segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

#DESTAQUESDE2015 // #10 :: Outubro



Durante duas semanas, o blog #PorDentroDasNotícias traz uma série especial sobre os fatos e imagens que marcaram em 2014, selecionados por mim. E hoje, na décima parte da série, vamos aos destaques de outubro.

Começamos os destaques de outubro com o principal do mês, o Exame Nacional do Ensino Médio. Este ano, quase seis milhões de estudantes fizeram as provas em todo o Brasil. Segundo o Ministério da Educação, dos 7.746.057 inscritos, cerca de 1,9 milhões de candidatos faltaram às provas, o que levou o índice de abstenção de 25,5%, muito abaixo da taxa de 28,6%, registrada na edição anterior, em 2014. Além dos candidatos que faltaram ao exame, o número de eliminados do exame também diminuiu. Cerca de 740 pessoas foram eliminadas durante a aplicação das provas. Houve apenas três casos de postagem de fotos das provas dentro das salas.

Como sempre, a edição 2015 do ENEM teve gente que atrasou ao chegar no local de prova. No Piauí, um casal de namorados perderam a prova porque foram comer um pastel. Em São Paulo, os candidatos atrasados passaram por grades e foram retirados por segurança. E em Brasília, os portões de um colégio fecharam na hora certa, mas o porteiro abriu de novo e alguns candidatos entraram. #PodeIssoArnaldo? E teve dois casos inusitados. Em Santa Luzia, três estudantes se sentiram prejudicados porque a prova acabou 30 minutos antes do tempo oficial. E no Pará, 661 alunos ficaram sem fazer o exame no segundo dia por queda de energia. Enquanto isso, em Santa Catarina, cerca de 5 mil candidatos não fizeram as provas em Rio do Sul e Taió, por conta das fortes chuvas no Vale do Itajaí. As provas para os três municípios adiaram para o dia 1 e 2 deste mês.

As provas do ENEM deste ano ficou interessante e, assim como nas edições anteriores, teve com cara de Vestibular, tanto no primeiro dia, quanto no segundo dia. Na prova de ciências da natureza, alguns dos temas que foram abordados incluem assuntos sobre genética e DNA, primeiros socorros e o desempenho esportivo de Usain Bolt. Já a prova de ciências humanas, que exigiu bastante leitura dos textos para chegar às alternativas corretas, trouxe como charges de Amarildo e Ziraldo e temas muitos pensadores do século XX, como Simone de Beauvoir. Na parte dedicada a Linguagens, a prova teve questões que citaram os artistas Luiz Gonzaga, Pixinguinha, Chico Buarque, Toquinho e Arnaldo Antunes. Já a prova de matemática foi baseada em situações do cotidiano, como a crise hídrica e a vacina do HPV. Cálculo de área, probabilidade, logaritmo e porcentagem também estiveram no caderno de provas, que exigiu leitura de gráficos. Mas o principal destaque foi o tema da redação deste ano, que discutiu a violência contra a mulher. "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira" foi aprovada, tanto para os candidatos, quanto aos professores. E na minha visão, o tema da redação foi cada vez mais leve, bem diferente do que o ano passado, que discutiu a publicidade infantil no Brasil. Mesmo que não acompanho os casos policiais, soube o tema apenas de vista. E mesmo com dificuldades, fiz uma redação tranquila. Em relação as outras questões do conhecimento, as questões foram bem mais interessantes.

No dia 28, o gabarito oficial do exame foi divulgado e o resultado final do exame só vai sair na primeira semana de 2016.

