O meu blog #PorDentroDasNotícias traz durante duas semanas uma série especial sobre os fatos e imagens que marcaram em 2014, selecionados por mim. E hoje, na terceira parte da série, vamos aos destaques de março, que teve fortes emoções.
O #Carnaval deste ano foi em março. Uma festa de alegria no Recife, Olinda e no Rio de Janeiro. Em Salvador, a festa (que teve o grande sucesso da música 'Lepo Lepo', do grupo Psirico) foi marcada pela despedida. O cantor Bell Marques se apresentou pela última vez no comando do Chiclete com Banana. Na terça-feira de carnaval, no dia 4, a emoção foi grande, tanto para o cantor, quanto para os foliões, em especial a 'nação chicleteira'. Quando chegou à Praça Castro Alves, no fim do percurso do Circuito Campo Grande, Bell Marques chorou e ganhou abraço de despedida dos ex-companheiros de banda que tinham uma relação de 33 anos. Quem assume os vocais no lugar de Bell é Rafa Chaves, ex-Via Circular. Depois da despedida no Chiclete com Banana, Bell Marques foi ao Circuito Barra-Ondina e começou a cantar como carreira solo no final da noite do mesmo dia, e revelou que está vivendo um mistura de sentimentos. A despedida foi no Carnaval deste ano, mas o anúncio foi em setembro de 2013, por decisão dele. O cantor foram uma das marcas registradas da banda e sempre será uma marca registrada no ritmo Axé. Com certeza, vai ficar para história o Carnaval em Salvador deste ano. E para o Bell Marques, só tenho dizer que o seu amor com Chiclete com Banana, 'valeu demais'!
No domingo de Caranaval, teve a premiação dos melhores do cinema do ano passado. A premiação do #Oscar2014 aconteceu no dia 2, em Los Angeles. O filme 'Gravidade' levou sete oscars como Melhor Diretor, Efeitos Visuais, Edição e Mixagem de Som, Fotografia, Edição, Trilha Sonora Original. Já o filme '12 anos de Escravidão' levou três oscars: Melhor Filme, Atriz Coadjuvante e Roteiro Adaptado. O italiano "A grande beleza" ganhou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro. Com isso, foi quebrado um jejum de 15 anos sem vitórias da Itália na categoria. O país tem agora 11 estatuetas, e segue líder de estatuetas para estrangeiros. Mas o principal destaque da premiação do Oscar 2014 foi muito mais além do que já viu de tudo... Comandado pela Ellen DeGeneres, a apresentadora mostrou simpatia e bom humor do início ao fim da premiação. Como a pedida de pizza, que foi distribuída com ajuda de um entregador para Brad Pitt e outros atores das primeiras fileiras. E Ellen reuniu com Meryl Streep, Julia Roberts, Lupita Nyong'o, Jennifer Lawrence e grande elenco, para tirar a famosa 'selfie' tirada no celular da apresentadora e postou no Twitter, onde o 'tweet' com a foto tirada por ela superou 2 milhões de retweets, batendo recorde que era de Barack Obama, em novembro de 2012. Com certeza, vai ficar para a história...
If only Bradley's arm was longer. Best photo ever. #oscars pic.twitter.com/C9U5NOtGap
— Ellen DeGeneres (@TheEllenShow) 3 março 2014
O principal destaque de março no noticiário internacional é entre Ucrânia e Rússia, onde dois países estão acirrados por conta da crise. A começar pela Crimeia, uma comunidade autônoma que era da Ucrânia. Era, porque no dia 16, um referendo realizou no local para se anexar à Russia e 96,8% da população dos votos aprovaram a adesão a Moscou. Isso porque a maior parte da população da Crimeia é russo, e a cidade de Sebastopol, da era soviética, era sitiada pelos invasores nazistas, onde têm uma ressonância emocional muito forte, por já ter sido parte do país e ainda ter a maioria de sua população de origem russa. A península da Crimeia fica em uma área estratégica do Mar Negro, muito próxima do sudoeste da Rússia. A maior parte da frota russa no Mar Negro está na região autônoma, com um quartel-general na cidade ucraniana de Sebastopol. Para a Ucrânia, independente da Rússia desde o colapso da União Soviética em 1991 e em meio a uma crise econômica, a perda da Crimeia seria um enorme golpe. Dois dias depois do referendo, o presidente russo fez um discurso em que reconheceu a soberania do território ucraniano, dizendo que a Crimeia 'sempre foi e sempre será parte da Rússia'. No dia 30, a população de Crimeia adotou o fuso horário de Moscou e adiantaram os relógios em duas horas. A Crimeia também trocou de moeda, o 'rublo', e de outros serviços da Rússia. O resultado não foi reconhecido pelo Ocidente. Mesmo assim, Putin e o auto-proclamado governo da Crimeia assinaram um tratado de adesão, e a incorporação foi ratificada. Em seguida, tropas que seriam russas passaram a cercar e invadir postos militares na Ucrânia, onde convocou todas suas reservas militares para reagir a um possível ataque russo e afirmou que se trata de uma "declaração de guerra". A escalada de tensão também levou a uma ruptura entre as grandes potências, com o G7 condenando a ação e cancelando uma reunião com o governo de Moscou. Em meio à crise, a Comissão Europeia divulgou um plano de ajuda de pelo menos € 11 bilhões para a Ucrânia.
