quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

#DESTAQUESDE2016 // #05 :: TOP20 FRASES



Durante a semana, o blog #PorDentroDasNotícias traz uma série especial sobre os principais fatos e imagens de 2016 selecionados por mim. E dividido por temas e serão em seis partes. E na quinta parte de hoje, as frases que marcaram o ano.

#01 :: Renato Gaúcho, treinador do Grêmio FBPA, durante a entrevista coletiva após a conquista do quinto título do time gaúcho na Copa do Brasil.
7 de dezembro
"Quem precisa aprender, estuda, vai pra Europa... Quem não precisa vai pra praia. Eu falo isso, e muitos criticaram. Disseram: estão trazendo um treinador que estava jogando futevôlei... Eu pergunto, e agora? E ai? Futebol é como andar de bicicleta. Quem sabe, sabe. Quem não sabe, vai estudar."

#02 :: Galvão Bueno, narrador esportivo da TV Globo, que irritado, criticou os jogadores que se negaram a falar depois do empate da Seleção Olímpica com o Iraque por zero a zero no segundo jogo da fase de grupos.
7 de Agosto
"[...] As milhões de pessoas que estão em casa têm direito, sim, de ouvir. O seu ídolo, o seu jogador, aquele que joga com a camisa da Seleção Brasileira. É feio, muito feio. Não é profissional, não é ético e não é correto, sair de campo o time inteiro e se negar a falar. [...]"

#03 :: Ivete Sangalo, cantora, que deu um puxão de orelha no marido, o nutricionista Daniel Cady, durante o show fechado na praia de Guarajuba, na Bahia.
1 de Janeiro
"Quem é essa aí, papai? Tá cheio de assunto, hein... [...]"

#04 :: Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, que chegou às lágrimas ao lembrar as crianças mortas na escola Sandy Hook, em Connecticut, em 2012. Ele anunciou uma série de medidas executivas para combater a violência armada nos Estados Unidos.
5 de janeiro
"Nosso direito inalienável à vida e a busca da felicidade, esses direitos foram arrancados de... cada família que nunca imaginou que seu ente querido seria tirado de nossas vidas por uma bala. Cada vez que penso sobre essas crianças, me deixa furioso."

#05 :: Jamala, cantora ucraniana que ganhou a edição 2016 do festival Eurovision Song Contest com a canção '1944', que se refere à deportação dos tártaros da Crimeia (agora ligado a Rússia) para a Ásia Central (principalmente no Uzbequistão) depois da batalha de Crimeia. Sua avó, a que ela dedica a questão foi uma das vítimas da deportação.
14 de maio
"Eu desejo que eu nunca tinha sido essa música para que a minha avó não tinha sofrido esse abuso."

#06 :: Michael Phelps, nadador norte-americano que se despediu das piscinas após 23 medalhas em 5 edições dos Jogos Olímpicos, em entrevista ao SPORTV.
13 de agosto
"Como eu gostaria de encerrar minha carreira? Eu queria encerrar do meu jeito. Eu fui capaz de trabalhar muito, de fazer bons tempos, fiz sacrifícios. Eu acabei recompensado, e não tem nada melhor que isso."

#07 :: Usain Bolt, atleta jamaicano que conquistou três medalhas - todas de ouro - nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, e se despede após conquistar nove medalhas douradas em três edições.
14 de agosto
"Eu já era uma lenda. Eu precisava deste ouro para confirmar que sou um dos maiores. [...] Todas as vezes que eu estive no Rio foram ótimas. É incrível a energia que a torcida me dá. Parecia que eu estava em um estádio de futebol. A energia foi inacreditável."

#08 :: Diego Hypolito, atleta brasileito que ganhou a prata nos Jogos Olímpicos Rio na Ginástica Artística Solo.
14 de agosto
"Já caí de bunda em Pequim, caí de cara em Londres, agora vou cair de pé para o pódio no Rio [...] Não sei explicar o quanto estou feliz. Torcida brasileira, povo brasileiro, se meu sonho foi possível, acreditem sempre no que se proporem na sua vida."

#09 :: Rafaela Silva, atleta brasileira que conquistou ouro nos Jogos Olímpicos no Rio na categoria peso-leve (até 57kg) do Judô.
8 de agosto
"Se eu pudesse servir de exemplo para crianças da comunidade, é o que eu tenho para passar para o judô. Treinei tudo que podia nesse ciclo, saía treinando, chorando, queria a medalha. Trabalhei o suficiente para conquistar. Para uma criança que cresceu numa comunidade, que não tem muito objetivo na vida, como eu, que sou da Cidade de Deus, e começou a fazer judô por brincadeira, agora sou campeã mundial e olímpica."

#10 :: Neymar, jogador brasileiro da Seleção Olímpica, que depois de cobrar pênalti que selou conquista inédita para o Brasil no futebol olímpico, o camisa 10 e capitão lembra Zagallo ao falar de críticas durante o torneio.
"Fazer o quê? Vão ter que me engolir!"

