Dando continuidade a série especial deste blog falando sobre o que foi notícia em 2012, vamos aos destaques de junho.
Créditos: Divulgação |
No dia em que a Rio+20 foi aberta, entrou no ar o meu blog #PorDentroDasNotícias. Este blog completou seis meses e já tem 4 mil acessos. Para ver a minha estreia, veja aqui. Até agora, o meu blog já é um sucesso, tento no Brasil, quanto no exterior. Foram dois meses de muuito trabalho até que eu cheguei aqui, em junho. Um trabalho que eu planejei desde o início deste ano. O meu blog é mais um passo da minha carreira jornalística, que começou no rádio, em 2006, passando pelas redes sociais, em 2010 e agora, neste blog!
Arte: Luciano Amorim |
A partir da 21ª reportagem, o leitor do site da Folha tem que fazer um cadastro pra ler outras 20 reportagens. Créditos: Reprodução/Site da Folha |
Mas o mês de junho foi RECORDE, só que no trânsito. Às 18h30 do dia 1º, a Companhia de Engenharia de Tráfego da cidade de São Paulo, a CET, registrou 282 km de vias congestionadas na capital paulista - 32,4% do total das vias monitoradas. Além do excesso de veículos, acidentes e chuva contribuíram para complicar o trânsito na cidade. No dia 23 de maio, quando os metroviários paralisaram as atividades, a cidade registrou 249 km de filas às 10h, considerado o maior em toda a série histórica registrada pela CET no período da manhã.As medições foram iniciadas em 1991. O recorde anterior era no dia 4 de novembro de 2004, com 191 km às 9h30. Se considerado o período da tarde, o recorde absoluto no trânsito de São Paulo é de 293 km, registrado em 10 de junho de 2009, véspera de um feriado Corpus Christi. É... Vamos melhorar o trânsito de São Paulo, né?! Todo ano é a mesma coisa...
Três anos depois da tragédia do Voo 447, da Air France, o Brasil recebeu no dia 2, o relatório final da queda do voo em 2009. Os pilotos do voo AF 447 não compreenderam a tempo que o avião perdeu a sustentação após um procedimento equivocado do copiloto mais novo e isso levou à queda do avião, que matou 228 pessoas em 1º de junho de 2009. Segundo a legislação internacional, a Convenção de Chicago, os países têm 60 dias para enviar sua posição. O BEA pode não mudar o texto com base nas ponderações feitas, mas elas deverão obrigatoriamente constar no final do relatório.
Diário Catarinense no dia 23 de junho noticia o impeachment de Lugo. Foto: Newseum |
Junho foi marcado de alianças pré-eleitorais. No dia 18, o deputado federal Paulo Maluf, do PP de São Paulo, decidiu o apoio a candidatura de Fernando Haddad, do PT. Aí, um dia depois, o PSB anunciou a desistência de Luiza Erundina como candidata a vice de Haddad. O presidente nacional do partido e Governador de Pernambuco, Eduardo Campos afirmou que a decisão de Erundina tem "caráter irrevogável" e disse que o PSB não reivindica mais o posto de vice na chapa. No lugar de Erundina, o PT escolheu Nadia Campeão como candidata a vice de Haddad.
Outro destaque de junho é a greve dos professores, que atingiu 95% das instituições federais e deixou os alunos prejudicados. Mas, uma brincadeira rendeu a criatividade durante a greve. Um protesto diferente, criado por três alunas de uma escola em Itaparica - cidade que fica na Ilha de Itapatica, terra onde eu nasci -,uma cidade que fica numa Ilha de Itaparica que fica bem próximo de Salvador, fizeram um protesto bem humorado e bem descontraído, mas bem parecido como a da novela das 7 da Globo, Cheias de Charme. A notícia foi publicado no jornal Correio* no dia 16 e também foi destaque no meu blog. As alunas criaram um clipe chamado "Vida de Estudete", em vez de "Vida de Empreguete", usada a música do trio formado por Penha (Taís Araújo), Rosário (Leandra Leal) e Cida (Isabelle Drummond) para criticar os dias de paralisação. O vídeo já foi visto por mais de 400 mil acessos. Segundo a reportagem assinado por Alexandre Lyrio, a “culpada” da iniciativa das estudantes é a professora de História, que aliás não aderiu à greve, apesar de defender a causa. A "pró", como é chamada pediu que a turma fizesse um trabalho em vídeo com tema livre valendo dois pontos. Aí, Isabele Alcântara, de 20 anos, Bruna e Jamile Moreira, ambas de 18 anos, entraram num consenso. O assunto seria mesmo a greve. “Daí até a letra e a coreografia foi um pulo”, diz Isabele, que não é Drummond, o sobrenome dela. Em uma tarde, a primeira parte do trabalho estava pronto. Aí, faltava alguém para filmar e editar. Chamaram o namorado de uma delas, que é o Felipe Brito, 19, que começou a gravar às 23h da última quarta-feira, véspera do dia marcado para a entrega dos trabalhos. Utilizou no modo "vídeo" uma câmera fotográfica digital comum. E o trbalho estava pronto por volta das 3h do dia seguinte. Para se divertir, decidiram colocar o vídeo no YouTube, e segundo o Felipe, 24 horas depios, o vídeo foi visto 11 mil vezes. Virou febre, hein?! Olha só o vídeo...
