quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Circulação de jornais no Brasil tiveram uma leve queda em 2013, aponta IVC


Créditos: Luciano Amorim/Arq. Pessoal/20.12.2011
Em 2013, a circulação diária dos jornais impressos foi de 4 milhões e 430 mil exemlares. É o que diz o Instituto Verificador de Circulação, que foi divulgada na semana passada. Segundo o IVC, a circulação de jornais sofreu uma leve queda (não muita assim) de 1,9%. Ou seja, a circulação em 2012 foi de 4 milhões e 520 mil jornais. O número confirma o decréscimo gradual do meio, que já havia caído 1,8% em 2012 na comparação com 2011. Os dados, coletados diretamente dos relatórios da entidade, não contam com análise sobre o desempenho de venda digital ou de categorias.

O ranking dos jornais nas cinco primeiras posições permanece o mesmo do ano retrasado: A Folha de S. Paulo, que foi o jornal mais lido em 2012 com 297.650 exemlares, perdeu para o 'popular' Super Notícia, de Belo Horizonte. O jornal da capital mineira teve a circulação média de 302.472 exemplares, enquanto a Folha, ficou com 294.811 exemplares. Apesar disso, a Folha se tornou o jornal 'não-popular' mais lido do Brasil. Outros três jornais brasileiros terminou 2013 na mesma posição de 2012. O jornal O Globo, do Rio de Janeiro, ficou com 267.541 e o jornal O Estado de S. Paulo, com 232.385. Esses dois últimos tiveram a leve queda, a exceção do Extra, do Rio de Janeiro, que terminou o ano em alta com 228.099 exemplares.

E tomara que a circulação dos jornais impressos continuam crescendo ao longo de 2014. Afinal, eles estão no caminho certo!

As informações são do portal Meio&Mensagem.

sábado, 25 de janeiro de 2014

Jornal O Povo começa 2014 com novo projeto gráfico na versão impressa


Para o jornal O Povo, de Fortaleza, 2014 começou com novidades. No dia 12, o jornal ganhou um novo projeto gráfico e editorial na edição impressa. Segundo o portal Meio&Mensagem, a presidente do Grupo O Povo, Luciana Dummar, disse que o jornal segue a lógica do jornalismo digital, em que a informação instantânea não pode se descolar do aprofundamento. Uma das novidades é o novo caderno 'DOM', que circula aos domingos, com reportagens especiais, colunas, crônicas, entrevistas, perfis e seções, sem se limitar a assuntos específicos.

E as novidades do jornal O Povo não param por aí! O caderno de esportes ganha o formato standart, com mais conteúdo e matérias mais aprofundadas. O caderno Buchico começa a agregar assuntos de decoração, gastronomia e beleza em seu novo projeto gráfico e editorial. Outros cadernos que passaram por reformulações gráficas foram o Ciência & Saúde e o People. Além disso, o Vida & Arte passa a circular de segunda a sábado. Outra novidade é a seção 'Farol', na página 2 do primeiro caderno, com ranking das matérias mais lidas, fotos, agenda e cenário da semana.


No dia 7, o jornal O Povo completou 86 anos e é um dos jornais mais lidos do estado do Ceará. Eu vi a versão digital do jornal e ficou muito bom o novo grafismo. Parabéns a equipe!

#PlanetaAtlântida2014 // Festival teve (como sempre) mistura de ritmos em Floripa



Amigos, este fim de semana, aconteceu a maior festa do Planeta na capital catarinense. É o Planeta Atlântida 2014 que estava na 17ª edição em Floripa. O festival reuniu 40 mil pessoas, na Sapiens Parque, nos dois dias de festa. E eu vou analisar como foi a versão catarinense do Planeta Atlântida em 2014.