O mês de outubro foi marcado pela Crise Imigratória. No dia 27, o relatório da ONU informou que mais de 700 mil imigrantes e refugiados chegaram à Europa pelo Mediterrâneo neste ano e 3.210 morreram ou estão desaparecidos. O número é recorde e supera de longe o do ano passado e as estimativas para este ano, que previam que o número de 700 mil seria atingido apenas no fim de dezembro. O recorde anterior tinha sido atingido no ano de 2014, com 207 mil pessoas fazendo a travessia, segundo dados divulgados em 10 de dezembro pela Acnur. A maioria das pessoas que chegam vêm da Síria, que vive uma violenta guerra civil há mais de quatro anos. Na Grécia, os sírios representam 64% das chegadas. No dia 11, o jornal Zero Hora publicou uma reportagem especial sobre este caso. Durante oito dias, a repórter Letícia Duarte vivenciou a saga de migrantes pela Europa e narrou a experiência no caderno especial de 16 páginas. Ela acompanhou a trajetória de uma família de sírios desde a Grécia até a fronteira com a Alemanha. A reportagem 'Refugiados, uma história' conquistou o primeiro lugar do Prêmio ARI de Jornalismo 2015 na categoria Reportagem Geral do Jornalismo Impresso. E dou os parabéns para a Letícia pela baita reportagem!

Outubro foi de fortes chuvas no Sul do Brasil. Em Porto Alegre, o principal rio que abastece a capital do Rio Grande do Sul subiu. O nível do Rio Guaíba atingiu a maior marca em 74 anos e oscilava entre 2,78m e 2,80m. Parte do cais está alagada em função da cheia. As 14 comportas que protegem o centro de Porto Alegre foram fechadas para evitar alagamentos. Na enchente de 1941, o recorde do nível do Guaíba é de 4,76 metros. Os mais atingidos pela cheias gaúchas são as famílias da região das ilhas em Porto Alegre. O avanço das águas do Guaíba também preocuparam os moradores da Zona Sul da capital. No Rio Grande do Sul, cerca de 146.949 mil pessoas foram afetadas em 100 cidades. Mais de 34 mil residências sofreram estragos, 1.792 famílias estão desabrigadas e outras 5.352 tiveram de se deslocar para casas de parentes ou amigos. As informações são da Defesa Civil. Na capital gaúcha, a prefeitura decretou situação de emergência. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, Porto Alegre poderia superar marca histórica de 303,4mm com uma chuva intensa de menos de 10 minutos. No estado vizinho, Santa Catarina, quase 30 mil pessoas atingidas pelas chuvas. Sete municípios decretaram estado de emergência. No Vale do Itajaí, o Rio Itajaí-açú atingiu 9,49m na região de Blumenau. As 'tormentas' causaram o adiamento das provas do ENEM em Taió e Rio do Sul - cidade que teve a mais castigada.

Se no Sul do Brasil teve temporal, na Amazônia teve seca que causou até fumaça por conta das queimadas. A cidade de Manaus teve céu encoberto por nuvem de fumaça. Olhando para a imagem da câmera da TV Amazonas, percebo que parece a vista de Pequim que há muito tempo sofre com as fumaças. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o estado do Amazonas registrou recorde de incêndios neste ano, com 11.104 focos. O número é o maior já registrado pelo Inpe, que contabiliza os dados via satélite há 17 anos. Somente em setembro, foram mais de 5 mil casos. Em outubro, há ao menos 700 ocorrências. O problema, que afeta Manaus desde o dia 1º, aumentou em 15% as chamadas para o número 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. A fumaça cinzenta e densa dificulta a respiração, além de prejudicar a visibilidade em ruas e avenidas da cidade. Outro problema foi a seca do Rio Negro, que ganhou força e mudaram as paisagens de Manaus. Além das altas temperaturas que, no mês passado, a cidade registrou a mais alta dos últimos 90 anos, com 38,9ºC. Sem falar das mínimas à noite que chegaram até 26ºC, 27ºC... O Inmet atribui a intensificação do calor ao fenômeno El Niño. O clima seco tem favorecido o surgimento de queimadas na capital e no interior.

