sábado, 27 de dezembro de 2014

#DESTAQUESDE2014 // #10 :: Outubro



Durante duas semanas, o blog #PorDentroDasNotícias traz uma série especial sobre os fatos e imagens que marcaram em 2014, selecionados por mim. E hoje, na décima parte da série, vamos aos destaques de outubro.

Sete dos onze candidatos à Presidência
concorreram nestas eleições.
Começamos os principais fatos de Outubro com uma das eleições mais disputadas da história do Brasil. Depois da morte de Eduardo Campos em agosto, o cenário político mudou com a candidatura de Marina Silva, do PSB, que empatou com Dilma Rousseff do PT nas primeiras pesquisas de intenção de voto. O que criticou o candidato Aécio Neves, do PSDB, a quem chamou de “metamorfose ambulante”. O mês de setembro foi mais acirrado. A subida de Marina nas pesquisas provocou uma onda de críticas das campanhas de Dilma e Aécio à candidata do PSB, entre elas a de que a ex-petista é “vira-casaca”. A campanha eleitoral também foi marcada de escândalos na Petrobras, que pautaram candidatos de oposição e situação. Bate-boca nos debates da CNBB, Record e Globo. Dois fatos que marcaram o primeiro turno das eleições: Levy Fidelix, do PRTB - aquele do famoso 'aerotrem', gerou indignação na internet ao dizer em debate na TV Record que gays precisam de ajuda e “aparelho excretor não reproduz”. E no debate do SBT, Eduardo Jorge, do PV, virou um dos memes nas redes sociais ao responder a frase: "Eu não tenho nada a ver com isso".

Jornais brasileiros destacam o segundo turno
da eleição mais acirrada desde 1989.
No dia 5 de outubro, o Brasil foram às urnas e elegeram (ou re-elegeram) deputados federais, estaduais e senadores pelo país. Para presidente, dois dos onze candidatos disputaria à vaga do Planalto no segundo turno, que também teve 28 candidatos para governador em 14 dos 27 estados do Brasil. Na volta da campanha eleitoral, duas pesquisas apontaram a liderança de Aécio sobre Dilma, mas estavam empatados pela margem de erro. E aí foi muita coisa durante o segundo turno. Dilma e Aécio priorizaram campanhas no Nordeste, Sul e Sudeste e receberam apoios de cada um. E o que aconteceu com a Marina Silva, que ficou em terceiro lugar no primeiro turno? Ela (e parte do PSB) anunciou o apoio do senador tucano, assim como à família de Eduardo Campos. O que pressionou o presidente do partido Roberto Amaral (e outra parte do partido) a apoiar Dilma no segundo turno. Em quatro debates na TV, tons de bate-boca, agressividade, nepotismo, e outros temas como Petrobrás e o aeroporto da cidade de Cláudio (MG), o que deixou a atual presidente no mal estar após o debate do SBT. Na propaganda eleitoral, mais ataques entre os adversários, o que deixou pressionado o TSE, que o presidente Dias Toffoli pediu o 'cessar-fogo' dos dois presidenciáveis e a propaganda no rádio e na TV devia ser 'propositivo e programático'.

No Rio Grande do Sul, disputa acirrada no
segundo turno entre José Ivo Sartori e Tarso Genro.
Na disputa do governo em 14 estados, destaque para o Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori disse em entrevista ao portal Terra, que declarou sobre o pagamento do piso salarial dos professores, e falou que 'ia na Tumelero e daria um piso melhor'. O que causou repercussão no candidato adversário, o petista Tarso Genro, e nas redes sociais, onde saíram piadas e memes. A fala do peemedebista causou revolta entre os professores que cogitam manifestações em frente à loja de material de construção em Porto Alegre. Por outro lado, a Tumelero não quis saber de política e descontrai nas redes sociais que 'tem pisos para todos os gostos e lares'.

Dois dias antes do segundo turno das eleições, a revista Veja publicou uma reportagem sobre os desvios da Petrobras, o que causaram vandalismo na sede do Grupo Abril em São Paulo, na véspera da eleição. O Tribunal Superior Eleitoral suspendeu a propaganda da 'Veja', e a pedido da candidata a reeleição, concedeu o pedido de Direito de Resposta na página oficial do site da revista.

