fala como 'Porto Alegre é DEMAIS'! Veja o vídeo do canal /TatiRamos, no YouTube.



Olha, Eu vejo Porto Alegre desde 2008 pela internet e na TV, e fiquei impressionado com a cidade e com a gente. No início, eu sonhava muuito iniciar a minha carreira jornalística na capital gaúcha, mas não deu. Mesmo assim, quem sabe um dia eu vou passar as férias na cidade que pra mim vai ser uma das maiores da minha vida. Vou ficar um baita orgulhoso!

Então, parabéns a capital gaúcha pelos seus 241 anos!

quarta-feira, 20 de março de 2013

Bye, bye, Verão... Bem-vindo, Outono!

Folhas caem no lago em Porto Alegre
Créditos: Lauro Alves/ Ag. RBS/ 14.05.2011

Em uma Tarde de Outono, por Olavo Bilac

Outono. Em frente ao mar. Escancaro as janelas
Sobre o jardim calado, e as águas miro, absorto.
Outono... Rodopiando, as folhas amarelas
Rolam, caem. Viuvez, velhice, desconforto...

Por que, belo navio, ao clarão das estrelas,
Visitaste este mar inabitado e morto,
Se logo, ao vir do vento, abriste ao vento as velas,
Se logo, ao vir da luz, abandonaste o porto?

A água cantou. Rodeava, aos beijos, os teus flancos
A espuma, desmanchada em riso e flocos brancos...
Mas chegaste com a noite, e fugiste com o sol!

E eu olho o céu deserto, e vejo o oceano triste,
E contemplo o lugar por onde te sumiste,
Banhado no clarão nascente do arrebol...

Esse texto, eu achei no blog 'Poetas em Rede'. Às 8h02 de quarta-feira, 20, começa o Outono aqui no Brasil e em países no Hemisfério Sul, enquanto a Europa, os EUA e países do Hemisfério Norte, começam a estação das flores: a Primavera.

O Outono é a estação que antecipa o Inverno, que começa às 2h04 do dia 21 de junho. Para o Brasil, a estação onde as folhas caem vai ser ter chuvas acima da média na Região Norte e no litoral do Nordeste, já o sertão nordestino terá chuvas abaixo da média, assim como parte da região Sudeste. As temperaturas começam a cair em meados de abril, como eu pesquisei o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, o INPE e o Climatempo. Bom, eu não sou especialista em Meteorologia, mas tenho que informar, né?! (Risos)

Pra terminar, escolhi que pra mim é a Música Oficial do Outono deste ano: A música é 'Ruas de Outono', de Ana Carolina. Linda demais essa música.



segunda-feira, 18 de março de 2013

Foi emocionante a 5ª Caminhada Pela Paz, neste fim de semana em Caaporã, PB

Pessoal, a 5ª Caminhada pela Paz, que aconteceu domingo, 17, aqui em Caaporã, Região Metropolitana de João Pessoa, foi muito bonita. O tema deste ano foi o Trânsito com o lema 'A Paz no Trânsito é a gente quem faz'.

A programação do evento começou com a Missa, na Igreja de São Sebastião, no Bairro de Santo Antônio, às 15h05, horário de Brasília, pelo Pe. Carlos Vieira. Eu cheguei por volta das 14:30. Após a Missa, saí da Igreja e vejo o pessoal comparecendo ao evento, se preparando, dando uns retoques finais... Antes do início a Caminhada, uma palestrante falou sobre os acidentes de trânsito e diz que reforça o trânsito mais seguro.

Às 16h59, começou a Caminhada rumo ao bairro do Piquete. Dois trios elétricos animaram o público. Um pôr-do-sol pedindo PAZ para o trânsito da cidade e do país.

Enquanto o sol está se pondo, por volta das 17h15, houve uma primeira parada, foi em frente ao Fórum da cidade. O foi sobre o trote, que é uma brincadeira irresponsável e prejudica o trabalho de socorro. E olha que passar trote para o SAMU e até para a Polícia é crime, hein?! Depois, uma palestrante falou sobre como é a Paz no trânsito aqui na cidade.

Dez minutos depois, continuou a Caminhada. Anoiteceu e por volta das 17h40, paramos em frente a Prefeitura da cidade. O tema, um tipo, apresentação, foi como as pessoas se desrespeitam com as faixas de trânsito. Depois, a minha amiga (e futura madrinha) Lidiany, falou o tema sobre a responsabilidade das leis de trânsito. Depois, continuamos a caminhada rumo a terceira parada, que teve animação com os dois trios. E com os gritos de "Jesus, eu te amo!".

A terceira parada foi em frente a antiga fábrica, bem na entrada no bairro do Piquete. Por volta das 18h25, o espaço foi dedicado a quatro depoimentos dos parentes que foram vítimas de trânsito. Aí, teve dois gafes: a primeira, quando rodava o vídeo do primeiro depoimento, parou e voltou cinco minutos depois. E o segundo, é que quando eu tiraria mais fotos, a bateria do meu celular tava quase descarregando. Mesmo assim, eu acompanhei como foi o restante da terceira parada. Após os depoimentos, o palestrante e meu amigo Edvaldo, pediu para que o pessoal deram as mãos para rezar para os parentes das vítimas que perderam nas estradas. Foi emocionante a terceira e última parada.