E a Operação Lava Jato?! Esse assunto dominava as manchetes em outubro. No dia 16, a Procuradoria Geral da República enviaram pelas autoridades da Suíca cópias do passaporte, da assinatura e de dados pessoais do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e comprovam a existência de contas bancárias secretas do deputado, da mulher e da filha dele no país europeu, segundo investigadores do caso. A TV Globo teve acesso com exclusividade à documentação encaminhada pelo Ministério Público suíço ao Brasil. Além da reprodução dos documentos pessoais – passaporte, visto norte-americano, nome completo, data de nascimento e endereço em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro –, os 35 arquivos enviados pela Suíça mostram que o peemedebista manteve uma conta bancária nos Estados Unidos ao longo de 17 anos. O caso teve repercussão dentro e fora do Congresso. A oposição pediram para que ele se afaste do cargo e acionaram Conselho de Ética por suposta quebra de decoro. Isso porque Cunha mentiu em depoimento à CPI da Petrobras, em março, quando negou que tivesse contas no exterior. Pressionado, o Presidente da Câmara acrescentou que os deputados ainda terão que "me aturar um pouquinho mais". Ainda na Lava Jato, a Justiça Federal do Paraná condenou no dia 29 o ex-deputado Pedro Corrêa pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro a 20 anos e 7 meses de prisão.

Em Brasília, a CPI da Petrobras foi encerrada no dia 19. O relator da CPI da Petrobras, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), apresentou o relatório final da comissão, em que isentou de envolvimento no esquema de corrupção da estatal a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ex-presidentes da Petrobras José Sérgio Gabrielli e Graça Foster. O relatório inclui a sugestão de indiciamento de ao menos 70 pessoas, sem incluir políticos. A leitura do texto foi marcada por bate-boca, que interrompeu a leitura do texto. Em oito meses, a CPI da Petrobrás teve de tudo: baixaria, roedores, 'amada amante'...

E ainda na capital do Brasil, só que mudando de assunto, houve 'baixaria'. O líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), e o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga (PMDB-AM), protagonizaram no dia 29 um intenso bate-boca em uma audiência pública no Senado e trocaram gritos de "safado" e "bandido". O titular das Minas e Energia foi convidado para uma reunião da Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional. Durante a sessão, o líder do DEM se irritou com Eduardo Braga no momento em que questionava o ministro sobre a renovação das concessões das distribuidoras e os planos de venda da CELG Distribuidora pela Eletrobras. Caiado acusou o ministro de estar “dando as costas” enquanto ele falava. O senador chegou a se levantar para deixar o plenário, mas no meio do caminho decidiu se dirigir à mesa onde Eduardo Braga estava sentado e voltou a bater boca com o ministro. Enquanto Caiado o chamava de "bandido" e "safado", Braga disse: "Vossa Excelência é um desequilibrado. [...] E olha o decoro parlamentar. Bandido é vossa excelência e safado é vossa excelência. Me respeite!". Após a confusão, Caiado deixou o plenário da comissão. O 'bate-boca' ganhou até o 'hit' da Rádio BandNews FM. Nos dois vídeos abaixo, você confere a 'baixaria' entre Caiado e Braga, e depois, o funk do 'Sua Excelência é tudo a gente sabe o que é...' (sugerido pela ouvinte Cynthia Calderon) que teve até dancinha do Boechat. Olha só!





Outubro foi de péssimas notícias para o noticiário econômico no Brasil. As expectativas do mercado para PIB e inflação de 2015 e 2016 seriam ruins. A estimativa dos economistas é que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial, feche o ano de 2015 em 9,70%, a taxa esperada era de 9,53%. Se confirmada a estimativa, representará o maior índice em 13 anos – quando somou 12,53%. Se confirmado o PIB de -2,97%, será o pior resultado em 25 anos, ou seja, desde 1990 – quando foi registrada uma queda de 4,35%. Para 2016, os economistas das instituições financeiras baixaram de 1% para 1,2% a expectativa de contração na economia do país. No início de 2015, a previsão dos economistas era de uma expansão de 1,8% para a economia brasileira no ano que vem. Se a previsão se concretizar, será a primeira vez que o país registra dois anos seguidos de contração na economia – a série histórica oficial, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, desde 1948. Enquanto isso, a Receita Federal anunciou que arrecadação federal registra o pior desempenho em cinco anos. Em setembro, a arrecadação federal caiu 4,12%, para R$ 95,23 bilhões. De janeiro a setembro, somou R$ 901 bilhões, com queda real de 3,72%. O aumento de impostos é um dos pontos do Ajuste Fiscal do Governo, que no mês anterior, anunciou a volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira. O Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, declarou que a CPMF 'terá papel importante no crescimento'. Foi em evento na Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro. O ministro voltou a dizer que o imposto será temporário, e afirmou que servirá para o governo criar "uma ponte para se chegar com segurança aonde a gente quer". Depois de o governo federal entregar ao Congresso Nacional um projeto de Orçamento para 2016 prevendo déficit (despesa superior à receita) de R$ 30,5 bilhões, 15 estados e o Distrito Federal apresentaram as propostas orçamentárias às Assembleias Legislativas prevendo equilíbrio nas contas públicas, como informa o portal G1. Em entrevista a rádios da Bahia, a presidente Dilma Rousseff (que teve as contas de 2014 rejeitadas pelo TCU) disse que vê uma 'luz no fim do túnel' na crise econômica. Será?!