O final da eleição mais acirrada desde a disputa de 1989 terminou no dia 27. Quando às urnas fecharam às 17h, horário de Brasília, os brasileiros esperaram até o encerramento da votação no estado do Acre, às 20h. A longa espera virou alvo de piadas e memes na internet. Três horas depois, o fim do suspense: o TSE começou a liberar os primeiros resultados por volta de 20h02, mas vinte e cinco minutos depois, às 20h27, o Tribunal Superior Eleitoral confirmou a reeleição de Dilma Rousseff, e vai continuar no Palácio do Planalto até 2018. Em seu primeiro discurso, ela se diz disposta ao diálogo e afirma que o país não está dividido. Enquanto isso, Aécio Neves reconheceu a derrota, parabenizou a presidenta e e afirmou quea prioridade do próximo governo é unir o Brasil. Com a vitória, Dilma completará um período de 16 anos do PT no comando do governo federal, desde a primeira eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002.

Clique para Ampliar
O resultado mostou que Dilma venceu com 54.501.118 votos (51,64%), contra 51.041.155 do Aécio (48,36%). A petista venceu em 15 estados e em 3.527 dos 5.570 municípios do Brasil, mas não venceu nas cidades do exterior onde os brasileiros vivem por lá, e perdeu para o Aécio. A apuração presidencial foi encerrada à 00h13 do dia 27 - considerada a mais rápida do que da última eleição em 2010. No dia 28, o TSE divulgou a evolução da apuração dos votos. Vinte e três técnicos da Seção de Processamento de Eleições relataram que foram os únicos a saber que Aécio Neves largou na frente na apuração e, às 19h32, Dilma virou e não saiu mais do primeiro lugar até o fim da apuração. Para os funcionários da sala restrita, A emoção da contagem voto a voto foi um privilégio e vai ficar na história.

Outro legado que marcou nestas eleições foi o preconceito contra os nordestinos. Após o resultado da vitória de Dilma (onde teve 71,69% dos votos na região), os internautas postaram nas redes sociais comentários preconceituosos contra a região Nordeste - onde mais cresceu desde à ultima década, entre as citações estava a vereadora de Natal que sugeria a divisão do Brasil (tipo 'Muro de Berlim') e criaria a 'Nova Cuba'. Uma ação ridícula que foi prontamente respondida pelos próprios internautas nordestinos e por quem acha o tipo de ofensa sem cabimento. Na manhã do dia 27, a hashtag #SoudoNordesteMesmoEComOrgulho estava no topo dos Trending Topics no Brasil. Internautas de outras regiões do País também fizeram questão de solidarizar e mostraram respeito e orgulho pelo Nordeste. Segundo o diretor-presidente da ONG SaferNet Brasil, Thiago Tavares, as páginas que exibem violações aos direitos humanos serão investigadas e seus autores poderão ser punidos. E devem mesmo, porque é um absurdo.

Mas teve outras histórias que marcaram as eleições, teve candidatos hilários e esquisitos como palhaços, dançarino de funk, esportista e até ex-BBB e Miss Brasil. Mas a maioria não se elegeram como Mortadela (RS), Dengue (PE), Jorge Kajuru (GO), Laisa Portela (RS), Dr. Rey (SP), Bin Laden (SP), Maria Melilo (SP), Gobira (PB) e Gabriela Markus (RS). Enquanto isso, o jogador tetracampeão da Copa do Mundo 1994, Romário, foi eleito para o Senado no Rio de Janeiro, e em São Paulo, Tiririca foi reeleito deputado federal, mas perdeu para Celso Russomanno como o mais votado do Brasil. Além disso, sete candidatos são estrangeiros. No fim das contas, a eleição para presidente foi a mais acirrada desde a redemocratização. E comparando também com as eleições dos Estados Unidos em 2012, e da Venezuela no ano passado, onde foram muito acirrados. E a gente torce para que os eleitos e reeleitos que vão governar a partir do dia 1º de janeiro possam fazer o bem pela nossa cidade, nosso estado e o nosso Brasil.

E teve mais duas eleições na América do Sul em Outubro. Na Bolívia, o atual presidente Evo Morales, foi reeleito para o terceiro mandato, com 61% dos votos. No poder desde 2006, o primeiro presidente indígena da Bolívia, precisava de 50% mais um dos votos para garantir a reeleição sem a necessidade de segundo turno. Na eleição de 2009, ele recebeu 64% dos votos. Morales, que teve uma vantagem de 37 pontos sobre o segundo colocado, vai governar o país por cinco anos, no período 2015-2020. O candidato opositor centrista, o empresário Samuel Doria Medina, obteve 24% dos votos. Evo Morales pode se tornar o presidente de maior permanência contínua no poder na Bolívia, com 14 anos, superando o marechal Andrés de Santa Cruz, que no século XIX governou por nove anos e nove meses. A votação foi no dia 12 e o resultado saiu no dia 19. 6,2 milhões de bolivianos foram às urnas para escolher o novo presidente, além de 130 deputados e 36 senadores. No Uruguai, a votação aconteceu no dia 26, mesmo dia onde os brasileiros votaram para o segundo turno da presidente. 2,6 milhões de uruguaios foram às urnas para eleger o novo presidente, além do plebiscito sobre maioridade penal no país vizinho, onde a população rejeitou a proposta de redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Mas a eleição presidencial ficou para o segundo turno, entre Lacalle Pou e Tabaré Vázquez.

