domingo, 23 de dezembro de 2012

#DESTAQUESDE2012 // Os destaques de Julho


Dando continuidade a série especial deste blog falando sobre o que foi notícia em 2012, vamos aos destaques de julho.

Julho começou com uma boa notícia. O dia 1º foi histórico para o Brasil. O dia em que a cidade do Rio de Janeiro tornou-se a primeira do mundo a receber o título da Unesco de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana. A candidatura, apresentada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, foi aprovada durante a 36ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em São Petersburgo, na Rússia. A partir de agora, os locais da cidade valorizados com o título da Unesco serão alvo de ações integradas visando à preservação da sua paisagem cultural. São eles: Pão de Açúcar, Corcovado, Floresta da Tijuca, Aterro do Flamengo, Jardim Botânico e a Praia de Copacabana, além da entrada da Baía de Guanabara. As belezas cariocas incluem, ainda, o forte e o Morro do Leme, o Forte de Copacabana e o Arpoador, o Parque do Flamengo e a enseada de Botafogo. Esta cidade maravilhosa é sensacional! Quem sabe eu vou passar as férias por lá um dia?!

Foto: Felix Zucco/Ag. RBS
Julho foi o mês de mudanças no Grupo RBS. No dia 3, Eduardo Sirotsky Melzer, que era vice-presidente executivo da empresa, tomou posse como presidente executivo da RBS, cargo que era ocupado por Nelson Pacheco Sirotsky, que ele vai para o Conselho de Administração e ao Comitê Editorial da RBS. Numa cerimônia carregada de emoção, com participação de familiares, amigos e parceiros, Eduardo Melzer assumiu a Presidência Executiva da empresa. A passagem do cargo de Nelson Sirotsky para Eduardo foi simbolizada pela entrega do crachá de Maurício Sirotsky Sobrinho, fundador do Grupo, no BarraShoppingSul, em Porto Alegre. A escolha de Eduardo, que é popularmente conhecido como Duda, para o cargo teve início há três anos, quando assumiu a Vice-presidência Executiva do Grupo RBS. O executivo está na empresa desde 2004, já tendo ocupado as funções de Diretor-geral para o Mercado Nacional, Vice-presidente de Mercado e Desenvolvimento de Negócios e, por último, Vice-presidente Executivo. Ele terá como missão desenvolver um projeto empresarial sustentável para o grupo a partir de seus três pilares de negócios: comunicação (rádio, TV e jornal), digital e educação empresarial. Só pra lembrar, o Grupo RBS é uma dos maiores e melhores grupos de comunicação do Brasil, com 18 emissoras de TV afiliadas da Rede Globo, 2 emissoras de TV locais e 1 emissora de TV voltado para o agronegócio. Além de 24 emissoras de rádio, 8 jornais, portais de internet, operações digitais e mobile e de outros investimentos em educação executiva.

Mas o mês de julho foi de, digamos, um tipo 'divórcio', No dia 16, a Microsoft anunciou o fim da parceria com a NBC News, abandonando a joint venture MSNBC, para lançar seu próprio serviço de notícias online, informou a NBC News no domingo, 15. Bob Visse, gerente geral do MSN.com, confirmou à NBC News que havia iniciado a contratação de uma nova operação de notícias, que será lançada ainda este ano. Sob a joint venture, a NBC News era a única fornecedora de notícias para o MSN.com - que passará, agora, a ser livre para fechar parcerias com outras organizações de mídia. A medida dissolve o último resíduo de uma associação de 16 anos. A separação começou em 2005, quando a Microsoft vendeu sua participação no canal de televisão a cabo MSNBC à NBC. Agora a NBC comprará a metade da Microsoft do site MSNBC por uma quantia não revelada. O endereço MSNBC.com será trocado por NBCNews.com e os usuários que procuram acessar o endereço antigo já estão sendo redirecionados. Olha só o vídeo abaixo. 



