sábado, 19 de outubro de 2013

Vem aí mais um Horário de Verão!



Se prepare! A meia-noite deste domingo, 20, começa mais um Horário Brasileiro de Verão. Esta é a 41ª temporada desde 1931 e 28ª temporada seguida desde 1985. A temporada 2013/2014 vai ser disponível nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde os relógios vão ser adiantados em uma hora. Pena em que as regiões Norte e Nordeste não vai aderir o Horário de Verão pela 11ª vez desde a temporada 2003/2004. A exceção dos estados de Tocantins e Bahia, ambos os estados vão ficar de fora do Horário de Verão.

Em Tocantins, a participação da temporada 2013/2014 não foi confirmada. Segundo o G1 TO, em 2012, o Tocantins foi incluído devido a uma solicitação do governador, Siqueira Campos, que alegou que seria melhor para se adequar ao horário de funcionamento dos bancos e às tabelas de horários dos voos nos aeroportos. A medida não foi bem aceita pela população e antes do início do horário, o governador pediu à presidenta Dilma Rousseff e ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a desistência do estado, mas o pedido não foi aceito. Foi a segunda vez que Tocantins participou do horário, a primeira foi em 2002.

Na Bahia, assim como na temporada 2012/2013, o governador Jaques Wagner anunciou que o estado não vai aderir a temporada 2013/2014 do Horário de Verão. E afirmou: "Eu vou me manter fora do horário de verão. Nós fizemos uma experiência no ano retrasado, houve uma reação [negativa] muito grande da população, então, independente daquilo que eu acho, eu tenho que ouvir a ampla maioria da população. A rejeição foi muito grande. Então esse ano eu vou me manter, como no ano passado, fora do horário de verão". Em 2011, o estado adiantou em uma hora o relógio após oito anos. Nesse ano, de acordo com o relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico, a Bahia economizou 105 megawatts em 2011, o que corresponde a 4,2% de toda a energia elétrica que seria consumida neste período.

O Norte e Nordeste não aderem à mudança, porque o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a ONS, avaliou que a economia nesses mercados é pouco expressiva, e não justifica a participação. Além da economia pouco expressiva de energia, os estados do Norte e Nordeste não aderem ao horário porque sua posição geográfica não favorece um aproveitamento maior da luz natural no verão, como ocorre nas demais áreas. De acordo com o ministério, por estarem mais próximos da linha do Equador, nesses locais incidem menos raios de luz ao longo do dia nos meses de verão.

O horário de verão é adotado em função do aumento da demanda por energia nesta época do ano, resultante do calor e do crescimento da produção da indústria com a aproximação do Natal - que tá chegando.

Desde 2008, a aplicação do horário diferenciado é regulamentada pelo Decreto n° 6.558, que fixou datas para o início e término. O começo é sempre no terceiro domingo de outubro, e o fim, no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Se a data coincidir com o domingo de carnaval (como aconteceu este ano), o encerramento é transferido para o domingo seguinte.

Sem o Horário de Verão no Norte e no Nordeste, os bancos, o comércio, os aeroportos e até as emissoras de TV e de Rádio ficam prejudicadas. Inclusive as provas do Enem, que vão acontecer nos dias 26 e 27 deste mês.

Para muitos, inclusive eu, o Horário de Verão é bom quando o sol se põe mais tarde. Por exemplo, em Porto Alegre, o sol se põe até ás 20h30 com o horário de verão. Para outros, não gostam porque quando as pessoas acordam cedo para trabalhar, por exemplo, até ás 6h, o dia ainda está escuro, quase amanhecendo. Mais, aos poucos vão se acostumando com a mudança.


*Vídeo do canal /diler2006b no YouTube

O horário de Verão termina no dia 16 de fevereiro de 2014 e vai durar 119 dias.