Outro destaque que marcou em Outubro foi a epidemia do vírus Ebola, que assustou no Brasil. No dia 9, um homem foi internado com suspeita da doença em Cascavel, no Paraná. Souleymane Bah saiu da Guiné no dia 18 de setembro e chegou ao Brasil no dia 19, depois de uma escala em Marrocos. Ele seguiu de ônibus para a Argentina e, ao entrar novamente no país, pediu refúgio no posto da Polícia Federal da cidade de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina. No dia 24, foi para Cascavel, no Paraná, onde se hospedou em um albergue com dois colegas vindos da África. No dia 10, foi levado ao Rio de Janeiro em um avião da Força Aérea Brasileira e encaminhado ao Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, ligado à Fiocruz, referência em doenças infecciosas. Seguindo o protocolo da Organização Mundial de Saúde, o guineense fez dois testes. O resultado do primeiro saiu no dia 12 e apontou que ele não tinha a doença, mas o ministério decidiu não desmobilizar os esforços até a análise da segunda amostra para seguir as orientações de prevenção. No dia seguinte, teve outro resultado, e deu negativo. Chioro afirmou que as medidas de prevenção contra o avanço da doença no país seguem sendo adotadas, incluindo simulações em portos e aeroportos. Além disso, a pasta suspendeu o monitoramento das 64 pessoas que tiveram contato com ele.

Enquanto isso, os Estados Unidos contraiu o primeiro caso de vírus Ebola transmitido no país e fora da África. A paciente é uma profissional de saúde do Hospital Texas Health Presbyterian, em Dallas. Ela teve contato com o paciente liberiano Thomas Eric Duncan, que morreu de ebola no dia 8. Duncan foi o primeiro paciente a ser diagnosticado com ebola nos Estados Unidos, mas ele contraiu a infecção em seu país natal, a Libéria. Ainda nos Estados Unidos, só que em New York City, um menino de cinco anos contraiu vírus Ebola. O garoto que estava recentemente na África Ocidental, deu resultado negativo. A Europa também estava em alerta com o vírus. A diretora regional da Organização Mundial da Saúde relatou no dia 7 que mais casos do vírus Ebola vão se espalhar quase que inevitavelmente pela Europa, mas o continente está bem preparado para controlar a doença. O primeiro caso da doença no continente europeu foi  a enfermeira na Espanha, a diretora da OMS para Europa, Zsuzsanna Jakab. Laboratórios em alguns países do mundo, como Canadá, desenvolveram uma vacina experimental para combater o vírus Ebola. Na África, até o dia 31, 13.567 pessoas já foram infectadas pelo vírus que matou 4.951 pessoas em Guiné, Libéria e Serra Leoa. Na Nigéria, após mais de quarenta dias sem nenhum caso, a Organização Mundial da Saúde declarou o país livre do Ebola. Surto matou oito pessoas em 20 casos no país mais populoso da África.

E a crise da água no estado de São Paulo continuava em outubro. No dia 14, o nível do Sistema Cantareira chegou a 4,5%, após dez dias sem nenhuma gota de chuva sequer. O mês de outubro foi marcado por altas temperaturas na capital paulista, onde os termômetros chegaram aos 37,8ºC, registrado no dia 16. A chuva até aliviou, mas não foi suficiente. No dia 23, a NASA publicou as imagens que mostram os efeitos na seca na represa Jaguari. As imagens foram feitas pelo satélite Landsat 8, em 16 de agosto de 2013 e em 3 de agosto deste ano. Na imagem mais recente, a área coberta por água aparece bem menor do que na imagem do ano passado. Segundo a agência, a água aparece com uma cor azul-esverdeada mais clara em 2014 por estar mais rasa e com mais sedimentos, de modo que a cor do fundo da represa altera a cor da água da superfície. No dia 15, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo lançou a segunda cota do 'volume morto', onde passou a contabilizar mais 10,7 pontos percentuais no nível do sistema, referentes aos 106 bilhões de litros da segunda cota, que saltou de 2,9% para 13,6%.