O voo MH370 da Malaysia Airlines saiu no dia 8, de Kuala Dumpur e chegaria à Beijing, na China. Mas no meio do caminho, desapareceu. Pouco depois de decolar, o avião mudou radicalmente de rota, girando a oeste e depois ao sul, em direção ao oceano Índico, onde teria caído por falta de combustível. Desde então, muitas buscas aconteceram, mas nada feito. No dia 24, o primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, anunciou que o avião caiu no Oceano índico. Nenhuma das 239 pessoas a bordo sobreviveram. Momentos antes da coletiva, a companhia aérea enviou uma mensagem por SMS às famílias dos passageiros, anunciando que admite que todas as evidências sugerem que o avião tenha caído no Oceano Índico e que não há sobreviventes. O acidente do voo MH370 da Malaysia Airlines teve o pior desastre aéreo dos últimos dez anos. Apesar das buscas aéreas e submarinas realizadas na costa ocidental da Austrália, não se sabe onde o avião caiu e até agora nenhum rastro da aeronave foi encontrado.
Clique para ampliar |
Outro caso de preconceito, só que desta vez foi contra os nordestinos. No dia 26, um funcionário da operadora Avianca postou uma mensagem em seu perfil no Facebook ofendendo a região Nordeste. Durante as férias em João Pessoa, o usuário reclamou do mau atendimento em um restaurante na capital paraibana com palavrões e chamou o Nordeste de 'escroto', 'relaxado', 'medíocre' e 'nojento'. No dia seguinte, o caso ganhou repercussão graças ao apresentador Nilvan Ferreira, em sua conta no instagram. E quando foi repreendido pelos próprios amigos no Facebook, o piloto usou a rede social para pedir desculpas, poucas horas depois. Ele explica que tem muitos amigos na Região Nordeste e tem uma namorada que conheceu no Recife. No fim das contas, a companhia aérea anunciou no dia 28, a demissão do piloto 'mal educado' e 'sem noção', e em nota na sua fanpage oficial no Facebook, declarou que repudia o comentário feito pelo piloto, e reforça o respeito e a admiração por todos os povos brasileiros.
Em João Pessoa, o torcedor caiu no fosso ao comemorar o gol do seu time, o Auto Esporte, durante a contra o Sousa no Estádio Almeidão, pelo Campeonato Paraibano no dia 9. A queda foi de uma altura de mais de três metros e deixou o torcedor gravemente ferido. Ele foi socorrido por uma equipe de resgate que estava no estádio e levado para o Hospital de Emergência e Trauma, mas não resistiu e morreu na madrugada do dia 10. Tibério Barreto, de 41 anos, era porfessor de Biologia do colégio Lyceu Paraibano, no centro da capital paraibana, há um ano e dois meses. Parentes próximos ao professor relataram que no mesmo dia, 10, ele ia defender a sua tese de mestrado na Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Tibério sempre frequentava os estádios onde houver jogos do seu time do coração, o Auto Esporte. No velório, amigos e parentes tinham uma mistura de sentimentos, como tristeza e surpresa. Tibério Barreto deixa a mulher e dois filhos. O fosso do Almeidão tem três metros de altura, mas a queda foi de um local ainda mais alto, já que há uma grade de proteção de cerca de um metro, por cima da qual o torcedor caiu. A morte do torcedor do Auto Esporte ao cair no fosso no Almeidão foi mais um de vários problemas que aconteceram durante a primeira fase do Campeonato Paraibano 2014, que teve jogos adiados por causa da dos estádios e atrasados como por falta de médico e até times que entraram em campo com a mesma cor de uniforme. Sem também falar das rodadas remarcadas. Com isso, quem perdeu foi o torcedor de clubes paraibanos. Uma pressão que virou uma novela chamada 'O Interminável Campeonato Paraibano'!