E o mês de julho foi de CRISE! Rupert Murdoch, da News Corporation, se demitiu do cargo de diretor de uma série de publicações da companhia como The Sun, os jornais Times e Sunday Times, ambos que circulam no Reino Unido, de acordo com um memorando interno da empresa divulgado no sábado, 21. As demissões seguem o anúncio, em junho, de que a News Corp seria dividida em duas empresas distintas: uma divisão menor de publicação e um grupo muito maior e de entretenimento de TV. Vale lembrar, que no ano passado, surgiram especulações de que a News Corp. poderia tentar vender os jornais britânicos na sequência dos escândalos de grampos de telefone no agora extinto tablóide News of the World, que manchou a reputação e o valor da empresa no país. No entanto, a devoção de Murdoch aos jornais e os processos jurídicos em curso decorrentes do escândalo, formaram uma barreira a essa opção. James Murdoch, o filho do magnata das comunicações Rupert Murdoch, renunciou à presidência da empresa britânica de TV a cabo BskyB, em abril deste ano. Em maio, legisladores britânicos disseram que Murdoch não está apto a conduzir uma empresa de porte internacional, responsabilizando-o por uma cultura de grampos telefônicos que abalou seu império midiático News Corporation. É...

Apesar de crises e divórcios, o mês foi marcado de inovações. No dia 16, a Globo Minas, canal 12 de Belo Horizonte, passou a transmitir toda a programação em HDTV, que quer dizer Alta Definição em inglês, como vê nos vídeos do canal /lucasbgp no Youtube.



Créditos: Reprodução/TV Acre/TV Amazonas

E por falar em sinal digital, no dia 26, a TV Digital chegou a Rio Branco, no Acre, com a TV Acre. E no dia 27, a TV Rondônia começou a transmitir o sinal digital em Porto Velho. Assim, todas as 26 capitais e mais o Distrito Federal, recebem o sinal digital, prestes a completar 5 anos de existência.

Sede da TV Rondônia em Porto Velho, RO.
Créditos: Reprodução/TV Rondônia

Julho foi o mês de tragédias. No dia 22, O atleta David Henrique Conrado Meira, de 19 anos, atingido por uma tabela de basquete no dia 12 deste mês, morreu no Hospital de Base de Brasília, informou a assessoria da Secretaria da Saúde do Distrito Federal. Ele ficou gravemente ferido no último dia 12, ao ser atingido no pescoço pela tabela que caiu após uma "enterrada" durante os treinos do time sub-22 de basquete do UniCeub/BRB Brasília. O incidente aconteceu no clube da Associação de Empregados da Companhia Energética de Brasília, na 904 Sul, que aluga a quadra para o time.

A queda de Demóstenes foi o assunto principal nas
manchetes dos principais jornais brasileiros.
Ainda em Brasília, só que mudando de assunto, o senador Demóstenes Torres ficou sem partido e sem mandato. Ele foi cassado no dia 11 e fica inelegível até 2027. Ele é acusado de usar o mandato para favorecer o bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Em votação secreta, 56 dos 80 senadores presentes votaram pela cassação, 19 foram contra e houve 5 abstenções. Com o resultado, Demóstenes se tornou o segundo senador cassado no Brasil; o outro foi Luiz Estevão, em 2000. Então, BEEEEM FEITO, como diz o Paulo Massini, da Rádio CBN. BEM FEITO!

No dia seguinte, jornais
paraibanos como o
Jornal da Paraíba,
noticiam a morte do poeta.
Créditos: Reprodução/
Jornal da Paraíba
Julho foi o mês de perdas. Na #POLÍTICA, morreu no dia 7, o político e o poeta Ronaldo Cunha Lima, aos 76 anos. Ele lutava contra um câncer no pulmão desde 2011. Desde o dia 5, ele estava sob efeitos de sedativos e a família já dizia que a situação era irreversível. Ronaldo Cunha Lima tem uma história política de quase 50 anos e, com dezenas de livros publicados, se orgulhava de ser conhecido como 'Poeta'. Ele foi vereador, prefeito de Campina Grande por duas vezes, deputado federal, deputado estadual, senador e governador da Paraíba. Conhecido como “Poeta”, Ronaldo Cunha Lima também fez carreira como escritor e teve sua trajetória no cenário cultural imortalizada quando assumiu a cadeira de número 14 na Academia Paraibana de Letras em 1994. Uma de suas principais paixões de Ronaldo na Literatura era a poesia do também paraibano Augusto dos Anjos, tanto que em 1988 participou e venceu o programa Sem Limite, da Rede Manchete, que fazia perguntas sobre a vida e obra de Augusto dos Anjos. O presidente da APL lamenta o fato de Ronaldo Cunha Lima ter enveredado pelo ramo da política. Ronaldo era casado com Maria da Glória Rodrigues da Cunha Lima e tinha quatro filhos: Ronaldo Cunha Lima Filho, Cássio Cunha Lima, Glauce Cunha Lima e Savigny Cunha Lima.