Enquanto isso, em Itu, mais protestos contra a falta d'água e o racionamento na cidade. Preocupados com o racionamento e falta de água, moradores de Itu se mobilizaram para iniciar um abaixo assinado pedindo a intervenção do governo do estado no município. Alguns bairros estão sem abastecimento há mais de vinte dias. Os moradores queimaram contêineres, fizeram barricadas e interditaram uma das entradas na cidade. Para solucionar o problema, a Guarda Civil Municipal escoltaram caminhões-pipa para os moradores que estavam abordandos os veículos para pegar água. E não é os moradores da cidade que sofrem com a falta d'água. O prefeito de Itu, Antonio Tuíze, também sentiu as consequências da estiagem e do rodízio no fornecimento de água. Em uma entrevista a TV TEM, afiliada da Rede Globo no Interior Paulista, ele diz que na casa dele, falta água como em todas as outras casas.

A onda de calor nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil aumentou o risco de queimadas como no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, na Serra de Carrancas, em Minas Gerais, e na Serra da Cantareira, em São Paulo. A quantidade de queimadas no Brasil entre 1º de janeiro e 16 de outubro deste ano aumentou 70% em relação ao mesmo período de 2013, de acordo com o site do sistema de queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. No acumulado do ano, foram 140.907 pontos de queimada, contra 82.426 do ano passado. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse no dia 17, que o Sudeste vivia uma estiagem “fora da curva”.

O mês de outubro foi marcado por mais uma ondas de ataques em Santa Catarina. De acordo com o relatório da Polícia Militar Catarinense, desde 26 de setembro foram 100 ataques e 23 apreensões de materiais suspeitos, totalizando 123 ocorrências. No total, dois suspeitos foram mortos, 57 presos e 18 adolescentes apreendidos. Ainda segundo a polícia, esta terceira onda de ataques foi coordenada pela mesma facção criminosa das duas anteriores. Em fevereiro de 2013, 37 homens, que estavam detidos em unidades prisionais catarinenses foram transferidos para o Rio Grande do Norte e três para Porto Velho. Eles foram movidos na intenção de desarticular a facção criminosa que estava em atuação na segunda onda criminosa, entre 30 janeiro e 3 de março daquele ano. Nesse período, ocorreram 114 atentados em 37 cidades catarinenses, segundo a PM. Antes, em 2012, ocorreu a primeira onda de atentados no estado, com 63 alvos de 12 a 18 de novembro.

No Centro-Oeste Paulista, um grave acidente entre um caminhão e um ônibus de estudantes deixou 11 mortos e 30 feridos na noite do dia 27, em Ibitinga. O acidente foi na altura do quilômetro 370 da Rodovia Leônidas Pacheco Ferreira - SP-304. O impacto da batida foi tão forte que a lateral do ônibus foi arrancada e alguns dos passageiros – entre eles pelo menos seis adolescentes, de 15 a 17 anos – foram arremessados para fora do veículo. As vítimas morreram na hora. Vários passageiros ficaram presos nas ferragens. Os estudantes tinham saído de São Paulo, onde participaram de uma excursão, e seguiam para Borborema. A colisão foi a aproximadamente 30 quilômetros do destino final, em um trecho da rodovia que está em obras. Por causa do acidente, a rodovia, que é de mão dupla, está operando com pista simples, no sistema Pare e Siga. O trágico acidente chocou a cidade de Borborema.

Aconteceu no Rio de Janeiro, a primeira edição do TED Global Brasil. Entre os dia 6 e 10 de outubro, o evento reuniu uma série de palestras e apresentações de diversas áreas, que teve a missão de mostrar "ideias que merecem ser espalhadas". O nome vem da sigla "tecnologia, entretenimento e design". Participaram 66 nomes entre cientistas, artistas e ativistas de todo o mundo, como inventor norte-americano Joe Landolina, o jornalista Glenn Greenwald - que ajudou a revelar ações de espionagem dos EUA, o neurocientista Miguel Nicolelis, a chef brasileira Teresa Corção, e a advogada norte-americana Kimberley Motley - que foi aplaudida de pé na apresentação. Além da apresentação doprojeto de dançarinos cariocas chamado Batalha do Passinho. O tema da primeira edição foi o"Sul", uma das raras edições fora do Hemisfério Norte. O foco das conversas não fica só nas ciências exatas e se expande para projetos sociais e ambientais relativos a países em desenvolvimento. Outras edições independentes, chamadas TEDx, já aconteceram no Brasil ,antes da primeira conferência oficial no país. O evento surgiu nos EUA em 1984 e tem vários eventos por ano pelo mundo. Bill Gates, Al Gore, Bono e Bill Clinton já fizeram suas 'TED Talks'.