Passava das sete da noite, quando continuou a Caminhada rumo a bairro do Piquete. E com um baita animação, hein?!

Quando às 19h20, paramos em frente a Igreja de São José, no bairro do Piquete, onde acontece a festa de São José, o padroeiro do bairro. Após um percurso de quase 3 km e uma duração de duas horas e vinte minutos, termina a Caminhada pela Paz. Quando terminou a caminhada, o pessoal ainda aproveitou o descanso para o lanche em frente a Igreja. E quando o Padre Carlos deu a benção final, teve mais animação com os dois trios, um deles é a Banda Recomeçar, que percorreu durante a Caminhada.

Pra mim, este ano, a Caminhada pela Paz serviu de alerta para os motoristas e os pedestres, que são vítimas de acidentes de trânsito. E que após a caminhada, duas palavras que eu refiro a eles: CONSCIÊNCIA e PAZ. Porque, como diz o Padre Pedro Targino, que foi idealizador do evento em 2009, "A Paz é o homem que faz". Gostei do evento, que cresce a cada ano, que virou tradição aqui em Caaporã e se repita nos próximos anos. Foi muito bom do que as quatro edições que eu participei. E apesar do assunto deste ano, esse evento, também eu pedi para que dar PAZ na minha vida, na minha família e no Planeta. Mas também eu encontrei e reencontrei os meus amigos e, infelizmente, não consegui arrumar uma parceira.

A equipe da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, aqui em Caaporã, PB, os meus parabéns por um baita trabalho, dou nota 10 e merecem o #ÉDEPLACA e o #TroféuWilliamBonner de hoje!

Abaixo, veja mais algumas fotos que eu tirei durante a 5ª Caminhada pela Paz, aqui em Caaporã, tiradas por mim pelo celular - que também eu fiz nas edições anteriores.























domingo, 17 de março de 2013

Diário Catarinense, de Floripa, se une a jornais que cobram por acesso pela internet

Mais um capítulo da novela #paywall, que quer dizer, cobrança por conteúdo pago na internet nos jornais impressos. Neste domingo, 17, dia da 5ª Caminhada pela Paz, aqui em Caaporã, PB, o Diário Catarinense, de Florianópolis, SC, tornou-se o quinto jornal do Brasil a aderir o #paywall, que começou pela Folha de S. Paulo, no dia 21/06/2012, passando pela Zero Hora, 17/08/2012 e pela Gazeta do Povo, em dezembro do ano passado. É também o segundo jornal do Grupo RBS a aderir o sistema.

Essa notícia eu peguei de surpresa na madrugada de domingo, antes de deitar. Porque eu era o leitor assíduo do jornal que eu leio desde janeiro de 2009. E fiquei um baita decepcionado e revoltado.

Agora, o leitor/internauta, pode ler no site do DC, até 30 matérias por mês. A partir do 31º link e em diante, o conteúdo passa a ser restrito aos assinantes, que possam acessar o site gratuitamente.

O preço da assinatura digital completa do DC é R$ 4,90, nos primeiros 2 meses. A partir do 3º mês  o valor aumenta para R$ 29,90. Ou seja, R$ 25 a mais.

E eu pergunto, #atéquando essa cobrança digital nos jornais impressos vai acabar? É um monopólio para a internet, é a minha opinião, não sei se você concorda. E uma dúvida que eu já falei várias vezes aqui no blog é: Será que o #paywall é o fim do jornalismo impresso de papel? Tem a ver com isso?  Ou foi por causa dos avanços da tecnologia e da Internet?

É, como diz o Cacau Menezes do Jornal do Almoço na RBS TV em Floripa: "Respostas, numa esquina mais próxima!"

sábado, 16 de março de 2013

Trânsito é o tema da Caminhada pela Paz em Caaporã, PB


Neste domingo, 17, acontece em Caaporã, na Região Metropolitana de João Pessoa e Litoral Sul da Paraíba, a Caminhada pela Paz, que está na 5ª edição e virou tradição na cidade. Este ano, o tema será o trânsito.

O Projeto, realizado pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, aqui na cidade, tem como o lema 'A Paz no Trânsito é a gente que faz' e escolheu um tema que, diante dos constantes acidentes acontecido na rodovia estadual PB- 044, que sai da divisa PB/PE até a cidade de Pitimbú, numa distância de 18 km, como eu pesquisei o site Maplink, oriundo do má estado de conservação da estrada e impudência por parte de alguns motoristas e pedestres. A rodovia é muito movimentada, pois todos os dias trafega bastante veículos transportando produtos das indústrias locais e passageiros para outros municípios como Alhandra, Pitimbu, da capital João Pessoa e Goiana, na Mata Norte de Pernambuco. Outro motivo para a escolha do tema foi as irregularidade do não cumprimento das normas de trânsito exigidas pelo Código de Trânsito Brasileiro, que está em vigor desde o dia 22 de janeiro de 1998, há 15 anos. Ou seja, é um alerta as autoridades e a sociedade em geral, para que reflitam suas atitudes.

