sexta-feira, 15 de março de 2013

Site da Folha diminui o limite de reportagens

Clique para ampliar
Se você que acessa o site do jornal Folha de S. Paulo e que está passando por dificuldades de ler as matérias do site do jornal com o #paywall, implantado desde junho de 2012, vai piorar ainda mais. A Folha de S. Paulo reduziu o número de matérias gratuitas. Ou seja, antes, qualquer leitor poderia acessar até 20 notícias da Folha livremente, a cada mês. A partir daí, o sistema pediria o cadastro de alguns dados para que ele tivesse acesso a outras 20 notícias, também de forma gratuita. Somente a partir da notícia número 41 passaria a valer a cobrança.

Pois bem. Agora a restrição é maior, e mais pesada. São apenas dez notícias gratuitas até que seja pedido o cadastro. Depois, o leitor poderá ler apenas outras dez e, a partir da vigésima, já inicia-se a cobrança. Ou seja, o leitor pode ler até 20 reportagens gratuitas, e não 40. Para os assinantes da versão impressa do jornal, o acesso continua ilimitada.

A nova regra do site da Folha, entrou em vigor desde o dia 1º deste mês, mas eu só soube da notícia no portal Meio e Mensagem, no dia 12 de março.

Esse é mais um capítulo da novela #paywall que começou no Brasil, no dia 21 de junho, com a Folha de S. Paulo, depois em agosto, com o jornal Zero Hora e em dezembro do ano passado, com a Gazeta do Povo.

Ainda segundo o portal Meio e Mensagem, a mudança ressaltou que no New York Times, que popularizou o sistema de paywall, são liberadas apenas dez noticias de graça por mês. Esse sistema está em vigor desde março do ano passado, quando atingiu os 500 mil assinantes do jornal morte-americano. Aliás, outra notícia do mesmo portal, disse que o paywall está em alta nos EUA. Dá pra acreditar?

MSN encerra o ciclo após 15 anos

Desde o início do ano, usuários do Messenger recebem uma
informação sobre a mudança para o Skype.
Arte: Luciano Amorim 
Bem, como eu falei aqui no início deste ano neste blog, hoje, o Windows Live Messenger, popularmente conhecido como o MSN ou MSN Messenger, vai deixar de existir. O anúncio do fim do programa, que será substituído pelo Skype, já tinha sido feito pela Microsoft em novembro de 2012.

Assim, todas as contas dos usuários do MSN (inclusive eu) serão migradas para o outro software da companhia, segundo informações do site Daily Dot e do jornal Correio*. O Messenger continuará vivo, mas somente na China apesar de ainda contar com mais de 100 milhões de usuários em todo o mundo.

Um dia antes da data do fim do MSN, o pessoal colocaram mensagens no Twitter sobre o assunto. Despedida e brincadeiras, são uma das mensagens dos tuiteiros, além dos melhores momentos que marcaram o Messenger pelos usuários. A hashtag #msnday foi o mais comentado nos TT's do Brasil, tanto 1 hora antes do fim do MSN, na qunta, 14, quanto na sexta, 15.

O fim do MSN foi o mais comentado no Twitter ontem e hoje.
Créditos: Reprodução

Os emoticons que marcaram o MSN ao longo dos 14 anos.
Créditos: Reprodução/Twitter/SamyLyngstad
Vale lembrar que o anúncio foi feito em um e-mail em inglês enviado aos usuários do serviço, alertando para que eles façam a integração entre as contas. Segundo o comunicado, em janeiro deste ano, diz: “Atualize para o Skype e entre utilizando uma conta da Microsoft (que é a mesma de seu login no MSN) e todos os contatos de seu Messenger estarão em suas mãos. Você poderá falar por mensagens instantâneas e chat de vídeo assim como antes, além de descobrir novas maneiras de utilizar o Skype em seu smartphone ou tablet." A Microsoft decidiu encerrar o MSN para focar no Skype, comprado por US$ 8,5 bilhões em Maio de 2011. A integração, ou transição entre os dois serviços e o encerramento do Messenger foi anunciado em novembro do ano passado.

A #BOANOTÍCIA é com a migração para o Skype, os usuários podem continuar batendo papo via texto e realizando chamadas por vídeo e voz. O Skype também permite a realização de chamadas para telefones fixos, além de chamadas por vídeo por meio de smartphones e tablets.

Gostando ou não, o Skype vai ser muito bom do que o MSN.

E pra você, o que acha sobre o fim do MSN?! Dê a sua opinião.

 #CORREÇÃO // Atualizado às 18h10 de 15/03/2013 ▼ 
Pra quem mora aqui no Brasil e em países de língua portuguesa, o Windows Live Messenger vai ser desativado no dia 30 de abril. Ou seja, você tem + 45 dias para curtir os últimos momentos do MSN. As informações são do Último Segundo e do G1, que, segundo o portal de notícias da Globo, a migração do MSN para o Skype começa a partir do dia 8 de abril, uma segunda-feira, em 38 idiomas de alguns países.