As contas rejeitadas da Dilma pelo TCU e a incerteza polícia influenciaram a alta do dólar. A moeda norte-americana saiu dos R$ 4,00 e fechou a cotação de outubro com R$ 3,86. Outro motivo foi o PIB da China e a possibilidade de alta de juros nos Estados Unidos. No Peru, durante o encontro anual do FMI e do Banco Mundial em Lima, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, disse que "houve um certo exagero" no câmbio, referindo-se à alta do dólar em tempos recentes. Quanto à inflação, Tombini disse que o BC está vigilante para que a inflação possa convergir para sua meta.

Outubro foi de RECONHECIMENTO com os prêmios Nobel, promovida pela Academia Real de Ciências da Suécia. No dia 5, o Nobel de Medicina ficou com os cientistas William C. Campbell, irlandês, e Satoshi Omura, japonês, por criarem novas terapías para combater doenças causadas por vermes nematódeos e para YouYou Tu, chinesa, por desenvolver uma nova terapia contra malária. O de Física foi concedido no dia 6 a Arthur B. McDonald, 72, da Queen's University, do Canadá, e Takaaki Kajida, 56, da Universidade de Tóquio, Japão pela descoberta de que os neutrinos, um tipo de partícula elementar, mudam de classe e possuem massa. No dia 7, o Nobel de Química foi para três pesquisadores. Paul Modrich (EUA), Aziz Sancar (Turquia) e Tomas Lindahl (Suécia), descobriram mecanismos biomoleculares naturais que reparam erros no DNA, a molécula que contém as informações para o desenvolvimento e funcionamento dos seres vivos. Na Literatura, o prêmio foi concedido no dia 8 a escritora e jornalista bielorrussa Svetlana Alexievich, de 67 anos. Ela é a 14ª mulher a vencer o prêmio e foi escolhida por sua "obra polifônica, um monumento do sofrimento e da coragem em nosso tempo". No dia 9, o Prêmio Nobel da Paz foi concebido ao Quarteto de Diálogo Nacional da Tunísia "por sua decisiva contribuição para a construção de uma democracia pluralista no país durante a revolução de 2011". E no dia 12, o de Economia foi concebido pelo escocês Angus Deaton por 'sua análise do consumo, pobreza e bem-estar'. A premiação foi no dia 10 deste mês.

O principal flagrante de outubro foi em Salvador. Um avião caiu no mar durante apresentação da "Esquadrilha Textor Show". O acidente aconteceu perto do Farol da Barra. As imagens mostram momento da queda da aeronave. A assessoria da Aeronáutica em Salvador, afirmou que o único tripulante da aeronave foi resgatado. Os bombeiros resgataram o piloto, que morreu. De acordo com o Major Celino, da assessoria da Aeronáutica, o avião colidiu com o mar após uma série de acrobacias. A aeronave afundou logo após a queda. O major afirmou que a apresentação estava no fim quando o acidente aconteceu. Ainda segundo Major Celino, a aeronave não é da Força Aérea Brasileira e o piloto também não era militar. Por meio de nota, a FAB lamentou o acidente com a aeronave PR-ZVX, modelo Slick 540, e ainda divulgou que a Aeronáutica já iniciou investigação para apurar os fatores contribuintes da queda.


