Principal cartão-postal do Rio: Cristo Redentor |
Mas eles levaram quase 60 anos para ocupar este lugar. Em 1560, depois de uma série de escaramuças, os portugueses expulsaram os franceses. Cinco anos depois, o capitão Estácio de Sá fundou a cidade que inicialmente foi chamada de "São Sebastião do Rio de Janeiro".
Em 1808 a família real portuguesa veio para o Rio de Janeiro, refúgio escolhido diante da ameaça de invasão napoleônica. Quando a família real voltou para Portugal e a independência do Brasil foi declarada em 1822, as minas de ouro já haviam sido exauridas e dado lugar a uma outra riqueza: o café. Foi a segunda capital do Brasil durante quase duzentos anos - entre 1763 até 1960, e atraiu mais, não só os portugueses, mas também os estrangeiros.
Com uma população 6.453.682 habitantes (segundo dados do IBGE/2014), o Rio de Janeiro é a segunda maior cidade do Brasil e representa o segundo maior PIB do país, estimado em cerca de 140 bilhões de reais (segundo dados do IBGE/2007). A capital fluminense é muito conhecida internacionalmente pelos principais cartões-postais como Jardim Botânico, Pão de Açucar e Cristo Redentor, além das praias de Copacabana, Leblon, Tijuca e Ipanema.
Apesar de ser um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país, a cidade do Rio de Janeiro sofre com a violência, onde desde o início da década de 1990, vem conquistando espaço na imprensa nacional e internacional. A cidade apresenta índices elevados de criminalidade. Entretanto, pesquisas recentes demonstram que a violência urbana vem caindo na cidade, sobretudo nos últimos anos.
Outro problema que afeta os moradores da cidade é o transporte - em especial ao metrô. Nos últimos anos problemas nos trens da SuperVia (responsável pela administração) prejudicaram os passageiros que saem de casa para ir ao trabalho. Até agora - desde o final da década de 90, nenhum trem da empresa foi trocado ou reformado - já que aqueles usam há mais de 40 ou 50 anos, e por isso, os passageiros usam trens com lotação e até com portões abertos durante o percurso. O que levaram várias multas de até R$ 5,2 mi entre 2009 e 2013. A diretoria da Supervia disse que o problema será resolvido até 2016, onde a frota será 100% renovada e com capacidade para 1 milhão de passageiros por dia.
Apesar dos problemas, o Rio de Janeiro é a maior rota do turismo internacional no Brasil e principal destino turístico na América Latina e em todo Hemisfério Sul. A cidade herdou de seu passado uma forte vocação cultural. Entre os principais eventos, destacam-se o Carnaval, o Festival Internacional de Cinema, a Bienal do Livro e o Anima Mundi, sem falar da tradicional festa do réveillon em Copacabana. Várias personalidades nasceram ou passaram pela cidade como Maysa, Nara Leão, Vinicius de Moraes e Tom Jobim.
E é com o Tom Jobim que deixo um vídeo da canção 'Samba do Avião' em homenagem ao quadricentenário e meio aniversário da 'Cidade Maravilhosa'. Parabéns a cidade e aos moradores, que será sede dos Jogos Olímpicos no ano que vem!
Fonte: Site da Prefeitura do Rio de Janeiro, Wikipédia e G1
...