quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

#FelizAnoNovo // Uma reflexão para a vida estar sempre presente no ano novo


Queima de fogos em Florianópolis.


*Por Ciro Porto
Ah, mais um ano se aproxima... Quanta ansiedade...
Sempre queremos saber o que ele reserva pra nós.
Dezembro é o mês especial. Temos a chegada do verão. O dia em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. E ainda a passagem de ano. E o que essas três coisas nos diz?
A chegada de uma nova estação nos mostra que a vida tem seu ciclos. No mundo das aves, o calor e a chuva garantem a abundância de insetos, fonte de proteína para os filhotes.
E esse simples fato, nos faz lembrar um dos ensinamentos de Jesus. Observar e as áves no céu não semeiam, não colhem, nem juntem em celeiros. Contudo, vosso Pai celeste assustenta. Por ventura não valeis vós, muito mais do que as aves.
Já a chegada do ano novo nos dá uma oportunidade de fazermos do próximo ano, o ano verdadeiramente novo. Por quê? Pelos simples fato de que o ensinamento de Cristo, nos dá definitivamente o presente de presente.
Um convite para deixar a preocupação exagerada para trás, junto com o ano velho. E assim, ganharmos mais tempo para nos ocupar, no lugar de 'nos preocupar'.
A viver no presente, praticamente, extinguimos nossa ansiedade e ganhamos a chance de perceber o quanto já temos.
Desta forma, aproveitamos mais a vida, pois no lugar de ter, podemos ser. E é nesse ser, sempre presente, que aprendemos a dar valor as coisas que realmente contam.
É claro que não podemos levar a vida como as áves. Temos compromissos, responsabilidades, desejos, sonhos...
Mas podemos sempre nos lembrar, que temos que nos dar o direito de viver plenamente, e isso, só é possível, quando fazemos nossa mente, parar de pular entre o passado e o futuro. Ou seja, quando nos fazemos presentes.
Que o ano novo seja um belo presente à você. Um ano de despertar com o canto das áves, e de voar com elas através de seus sonhos. E que sejam voos leves, livres, sem necessáriamente um objetivo ao alcançar. Voos que se deixam guiar pelas asas da vida.
Essas nos levam sempre onde realmente precisamos estar. E de preferência, bem presentes.

Essa mensagem é do jornalista Ciro Porto, que foi exibida no Jornal da EPTV 2ª Edição no dia 31 de dezembro do ano passado, na EPTV, afiliada da TV Globo no interior de São Paulo e Minas Gerais. A cada dia 31/12 do ano, o jornalista traz uma mensagem positiva para o ano que começa, e emociona os telespectadores. Na mensagem para a virada 2013/2014, o jornalista reflete que o ano que começa seja verdadeiramente novo e feliz, e fazer presente na vida da gente.

Meus amigos, faltam poucas horas para a chegada do novo ano. O ano de 2014 foi mais difícil da minha vida, como a perda da bolsa no processo seletivo na faculdade particular em João Pessoa - que vai ficar marcado para sempre na minha memória. Fiz o ENEM pela segunda vez em novembro (o que não estava nos meus planos esse ano) e estou esperando as notas nos próximos dias. Apesar das dificuldades, teve coisas boas esse ano que vai acabar. Como no cinquentenário do jornal Zero Hora, que sugeri para alguém dos amigos do Facebook ou Twitter trazia a versão impressa do jornal, mesmo de longe. O pedido foi aceito e a equipe do jornal enviou pelos correios a versão impressa de Zero Hora aqui na Paraíba, e está guardado até hoje no meu acervo de jornais. Porque é um dos maiores jornais do Brasil e o que sou leitor-assíduo há seis anos. Além disso, este que vos escreve completei 20 anos em 13 de junho, e dez anos que moro aqui na Paraíba, porque nasci na Ilha de Itaparica, perto de Salvador, na Bahia. Boas notícias também nesse blog, que teve mais acessos do que os anos anteriores. E também voltei a fazer rádio, nas participações do programa de Luiz Claudio na Rádio Caaporã FM, depois de seis anos.

No fim das contas, o ano de 2014 foi de altos e baixos na minha vida.

Agradeço a DEUS por mais um ano, a minha família, aos meus amigos (reais e virtuais). E ao pessoal que acessou o meu blog este ano. Peço desculpas porque alguns dos assuntos não foram citados aqui, mas quando for um assunto novo em 2015, eu vou comentar e analisar sempre aqui!

E que venha 2015! Afinal, é o ano dos Jogos Pan-Americanos de Toronto (um esquenta para as Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016), dos 50 anos da TV Globo, dos 30 anos do Rock in Rio, dos 190 anos do Diario de Pernambuco - o mais antigo em circulação na América Latina, dos 430 anos de João Pessoa, dos 450 anos do Rio de Janeiro, entre tantos e outros eventos.

Espero que em 2015 seja muito melhor do que em 2014. Eu sei que vai ser as mesmas dificuldades, mas vai ser o ano da ESPERANÇA, PAZ, TERNURA, AMOR, FELICIDADE, CARINHO e muita, muuuita ALEGRIA!