No noticiário internacional, destaque para as eleições legislativas em Portugal. No dia 4, A coalizão de centro-direita (comandada pelo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho) venceu com 38,6% dos votos, contra 32,4% para a oposição socialista (comandado pelo Antônio Costa), mas perdeu a maioria absoluta no Parlamento, segundo resultados oficiais quase totais. As quatro cadeiras dos deputados do exterior foram atribuídas em 14 de outubro, mas a aliança governamental obteve 104 das 226 atribuídas até o momento, contra 85 para o Partido Socialista.

Na América Central, houve tormentas. No México, o furacão Patrícia atingiu em quase todo o país e foi o mais forte já registrado com ventos de até 400km/h. A Secretaria de Governo (Interior) do México ativou o comitê de emergências para coordenar as ações diante da chegada do furacão Patricia. O presidente do México, Enrique Peña Nieto, fez um pronunciamento à nação e pediu que os moradores permanecessem em alerta, pois eles "ainda não sentiram os impactos do momento mais perigoso do furacão". Ao menos 6.333 pessoas estão desabrigadas. Em Guatemala, mais de 130 pessoas morreram e outros 300 desaparecidos após o deslizamento de terra que arrasou com um assentamento próximo à capital. Os trabalhos de resgate foram suspensos por medida de segurança.

E na Turquia, o horário de verão acabou uma semana depois do término em quase toda a Europa. Motivo: o período eleitoral. No entanto, o governo do presidente Recep Tayyip Erdogan decidiu adiar a mudança até depois das eleições gerais, que ocorrerão em novembro. Mas relógios automáticos em smartphones, computadores e outros dispositivos não receberam a ordem – e causaram confusão. Os turcos acordaram perguntando-se em uníssono: "Que horas são?" depois que seus relógios automáticos desafiaram uma decisão do governo de adiar a mudança de horário no país. A hashtag #saatkac (ou "que horas são?" – em turco) tornou-se um dos assuntos mais comentados do Twitter no país. De acordo com as autoridades turcas, o adiamento fará com que esteja claro até mais tarde quando os eleitores forem às urnas no dia 1º de novembro. A mudança de horário aconteceu às 4h locais do dia 8. É...

No Rio de Janeiro, uma forte explosão no bairro de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, destruiu imóveis comerciais e residenciais na madrugada do dia 19. A explosão aconteceu por volta das 3h e foi tão forte que pode ser ouvida na região do Sumaré, a 6 km de distância do local. Ao todo, 40 imóveis foram afetados, segundo o subsecretário municipal de Defesa Civil, Márcio Motta. Entre eles estão dois restaurantes e uma farmácia, que seriam o foco da explosão. Bombeiros suspeitam de vazamento de gás. Ainda segundo a Defesa Civil do Rio, 14 imóveis foram totalmente destruídos após a explosão. Dos 8 feridos retirados dos escombros, um foi atendido no local e liberado. A causa da explosão ainda não está clara. Bombeiros suspeitam de vazamento de gás. Houve fumaça na região.

O escândalo de corrupção da FIFA voltou aos noticiários de outubro. O Comitê de Ética da Fifa anunciou no dia 8 a suspensão de Joseph Blatter, presidente da Fifa, Michel Platini, presidente da Uefa, e Jérôme Valcke, ex-secretário-geral da entidade mundial. Os dois foram afastados de qualquer atividade ligada ao esporte por um período de 90 dias, que pode ser estendido por mais 45. Com isso, Blatter será substituído provisoriamente no cargo pelo camaronês Issa Hayatou, vice-presidente mais antigo dentro do Comitê Executivo e presidente da Confederação Africana de Futebol. Platini, por sua vez, terá como suplente temporário na presidência da Uefa Angel Maria Villar, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol. A Federação Internacional de Futebol Amador anunciou os sete candidatos para suceder o Blatter no dia 26 de fevereiro do ano que vem. O ex-jogador Zico ficou de fora porque não conseguiu o apoio de cinco federações - a CBF prometeu caso outras quatro se manifestassem -, não há candidatos sul-americanos. Enquanto isso, o ex-presidente da CBF José Maria Marin aceitou a sua extradição para os Estados Unidos. Preso desde o dia 27 de maio em Zurique, na Suíça, Marin embarcou da Suíça para os Estados Unidos acompanhado por dois agentes do FBI. E foi apresentado oficialmente à justiça. No tribunal, Marin ouviu do juiz que é acusado de conspiração pra prática de extorsão, fraude e lavagem de dinheiro. E se declarou inocente. Saiu de lá com uma tornozeleira eletrônica, que vai ser paga por ele mesmo. No dia seguinte, o ex-presidente da CBF saiu para pegar o carro. Foram quase quatro minutos de caminhada, impaciente, na frente das câmeras. Marin desviou das perguntas dos jornalistas. E só fez uma declaração: “Boa noite para vocês”. Ele está hospedado no 41º andar do prédio de luxo em New York City, avaliado em US$ 2,5 milhões, e só vai poder botar o pé na rua acompanhado por seguranças, com autorização da Justiça, e em ocasiões bem específicas.

