sábado, 11 de outubro de 2014

Campina Grande, a Rainha da Borborema, faz um século e meio neste fim de semana



Neste fim de semana, a cidade de Campina Grande faz aniversário. A rainha da Borborema completa neste sábado, 11, 150 anos. Campina Grande fica no Agreste do estado da Paraíba e  a distancia até a capital, João Pessoa, é de 112 km. Fundado em 11 de outubro de 1861, a cidade que, inicialmente era Vila, cresceu. Campina Grande é considerada um dos principais polos industriais da Região Nordeste. Conhecida como a 'Capital Brasileira dos Inventos', a cidade é um dos maiores polos tecnológicos da América Latina.

Campina Grande é um importante centro universitário, contando com dezessete universidades sendo duas delas publicas. É também proporcionalmente a cidade com o maior numero de doutores do Brasil, 1 para cada 590 habitantes, seis vezes a média nacional. Além de ensino superior, o município é destaque também em centros de capacitação para o nível médio e técnico. Considerada a segunda maior cidade do estado da Paraíba, a população de Campina Grande é de 402.912 habitantes - segundo dados do Censo do IBGE em 2013. Sua região metropolitana, formada por dezenove municípios, possui uma população estimada em 630 777 habitantes.


A cidade de Campina Grande vem ganhando destaque nacional e internacional com 'O Maior São João do Mundo', que dura todo o mês de junho com muito forró e quadrilhas juninas. Além desses e outros principais eventos da cidade, como o Festival de Inverno, Campina Grande tem seus principais cartões-postais como Parque do Povo, Praça da Bandeira, Açude do Bodocongó, Feira Central e o Açude Velho, que foi inicialmente uma fonte de abastecimento de água para Campina Grande e região e virou patrimônio histórico da cidade. No entorno do Açude Velho, estão localizados o Museu de Arte Popular da Paraíba da Universidade Estadual da Paraíba, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. E também as estátuas de bronze de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, e os 'Pioneiros da Borborema'.

E quando falo em Campina Grande, me lembro muitas histórias por lá. Conheci a cidade pela primeira vez em julho de 2006 e voltei em setembro no mesmo ano. Um dos lugares que eu gostei naquela época foi o Açude Velho, onde em um dia nublado, eu e meu pai caminhamos todo o Açude para conhecer melhor o entorno. É uma cidade muito bonita e muito mais organizada. Sem falar do clima que no inverno, ocorre o friozinho de 16ºC e neblinas de manhã ou a noite. É uma cidade aconchegante e pronta para o futuro. Quero muito voltar um dia para Campina Grande para conhecer um pouquinho mais sobre a cidade.

Pra terminar, selecionei aqui três músicas que são a trilha sonora da cidade. A primeira é Marinês, com a música 'Tudo Grande', e Jackson do Pandeiro com duas músicas: 'Alô Campina Grande' e 'Forró em Campina'.







Desejo parabéns a Campina Grande e aos moradores da cidade pelos seus 150 anos.