Queima de fogos em Florianópolis. |
*Por Ciro Porto
Ah, mais um ano se aproxima... Quanta ansiedade...
Sempre queremos saber o que ele reserva pra nós.
Dezembro é o mês especial. Temos a chegada do verão. O dia em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. E ainda a passagem de ano. E o que essas três coisas nos diz?
A chegada de uma nova estação nos mostra que a vida tem seu ciclos. No mundo das aves, o calor e a chuva garantem a abundância de insetos, fonte de proteína para os filhotes.
E esse simples fato, nos faz lembrar um dos ensinamentos de Jesus. Observar e as áves no céu não semeiam, não colhem, nem juntem em celeiros. Contudo, vosso Pai celeste assustenta. Por ventura não valeis vós, muito mais do que as aves.
Já a chegada do ano novo nos dá uma oportunidade de fazermos do próximo ano, o ano verdadeiramente novo. Por quê? Pelos simples fato de que o ensinamento de Cristo, nos dá definitivamente o presente de presente.
Um convite para deixar a preocupação exagerada para trás, junto com o ano velho. E assim, ganharmos mais tempo para nos ocupar, no lugar de 'nos preocupar'.
A viver no presente, praticamente, extinguimos nossa ansiedade e ganhamos a chance de perceber o quanto já temos.
Desta forma, aproveitamos mais a vida, pois no lugar de ter, podemos ser. E é nesse ser, sempre presente, que aprendemos a dar valor as coisas que realmente contam.
É claro que não podemos levar a vida como as áves. Temos compromissos, responsabilidades, desejos, sonhos...
Mas podemos sempre nos lembrar, que temos que nos dar o direito de viver plenamente, e isso, só é possível, quando fazemos nossa mente, parar de pular entre o passado e o futuro. Ou seja, quando nos fazemos presentes.
Que o ano novo seja um belo presente à você. Um ano de despertar com o canto das áves, e de voar com elas através de seus sonhos. E que sejam voos leves, livres, sem necessáriamente um objetivo ao alcançar. Voos que se deixam guiar pelas asas da vida.
Essas nos levam sempre onde realmente precisamos estar. E de preferência, bem presentes.
Essa mensagem é do jornalista Ciro Porto, que foi exibida no Jornal da EPTV 2ª Edição no dia 31 de dezembro do ano passado, na EPTV, afiliada da TV Globo no interior de São Paulo e Minas Gerais. A cada dia 31/12 do ano, o jornalista traz uma mensagem positiva para o ano que começa, e emociona os telespectadores. Na mensagem para a virada 2013/2014, o jornalista reflete que o ano que começa seja verdadeiramente novo e feliz, e fazer presente na vida da gente.
Meus amigos, faltam poucas horas para a chegada do novo ano. O ano de 2014 foi mais difícil da minha vida, como a perda da bolsa no processo seletivo na faculdade particular em João Pessoa - que vai ficar marcado para sempre na minha memória. Fiz o ENEM pela segunda vez em novembro (o que não estava nos meus planos esse ano) e estou esperando as notas nos próximos dias. Apesar das dificuldades, teve coisas boas esse ano que vai acabar. Como no cinquentenário do jornal Zero Hora, que sugeri para alguém dos amigos do Facebook ou Twitter trazia a versão impressa do jornal, mesmo de longe. O pedido foi aceito e a equipe do jornal enviou pelos correios a versão impressa de Zero Hora aqui na Paraíba, e está guardado até hoje no meu acervo de jornais. Porque é um dos maiores jornais do Brasil e o que sou leitor-assíduo há seis anos. Além disso, este que vos escreve completei 20 anos em 13 de junho, e dez anos que moro aqui na Paraíba, porque nasci na Ilha de Itaparica, perto de Salvador, na Bahia. Boas notícias também nesse blog, que teve mais acessos do que os anos anteriores. E também voltei a fazer rádio, nas participações do programa de Luiz Claudio na Rádio Caaporã FM, depois de seis anos.
No fim das contas, o ano de 2014 foi de altos e baixos na minha vida.
Agradeço a DEUS por mais um ano, a minha família, aos meus amigos (reais e virtuais). E ao pessoal que acessou o meu blog este ano. Peço desculpas porque alguns dos assuntos não foram citados aqui, mas quando for um assunto novo em 2015, eu vou comentar e analisar sempre aqui!
E que venha 2015! Afinal, é o ano dos Jogos Pan-Americanos de Toronto (um esquenta para as Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016), dos 50 anos da TV Globo, dos 30 anos do Rock in Rio, dos 190 anos do Diario de Pernambuco - o mais antigo em circulação na América Latina, dos 430 anos de João Pessoa, dos 450 anos do Rio de Janeiro, entre tantos e outros eventos.
Espero que em 2015 seja muito melhor do que em 2014. Eu sei que vai ser as mesmas dificuldades, mas vai ser o ano da ESPERANÇA, PAZ, TERNURA, AMOR, FELICIDADE, CARINHO e muita, muuuita ALEGRIA!
E pra encerrar o post especial para o ano novo, digo que nas duas últimas reflexões anteriores, resolvi colocar um vídeo postado pelo canal /diler2006, no YouTube, mostrando a música que é o hino do Grupo RBS, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com a única palavra: VIDA! Mas esse ano vou fazer diferente. A campanha deste fim de ano do maior e melhor grupo de comunicação do Brasil mostra como deve seguir em frente em 2015. E é uma campanha muito bonita que deixo um video aqui no canal /comunicacaogruporbs, mostrando com uma frase: 'VÁ EM FRENTE!' E é um desejo pra mim, pra você e pra todos nós...
Então, desejo a todos, em nome deste blog, um FELIZ ANO NOVO!