No Pará, parte ponte Alça Viária desabou no na noite do dia 23. Motivo: uma balsa que transportava óleo, destruiu um dos pilares da construção, localizada a cerca de 120 km de Belém. A ponte danificada faz parte de um complexo de pontes e estradas que liga Belém aos municípios do interior do estado. Ninguém ficou ferido. Com o incidente, foi rompida parte da estrutura, que possui cerca de 900 metros de extensão e 23 vãos. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual, cerca de 50 metros da ponte, localizada no quilômetro 48 da rodovia PA-483, foram destruídos com o acidente. A ponte da Alça Viária ficou interditada durante mais seis meses. A previsão é que o serviço seja finalizado até dezembro.
No #ESPORTE, destaque para a corrida de rua Track & Field Run Series, que aconteceu no dia 23, em João Pessoa. Na segunda edição do evento, mais de 1.500 pessoas se inscreveram para participar da corrida, como informa a organização. Além de João Pessoa, outras dezessete estados do Brasil também se realizam as edições da corrida que ocorre a cada ano. A intenção é oferecer conforto, comodidade e segurança aos atletas, uma vez que isso confere no melhor andamento da prova e maior assistência aos inscritos. Na edição de João Pessoa, dois circuitos foram realizados simultaneamente, sendo um de 5 km e outro de 10 km. Parabéns aos vencedores da corrida.
No dia 15, a TV Aratu, de Salvador (BA), completou 45 anos. A emissora foi fundada em 15 de março de 1969, tornando a segunda afiliada da Rede Globo no Brasil e a primeira da região Nordeste. No início da década de 1970, foi a primeira emissora de televisão na Bahia a transmitir em cores e no início dos anos 1980, se instalou as primeiras retransmissoras no interior da Bahia e passou a receber a programação da Globo no Rio de Janeiro, via satélite. O sucesso entre a Aratu e a Globo foi tão grande que em janeiro de 1987, a TV Bahia, que era transmitida pela Rede Manchete, passaria a transmitir a programação da Globo. Enquanto isso, a TV Aratu e a TV Bahia exibiram a programação da Globo em dois canais simultaneamente, que durou três dias no estado. Mas com a afiliação total a Globo pela TV Bahia por uma disputa judicial, a TV Aratu ficou com a grade da (extinta) Rede Manchete. Com a afiliação da emissora de Adolpho Bloch, a situação da TV Aratu foi baixa após com o rompimento com a TV Globo, mas entre 1988 e 1992, a emissora deu a volta por cima e se tornaram líderes de audiência. Com a crise financeira da Manchete, a TV Aratu se afiliou ao Central Nacional de Televisão, a CNT, das Organizações Martinez, e chamou CNT Aratu, que durou até junho de 1997, quando a emissora se afiliou ao Sistema Brasileiro de Televisão, que era transmitida pela TV Itapoan, que foi comprada pela Rede Record. A TV Aratu é uma das emissoras mais antigas do estado da Bahia, que cobre 95% do território baiano.
No dia 25, o jornal 'Pioneiro', de Caxias do Sul, RS, passou a cobrar pelo acesso ao seu conteúdo digital. Seguindo com a tendência mundial, o jornal da Serra Gaúcha é o sétimo jornal brasileiro a adotar o 'paywall' (em inglês, muro de pagamento poroso). O leitor-internauta pode ler até 20 textos por mês. A partir do 21º texto em diante, o conteúdo é restrito aos assinantes do jornal. O preço da assinatura digital do Pioneiro (fora a versão em papel) custa R$ 14,90 por mês, sendo que o conteúdo é de graça por 30 dias. Segundo o site do jornal, o modelo 'paywall' (implantado desde junho de 2012) aponta um caminho aos veículos que desejam continuar investindo em jornalismo de qualidade, como Folha de S. Paulo e Zero Hora, mas enfrentam os dilemas de um mundo digital em que nem sempre a receita de anúncio publicitário cobre os custos de produção.
Fonte: PIONEIRO.com
No próximo post, os destaques de abril.
►Veja Também
Os destaques de Fevereiro
Os destaques de Janeiro
*Com informações e apoio de: G1, G1 BA, G1 SP, G1 PA, Associated Press, Reuters, Agência France Presse, BBC, Agência RBS, Estadão Conteúdo, Folha de S. Paulo, Correio24Horas, TV Cabo Branco, Aratu Online, GLOBOESPORTE.com, KTLA.com, Portal Correio, ATRIBUNA.com.br, PIONEIRO.com e Wikipedia