Na primeira noite, no dia 17, Armandinho abriu a maretona de shows. O cantor gaúcho que mora em Floripa, transformou o Planeta (assim como nas outras edições) numa espécie de Luau e assim como aconteceu nas edições anteriores, ele se apresentou no fim de tarde e  cantou vários sucessos como 'Amor de Primavera', 'Pescador' e 'Desenho de Deus', além das canções 'Sol Loiro', 'Reggae das Tramanda' e 'Ursinho de Dormir', uma das mais aplaudidas. Com cinco álbuns de estúdio lançados e dois gravados ao vivo, o gaúcho selecionou 15 canções para o setlist. O pôr-do-sol no Sapiens Parque embalou 'Outra Noite Que Se Vai'. Com a música 'Semente', Armandinho despediu-se do público. A apresentação durou pouco mais de uma hora. Ao final, o cantor desceu do palco e foi abraçado pelos fãs. Agora, Armandinho pretende seguir para uma turnê de shows na Europa. E sempre falo aqui, que o Armandinho é o Jason Mraz do 'soul' brasileiro!

Depois do reagge de Armandinho, foi a vez de Jota Quest, que fez o público vibrar na Sapiens Parque. Com um setlist recheado de hits, a banda liderada por Rogério Flausino tocou vários sucessos como 'Na Moral', 'Só Hoje', 'Do Seu Lado' e 'Waiting For You', canção do último disco do grupo, além de 'Tempos Modernos', canção de Lulu Santos, e 'Além do Horizonte', composta por Roberto e Erasmo Carlos.
A terceira atração foi a banda 'O Rappa'. Caracterizado pelas letras de impacto social, grupo lembrou os ex-membros do Charlie Brown Jr, mortos no ano passado. Ao todo, foram 13 músicas. O cantor saudou o público de imediato com “feliz ano novo”, os cariocas deram início à apresentação ao som da batida de hip hop da introdução de 'Lado B Lado A', e seguiu com 'Reza Vela', 'Mar de Gente', 'Me Deixa' e 'Rodo Cotidiano'. O grupo encerrou com o novo single 'Anjos (Pra Quem Tem Fé)', que para o vocalista Marcelo Falcão, a música fala de superação.

Depois de O Rappa, veio o axé da minha conterrânea Ivete Sangalo, que fez o Planeta Atlântida SC na Sapiens Parque um pré-carnaval com as canções 'Dançando', 'Acelera Aê', 'Festa' e 'Sorte Grande (Poeira)'. Além das canções de outros artistas como “Raiz de Todo Bem”, de Saulo Fernandes; “País Tropical”, de Jorge Ben Jor; e uma homenagem ao cantor Reginaldo Rossi com a música 'Garçom'. A música 'Tempo de Alegria' empolgou o público e ela disse que passou até no link ao vivo para o Jornal da Globo para todo o Brasil. A diva do axé encerrou com uma versão de "O que é, o que é" de Gonzaguinha misturada a "Isto Aqui, O Que é" de Caetano Veloso. Ou seja, Ivete manteve a energia do início ao fim, acompanhando os passos dos bailarinos sem desafinar.

Depois do axé de Ivete Sangalo, veio o 'surf music' de Donavon Frankenreiter, que foi principal atração da primeira noite do Planeta Atlântida em Floripa. O cantor norte-americano que é conhecido pelo público catarinese, fez um show leve e tornou-se a trilha sonora de casais apaixonados com as canções 'Your Heart', 'Swing On Down', 'Life, love and laughter', 'On my mind' e 'That's Too Bad (Byron Jam)', 'It Don't Matter' e 'Free'. Como recordação, um dos rapazes levou o chapéu e o outro saiu vestindo o casaco do músico. Frankenreiter disse que por onde passa aqui no Brasil, é sempre muito bom. Ouvindo as canções dele, sinto que eu estou na praia, num dia de sol... É muito bom!

E a primeira noite do Planeta Atlântida 2014 em Floripa encerrou com o grupo Ask2Quit. O projeto formado pelos DJs Marcelo CIC e Vagalume assumiu o mainstream como um dos mais importantes nomes atuais de da house music no Brasil.  A atração colocou os planetários dançarem ao ritmo de música eletrônica. Entre as canções que sacudiram o público estão “Wake Me Up”, do Avicii, uma versão remix de “Psycho Killer”, do Talking Heads, além de “Play Hard” de David Guetta, com Ne-Yo e Akon.

Na segunda noite, no dia 18, quem abriu foi o grupo 'boy band' P9. O grupo carioca (com sotaque americano e formato parecido de Backstreet Boys) ficou conhecido com as canções 'My favorite girl', da novela 'Salve Jorge' e “Love you in those jeans”, da novela 'Amor a Vida'. Além das canções 'Just the two of us', 'New York minute' e canções de outros artistas como 'You make me feel' de Cobra Starship; 'As long as you love me' de Justin Bieber e Big Sean; e 'Pumped up kicks' de Foster the People. A apresentação do grupo durou apenas meia hora e empolgou o público, em especial aos fãs do P9.