Outro destaque de outubro foi a inauguração da primeira fábrica da BMW em Santa Catarina, no dia 9. A sede fica em Araquari, no Norte Catarinense, e a produção de veículos começou antes, no final de setembro, com o sedã Série 3, modelo mais vendido pela montadora alemã no mercado brasileiro e no mundo. Nos próximos meses, serão fabricados outros modelos como X1, Série 1 e X3. Neste ano, os carros são apenas montados na fábrica. A partir do ano que vem, passam a funcionar no local também as etapas de soldagem (body shop) e pintura. A fábrica de Araquari tem 500 mil metros quadrados de área construída, e vai gerar 1,3 mil empregos diretos e 2,5 mil empregos indiretos. Para o presidente da BMW do Brasil, Arturo Piñero, a capacidade de produção será de 15 a 18 mil carros em 2015. Com a fábrica no Brasil, os preços feitos em Araquari não serão diferentes dos importados nas concessionárias da BMW pelo Brasil. Com a fábrica em SC, a BMW passa a somar 30 unidades de produção e montagem de veículos em 14 países de quatro continentes.

A Academia de Ciências da Suécia anunciou os vencedores dos Prêmios Nobel. No dia 6, o Prêmio Nobel de Medicina foi oferecido aos três pesquisadores: o britânico-americano John O'Keefe, e o casal noruegueses May-Britt Moser e Edvard Moser. Os vencedores do prêmio descobriram a existência de células que formam um sistema de posicionamento no cérebro humano, uma espécie de "GPS" interno. No dia 7, o americano Isamu Akasaki, e os japoneses Hiroshi Amano e Shuji Nakamura vemceram o prêmio Nobel de Física pela invenção de diodos de luz azul, que, em última análise, proporcionaram uma fonte econômica de luz branca. Por muitos anos, a indústria teve à sua disposição LEDs de cor vermelha e verde. No entanto, para obter luz LED branca, era necessário ter a componente azul. A iluminação com LEDs é muito mais eficiente que a de lâmpadas tradicionais. Considerando que quase um quarto da energia elétrica usada no mundo é consumida para iluminar ambientes, sua invenção representa uma considerável economia de recursos naturais, também porque as lâmpadas LED usam menos material e são mais duráveis. No dia 8, o Nobel de Quimica foi concedido para os alemãs Stefan Hell e William Moerner, o americano Eric Betzig, que recebeu a notícia do prêmio no Recife. Eles descobriram pelos trabalhos que levaram a capacidade dos microscópios a um novo patamar. No dia 9, o Nobel de Literatura foi dado à escritor francês Patrick Modiano, por conta "da arte da memória com a qual evocou os destinos humanos mais inapreensíveis e jogou luz sobre a vida durante a ocupação". No dia 10, foi anunciado o Prêmio Nobel da Paz, que foi concedido pelo indiano Kailash Satyarthi e a paquistanesa Malala Yousafzay "pela sua luta contra a supressão das crianças e jovens e pelo direito de todos à educação". Por fim, no dia 13, o economista francês Jean Tirole, ganhou o Prêmio Nobel de Economia, pelo trabalho de análise do poder e regulação de mercado.

O principal destaque internacional de Outubro foi uma onda de protestos nas ruas de Hong Kong. Motivo: eles queriam o direito de votar pelos candidatos que julgam melhores para ocupar o cargo mais alto do governo local, em eleições marcadas para 2017. No entanto, as autoridades em Pequim, sob orientação do Partido Comunista chinês, insistem que só podem concorrer candidatos aprovados pelo partido. Houve força policial excessiva nos primeiros momentos dos protestos, com uso de gás lacrimogêneo e spray de pimenta, levando os manifestantes a se defender de uma maneira criativa, abrindo guarda-chuvas, e com isso, o movimento foi chamado de “A revolução dos guarda-chuvas”. A repressão inicial realimentou os protestos e levou mais gente às ruas, onde alguns foram presos. Desde quando a Grã-Bretanha devolveu o controle do local para os chineses, em 1997, o país asiático governa Hong Kong no modelo “um país, dois sistemas”, em que a população goza de maior autonomia e liberdade que o restante da nação. A capital da China, Beijing (Pequim), teme que os pedidos por democracia em Hong Kong possam se espalhar para outros cantos do país, em uma nação que já enfrenta revoltas separatistas no Tibete e em Xinjiang.