#11 :: Bruno Araújo, deputado federal do PSDB-PE, que votou o 342º 'sim', que deu o prosseguimento do processo de impeachment da Câmara para o Senado.
17 de abril
“Quanta honra o destino me reservou de poder, da minha voz, sair o grito de esperança de milhões de brasileiros. Senhoras e senhores, Pernambuco nunca faltou ao Brasil. Carrego comigo nossas histórias de luta pela liberdade e pela democracia. Por isso eu digo ao Brasil: sim pelo futuro!”

#12 :: Dilma Rousseff, ex-presidente da República, em seu discurso antes de deixar o Planalto como presidente afastada durante 180 dias.
12 de maio
"O que está em jogo é o futuro do país, a oportunidade e a esperança de avançar sempre mais."

#13 :: Michel Temer, presidente da República, em seu primeiro discurso como presidente interino no Palácio do Planalto após o afastamento de Dilma em 180 dias.
12 de maio
"Não fale em crise. Trabalhe."

#14 :: Nigel Farage, líder do partido UKIP, ao comemorar o referendo em que os ingleses decidiram a saída do Reino Unido à União Europeia.
23 de junho
"Que este dia se escreve uma nova história no Reino Unido como o dia da independência!"

#15 :: Donald Trump, eleito 45º presidente dos Estados Unidos, em seu discurso de vitória em New York City.
9 de novembro
"Eu prometo a cada cidadão de nossa terra que eu vou ser presidente para todos os americanos, e isso é tão importante para mim. [...] Trabalhando juntos, vamos começar a tarefa urgente de reconstruir nossa nação e renovar o sonho americano."

#16 :: Luciano Bulligon, prefeito de Chapecó, Santa Catarina, durante o discurso no velório coletivo na Arena Condá.
3 de dezembro
"Deus também tem o direito de chorar, por isso, chove tanto na terra de Condá. [...] Lendas não morrem. Lendas deixam para nós heranças. Heranças de uma administração transparente e um futebol feito do jeito antigo. Não vamos deixar morrer essa equipe que não é mais de Chapecó, mas do mundo."

#17 :: Fernando Carvalho, vice-presidente do S. C. Internacional, ao comparar o rebaixamento do seu time com a tragédia da Chapecoense, o que causou revolta nas redes sociais. O time gaúcho foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.
30 de novembro
"Além do sentimento, além da consternação que nossos jogadores estão tomados, que a maioria deles se relacionava com os atletas. Hoje (terça) deu para ver na reunião que nós fizemos para dispensar do treinamento. Retomaremos amanhã (quarta). Temos nossa tragédia particular, que é fugir do rebaixamento. Estamos nos agarrando nas ultimas folhas da árvore. Vamos lá ainda. Não vamos desistir até o final. Esse adiamento de rodadas certamente vai ser prejudicial, nem estou falando nisso, porque como a consternação é geral, como a solidariedade é unânime de todo mundo, não é hora de reclamar. Mas o adiamento vai trazer embaraços que mais adiante vamos ter que comentar."

#18 :: Gilberto Kassab, Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, sobre o desligamento do sinal analógico de TV em Brasília e região do entorno do Distrito Federal.
17 de novembro
"É com profunda satisfação que, comunico a cada um de vocês, que a partir desse momento, está desligado o sistema analógico do Distrito Federal e do seu entorno, do nosso sistema de radiodifusão. Todos vocês encontrarão, a partir desse momento, toda programação no sistema digital. Parabéns a todos vocês do Distrito Federal e do Entorno."

#19 :: Lucy Alves, cantora, instrumentista, compositora e atriz, em seu perfil oficial no Instagram. Ela atuava na novela 'Velho Chico' com a personagem Luzia, que venceu duas premiações, o Prêmio Extra de Televisão, do jornal Extra, e 'Melhores do Ano', do programa 'Domingão do Faustão' da TV Globo.
19 de dezembro
"Obrigada, Obrigada e Obrigada! Ao meu público, todo o meu amor. É por vocês e para vocês tudo isso aqui. Por vocês e pela arte que move nossas vidas e corações. [...] Eu sou amor e quero dar muito amor a vocês. Obrigada por me fazerem tão feliz e que venham os próximos desafios!"

#20 :: Domingos Montagner, ator, em um vídeo do portal GSHOW gravado logo após sua última cena da novela 'Velho Chico' da TV Globo, abraçado a Gabriel Leone e Camila Pitanga. Horas depois do vídeo, foi encontrado morto nas margens do rio.
15 de setembro
"Nossa derradeira viagem de gravações aqui de 'Velho Chico', encerrando esse épico maravilhoso, cheio de amor, de emoção, de carinho, de amizade, é uma família. [...]"

+BÔNUS :: Milton Neves, jornalista e comentarista esportivo da TV Bandeirantes, que criou um bordão que fez sucesso nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro e se repetiu em outras ocasiões.
15 de agosto
"Favoritou, perdeu! Zebrou, ganhou!"

No próximo post, os outros destaques do ano no 'Ponto Final'.

 ►Veja Também 
#04 :: OBTUÁRIO
#03 :: COMUNICAÇÃO
#02 :: #RIO2016 + ESPORTES
#01 :: TOP20 NEWS

*Com informações e apoio do: G1, UOL, Correio da Bahia, EGO, Associated Press, GLOBOESPORTE.com, RTVE.es e SPORTV.

---