Depois foi a vez de Gabriel O Pensador. Verborrágico e humorado, o letrista carioca voltou ao evento após ter participado da primeira edição, em 1998. Ele cantou vários sucessos como 'Cachimbo da Paz', '2345meiasete8', 'Astronauta' e a empolgante 'Até quando'. Além das canções do novo álbum 'Sem Crise', como 'Linhas Tortas'.

A terceira atração da segunda noite do Planeta foi o rap e o rock de Raimundos e ConeCrewDiretoria. Cada banda fez uma apresentação de 25 minutos, para depois se unir para tocar “Zóio de Lula”. Além de vários sucessos, os grupos fizeram uma homenagem dos músicos Chorão e Champignon, do Charlie Brown Jr.

Em seguida veio Lulu Santos, que apresentou a edição catarinense do Planeta pela nona vez. O cantor e compositor resgatou os hits como 'Toda Forma de Amor', 'Um Certo Alguém', 'Apenas Mais Uma de Amor'  e 'Assim Caminha a Humanidade'. Além do novo single 'Sócio do Amor'. As canções empolgaram os planetários.

E advinha quem tocou no Planeta Atlântida em Floripa? Foi o grupo de pagode Só Pra Contrariar, que faz 25 anos de carreira e faz uma turnê comemorativa pelo Brasil. Liderado pelo vocalista Alexandre Pires, o SPC delirou o público no Sapiens Parque com as canções que fizeram sucesso nos anos 1990, como 'A Barata', 'Domingo', 'Depois do Prazer', 'Essa tal Liberdade', 'Que se Chama Amor' e 'O Sanba Não Tem Fronteiras'. Além das canções de outros artistas do pagode como 'No Compasso do Criador' do Katinguelê; 'Conto de Fadas' do Negritude Junior; e 'Samba Rock do Molejão' do grupo Molejo. Foi um baita de um show do SPC no Planeta!

Depois do pagode do SPC, veio a principal atração da segunda noite do Planeta Atlântida em Floripa, o rapper Flo Rida. O rapper abriu o show com uma garrafa de espumante e deu um banho nos planetários, tirou a camisa, enrolou-se em uma bandeira do Brasil, ficou pertinho do público e chamou um grupo de mulheres para dançar no palco durante a apresentação. Flo Rida reuniu hits como 'Right Round', da trilha sonora do filme 'Se Beber Não Case' e que tem a participação da cantora Ke$ha, além de 'Club Can't Handle Me', 'Wild Ones', 'Good Feeling' e 'Whistle', famosa pelo refrão do assobio.

E fechando o Planeta Atlântida em Floripa, o DJ Keemo, fez o público da Sapiens Parque se transformar numa balada. O DJ interagia com o público: se aproximou das pessoas e chegou a fazer um 'mosh' em meio à multidão. Na festa, lançou o novo single 'Fu-gee-la', que deve estourar nas pistas de dança nos próximos meses.

Assim como nas outras edições, a edição catarinense do Planeta Atlântida foi, como sempre, uma mistura de ritmos. Para o vocalista Rogério Flausino, do Jota Quest, o Planeta Atlântida é como se fosse a final da Copa do Mundo. É, e sempre será, uma festa democrárica, de todas as idades e de todas as gerações. Várias personalidades passaram no festival, como a Musa do Grêmio, Daiane Steffens. Além do Palco Central, o festival teve também o espaço E-Planet, dedicado somente à música eletrônica. O Espaço Camarote recebeu Sidney Magal, o rapper Gabriel o Pensador, Fat Duo, Melody e Brothers of Brazil, o duo formado por Supla e pelo irmão João Suplicy. Esse ano, teve uma novidade com um miniparque de diversões com brinquedos como tobogã, extreme e roda-gigante. Os equipamentos estiveram em funcionamento durante as apresentações musicais.

Até a musa do Grêmio, Daiane Steffens, foi curtir o Planeta SC!