Um caso grave aconteceu em Ottawa, capital do Canadá. No dia 22, um ataque ao parlamento canadense deixou um dos atiradores mortos. Um soldado canadense levou um tiro no memorial de guerra do Canadá, que fica nas proximidades do Parlamento, e foram disparados mais tiros. Mas não resistiu e também morreu. Ele tinha 24 anos e era soldado em meio período. Já o atirador morto dentro do Parlamento mora no Canadá, e teria se convertido ao Islã, de acordo com autoridades norte-americanas. O incidente acontece dois dias após um militante islâmico ter atropelado dois soldados canadenses, matando um, perto de Montreal.

Entre os dias 9 e 26 de outubro, aconteceu a trigésima primeira edição da Oktoberfest 2014 de Blumenau. Segundo os organizadores, o público foi maior do que o ano passado, com 458.550 visitantes no Parque Vila Germânica em 19 dias de comemorações tipicamente alemãs - mesmo com o período eleitoral. Ao todo foram 49 atrações musicais, dentre elas 46 catarinenses e três internacionais que fizeram a festa em 2014. Há 30 anos festejando a imigração alemã em Blumenau, a Oktoberfest deste ano teve algumas mudanças positivas. O atendimento do Kinderplatz aos estudantes da rede de ensino fundamental pública e privada dos cinco municípios componentes da 15ª SDR teve 88% de crescimento, a abertura diária para o almoço e a entrada gratuita nas segundas-feiras também foram elogiadas pelos visitantes. Mas o grande destaque aconteceu na madrugada do dia 14, quando um jovem catarinense pediu a namorada paulista em casamento. William Cardoso, de Joinville, no Norte de Santa Catarina, e Gabriela Nogueira, de São Paulo, se conheceram na 28ª Oktoberfest, em 2011, e selaram a união num pedido surpresa que reuniu cerca de 500 pessoas que estavam curtindo a apresentação da banda Sonido Clube durante o primeiro fim de semana da festa alemã. A 32ª Oktoberfest de 2015 já tem data marcada, e acontecerá de 7 a 25 de outubro.


Quatro personalidades morreram em Outubro. No dia 4, o ator Hugo Carvana, morreu aos 77 anos. Ele estava internado e teve complicações causadas por um câncer no pulmão. Ao longo da carreira, iniciada em 1955, Hugo Carvana ficou marcado por retratar o típico "malandro carioca" em suas comédias de costumes. Foi ator de mais de 50 filmes como "Vai trabalhar, vagabundo" (1973). Participou também em várias novelas da TV Globo como "Fera ferida" (1993), "Celebridade" (2003) - aquele famoso Lineu. Um de seus papéis mais conhecidos foi o do repórter policial Valdomiro Pena, do seriado "Plantão de polícia" (1979-1981). Seu último trabalho como diretor foi "Casa da mãe Joana 2", em 2013. Como ator, fez parte do elenco do filme "Giovanni Improtta" - também em 2013, de José Wilker - morto em abril. No dia 15, morreu a atriz francesa Marie Dubois. Ela tinha 77 anos e sofria de esclerose múltipla. Ela foi dirigida por Godard (do filme "Uma mulher é uma mulher"), Resnais ( do filme "Meu tio da América"), e outros nomes da Nouvelle Vague. No dia 16, morreu aos 55 anos, a atriz e diretora norte-americana Elizabeth Peña, vítima de complicações de abuso de álcool. Ela fazia papel de mãe de Sofía Vergara no seriado 'Modern family'. E no dia 4, morreu aos 63 anos, o ex-presidente do Haiti Jean-Claude Duvalier, vítima de um ataque cardíaco. Conhecido como 'Baby Doc', ele governou o país de 1971 até 1986.

E a Microsoft anunciou no dia 30, seu novo sistema operacional, o Windows 10. Os recursos são os mesmos do Windows 8, lançado a dois anos atrás, mas a empresa ajustou algumas funções. Como a volta do menu 'Iniciar', que foi extinto no Windows 8 porque a Microsoft tentava unificar o design do sistema em computadores, tablets e smartphones. Enquanto isso, muita gente que repercutiu nas redes sociais sobre porque a Microsoft não batizou o novo sistema chamado de 'Windows 9', já que a última foi a versão 8.1. O chefe da divisão de Windows na Microsoft, Terry Myerson, explicou que a empresa 'pulou' um número na sequência das versões de seus sistemas. Por isso, o Windows 10 também é o sucessor do Windows Phone 8.1, e é o novo sistema operacional dos smartphones da Microsoft. Brincadeiras e polêmicas a parte, o fato é que o novo Windows 10 estará disponível em PC's, tablets e smartphones. E vai chegar aos computadores em 2015, segundo a Microsoft que não anunciou uma data de lançamento.

