terça-feira, 27 de maio de 2014

SKY Brasil troca BandNews por BandSports no sinal de alta definição da operadora


Clique para ampliar
O assinante que usa a operadora de TV por Assinatura, a SKY Brasil, deve ter percebido as mudanças durante o mês de maio. A primeira é que o canal BandNews HD saiu da grade de programação da operadora. Motivo, a inclusão do BandSports HD no lugar do primeiro canal brasileiro de notícias em alta definição. A mudança aconteceu na último dia 5, antes da Copa do Mundo FIFA 2014. No que diz respeito à área comercial, ter o BandSports em HD seria muito mais interessante para os anunciantes, já que a SKY conta com uma base de mais de 5 milhões de assinantes, e o canal esportivo teria uma grande vitrine, como informa a coluna 'Outro Canal', do jornal 'Folha de S. Paulo'. Atualmente, o sinal HD do BandSports é disponível na operadora de TV a Cabo NET, e não há previsão para chegar as outras operadoras.

Outro motivo que o BandNews HD deixar a grade da SKY Brasil é a falta de espaço no satélite da operadora, e por isso, resolveu trocar um canal de notícias por mais um canal de esportes. Aliás, a SKY Brasil não tem mais espaço para abrigar os canais de TV paga no satélite atual, o que deixou a operadora trocar e sair alguns canais do satélite atual, como a RTP Internacional, CNN En Español, VH1 e Boomerang, por exemplo. O que deixaram os clientes insatisfeitos. Mas isso vai resolver os problemas. Segundo informações, a SKY Brasil vai lançar até o ano que vem, em 2015, um novo satélite, que mais do que diferente do 'antigo', será moderno e mais espaço para canais de TV paga no Brasil. O novo satélite da SKY Brasil vai custar US$ 150 milhões e está prevista para começar a funcionar em 2016. Até lá, os canais extintos, como CNN En Español e RTP Internacional, vão voltar com tudo na SKY Brasil, além dos novos canais em alta definição como ESPN HD, CNN International HD e dos canais locais em alta definição. Atualmente, a SKY Brasil tem 140 canais digitais e 47 canais em alta definição. Todas são canais pagos e abertos.

O BandNews HD estreou na grade da SKY Brasil em março de 2011, e se tornou o primeiro canal brasileiro de notícias em alta definição. Não há previsão para a volta do canal, tanto para a operadora, quanto para as outras, como a Claro TV, Oi TV e até para a NET. Com isso, o único canal de notícias em alta definição para a SKY (assim como nas outras operadoras) é a GloboNews HD. BandNews TV e BandSports são canais do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

E mais uma polêmica da SKY Brasil, a A Agência Nacional do Cinema deu um prazo de cinco dias para que a operadora tire do ar o canal 'Sports+'. Segundo a Ancine, o canal é considerado irregular e que tornou sem efeito o credenciamento da programadora Time Out, responsável pelo canal. Na investigação, a Ancine apurou que a Time Out é uma empresa uruguaia constituída pela SKY especialmente para distribuir o Sports+, driblando a legislação brasileira, a lei 12.485/2011. Com a Time Out descredenciada, o Sports+ tornou-se irregular no país e a Ancine notificou a Sky a retirá-lo de todos os seus pacotes dentro de cinco dias. De acordo com a lei 12.485/2011, aquela que instituiu cotas de programação nacional nos canais de entretenimento, a Ancine proíbe as prestadoras de serviços de telecomunicações, como caso da SKY, de atuarem na atividade de programação de conteúdo. Cabe recurso da decisão da Ancine. No ar desde o final de janeiro de 2013, o 'Sports+' é um canal voltado para esportes para os assinantes da SKY (e não das outras operadoras), além de filmes de ação e aventura e conteúdo adulto, e transmite a NBA, Euroleague de Basquete, UEFA Champions League e Campeonato Espanhol de Futebol. E aí eu te pergunto: Com a saída do 'Sports+', em seu lugar, quem vai entrar um novo canal na grade da SKY? O canal 'Sports+' não saiu do ar e continua normalmente no line-up da SKY.

#FiqueAtento: FOX/NatGeo HD vão separar e terão canais próprios
Para encerrar uma outra mudança. A partir do dia 2 do próximo mês, os canais FOX e National Geographic terão um canal próprio em alta definição. Atualmente, FOX e NatGeo eram em um só canal HD. Ou seja, Durante o dia (madrugada, manhã e tarde), a programação é ocupada por documentários da NatGeo e a noite (no horário nobre), a programação é ocupada por filmes es séries da FOX. E tudo isso no mesmo canal. Com a separação, a programação da NatGeo HD continua na NatGeo HD, e a FOX vai ampliar ainda mais a programação diária em alta definição com a FOX HD. E a partir desta data, os canais vão ser em tempo real (simulcast) com os canais SD. A mudança vai valer para as operadoras SKY, NET, Claro TV, OI TV e outras operadoras.

Fonte: Notícias da TV, Folha de S. Paulo, Na Telinha e O Universo da TV