E pra encerrar o post especial para o ano novo, digo que nas duas últimas reflexões anteriores, resolvi colocar um vídeo postado pelo canal /diler2006, no YouTube, mostrando a música que é o hino do Grupo RBS, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com a única palavra: VIDA! Mas esse ano vou fazer diferente. A campanha deste fim de ano do maior e melhor grupo de comunicação do Brasil mostra como deve seguir em frente em 2015. E é uma campanha muito bonita que deixo um video aqui no canal /comunicacaogruporbs, mostrando com uma frase: 'VÁ EM FRENTE!' E é um desejo pra mim, pra você e pra todos nós...



Então, desejo a todos, em nome deste blog, um FELIZ ANO NOVO!

Os números deste blog e nas redes sociais em 2014


Amigos, 2014 vai ficar para história com os grandes acontecimentos, como a Copa do Mundo FIFA 2014, no Brasil. E a cada ano que acaba, é hora de fazer um balanço de tudo o que aconteceu neste blog e nas redes sociais. E assim como nos dois últimos anos anteriores, a audiência do meu blog cresceu em 2014. Em abril, atingimos 20 mil acessos, e em outubro, chegou a 30 mil acessos. Tudo isso somando desde junho de 2012, quando o #PorDentroDasNoticias foi lançado. Este ano, foram mais de 19 mil acessos. Uma diferença de 7 mil a mais do que a audiência do ano passado. Entre os mais acessados deste blog foram os posts especiais da Copa do Mundo FIFA 2014, no período de junho e julho, a mudança maluca dos canais das antenas parabólicas analógicas do satélite StarOne C2, postado em fevereiro e virou mania até hoje com quase 4 mil acessos. E as informações da maior corrida de rua divertida (e colorida) do mundo, o 'The Color Run - Run or Dye' (postados em setembro e dezembro), que aconteceu em João Pessoa pela primeira vez. No Brasil, os estados mais acessados deste blog em 2014 são Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraíba. E no mundo, o meu blog foi o mais acessado nos países da Europa, Ásia e nos EUA, além de países da América Latina, como a Argentina e Uruguai. Para ver o balanço completo do meu blog, veja nas duas fotos abaixo, que tem também os números do meu Twitter, o @lucianosilva96, o meu Facebook e também no meu Instagram, o @lucianoamorim94. E eu quero agradecer a todos que sempre prestigiaram neste blog, que foi um sucesso em 2014 e esperamos contar a audiência neste blog em 2015!



#DESTAQUESDE2014 // Um ano imprevisível que jamais vai esquecer...



Pessoal, entre os dias 15 e 30 de dezembro, eu postei neste blog tudo o que foi notícia em 2014 selecionados por mim. O ano retratado em textos, fotos, vídeos, capas de primeiras páginas de jonais e posts do Twitter e Instagram.

O ano de 2014 foi um ano de grandes surpresas, viradas, tragédias e conquistas. O ano que teve a maior Copa de todas as edições das Copas do Mundo FIFA desde 1930. O Brasil torceu e vibrou junto com a nossa seleção, mas ficamos tristes pelo inexplicável 7 a 1 para a Alemanha, que deu um show no Mundial. O ano que teve a eleição presidencial mais disputada desde 1989. E um vírus mortal Ebola que assustou ao Oeste da África e causou pânico no exterior.

Foram vários assuntos ao longo do ano: Da maior estiagem que secou os reservatórios em São Paulo a forte nevasca que deixou a metade dos Estados Unidos congelada. Das paralisações dos Policiais Militares em Pernambuco as paralisações de professores da USP em São Paulo. Dos conflitos entre Ucrânia e Rússia a 'Revolta dos Guardas Chuvas' em Hong Kong. Do referendo da Escócia no Reino Unido a decisão que deixou 80% da Catalunha se separar da Espanha. Dos casos de Racismo dentro e fora dos campos de futebol ao desafio do balde do gelo. Do 'Interminável Campeonato Paraibano' aos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, na Rússia. Do primeiro brasileiro a conquistar o título na liga de basquete NBA ao primeiro brasileiro campeão do Surfe Mundial no Hawai.

Mas 2014 foi o ano de muitas despedidas. Personalidades como Luciano do Valle, Manoel Queiroz, Komla Dumor, Eusébio, Paco de Lucía, Harold Ramis, Eduardo Campos, Santiago Andrade, José Wilker, João Ubaldo Ribeiro, Jair Rodrigues, Paulo Goulart e Roberto Gomes Bolaños deixaram este ano.

Mas entre estas e outras notícias, 2014 foi um ano que foi para a história deste século XXI!

Foram três meses de muito trabalho e pesquisa: escrevendo textos, pesquisar e editar as fotos, pegamos trechos das manchetes de jornais do Brasil e do mundo e até trechos das redes sociais Twitter e Instagram, editar tudo no rascunho, dias, noites e madrugadas editando cada detalhe e horas de cansaço... até ficar pronto. Tudo isso foi feito com muito carinho pra você.

Veja abaixo os posts do #DESTAQUESDE2014 em cada mês.

15/12 :: Janeiro
16/12 :: Fevereiro
17/12 :: Março
18/12 :: Abril
19/12 :: Maio
22/12 :: Junho
22/12 :: Julho
23/12 :: Agosto
26/12 :: Setembro
27/12 :: Outubro
29/12 :: Novembro
30/12 :: Dezembro

E esperamos que em 2015 lhe traga BOAS NOTÍCIAS!