Outubro foi de festas germânicas no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, apesar das fortes tormentas na região. Em Blumenau, houve a 32ª edição da Oktoberfest. Em 19 dias de festa, o evento reuniu 473.196 mil pessoas no Parque Vila Germânica. Ao todo, foram consumidos 590 mil litros de chope. Com relação à edição anterior, público teve acréscimo de 3% em 2015. O evento teve simulador de corrida, artesanato alemão, gastronomia, dança folclórica, música germânica, desfiles e diversas outra atrações. A realeza da 33ª Oktoberfest foi escolhida no último domingo (25), no encerramento do evento. Sophia Scarlett Piske foi eleita rainha da festa em 2016. Daniela Cristiane Morsch foi escolhida 1ª princesa e Ricaelle Alissa Obenaus como 2ª princesa. Todas as três receberam faixa, coroa, prêmios de apoiadores e patrocinadores, e R$ 16,8 mil. A próxima edição da festa já tem data definida: 5 a 23 de outubro de 2016.

Novas revelações entre Joelma e Chimbinha marcaram o mês de outubro. Eles concederam entrevista para o 'Fantástico', da TV Globo, só que em datas diferentes. No dia 11, o guitarrista negou a agressão a vocalista e disse: 'Nunca eu maltratei essa mulher'. Quatro domingos depois, a vocalista contou que sofria agressões durante anos. Durante o mês, Joelma fez participações em vários shows, como a participação da gravação do DVD da banda pernambucana Musa. O final desse caso aconteceu na primeira semana de novembro, quando Joelma e Chimbinha assinaram a papelada do divórcio no Recife. Os dois foram casados por dezoito anos. Trabalhavam juntos à frente da banda Calypso, que fez fama no Brasil inteiro com o ritmo dançante. Agora, os dois vão seguir com trabalhos independentes. O guitarrista continua na banda, que ganhou a sua nova parceira, a cantora Thábata Mendes. Na apresentação da nova vocalista, Chimbinha diz que 'a Calypso vai continuar'. Já a Joelma vai seguir carreira solo, mas continua se apresentando com a banda Calypso até o dia 31 de dezembro.

Na mídia impressa, duas novidades marcaram em outubro. No dia 1º, o jornal Correio do Povo completou 120 anos. Fundado em 1º de outubro de 1895 pelo jornalista Caldas Júnior, o jornal circulou durante 89 anos de forma ininterrupta, entre 1895 e junho de 1984, reiniciando sua publicação em 31 de agosto de 1986. Em 2007, o jornal (assim como as rádios Guaíba e TV2 Guaíba, que virou Record RS - emissora própria) foi vendido pela Central Record de Comunicação. Doze décadas depois, o Correio do Povo ganhou um novo projeto gráfico que tornou mais leve e moderno, mas sem deixar de lado a linha editorial do jornal mais antigo do Rio Grande do Sul. Apesar do corpo renovado, o logotipo ainda é o mesmo. No mesmo dia, o jornal anunciou o projeto do acervo digital que será lançada daqui a dezoito meses. Ao todo serão digitalizadas mais de 1,5 milhão de páginas. Segundo o Instituto Verificador de Circulação (dados em 2014), a tiragem média do jornal é de 123.062 exemplares.