Mapa do percurso da 5ª Caminhada pela Paz, em Caaporã, PB

A 5ª Caminhada pela Paz acontece neste domingo, ás 15h, partindo da Igreja de São Sebastião, no bairro de Santo Antônio, até a Igreja de São José, no Piquete. Vão ser 3 paradas durante o percurso de 2,9km, como eu pesquisei o site Maplink. A atração principal é a banda Recomeçar.

A primeira edição da Caminhada pela Paz foi em 2009, que teve com o tema da Campanha da Fraternidade do mesmo ano, que é a Violência e o lema: 'A Paz é o fruto da Justiça'. Foi no dia 22 de março, dois dias depois em que meu pai, Lauro, morreu e, depois do enterro, eu participei da primeira edição. A partir daí, participei de todas as edições. A última foi no ano passado, em 2012, com o tema: 'A Paz entre os povos'.

Será a 5ª vez que eu vou participar de um evento tão bonito, e, se der tempo, eu coloco aqui como foi a Caminhada na minha crônica deste que nos escrevo.

 ►Informações 
5ª Caminhada pela Paz - A Paz no Trânsito é a gente que faz
Dia: 17 de março, domingo
Hora: 15h
Largada: Igreja de São Sebastião, Santo Antônio
Chegada: Igreja de São José, Piquete
Patrocinadores ▼

sexta-feira, 15 de março de 2013

Site da Folha diminui o limite de reportagens

Clique para ampliar
Se você que acessa o site do jornal Folha de S. Paulo e que está passando por dificuldades de ler as matérias do site do jornal com o #paywall, implantado desde junho de 2012, vai piorar ainda mais. A Folha de S. Paulo reduziu o número de matérias gratuitas. Ou seja, antes, qualquer leitor poderia acessar até 20 notícias da Folha livremente, a cada mês. A partir daí, o sistema pediria o cadastro de alguns dados para que ele tivesse acesso a outras 20 notícias, também de forma gratuita. Somente a partir da notícia número 41 passaria a valer a cobrança.

Pois bem. Agora a restrição é maior, e mais pesada. São apenas dez notícias gratuitas até que seja pedido o cadastro. Depois, o leitor poderá ler apenas outras dez e, a partir da vigésima, já inicia-se a cobrança. Ou seja, o leitor pode ler até 20 reportagens gratuitas, e não 40. Para os assinantes da versão impressa do jornal, o acesso continua ilimitada.

A nova regra do site da Folha, entrou em vigor desde o dia 1º deste mês, mas eu só soube da notícia no portal Meio e Mensagem, no dia 12 de março.

Esse é mais um capítulo da novela #paywall que começou no Brasil, no dia 21 de junho, com a Folha de S. Paulo, depois em agosto, com o jornal Zero Hora e em dezembro do ano passado, com a Gazeta do Povo.

Ainda segundo o portal Meio e Mensagem, a mudança ressaltou que no New York Times, que popularizou o sistema de paywall, são liberadas apenas dez noticias de graça por mês. Esse sistema está em vigor desde março do ano passado, quando atingiu os 500 mil assinantes do jornal morte-americano. Aliás, outra notícia do mesmo portal, disse que o paywall está em alta nos EUA. Dá pra acreditar?

MSN encerra o ciclo após 15 anos

Desde o início do ano, usuários do Messenger recebem uma
informação sobre a mudança para o Skype.
Arte: Luciano Amorim 
Bem, como eu falei aqui no início deste ano neste blog, hoje, o Windows Live Messenger, popularmente conhecido como o MSN ou MSN Messenger, vai deixar de existir. O anúncio do fim do programa, que será substituído pelo Skype, já tinha sido feito pela Microsoft em novembro de 2012.

Assim, todas as contas dos usuários do MSN (inclusive eu) serão migradas para o outro software da companhia, segundo informações do site Daily Dot e do jornal Correio*. O Messenger continuará vivo, mas somente na China apesar de ainda contar com mais de 100 milhões de usuários em todo o mundo.

Um dia antes da data do fim do MSN, o pessoal colocaram mensagens no Twitter sobre o assunto. Despedida e brincadeiras, são uma das mensagens dos tuiteiros, além dos melhores momentos que marcaram o Messenger pelos usuários. A hashtag #msnday foi o mais comentado nos TT's do Brasil, tanto 1 hora antes do fim do MSN, na qunta, 14, quanto na sexta, 15.

