quarta-feira, 31 de julho de 2013

MTV entra uma nova fase e vira canal pago a partir de outubro

Quem assiste ou acompanha a MTV pode estar com os dias contados. A primeira rede de televisão aberta segmentada e voltada para o público jovem, entra agora numa fase completamente diferente daquela de 20 de outubro de 1990 - quando o Grupo Abril a trouxe para o País. O canal deixa o sinal aberto após (quase) 23 anos e, a partir de 1º de outubro, na terça, estará na TV paga, com nova programação e novo comando. O anúncio foi feito pela Viacom na segunda-feira, 29.

Segundo o portal Estadão e do jornal Folha de S. Paulo, a mudança, encarada por muitos do setor como o fim da MTV Brasil, é resultado do rompimento do acordo de licenciamento da marca firmado entre a Abril e o conglomerado de mídia americano Viacom. A empresa brasileira decidiu devolver a marca à americana, "como parte de seu processo de reestruturação". Em nota, a Abril disse que está "no processo de decisão sobre o futuro da sua rede de radiodifusão", que permanece sob sua propriedade. O grupo tinha direito de usar a marca até 2018.

A Viacom afirma que a nova MTV terá 350 horas de programação local, incluindo formatos diários, 'realities', sitcoms (séries cômicas), esportes radicais e séries de animação. Programas como Pranked (de pegadinhas), Guy Code (reality para o público masculino) e WorldStage (de shows) ganharão versões locais. Além disso, haverá conteúdo internacional dublado.

Em comunicado, a diretora geral da Viacom International Media Networks Américas, Sofia Ioannou, diz que o crescimento do mercado de TV por assinatura no Brasil faz deste o momento certo para lançar o canal nesse segmento. "Mudando a MTV para a TV paga, criamos uma oportunidade única na qual aproveitaremos o expertise dessa audiência, penetração de mercado, relacionamentos locais e relevância para apresentar um canal envolvente para nosso público e parceiros."

Marina Person já foi VJ da MTV durante 18 anos.
Ela disse que não gostou da notícia.
A MTV é reconhecida no Brasil. Atualmente tem mais de 100 emissoras afiliadas e retransmissoras pelo Brasil e a emissora também transmite ao vivo pela internet. A emisora já abriu seu sinal para todas as antenas parabólicas gratuitas (como o StarOne C2) de setembro de 2008 até abril de 2012. Apesar de ser uma emissora aberta em algumas capitais, a MTV é tratada como TV paga em boa parte do país. O canal nega que sua eventual distribuição livre tenha a ver com o corte de seu sinal na operadora SKY. A operadora argumenta que a mudança se relaciona ao crescimento da classe C e à demanda de anunciantes, informou o colunista Daniel Castro, naquela época em que trabalhava no jornal Folha de São Paulo e atualmente no portal R7. Na TV por assinatura, a MTV passa nas operadoras Claro TV, Oi TV, Vivo TV e CBTC TV, além da NET e operadoras locais de TV a cabo.

Além da MTV, a Viacom também é propietária dos canais Nickelodeon, VH1 e Comedy Central; ambos canais pagos e exibem aqui no Brasil pelas operadoras.

Devolver a MTV para a Viacom é mais uma etapa da reestruturação do Grupo Abril, anunciada no início do mês de junho. Naquela ocasião, a empresa anunciou o agrupamento de unidades de negócios, mas não confirmou o fechamento da emissora.

Em entrevista ao jornal O Globo, a Ex-VJ Marina Person, que trabalhou na emissora, diz que ficou completamente deprimida e observa que a emissora vai virar mais um canal genérico de programas enlatados dos Estados Unidos, o que é um retrocesso tremendo para a cultura brasileira..

E você, o que achou da nova fase da MTV? Com esse assunto, o blog lançou uma enquete que está após a contagem regressiva da Copa do Mundo de 2014, no canto direito. A pergunta é: "O que você achou da nova fase da MTV?" Vote na enquete e o resultado será divulgado nos próximos dias.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

A semana em que os alemães descobriram a cidade de Caapora, PB, antes da JMJ no Rio


"Caros amigos alemães foi uma semana muito, mas muito especial para os jovens e da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Caaporã, Paraíba, Brasil.

Durante a Semana Missionária, que antecede a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, foram vários momentos. Momentos de diversão, de aprendizado e de reflexão.

Vocês, queridos alemães, são muito simpáticos, alegres e felizes, e que nos trouxeram alegria pra cá. A cada lugar, teve gente que pediu para tirar uma foto! Tira uma foto aqui, tira uma foto ali... Ou seja, vocês viraram celebridades.