Outra novidade foi a nova fase do Diário Catarinense - que na minha opinião foi uma das surpresas desse ano. No dia 26, o jornal ganhou a nova logomarca - que passou a chamar 'DC' - e o novo slogan. A intenção da nova fase é integrar o estado de Santa Catarina 'de Ponto a Ponto'. O site e o aplicativo para smartphones ganharam novo visual, enquanto a edição impressa continua o mesmo grafismo (usado desde agosto de 2014), mas sofreu algumas alterações. A primeira é integrar as edições de sábado e domingo em edição conjunta de fim de semana - o que dividiu opiniões. A segunda é a estreia do caderno 'NóS', que circula no fim de semana e aprofunda a identidade, diversidade e cultura do Estado. O primeiro jornal informatizado da América Latina completará 30 anos em 5 de maio do ano que vem.

Em Portugal, teve surpresas na televisão. No dia 5, foi lançada a RTP3. O canal temático da Rádio e Televisão de Portugal substituiu a antiga RTP Informação, mas continua sendo o canal de notícias da emissora pública. Além de noticiários, o canal transmite esporte (ou desporto) e magazines. Entre os novos programas se destacam 'O Direto e o Avesso', sobre temas de justiça, 'O Último Apaga a Luz', com análises sobre o tratamento noticioso e 'Grandiosa Enciclopédia do Ludopédio', um programa de análise do futebol. O canal também aposta na transmissão do talkshow da HBO 'Last Week Tonight With John Oliver', programa norte-americano que satiriza temas da atualidade e acaba de ser renovado por mais duas temporadas. Segundo o jornal português Diário de Notícias, a estreia do canal reformulado é antecedido por mudanças na direção. O diretor de Informação Paulo Dentinho não quis comentar sobre as mudanças organizacionais de executivos, e afirmou que está confiante na nova campanha. E espera que a RTP3 se torne "um canal de referência". Antes da RTP3, a emissora inaugurou a RTPN em 2004 - considerado o primeiro canal temático da RTP para a TV por Assinatura. Em 2011, passou a chamar RTP Informação, que ficou até este ano quando mudou para o nome atual. A RTP estuda a disponibilização da RTP3 e RTP Memória para a Televisão Digital Terrestre e em sinal aberto. Mas tem problemas. Isso porque a TDT portuguesa é muito diferente do que outros países da Europa e tem o único Multiplex para receber apenas cinco canais em sinal aberto - RTP1, RTP2, SIC, TVI e ARTV. Além de problemas  em lugares distantes a zona urbana no país lusófono. Desde o apagão analógico, alguns portugueses ficaram sem sinal, enqunato outros migraram para o serviço de TV paga. No fim das contas, a 'novela' continua, com novos capítulos em 2016...

Cinco grandes personalidades nos deixaram em outubro. No dia 14, o 'show-man' Luiz Carlos Miele faleceu aos 77 anos no Rio de Janeiro. Ele era produtor musical, ator e diretor e fez grandes sucessos como as participações de seriados "Casos & Acasos" e "Tapas e Beijos" e novelas como "Geração Brasil", ambos da TV Globo. No dia 20, faleceu a atriz Yoná Magalhães. Ela tinha 80 anos e fez parte do primeiro elenco da TV Globo, a partir de 1965, onde foi considerada a primeira mocinha de sucesso das novelas da emissora. Yoná atuou ainda no rádio, no teatro e no cinema, com destaque para o filme “Deus e o diabo na terra do sol” (1964), clássico do Cinema Novo dirigido por Glauber Rocha. Ao longo de mais de 60 anos de carreira, trabalhou em novelas, minisséries e seriados. O último trabalho foi a novela 'Sangue Bom' (2013), da TV Globo. No mesmo dia, 20, faleceu o jornalista cearense Edilmar Norões. Ele tinha 80 anos e era diretor de programação do Sistema Verdes Mares. No dia 24, faleceu a atriz Maureen O'Hara. Ela tinha 95 anos e era ícone da Era de Ouro de Hollywood. E no dia 27, morreu a atriz Ada Chaseliov. Ela tinha 63 anos e fez papéis marcantes na televisão, no cinema e no teatro.