O fim do MSN foi o mais comentado no Twitter ontem e hoje.
Créditos: Reprodução

Os emoticons que marcaram o MSN ao longo dos 14 anos.
Créditos: Reprodução/Twitter/SamyLyngstad
Vale lembrar que o anúncio foi feito em um e-mail em inglês enviado aos usuários do serviço, alertando para que eles façam a integração entre as contas. Segundo o comunicado, em janeiro deste ano, diz: “Atualize para o Skype e entre utilizando uma conta da Microsoft (que é a mesma de seu login no MSN) e todos os contatos de seu Messenger estarão em suas mãos. Você poderá falar por mensagens instantâneas e chat de vídeo assim como antes, além de descobrir novas maneiras de utilizar o Skype em seu smartphone ou tablet." A Microsoft decidiu encerrar o MSN para focar no Skype, comprado por US$ 8,5 bilhões em Maio de 2011. A integração, ou transição entre os dois serviços e o encerramento do Messenger foi anunciado em novembro do ano passado.

A #BOANOTÍCIA é com a migração para o Skype, os usuários podem continuar batendo papo via texto e realizando chamadas por vídeo e voz. O Skype também permite a realização de chamadas para telefones fixos, além de chamadas por vídeo por meio de smartphones e tablets.

Gostando ou não, o Skype vai ser muito bom do que o MSN.

E pra você, o que acha sobre o fim do MSN?! Dê a sua opinião.

 #CORREÇÃO // Atualizado às 18h10 de 15/03/2013 ▼ 
Pra quem mora aqui no Brasil e em países de língua portuguesa, o Windows Live Messenger vai ser desativado no dia 30 de abril. Ou seja, você tem + 45 dias para curtir os últimos momentos do MSN. As informações são do Último Segundo e do G1, que, segundo o portal de notícias da Globo, a migração do MSN para o Skype começa a partir do dia 8 de abril, uma segunda-feira, em 38 idiomas de alguns países.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Papa Francisco: O primeiro latino-americano a assumir o pontificado

Créditos: Vicenzo Pinto/AFP

Nunca antes da história da Igreja Católica, elegeu um Papa latino americano pela primeira vez. Dom Jorge Mario Bergoglio, arcebispo (emérito) de Buenos Aires, se torna o primeiro da América Latina a assumir o pontificado.

O conclave, que quer dizer a votação secreta que escolhe o novo pontífice, foi convocado após a renúncia de Bento XVI, anunciada em 11 de fevereiro e concretizada em 28 de fevereiro. Bento XVI saiu alegando que não tinha mais forças para a tarefa de liderar a igreja. Seu pontificado foi marcado por várias crises, pelo escândalo do acobertamento da pedofilia e pelo vazamento de documentos secretos no chamado escândalo VatiLeaks. O conclave ocorreu após dez congregações gerais de cardeais, nas quais os problemas da igreja foram debatidos exaustivamente, em meio a muitas especulações e conversas de bastidores sobre os prováveis papáveis.

A eleição do Papa começou às 3h (Horário de Brasília) de terça, 12, quando 115 cardeais foram para a Casa Santa Marta, perto da Basílica de São Pedro, onde ficaram confinados e sem saber dos acontecimentos do mundo. A missa de abertura foi ainda de manhã e o cardeal decano pediu 'unidade' na Igreja. Às 12h33, os cardeais fizeram procissão até a Capela Sistina e juraram o sigilo de um em um. Feito isso, o mestre de cerimônia diz em latim: "Extra omnes", que quer dizer, 'Todos fora'. Ou seja, os que não participaram do Conclave se retiraram da sala, enquanto os cardeais eleitores ficaram. Assim que as portas foram fechadas às 12h35, deram início o Conclave.

Às 15h43, saiu a primeira fumaça: mas é preta, ou seja, o primeiro dia do Conclave termina sem a escolha do novo pontificado.

No dia seguinte, após a segunda missa, duas horas depois do começo do segundo dia do Conclave, às 7h39, saiu mais uma fumaça preta, ou seja, o mundo (ou melhor, aqui no Brasil, acordamos) ainda não conheceu o novo papa. E aí venho a dúvida, será que o resultado do Conclave vai sair pela tarde?! Ainda pela manhã, o porta-voz do Vaticano, o Pe. Federico Lombardi, disse em entrevista coletiva, que a comunidade católica vive um momento histórico.

Durante todo o dia, assim como o dia anterior, o pessoal esperou para ver a fumaça sair mais uma vez, seja branca ou preta, apesar da chuva, do frio e temperatura baixa. Enquanto isso, uma gaivota aterrissou em cima de uma chaminé da Capela Sistina. E aí eu pergunto: Será que uma gaivota em cima da chaminé é um sinal de que vai sair a fumaça branca?

Anoiteceu no Vaticano e o público em paciência para saber quem é o novo papa. Eu, aqui no Brasil, fiquei ansioso e esperando as informações tanto pela internet, quanto na TV. Quando a Praça de São Pedro, no Vaticano, ficou cheia, às 15h06, saiu mais uma fumaça, e finalmente, é branca. Ou seja, 'Habemus Papam', quer dizer, Já temos o novo Papa! Aí, os sinos tocaram e o público que esperou por quase 30 horas, foi ao delírio. Alguns dizem que parecia a comemoração de uma final da Copa do Mundo, mas não é.