Um fato inusitado aconteceu em João Pessoa no dia 23. Um idoso tentou uma oferta de celulares iPhone 6 em promoção em um site de compras, e resolveu efetivar a compra com um depósito de R$ 8 mil e o parcelamento de outros R$ 10 mil referentes a dez aparelhos. Mas quando foi pegar uma encomenda nos correios uma surpresa: em vez de celulares, havia um coco verde e uma garrafa de refrigerante de laranja de 1,5 litros. Ele foi à Delegacia das Defraudações prestar depoimento e dar mais subsídios ao delegado sobre o caso. De acordo com o depoimento da vítima à polícia, toda a negociação foi feita por um neto dele, de 17 anos, que encontrou os produtos à venda e motivou o avô a fazer a compra. Segundo o delegado encarregado do caso, Lucas Sá, a compra foi efetivada no site de classificados online OLX no dia 16 de outubro e quatro dias depois chegou pelo Sedex a caixa contendo o coco e a garrafa. Não há informações sobre a razão da compra deste número de aparelhos. Cada aparelho foi oferecido por R$ 1,8 mil, quando o preço médio é R$ 3 mil. Por meio da assessoria de imprensa o site OLX informou que "não participa nem interfere nas negociações realizadas no site, pois é uma plataforma de classificados online gratuita que possibilita a negociação direta entre vendedores e compradores". É... Toma muito cuidado na hora de comprar produtos pela internet.

Nos Estados Unidos, um foguete de carga da agência espacial norte-americana Nasa se explodiu segundos após o lançamento no dia 28. De acordo com a empresa, o foguete Antares não era tripulado e estava levando a nave de carga Cygnus, que entregaria suprimentos para a Estação Espacial Internacional (ISS). O lançamento ocorreu a partir da Instalação de Voo Wallops, da Nasa, que fica no estado da Virgínia. Ainda bem que ninguém ficou ferido, mas olha só como foi o momento do acidente no vídeo abaixo...



Um fato que assustou no litoral de Pernambuco. Na noite do dia 15, um clarão no céu da Região Metropolitana do Recife e de algumas cidades do estado, deixou moradores impressionados. O assunto foi o mais comentado nas redes sociais com as hashtags #Meteoro e #Recife. Testemunhas acharam que parecia um relâmpago ou uma explosão de um incêndio. Ou acreditava que o mundo iria acabar. As câmeras de monitoramento da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano registraram o momento em que o clarão tomou conta do céu por volta das 22h19 da noite, na Avenida Agamenon Magalhães. Além de Pernambuco, cidades da Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte também viram e assustaram o clarão no céu. Segundo Leonardo Neves, da Sociedade Astronômica do Recife, ao jornal Diario de Pernambuco, o evento no céu se tratou de um bólido da chuva de meteoros orionídeos, proveniente dos rastros de pedregulhos deixados pelo Cometa Halley, vindo da direção da Costelação de Órion. O bólido é um fragmento de matéria sólida que ao penetrar na atmosfera terrestre provoca um brilho intenso seguido por um estrondo. A bólide não chega a cair, como um meteorito, e a explosão não gera riscos a população, pois, acontece a mais ou menos 60 km de altura. Apesar do Cometa Halley só passar na Terra a cada 76 anos, os rastros deixados por ele permanecem no espaço. Por isso, todos os anos no mês de outubro, quando a Terra em seu movimento de translação passa próximo ao Sol, acontece a chuva de meteoros. O período  de chuvas de meteoros ocorreu entre os dias 15 e 29 de outubro, e acontece (a cada ano) perto do equador celeste, isso significa que será igualmente visível em ambos os hemisférios norte e sul.