Um fato inusitado aconteceu em João Pessoa. No dia 29, o apresentador Fábio Araújo, do programa 'Caso de Polícia' da TV Tambaú teve (quase) um dia de fúria. Indignado com o caso de uma criança de quatro anos baleada no próprio aniversário, ele 'quebrou' parcialmente o cenário. Mas não rasgou como fez em 2013, e sim, pegou a grade e jogou no chão. Bom, ele se recuperou e continuou o programa normalmente. Olha só a cena!


E tive alguns compromissos em outubro. Além do ENEM, participei do Dia Nacional da Juventude, organizado pela Arquidiocese da Paraíba que aconteceu no dia 31, na casa de shows Forrock, em João Pessoa. Neste ano de 2015, a juventude recebe um convite especial para as reflexões dos 30 anos de DNJ, que partem do tema da Campanha da Fraternidade: “Fraternidade: Igreja e sociedade”. Por lá, o evento teve a presença do Pe. Márcio (da Comunidade Doce Mãe de Deus), Pe. Marcelo Monte (o Padre Referencial do Setor Juventude da Arquidiocese da Paraíba), além do Arcebispo Dom Aldo Pagotto. A programação ainda teve palestra e Santa Missa, apresentações regionais com o Forró da Bênção e o Grupo Folclórico Flor de Lírio, da Comunidade Lírios do Vale, além da Feira Vocacional que deu aos jovens a possibilidade de conhecer as inúmeras vocações suscitadas na Arquidiocese. O DNJ encerrou com o show de duas bandas católicas de renome nacional: Projeto 2ou+, da Obra Lúmen, e Missionário Shalom, da Comunidade Católica Shalom. Como eu fui pela primeira vez, confesso que foi legal e encontrei amizades, atuais e novas, como essa que vou mostrar a seguir no meu perfil do Instagram.


E termino com o caso que parou a cidade de João Pessoa. Um beija-flor fez um ninho em um local inusitado, no fio do telefone de um orelhão. A família foi adotada pelos policiais do Tribunal de Contas, que isolaram a área. Sempre tem alguém por perto ou de olho no sistema de monitoramento. O caso repercutiu a cidade, ganhou ponto turístico e parou até no Jornal Nacional, na primeira semana de outubro. Como diz o repórter Bruno Sakaue, em tempo de celulares cada vez mais modernos, ele andava esquecido, ultrapassado. Mas de uns dias pra cá, virou o centro das atenções, ponto turístico. Não exatamente o orelhão, mas os novos moradores dele: uma família de beija-flores. Imagina uma cena como essa aconteceria na sua cidade?

E esses foram os destaques de outubro, que teve os 30 anos da saga 'De Volta Para o Futuro'. O primeiro filme foi em 1985 e o último foi em 1990. Mas chamo a atenção para o segundo filme da saga, em 1989, onde os personagens Marty McFly (Michael J. Fox) e o Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd), viajaram para o futuro, em 21 de outubro de 2015. Ou seja, chegaria para o presente. Se comparando entre realidade e ficção, algumas inovações não foram corretamente profetizadas como skate voador, tênis autoamarráveis ou carro voador. Mas teve alguns acertos como Videoconferência, telas planas, videogames sem controle ou tablets. Para comemorar a data, a rede Cinemark promoveu uma maratona nacional dos três longas da saga. As exibições aconteceram em 27 complexos de cinema de 19 cidades brasileiras. Na TV paga, o canal Studio Universal exibiu o filme seis vezes. Na mídia impressa, o jornal norte-americano 'USA Today' reproduziu a capa que passou no filme, enquanto aqui no Brasil, o gratuito 'Metro' fez a primeira página sobre os fatos que dominavam o noticiário em Hill Valley naquele dia, de acordo a longa. Ou seja, deu o que falar...

No próximo post, os destaques de novembro.

 ►Veja Também 
*Com informações e apoio de: G1, G1 SC, G1 RS, G1 PR, G1 PE, G1 PA, G1 CE, G1 RJ, G1 BA, G1 AM, Agencia France Presse, BBC, EFE, Lusa, Zero Hora, Correio do Povo, Diário Catarinense, Jornal de Notícias, Jornal i, Portal Correio, Metro Jornal, NEXTVNEWS Brasil & Lusófonos, GLOBOESPORTE.com e Wikipedia. 

---