Veja o momento em que o repórter Daniel Scola, repórter do Grupo RBS ao Vaticano anunciou o anúncio da fumaça branca que elegeu o novo Papa. Ele ficou emocionado durante a narração. Confira!



Apesar da chuva, a multidão esperou por mais de 60 minutos para ver o novo pontificado. Enquanto isso, bandeiras de alguns países, inclusive o Brasil, foram levantadas. Às 16h22, o cardeal francês Jean-Louis Tauran, anunciou em latim, o nome do novo Papa. Não foram os favoritos, como o Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo,e sim, um Argentino, que vai comandar a igreja católica do mundo. E a praça entrou em euforia.

Quando às 16h22, Horário de Brasília, 20h22, horário de Roma, de quarta-feira, 13 de março de 2013, o novo líder de 1,2 bilhão de fieis espalhados pelo mundo, apareceu pela primeira vez e foi aclamado pelo público na Praça São Pedro. O nome dele é Jorge Mario Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires, e vaise chamar de Papa Francisco. O primeiro jesuíta da história da Igreja Católica, parece ter ido buscar na tradição franciscana a simplicidade com a escolha do nome, que pode significar reformas na Igreja. O novo Papa, que não é jovem e nem tão velho assim, tem 76 anos.

De origem piemontesa, no norte da Itália, o Papa argentino falou em italiano e brincou: “Parece que meus irmãos cardeais foram buscar um Papa quase no fim do mundo”.

Em seu primeiro discurso, o novo Papa agradeceu a hospitalidade de Roma e pediu uma oração ao Papa Emérito Bento XVI. A multidão acompanhou o pai-nosso e a ave-maria. O Papa eleito afirmou que está iniciando um caminho com o povo, da caridade da Igreja, de fraternidade e amor. E pediu que, em silêncio, todos rezassem por ele. Deu a benção urbi et orbi, que quer dizer, à Roma e ao mundo.

Depois o primeiro discurso, o papa desejou boa noite em italiano. Assim, Roma e o Mundo já tem o novo Papa e acabou o período de Sé Vacante.

O Papa Francisco é um homem tímido e de poucas palavras, mas com grande prestígio entre seus seguidores, que apreciam sua total disponibilidade e seu estilo de vida sem ostentação. Ele é tido como bem-humorado, conservador e brincalhão. Fez oposição veemente à legalização do casamento gay na Argentina. E é crítico do governo Kirchner. Mas pesam sobre ele denúncias de omissão no desaparecimento de dois jesuítas durante a ditadura argentina, entre 1976 e 1982.

Pra mim, a eleição do novo Papa foi muito emocionante. No dia do anúncio, eu não fui ao colégio por decisão da minha mãe e do meu irmão, e fiquei a tarde toda, e de PLANTÃO, pra saber o resultado do novo pontificado. Foi a cobertura pré-jornalística mais emocionante da minha vida, que eu vou guardar pra sempre. Mesmo uma pessoa católico (e eu sou uma baita pessoa respeitosa), o Papa vai ser bonzinho e vai fazer bem para a igreja do que o Bento XVI. Dou as boas-vindas ao novo líder da Igreja Católica do Mundo.

 ►Saiba mais 
Veja o perfil do Papa Francisco
Veja os desafios que terá o primeiro Papa latino-americano da história no G1
Veja como foi a cobertura da eleição do Papa minuto a minuto no G1

A posse do novo Papa está marcada na terça-feira, 19, no Vaticano.

terça-feira, 12 de março de 2013

Olinda e Recife: duas cidades que encantam


Pessoal, nesta terça-feira, 12, a cidade de Recife e Olinda fazem Aniversário. A capital pernambucana completa 476 anos, enquanto Olinda, faz 478 anos.

Conhecida como a 'Veneza brasileira' com as suas pontes entre os rios Capibaribe e Beberibe, Recife tem uma população de 1.546.516 habitantes, segundo o Censo 2012, do IBGE. É sede da Região Metropolitana do Recife, a maior aglomeração urbana do Norte-Nordeste e quinta maior do Brasil, com 3,7 milhões de habitantes, além de terceira metrópole mais densamente habitada do país, superada apenas por São Paulo e Rio de Janeiro, e quarta maior rede urbana do Brasil em população. Segundo o Wikipedia, o nome "Recife" provém da palavra "arrecife", grande barreira rochosa de arenito (recifes) que se estende por toda a sua costa, formando piscinas naturais. Pontos turísticos como Marco Zero, o Centro do Recife, a Praia de Boa Viagem e o Recife Antigo, além dos rios e das pontes, tormam-se cartões-postais da capital pernambucana, e, que, pra mim, assim como conhecida popularmente como a 'Capital do Nordeste'. Porto, em Portugal e Amsterdam, em Holanda, são as duas das quatro cidades-irmãs pelo mundo.

