quarta-feira, 20 de junho de 2012

Enquanto a greve continua na Bahia, alunas criam as "Estudetes", versão das "Empreguetes" da novela das 7


Capa do jornal Correio* do dia 16 de junho sobre
as alunas que fizeram um clipe das "Estudetes"
sobre o protesto da Greve que dura quase 70 dias.
Foto: Newseum
Eu vi uma reportagem do jornal Correio*, de Salvador no dia 16 de junho, num sábado, e na capa, uma manchete chamou a atenção, é clro que as aulas na Bahia estão paralizadas há quase 70 dias, mas um protesto diferente, criado por três alunas de uma escola em Itaparica - cidade que fica na Ilha de Itapatica, terra onde eu nasci -,uma cidade que fica numa Ilha de Itaparica que fica bem próximo de Salvador (distância de 14km), fizeram um protesto bem humorado e bem descontraído, mas bem parecido como a da novela das 7 da Globo, Cheias de Charme, e a manchete do jornal era: 66 DIAS SEM AULAS CRIARAM AS 'ESTUDETES': Cheias de greve. E a manchete do Correio repercutiu o Brasil e o mundo.

É isso mesmo! As alunas criaram um clipe chamado "Vida de Estudete", em vez de "Vida de Empreguete", usada a  música do trio formado por Penha (Taís Araújo), Rosário (Leandra Leal) e Cida (Isabelle Drummond) para criticar os dias de paralisação. O vídeo já foi visto por quase 110 mil acessos.

Segundo a reportagem assinado por Alexandre Lyrio, “culpada” da iniciativa das estudantes é a professora de História, que aliás não aderiu à greve, apesar de defender a causa. A "pró", como é chamada pediu que a turma fizesse um trabalho em vídeo com tema livre valendo dois pontos. Aí, Isabele Alcântara, de 20 anos, Bruna e Jamile Moreira, ambas de 18 anos, entraram num consenso. O assunto seria mesmo a greve. “Daí até a letra e a coreografia foi um pulo”, diz Isabele, que não é Drummond, o sobrenome dela. Em uma tarde, a primeira parte do trabalho estava pronto.

Aí, faltava alguém para filmar e editar. Chamaram o namorado de uma delas, que é o Felipe Brito, 19, que começou a gravar às 23h da última quarta-feira, véspera do dia marcado para a entrega dos trabalhos. Utilizou no modo "vídeo" uma câmera fotográfica digital comum. E o trbalho estava pronto por volta das 3h do dia seguinte. Para se divertir, decidiram colocar o vídeo no YouTube, e segundo o Felipe, 24 horas depios, o vídeo foi visto 11 mil vezes.


E a Isabele, em entrevista ao G1 Bahia disse que "Quando estourou na internet, a gente ficou doida, doida, doida".

E nos trechos do vídeo, no início, dizia assim: "Todo dia acordo cedo, me bato com o porteiro, me dizendo meia volta, que não vai rolar..." e teve críticas ao governador Jaques Wagner e ataca: “Queria o governador aqui no meu lugar. Eu ia rir de me acabar...”, No refrão, as agruras da vida de estudante, que levanta tão cedo quanto a empregada doméstica dizia assim: “Levava a vida de estudete, acordava às sete”.

Veja a matéria completa sobre o assunto aqui e aqui.

Pois é, As Empreguetes viraram mania nacional por causa da música tocada na novela, já até fazendo coreografias e paródias com esse clipe. Quem sabe um dia "As Estudetes" ganham fama nacional, já é, pois tem várias por aí. Parabéns as "Estudetes" pela baita criatividade e que serve um exemplo!!! Só faltou a Chayene nesse roteiro, ou Socorro, ou Fabian... Sei lá!

Enfim, chegou o INVERNO!

Hoje, ás 20h09min começa o inverno, a estação mais fria do ano (que eu gosto tanto). O inverno é no hemisfério sul, onde qui fica o Brasil, porque no hemisfério norte, já é verão. E eu achei na internet uma poesia do autor Jonathan Cunha para refletir sobre a estação que começa hoje. O texto é sensacional.


Inverno, por Jonathan Cunha

A temperatura está baixa,
o som do vento é agudo em alguns pontos.
Da boca sai uma engraçada fumaça branca,
da coberta sai um calor invisível.

Lá fora chove fino,
o movimento de pessoas é fraco,
a movimentação de carros é contida.
Os galhos das árvores dançam com o vento.

A lareira aqui dentro,
é quentinha como o quê.
O café da manhã reproduz o cheiro ótimo,
do bolo quente e do café passado.

As blusas tomam conta do corpo,
que já está quentinho,
porém ainda preguiçoso.
Os pés estão envoltos por uma grossa meia de lã.

O dia continua arrastado,
quase pedindo clemência,
ou querendo se recolher para dormir,
ou até querendo apenas um copo de café quente,
para se manter lá fora.

O olhar das pessoas continua condizendo...
Sim, frívolo leitor,
condizendo com a estação que imagino agora,
a estação de minha imaginação!

Os gestos são suaves,
a energia é muito poupada.
Livros bons aparecem junto ao sofá e ao edredom,
sem contar nos deliciosos arrepios na nuca,
que vem e vão.

Nenhuma aparência carrancuda,
apenas aparências cansadas e sentidas,
talvez sentidas “daquela cama”.
Pessoas rezando pelo seu rápido retorno ao quente lar.

Agora me vou entrar em outra aventura,
debaixo do meu edredom,
no meu sofá e com minha meia de lã nos pés.
Tomando meu café quentinho,
deleitando-me com o sopro gelado na nuca.

Gostando ou não, o INVERNO promete mesmo!!! #botafrionisso