quarta-feira, 5 de agosto de 2015

João Pessoa: Cidade onde 'o Sol Nasce Primeiro das Américas' completa 430 anos



A cidade "onde o Sol nasce primeiro nas Américas" faz aniversário. Nesta quarta-feira, 5, João Pessoa faz 430 anos. A cidade que fica no ponto mais oriental das Américas (a partir da Ponta do Seixas) tem muita história pra contar e é muito conhecido no mundo inteiro pelas belas paisagens e o verde das matas.

Os casarões na Praça Venâncio Neiva,
Centro Histórico de João Pessoa.
Tudo começou no dia 5 de agosto de 1585, quando os colonizadores portugueses fundaram a 'Cidade Real de Nossa Senhora das Neves' numa colina às margens do rio Sanhauá. Em 1588, a cidade adquiriu o nome de 'Filipeia de Nossa Senhora das Neves', em homenagem ao rei Filipe, que, na época, acumulava os tronos da Espanha e de Portugal. Logo após a sua conquista pelos Países Baixos, a cidade passou a se chamar 'Frederikstad', a partir de 1634. Depois do declínio da Nova Holanda e com a saída dos neerlandeses - onde foram expulsos, a cidade adquiriu o nome de 'Parahyba do Norte' em 1654. Em 1930, a cidade mudou de nome para João Pessoa, em homenagem ao político que foi assassinado no Recife no mesmo ano. A cidade é a terceira capital de estado mais antiga do Brasil, pois já foi fundada com título de cidade e também a penúltima a ser fundada no país no século XVI.

O município é também notável pelo clima tropical. Possui a maior em economia, que são indústrias, comércio e serviços, e arrecadação de impostos para o estado, pelas suas praias e pelos vários monumentos de arquitetura e arte barroca.

Durante a ECO-92, a conferência da ONU sobre o meio ambiente, João Pessoa recebeu o título de "segunda capital mais verde do mundo". Segundo um cálculo baseado na relação entre número de habitantes e área verde, a cidade perderia apenas para Paris.

João Pessoa apresenta-se como uma cidade agradável para se viver. É uma das capitais de melhor qualidade de vida da Região Nordeste, possuindo diversos locais que auxiliam a população da cidade a obter uma vida melhor e de qualidade. Suas praças contam com equipamentos de ginástica, além de ciclovias espalhadas pela cidade, também é lei o fechamento de parte da orla para caminhadas nas manhãs, logo cedo, entre 5 e 8 da manhã.

Perto de chegar a Metrópole, a cidade de João Pessoa tem mais de 780.738 habitantes, segundo o CENSO do IBGE em 2014. Se somar mais onze municípios que integram a Região Metropolitana, a população é de 1.238.914 habitantes.

Ponta dos Seixas, o ponto mais oriental das Américas.

O clima na cidade é calor o ano inteiro, mas no meio do ano, como estamos em agosto, faz frio na cidade com temperaturas amenas. Mas durante o período veraneio, os termômetros chegam um pouco acima dos 30ºC.

João Pessoa tem três piscinas naturais.
Uma delas fica na Praia do Bessa, onde
o local é chamado de 'Caribessa'.
Tem de tudo em João Pessoa, da Lagoa do Parque Solón de Lucena ao Estação Cabo Branco, do Centro Histórico ao Jardim Botânico, das praias como Tambaú e Manaíra ao Rio Sanhauá, do Ponto de Cem Réis ao Farol de Cabo Branco, enfim, tem alguns e outros lugares que você deve conhecer João Pessoa, né?! Sem falar dos lugares recentes como as duas Piscinas Naturais: uma que fica na Ponta dos Seixas, e a outra fica no Bessa, onde batizaram de 'Caribessa' como 'Caribe da Paraíba'. É uma cidade tranquila e bem aconchegante.

De vez em quando eu passo por João Pessoa, como eu já fiz muitos anos, desde em que eu cheguei em 2004. De lá pra cá, tudo mudou. O que eu mais por onde ando em João Pessoa é a Lagoa do Parque Solón de Lucena, no centro da cidade, um lugar, que pra mim, é um dos melhores que eu já vi em toda minha vida. É um lugar que eu reflito, penso, lancho e me divirto de vez em quando, até eu leio um livro, jornal ou revista, por exemplo, e acompanhar um lindo pôr-do-sol. É muito bom, né?! O local está em reformas, mas quando ficar pronto, a Lagoa vai ficar muito mais bonita.

E eu tenho alguns momentos registrados por lá. Fotos tiradas em 2010, 2011, 2012 e 2014. Veja abaixo...



















Tenho muitas outras fotos no meu Facebook e no Flickr. Vale a pena conferir!

E como eu fiz no post especial em 2012, deixo aqui uma música para homenagear a cidade de João Pessoa. Considerado o hino para o estado da Paraíba, a música "Meu Sublime Torrão", composta por Genival Macêdo e interpretada pela cantora Elba Ramalho, homenageia a cidade que é de todos os paraibanos. Aí está a letra da música.



PARABÉNS a João Pessoa e aos moradores da cidade pelos 430 anos! Tenho ORGULHO DE SER PESSOENSE! Sou baiano de nascença, mas com PESSOENSE de coração!

 ►Veja Também 
Nos arquivos de jornais, uma edição especial sobre o aniversário da cidade em 2009.

*Com pesquisa de Wikipedia.

---