E ainda tem mais Planeta Atlântida 2014! A próxima edição é nos dias 7 e 8 de fevereiro, na SABA, na Praia de Atlântida, no município de Xangri-lá, no litoral do Rio Grande do Sul. Além dos alguns que já tocaram no festival em Floripa, vâo apresentar também no palco principal Skank; Jorge & Mateus e as atrações internacionais Ne-Yo e The Offspring, além de outras atrações que foram divulgados esta semana e organizados em cada palco. Pra saber mais, clique aqui. Os ingressos estão a venda no site oficial do evento e também nas lojas Renner em todo o estado do Rio Grande do Sul. Os preços variam de R$ 130 até R$ 480.

E quem não vai ao Planeta Atlântida 2014 no RS, pode acompanhar na TV, no rádio e na internet, como eu fiz a cobertura no ano passado. O evento pode ser transmitido para todo o Brasil pelo canal de TV por assinatura Multishow e pela TVCOM, emissora local em Porto Alegre além pela Rádio Atlântida e nos portais G1 e ClicRBS. E também nas redes sociais. E como sempre, eu vou acompanhar tudo no meu twitter, o @lucianosilva96 e pelo meu Facebook. E se der um tempinho, eu vou analisar no meu blog como foi o Planeta no RS. E tomara que o Planeta gaúcho seja muito mais melhor do que o Planeta catarinense.

*Alguns trechos deste post peguei do site G1 SC.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Viver e aprender em 2014...



Olá, pessoal! Quanto tempo, né?! Depois de três semanas de recesso, estou de volta a escrever neste blog! E na primeira postagem de 2014, eu citei uma reflexão de Zíbia Gasparetto, falando sobre como viver a vida!

Maiores prazeres da vida // Por Zíbia Gasparetto
"Viver uma verdadeira experiência amorosa é um dos maiores prazeres da vida. Gostar é sentir com a alma, mas expressar os sentimentos depende das idéias de cada um. Condicionamos o amor às nossas necessidades neuróticas e acabamos com ele. Vivemos uma vida tentando fazer com que os outros se responsabilizem pelas nossas necessidades enquanto nós nos abandonamos irresponsavelmente.  Queremos ser amados e não nos amamos, queremos ser compreendidos e não nos compreendemos, queremos o apoio dos outros e damos o nosso a eles. Quando nos abandonamos, queremos achar alguém que venha a preencher o buraco que nós cavamos. A insatisfação, o vazio interior se transformam na busca contínua de novos relacionamentos, cujos resultados frustrantes se repetirão.   Cada um é o único responsável pelas suas próprias necessidades. Só quem se ama pode encontrar em sua vida Um Amor de Verdade."

Sobre esse assunto, eu me lembro de uma frase de Charles Chaplin que está no meu jornal Aqui PE, em 2009, guardado no meu acervo de jornais. Ele disse assim...

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."
Charles Chaplin

E tem uma outra frase de Cleuza Vasconcellos, que eu achei da internet, fala sobre viver.

"Viver é amar e sentir-se amada, desejada, sentir o carinho das pessoas, admirar o que é belo, sentir o cheirinho das flores, dar um abraço e ser abraçada. Sentir vontade de dizer te amo, e de se arrepender do que disse, de pedir perdão, de poder errar e acertar depois. Enfim, isso é viver!"
Cleuza Vasconcellos

Então é isso! Estes foram as três frases que podem refletir na sua vida. Por isso, em 2014, aprenda a viver mais com a família e pessoas que mais gostam.

Pra terminar, deixo aqui um vídeo que passou no telejornal local 'JPB 2ª Edição', na TV Cabo Branco de João Pessoa, com a minha amiga Edilane Araújo. Com a participação dos funcionários da emissora, a mensagem mostra fraternidade, PAZ e VIDA para 2014. O fundo musical é 'O que é, O que é', composta por Gonzaguinha e cantada por Zizi Possi. O vídeo virou sucesso nas ruas da capital paraibana e nas redes sociais. É de arrepiar esse vídeo, hein?!



2014 promete mesmo! Ano da Copa do Mundo, das Eleições presidenciais, dos 50 anos do jornal Zero Hora, em Porto Alegre, entre outros eventos. E alguns desses, eu vou contar tudo por aqui, nesse blog!

Então, vamos juntos em 2014!