E eu, Luciano Amorim, essa pessoa que vos escreve, foi muito bom falar com vocês. É a primeira vez que eu falo com uma pessoa estrangeira ou de outro país. Mas o que eu destaco dessa turma são:

José: Pessoa simpático, alegre, fala português, gente boa e já veio pra Caaporã várias vezes.
Nathalie: Fala espanhol
Manuel: O Vozeirão, que um dia, vai virar um narrador de esportes
Sonja Bartelt: A garota mais bonita da turma

Enfim, foi uma semana INESQUECÍVEL!

E que a Jornada Mundial da Juventude, assim como viveram aqui, sejam entregues, se divirtam bastante e sejam felizes.

E quem sabe, quando eu passar as férias ou fazer um intercâmbio na Alemanha, eu vou reencontrar vocês?
Que Jesus Cristo ilumine cada um dos alemães...

Um forte abraço de Luciano Amorim, Nara Veloso, Mayara Albuquerque, Kenedy Correia, Edvaldo Gomes, Veloso Jr. E de toda a juventude de Caaporã.

Sábado, 20 de julho de 2013"

Esse texto que eu fiz no Sábado, 20, é em homenagem aos alemães, que nos prestigiaram e conheceram a cidade de Caaporã, no Litoral Sul da Paraíba, esta semana, antes da Jornada Mundial da Juventude. Além dos alemães aqui na cidade, pessoas de outros países também visitaram em outras cidades do Brasil. Assim foi a Semana Missionária, que foi um 'esquenta' para a JMJ.

E eu estou com muita saudade dos meus queridos amigos alemães. Fiquei até sem palavras! E quem sabe, um dia, eu vou reencontrar os amigos, quando eu passar as férias ou fazer um intercâmbio na Alemanha... Principalmente José e Sonja Bartelt. Porque esse pessoal, está no meu coração! E aproveitem a JMJ no Rio!

A Jornada Mundial da Juventude começa amanhã, segunda, 23 e termina no domingo, 28. E com a presença do Papa Francisco.

Abaixo, mais imagens sobre os alemães em Caaporã e região, nas fotos tiradas por mim, E também dos meus amigos Mayara Alburquerque e Leo Meireles.










E para os queridos amigos alemães, só nos resta dizer: WIELEN DANK!

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Brasil fez bonito e é TETRA na #CopaDasConfederações2013

Meus amigos, como eu falei neste blog no ano passado, no dia 30 de junho de 2002, o Brasil foi PENTA na Copa do Mundo de 2002, realizado nos países da Coreia do Sul e Japão. 11 anos se passaram e ontem, no dia 30 de junho de 2013, o Brasil foi TETRA, só que pela Copa das Confederações, aqui no Brasil. A seleção foi a maior e melhor campanha da competição.

A Espanha, até que foi uma boa campanha, mas o principal destaque foi a goleada contra o Taiti no dia 20. Um placar de 10 a 0, que poderia ser de 13 ou 15 gols. E eu me comparei com o jogo do Santos x Naviraiense/MS pela Copa do Brasil de 2010, com o mesmo placar. Aí, pensei que chamasse os jogadores espanhóis os 'Meninos da Fúria', em comparação com os 'Meninos da Vila', que na época, em 2010, jogaram Neymar, Ganso, Robinho e companhia.

E o Taiti, hein?! A seleção da Polinésia Francesa não marcou nenhum gol na competição... No Primeiro jogo, a seleção jogou contra a Nigéria e perdeu por 6 a 1. No segundo jogo, perdeu (ou melhor, massacrou) para a Espanha por 10 a 0 e no terceiro jogo, perdeu para o Uruguai por 8 a 0. É tanta goleada que a seleção taitiana foi pra casa mais cedo,  mas a equipe agradeceu a torcida que acreditava no time.

Mas a Seleção Brasileira foi bem na primeira fase. No primeiro jogo, no dia 15, venceu o Japão por 3 a 0. No dia 19, venceu o México por 2 a 0 e no dia 22, venceu a Itália por 4 a 2 num jogo sofrido. Com o bom desempenho, a seleção classificou para a semifinal contra o Uruguai e venceu por 2 a 1 no clássico sul-americano.

Aí, chegava a grande final, no Maracanã lotado! A nossa seleção enfrentou a Espanha e venceu por 3 a 0 e conquistou o TETRACAMPEONATO na Copa das Confederações. Depois deste jogo, realmente a seleção acordou. Quem ganhou destaque na competição foi Neymar e Fred. É assim a seleção do Felipão!

Amigos, a Copa das Confederações foi um teste para a Copa do Mundo que vai começar daqui há 346 dias (como mostra o contador eletrônico abaixo do logo e ao lado do post). Apesar dos protestos pelo Brasil, foi um evento bem positivo e pra mim, dou a nota 9,6.

E que na Copa do Mundo do ano que vem, vamos torcer juntos pela seleção Brasileira para jogar em casa e conquistar o HEXA!

Porque afinal, como diz o slogan da Copa do Mundo de 1990 na Globo: PAPA ESSA BRASIL!