terça-feira, 6 de agosto de 2013

Floripa, a cidade mais amigável do mundo

Uma pesquisa realizada por leitores da publicação norte-americana Condé Nast Travaler, aponta a cidade de Florianópolis, em primeiro lugar entre as cidades mais amigáveis do mundo para receber turistas. A capital de Santa Catarina é a única cidade da América Latina na lista das dez cidades mais agradáveis.

Além de Floripa, Thimphu, no Butão; Charleston, na Carolina do Sul, nos EUA; e Kilkenny, na Irlanda, foi considerada a cidade com a melhor avaliação no que diz respeito a receber visitantes de braços abertos.

Floripa, é pra mim, é um dos melhores lugares do Brasil, principalmente durante o Verão. Eu não visitei lá, mas eu vejo na TV e na internet, as belezas e os cartões-postais da capital catarinense, como a Ponte Hercílio Luz, a Avenida Beira Mar, a Catedral Metropolitana, a Praça XV, o Centro Histórico e o Mercado Público Municipal, a Lagoa da Conceição, as praias de Joaquina, Canasvieiras, Campeche, dos Ingleses, a famosa Jurerê Internacional, além da Praia Mole, Praia Brava e Costão do Santinho. É uma cidade apaixonante e romântica e, quem sabe, pode estar a procura de um grande amor...

Floripa tem 433.158 habitantes, segundo o Censo 2012, do IBGE. O IDH da cidade é uma das maiores do país com o nível alto, com 0,875. San Diego, nos EUA e Mar del Plata, na Argentina, são as cidades-irmãs.

Segundo o G1 SC, na última semana, Florianópolis foi eleita a capital mais desenvolvida do país, segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, que traz o resultado da pesquisa divulgada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Para se chegar ao resultado de IDHM, foram considerados três indicadores: vida longa e saudável (longevidade); acesso ao conhecimento (educação); e padrão de vida (renda).

Voltando ao assunto da pesquisa norte-americana, enquanto apenas uma cidade dos EUA figura entre as dez mais amigáveis, cinco outras estão entre as menos amigáveis do mundo. São eles: Newark e Atlantic City, no estado de New Jersey; Oakland, na California; New Haven, em Connecticut e Detroit, no estado de Michigan. Detroit, que no dia 18 de julho decretou falência e os prejuízos chegam a US$ 20 bi. E não é só isso... Detroit, cidade de 700 mil habitantes tem altos índices de criminalidade dos EUA. Ou seja, Detroit estas prestes a virar uma cidade fantasma... #PodeIssoArnaldo?

As informações são do jornal Zero Hora, com a agência AFP.

Então, é isso! Floripa é a cidade mais amigável do mundo e a Ilha da Magia, merece o #TroféuWilliamBonner e um #ÉDEPLACA! E conhece Floripa!