Junho foi o mês de boas notícias, Após quase nove meses, o ex-presidente Lula, que estava com nenhum tipo de câncer, recebeu alta, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Lula havia se internado nesta quarta-feira, 13, para a remoção do cateter utilizado na quimioterapia contra o câncer na laringe. De acordo com o comunicado do hospital, "a reavaliação da laringe, que incluiu avaliação endoscópica e tecidual, revelou ausência de neoplasia (câncer). Novos exames de rotina serão realizados no futuro". Em entrevista a edição dominical do jornal Folha de S. Paulo, no dia 30 de março, Lula diz que se ele perdesse a voz, ele teria morrido e compara o tratamento do câncer como a 'Bomba de Hiroshima', no Japão.
Junho foi de despedidas. No dia 4, o cantor russo Eduard Khil, que virou sensação na internet ao aparecer no vídeo conhecido como ‘Trololó’, morreu no hospital de São Petersburgo, na Rússia. Ele estava em estado crítico de saúde, após ter sofrido um derrame e entrado em coma. Segundo a imprensa russa, ele havia sofrido danos cerebrais irreversíveis. O cantor teve muito sucesso nas décadas de 1960 e 70, no período soviético, mas caiu no ostracismo após o fim da URSS. Ele virou sensação na internet em 2010, quando um vídeo com o cantor interpretando 'Eu estou feliz porque estou voltando para casa' se tornou viral ao ser publicado no YouTube –foram mais de 2 milhões de visualizações em poucos dias. Olha só!
A música foi escrita pelo soviético Arkady Ostrovsky, e a letra original falava de um caubói do estado americano de Kentucky que passeava pelas pradarias enquando sua amada costurava meias para ele. Mas o tema, muito relacionado aos Estados Unidos, não agradou aos censores naqueles tempos de Guerra Fria. Então, para satisfazer à censura, Khil decidiu gravar uma versão vocalizada, que soava como "trololó". Na época, isso não chamou muito a atenção nem foi imitado -até o vídeo cair na Internet. Após o sucesso na web, os fãs do cantor pediram que ele fizesse uma turnê mundial. Até que essa música "Trololó" é um dos mais engraçados! Hihihihihihihihihi, hihihihihihi... TrololololóTrololóTrololó... Trolololó...
No dia 6, Anna Maria Niemeyer, filha única do arquiteto Oscar Niemeyer, de 82 anos, morreu no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, em consequência de um enfisema pulmonar. Anna Maria estava internada desde o dia 1º de junho. Anna Maria era marchand, designer e arquiteta de interiores. Ela tinha duas galerias de arte com seu nome, localizadas na Gávea, Zona Sul do Rio.
E no dia 10, o jornalista e escritor Ivan Lessa, morreu aos 77 anos, em Londres. Lessa morava na terra da rainha desde 1978 e era colunista da BBC Brasil. Foi fundador, em 1969, e um dos principais colaboradores do jornal crítico e satírico "O Pasquim", durante os anos de resistência à ditadura militar brasileira. Lessa publicou os livros "Garotos da Fuzarca" (contos, de 1986), "Ivan vê o mundo" (crônicas, de 1999) e "O luar e a rainha" (2005). Também trabalhou como tradutor.
Mas o mês de junho foi de inovação. No dia 1º, a TV Digital chegou ao Macapá, capital do Amapá. A TV Amapá é a primeira emissora da capital amapaense a transmitir o sinal digital. E não foi só que a TV Amapá ganhou o sinal Full HD, toda a série da emissora foi reformulada, como vê no vídeo no canal /andremacapa no YouTube.
No dia 19, o jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte, ganhou o novo projeto gráfico com o novo visual e formato: de Tabloide para o Berlinder. Muito bom e gostei do novo projeto gráfico do jornal. E está de parabéns!
Créditos: Reprodução/EPTV |
E pra terminar o giro do que foi notícia em junho, o que aconteceu com a religião no Brasil. Segundo o IBGE, número de evangélicos no Brasil aumentou 61,45% em 10 anos, segundo dados do Censo Demográfico divulgado nesta sexta-feira, 29. Em 2000, cerca de 26,2 milhões se disseram evangélicos, ou 15,4% da população. Em 2010, eles passaram a ser 42,3 milhões, ou 22,2% dos brasileiros. Em 1991, o percentual de evangélicos era de 9% e, em 1980, de 6,6%. Mesmo com o crescimento de evangélicos, o país ainda segue com maioria católica. Segundo o IBGE, o número de católicos foi de 123,3 milhões em 2010, cerca de 64,6% da população. No levantamento feito em 2000, eles eram 124,9 milhões, ou 73,6% dos brasileiros. A queda foi de 1,3%. A queda do percentual de católicos é histórica, de acordo com o instituto. Até 1970, em quase 100 anos, a queda foi de 7,9 pontos percentuais: o número de católicos em 1872 (ano do primeiro Censo) representava 99,7% da população e passou a 91,8% em 1970. Segundo a edição do jornal Folha de S. Paulo, do dia seguinte, o município onde tem mais católicos é a cidade de União da Serra, no Rio Grande do Sul, com 99,2%. O município onde tem mais evangelicos é a cidade de Guaraíta, em Goiás, com 52,1%. O município onde tem mais espíritas ou de outras religiões é a cidade de Palmelo, de Goiás, com 45,5%. O município onde não tem religião é a cidade de Chuí, no Rio Grande do Sul, com 45,5%.
Pois é, na minha opinião, o mês do meu aniversário foi marcado de surpresas e de turbulências.
►Saiba mais
Veja as outras notícias de Junho
Veja também os destaques de Maio
Veja também os destaques de Abril
Veja também os destaques de Março
Veja também os destaques de Fevereiro
Veja também os destaques de Janeiro
Veja as outras notícias de Junho
Veja também os destaques de Maio
Veja também os destaques de Abril
Veja também os destaques de Março
Veja também os destaques de Fevereiro
Veja também os destaques de Janeiro
Depois eu conto os destaques de julho.