Conhecida como as igrejas, casarões e ladeiras históricas, a cidade de Olinda, tem 375 mil habitantes, segundo o Censo 2012 pelo IBGE. Segundo o Wikipedia, a cidade foi o ponto de partida, não só para o povoamento do interior pernambucano, mas também para a ocupação dos estados de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão. Somente Sergipe e Piauí não devem sua ocupação a Pernambuco. Além disso havia a corrente luso-baiana da Casa da Torre, que contratava paulistas como Domingos Jorge Velho, bandeirantes sem os quais o interior do Nordeste teria permanecido sob controle tapuia por séculos.

Um dos eventos tradicionais das duas cidades é o Carnaval. Em 1982, foi declarada o Carnaval de Olinda como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas. Em 2005, Olinda foi eleita a primeira Capital Brasileira da Cultura no ano de 2006. Foi a primeira vez que o Brasil elegeu uma capital cultural. O projeto é uma iniciativa da organização Capital Brasileira da Cultura, com o apoio dos Ministérios da Cultura e do Turismo e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. E mais, o Frevo, foi declarada, em dezembro do ano passado como Patrimônio da Humanidade. Ou seja, pode ser reconhecido em todo o planeta.

Olha, pra mim, eu nunca fui ao Recife e Olinda, desde em que eu cheguei aqui em Caaporã, na Paraíba, em junho de 2004. Mas, quem sabe um dia, eu vou nas duas cidades passar o dia todo lá e conhecer os pontos turísticos das cidades.

Concluindo este post especial, eu achei os vídeos do YouTube, sobre os aniversários de Recife e Olinda.

Aniversário Recife e Olinda - 2006 - Globo Nordeste - Recife/PE
Este vídeo eu me lembro bem, é da Globo Nordeste, em 2006. Quem interpreta no vídeo é 'Recife, Cidade Lendária', que é da autoria do grande Capiba, e cantada por Lenine, além, claro, das paisagens da capital pernambucana. Veja o vídeo do canal /AlexandrePontes do YouTube.



Aniversário Recife e Olinda - 2007 - Globo Nordeste - Recife/PE
Esta homenagem é de 2007, pela Globo Nordeste. A música do filme é 'Recife, Minha Cidade', que é cantada por Reginaldo Rossi, mas é tocada neste vídeo por Alceu Valença, Monbojó e China. Personalidades como a atriz Rayana Carvalho, Roger de Renor e Silvério Pessoa, além do Reginaldo Rossi, autor da letra, aparecem no clipe. Vídeo do canal /culturapernambucana no YouTube.



Aniversário Recife e Olinda - 2008 - Globo Nordeste - Recife/PE
Este clipe é de 2008, pela Globo Nordeste. A homenagem é muito bonita. A música é assim: "Minha Olinda, Meu Recife / É tempo de homenagear / Duas cidades um só lugar / Uma história de amor verdadeira / Não tem fronteira que vive barreira, pra separar / Essas duas cidades guerreiras / Esse povo a trabalhar / O sol que ilumina o rio, as igrejas, as pontes, a terra, o mar / E ilumina a felicidade nas lentes do meu olhar [...]" Linda demais esta música que é uma declaração de amor pela cidade. Detalhe, a letra 'Minha Olinda, Meu Recife', foi usada em 2005, também pela Globo Nordeste, e que eu me lembro muito bem, mas não consegui achar o vídeo. E outro verso da letra diz tudo: 'É Tempo de homenagear Recife e Olinda'. Veja o vídeo do canal /cleitonbarbosapro no YouTube.



Clipe 'Recife de Todos Nós' - 2006 - Prefeitura do Recife
Esse vídeo aqui, diz tudo. Clipe da Prefeitura do Recife, em 2006, mostra 'Recife de Todos Nós'. Eu me lembro desse vídeo e é emocionante! Como diz o trecho da música: "[...] Viver Recife é Bom / Faz bem pro coração [...]" É de arrepiar esse clipe que é do canal /makplan, do YouTube.



Aniversário Recife e Olinda - 2011 - Globo Nordeste - Recife/PE
Esse clipe do aniversário de Recife e Olinda, pela Globo Nordeste, em 2011 é, digamos, uma poesia sobre a cidade. Legal esse vídeo que é do canal /leonardo26pe, do YouTube.



Aniversário Recife e Olinda - 2012 - Globo Nordeste - Recife/PE
E pra terminar, esse clipe da Globo Nordeste, do ano passado, também diz tudo! A música é '12 de março'. O desafio de André Rio, Dj Dolores e Fabio Trummer é em compor uma música para homenagear o aniversário de Recife e Olinda. Sensacional esse clipe! Veja o vídeo do canal /RTVPRODUTORA no YouTube.