O jornal 'O Estado de S. Paulo' foi o décimo jornal brasileiro a adotar a cobrança por conteúdo na versão online, chamada #paywall (em inglês, muro de cobrança poroso). Antes da implantação, o jornal já vinha solicitando o cadastro dos usuários que acessavam mais de cinco reportagens por mês, em um modelo chamado 'signwall'. Após inserir seus dados, no entanto, o leitor não precisava pagar nada e podia acessar todo o conteúdo do site livremente. Mas no dia 14, as regras mudaram e o leitor-internauta pode ler até cinco textos por mês. A partir do sexto link, será solicitado um cadastro e o leitor ganhará a possibilidade de acessar outras 15 matérias. A partir do 21º texto em diante, o conteúdo é restrito aos assinantes do jornal e o site enviará uma mensagem com duas opções de assinaturas digitais, restringindo o restante do conteúdo apenas para quem fizer a adesão. O preço da assinatura digital do 'Estadão' custa R$ 1,99 no primeiro mês. No mês seguinte, o leitor-internauta terá duas opções de pacotes: acesso ilimitado ao conteúdo do site (incluindo reportagens, blogs, colunas e análises) pelo valor de mensal de R$ 9,90 ou um outro pacote premium que, pelo valor de R$ 29,90 ao mês, oferece liberdade para navegar em todo o portal do Estadão e acesso aos produtos digitais especiais do jornal, como o Estadão Premium (disponível para Tablet), Estadão Noite (vespertino disponível para Tablet), Olhar Estadão (em parceria com The New York Times dedicada a fotojornalismo) e Estadão Light (disponível para Tablet), além do Estadão Acervo - que guarda a memória dos 139 anos do jornal. Implantado desde junho de 2012, o modelo 'paywall' aponta um caminho aos veículos que desejam continuar investindo em jornalismo de qualidade, como Folha de S. Paulo e Zero Hora, mas enfrentam os dilemas de um mundo digital em que nem sempre a receita de anúncio publicitário cobre os custos de produção.

O mês de outubro foi de festa no interior do Brasil. No dia 1º, a EPTV - Emissoras Pioneiras de Televisão completou 35 anos. No dia 1º de outubro de 1979, foi inaugurada a TV Campinas, fundado pelo empresário  José Bonifácio Coutinho Nogueira, que foi o primeiro presidente da TV Cultura, cuja experiência no desenvolvimento de uma emissora de televisão fez que procurasse unir sua convicção de empresário à potencialidade da região de atuação, resultando na formação de um projeto de emissoras regionais de TV com qualidade. Após a fundação da TV Campinas, inaugurou também a TV Ribeirão (12/11/1980), TV Sul de Minas (08/08/1988), em Varginha - MG, e com a formação da EPTV, lançou a EPTV Central, em São Carlos (01/07/1989). Foi a primeira emissora a operar um sistema integrado de captação, edição e exibição de conteúdo jornalístico totalmente digital. Considerado como a 'BBC do interior do Brasil', os documentários são carro-chefe da emissora com o tradicional 'Terra da Gente', além dos outros documentários especiais como 'O Canto da Piracema'. A EPTV cobre 300 municípios em quatro emissoras, atingindo até onze milhões de pessoas no interior de São Paulo e Minas Gerais. Além das quatro emissoras de televisão, o Grupo EPTV tem três emissoras de rádio e dois jornais, além de portais de internet.

E pra terminar, mudanças no telejornalismo brasileiro. No dia 31, a jornalista Patrícia Poeta deixou a bancada do Jornal Nacional, da TV Globo, após quase três anos. Segundo a apresentadora, ela vai se dedicar nos próximos meses a um novo projeto, a ser desenvolvido, na área de entretenimento da TV Globo, sem previsão da data. No início de dezembro de 2011, Patrícia Poeta se estreou no telejornal no lugar da Fátima Bernardes, que deixou a bancada para apresentar um programa de manhã, que iniciou em julho de 2012 e dura até hoje. Quem assumiu a bancada foi Renata Vasconcellos, que deixou o Fantástico, que passou a ser apresentado por Poliana Abritta, ao lado de Tadeu Schmidt. Já William Bonner continua mantido e apresentando o telejornal desde abril de 1996.

No próximo post, os destaques de novembro.


*Com informações e apoio de: G1, Terra, Folha de S. Paulo, Zero Hora, Agencia France Presse, Reuters, Associated Press, EFE, G1 SP, G1 RJ, G1 MG, G1 SC, G1 RJ, G1 PB, G1 PE, G1 Sorocaba e Região, G1 Bauru e Marília, Agência RBS, Diário Catarinense, CBC, CBSNEWS.com, Diario de Pernambuco, Jornal do Commercio, ESTADÃO.com.br, Meio&Mensagem, Jornal A Cidade, VIAEPTV.com e EPTV