Enfim, dou os parabéns a Recife e Olinda!

sábado, 9 de março de 2013

O Tempo nunca pára! E VIDA QUE SEGUE!

Rua Gonçalo de Carvalho, a mais bonita do mundo, em Porto Alegre.

"Quem teve o privilégio de viver muito, sabe que o tempo é um mestre muito caprichoso.

As vezes, as suas lições são tão repentinas que quase nos afogam.

Outras vezes, elas se depositam devagar, como a conta gotas, diante de avidez de nossas perguntas.

E por isso, quem teve o privilégio de viver muito tempo, como tantos amigos aqui do nosso baile, aprende a olhar com serenidade o turbilhão da vida.

Amores ardentes se estinguem, urgencias se acalmam, passos ágeis alentam...

Enfim, tudo muda. Muda o amor, mudam as pessoas, muda a família, só o tempo permanece do mesmo modo... sempre passando.

E é por isso que eu queria esta noite, erguer um brinde a ele, que esculpui o meu rosto e na minha alma a sua marca, da qual eu tanto me orgulho.

Então... AO TEMPO!!!"

Iná, da novela "A Vida da Gente" no último capítulo no dia 3/3/2012.

Esta mensagem sobre ao TEMPO, reflete que a vida muda, mas o tempo permanece o mesmo. Por isso, o tempo nunca pára!

Então, como diz o Chico Pinheiro, que encerram o "Bom Dia Brasil", na Globo, todas as sextas: É VIDA QUE SEGUE!

sexta-feira, 8 de março de 2013

Hoje é o dia delas... Parabéns, Mulher!



As flores irradiam a glória e a beleza de Deus-Mãe, pois ela caminha sobre a Terra em cada mulher.
Mulher! Todos os grandes senhores te reverenciam no dia de hoje, pois eles nasceram do teu ventre. Mulher! Além de todos os poderes cósmicos, levas dentro de ti a semente sagrada que provê a vida. Tu és o mais belo pensamento de Deus. Teu coração é manancial de sabedoria. De teu íntimo brota a força amorosa que nutre, regenera e ressuscita.
Homem! Neste dia internacional da mulher, lembra-te que podes divinizar-te pela admiração da mulher.
Estás aflito? Recorre à mulher. Ela é o consolo dos aflitos.
Estás enfermo? O toque da mulher é curativo.
Queres descobrir os mistérios da Divindade? Busca compreender o coração da mulher.
Porque quem não reverencia a mulher, fecha as portas à graça e à beleza.
Mulher! Ao olhar-te no espelho, reconhece ali a Mãe Divina! Mira-te nela! Encarna com dignidade os dons femininos de amor, fidelidade, pureza, sensibilidade, compreensão, delicadeza, generosidade, doçura, abnegação, serenidade e o dom de tudo embelezar.
Mulher! Não te deixes corromper pela futilidade e mediocridade do mundo. Aumenta ainda mais tua força, apreendendo as virtudes dos homens, mas nunca os vícios. A regeneração do mundo depende de ti, pois tens o poder de moldar o caráter de um ser, desde o teu ventre e por toda a sua vida.
Podes transformar teu lar num templo da Divina Missão de Amor. Quando defendes tua dignidade, defendes a dignidade de cada ser humano.
Mulher! Rejeita qualquer pensamento ou sentimento de rivalidade, pois isto destrói a unidade das mulheres. Caminha graciosamente, olhando sempre com admiração o teu eterno companheiro, o homem.
Mulher! Neste Dia Internacional da Mulher, dedicado a ti, todos te proclamam como a Senhora da criação e da beleza, e admiram a dádiva que é ser mulher!

Esta mensagem eu achei na internet, e que o Dia da Mulher não é só hoje, e sim todos os dias.

Em nome deste blog, dou os parabéns as mulheres nesse dia especial!

Deixo aqui a música especialmente pra elas! A música é 'Mulher', de Erasmo Carlos.



Afinal, hoje é o dia delas!

sexta-feira, 1 de março de 2013

A novela #paywall continua...

Créditos: Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press
Pessoal, mais um capítulo da novela 'paywall', que quer dizer conteúdo pago na internet. Desde domingo, 24 de fevereiro, o jornal Correio Braziliense, lançou o sistema de assinatura digital. Segundo o portal Meio & Mensagem, o jornal cobra R$ 29,90 mensais por todo conteúdo, desde o primeiro acesso. Assinantes de segunda a domingo do plano anual terão acesso gratuito ao conteúdo digital. Por mais R$ 9,90, assinantes de outras modalidades, como sexta a domingo por exemplo, também poderão acessar o conteúdo via desktop ou aplicativo para tablet. Está em desenvolvimento um app específico para smartphone, mas o mesmo conteúdo pode ser acessado pelo navegador do celular.

Sendo assim, o Correio Braziliense é o quarto jornal brasileiro a cobrar o conteúdo digital. O #paywall (que iniciou em 15 de março de 2012, pelo jornal americano 'The New York Times' - e que está dando certo em alguns jornais americanos) começou no dia 21 de junho, pelo jornal Folha de S. Paulo, que foi o pioneiro no Brasil a aderir a cobrança digital. Para se ter uma ideia, no site da Folha, o internauta não assinante - como eu - pode ler no máximo 20 textos, a partir do 21º, ele faz um rápido cadastro pra conseguir ler mais 20 textos, que no cálculo, dá 40 textos gratuitamente. Só que a partir do 41º por diante, os links estão restritos aos assinantes do jornal paulistano. A regra vale também para tablets, smartphones e versão mobile. A assinatura digital com o #paywall da Folha custa R$ 1,90 no primeiro mês, e depois, aumenta para R$ 29,90. R$ 28 a mais. Isso, no pacote digital do jornal. Agora, na minha opinião, eu não gostei desse assunto porque eu leio sempre o site do jornal todo o dia, mas, quando eu vi a notícia, fiquei surpreso e decepcionado.

ZH e Folha são os pioneiros a cobrar o conteúdo digital.

Dois meses depois, em 12 de agosto, dia do encerramento das #Olimpíadas2012, em Londres, o jornal Zero Hora, jornal que eu gostaria de ler e eu sou o leitor assíduo do jornal, aderiu ao conteúdo pago na internet. A medida do jornal gaúcho limita o acesso de não assinantes a 30 textos por mês. E mais, quem usa a Zero Hora nos aplicativos para smartphones e celulares e também para versão mobile para celular, você precisa assinar, porque todo o conteúdo no jornal nos que eu citei tem o acesso restrito aos assinantes. Eu só sabei da notícia, na terça-feira, 14 de agosto, primeiro no site do "Papo de Bola" e depois no próprio site do jornal. O que me deixou revoltado e decepcionado. Porque era um dos melhores jornais que eu já lia, tanto na web, tanto na versão impressa. Eu leio a Zero Hora, há 4 anos. Mas agora, com o sistema paywall, eu só vou ler um texto por dia... Só pra lembrar, que a assinatura digital de Zero Hora, junto com o #paywall, custa R$ 4,90 nos dois primeiros meses, a partir do terceiro mês, o preço aumenta para R$ 36,90. R$ 32 a mais. Isso, no pacote digital do jornal, todos os dias. Olha só o vídeo sobre o conteúdo pago de Zero Hora na internet com Rodrigo Lopes, que hoje, é editor de capa do jornal.



Aliás, o #paywall da Folha e ZH, eu citei aqui neste blog na série #DESTAQUESDE2012, que eu coloquei o que foi notícia no ano passado selecionado por mim, durante o mês de dezembro.

E em dezembro de 2012, a Gazeta do Povo, de Curitiba, também aderiu ao conteúdo pago na internet. Segundo o portal Meio & Mensagem, que publicou em janeiro deste ano e soube esta semana, os assinantes da versão impressa do jornal continuam com acesso a todo o conteúdo do portal. Já os internautas devem criar login e senha, independente da assinatura digital. O plano de assinatura digital é feito com base na frequência do usuário na leitura do site. O internauta pode ler livremente 20 artigos no site por mês, após isso deve criar um cadastro gratuitamente para poder ler mais 20 notícias sem pagar. A partir da 41ª notícia que o internauta quiser ler, em um tempo de um mês, ele encontrará o conteúdo fechado apenas para assinantes. Ou seja, é o mesmo usado no site da Folha. No primeiro mês, o valor promocional é de R$ 1,90. Após esse período o valor aumenta para R$ 36,90, ou seja, R$ 35 a mais, e mais, o assinante ganha também a versão impressa da Gazeta do Povo aos domingos.

Para o diretor de jornais do Grupo RBS no Rio Grande do Sul, Marcelo Rech, os jornais de maior credibilidade, como Zero Hora, a Gazeta do Povo, o Correio Braziliense e a Folha de S. Paulo, investem muito em conteúdo, em jornalistas independentes e em colunistas que possam trazer interpretação, análise e opinião diferenciadas e abalizadas aos leitores. Cada vez mais, este jornalismo de qualidade é reconhecido como um valor único, e milhões de pessoas se dispõem a pagar por ele, seja nas plataformas em papel, na web, no celular ou nos tablets. Nos EUA e Europa, centenas de jornais já adotam modelos de cobrança digital parcial ou integral.

Mais, afinal, e eu fico pensando, será que o conteúdo pago do jornal impresso na internet, foi por causa dos avanços da tecnologia e da Internet?! Será que o #paywall vai ser o fim do jornal impresso do papel?!

Como diz a minha amiga Núria Saldanha, que mencionou no meu twitter, o @lucianosilva96 no ano passado, sobre o assunto, a internet tem que ser livre, aberta e gratuita para o usuário, assim como a TV Digital. Eu até concordo...

Enfim, na minha opinião, o #paywall é o monopólio na internet, seja aberta ou paga.

E vamos acompanhar os próximos capítulos de um assunto que está virando uma novela...