Manchete do jornal Extra do dia 11 de julho
Créditos: Reprodução/Newseum
No dia 9, o cardeal dom Eugenio de Araújo Sales, arcebispo emérito do Rio, morreu, aos 91 anos, vítima de um infarto. Nascido em Acari, RN, em 11 de novembro de 1920, dom Eugenio Sales foi ordenado bispo aos 33 anos, em Natal, com apenas 11 de sacerdócio. Em 1968, tornou-se arcebispo de Salvador e, em 1971, arcebispo do Rio. Em reportagem do site do jornal O Globo, lembra que, em 67 anos de vida dedicada à Igreja, o cardeal foi rotulado tanto como líder conservador quanto 'bispo vermelho', por ter, no início do sacerdócio, ajudado a criar os primeiros sindicatos rurais no Rio Grande do Norte. Um capítulo importante da vida de Dom Eugenio remonta à ditadura, quando atuou de maneira silenciosa, abrigando no Rio mais de quatro mil pessoas perseguidas pelos regimes militares do Cone Sul, entre 1976 e 1982, especialmente argentinos.

Foto: José Patrício/AE

No #ESPORTE, destaque para o Corinthians, que conquistou o título de campeão da #Libertadores2012 pela primeira vez. O Corinthians fez história ao levantar o troféu mais cobiçado em 101 anos de existência do clube. No palco preferido de sua torcida, o Pacaembu, venceu o Boca Juniors, da Argentina por 2 a 0 e levou a Libertadores de forma invicta. Foi a melhor campanha do Timão na Libertadores.

Foto: Getty Images

Na #Euro2012, a Espanha venceu a Itália por 4 a 0 e conquistou o título que não tem Brasil e Argentina. Uma curiosidade, a 'Fúria' foi TRI, porque venceu três títulos consecutivos em quatro anos, desde a #Euro2008 até a Copa do Mundo de 2010. Na final da #Euro2012, o time conquista o título e vale vaga na Copa das Confederações aqui no Brasil, em 2013. Como a Espanha conquistou o título da Copa do Mundo de 2010, o vice carimba passaporte para as Confederações, como é o caso da Itália.

E na #CopaDoBrasil, pela segunda vez em sua história, o Palmeiras é campeão e está classificado para a Libertadores de 2013. O título foi conquistado após o 1 a 1 com o Coritiba, no Estádio Couto Pereira. Betinho, substituto de Barcos, marcou o gol que empatou o jogo e deu a taça ao clube após 12 anos de espera por uma conquista de relevância nacional.

Foto tirado por mim da edição do Diario de Pernambuco no dia 1º de agosto
falando sobre a primeira Campus Party no Recife.

Julho foi o mês da Tecnologia, nos dias 26 e 30 de julho, aconteceu a Campus Party no Recife. A primeira cidade que faz um evento fora de São Paulo. 2 mil campuseiros se reuníram no Centro de Convenções nos últimos 5 dias. Veja o especial no G1 Pernambuco.

Arte: Luciano Amorim // Imagens: Reprodução/Ag. O Globo
E o jornal O Globo, do Rio de Janeiro, enfim, mudou o projeto gráfico no dia 29, após 17 anos. Com desenho mais arrojado, tipografia personalizada, logotipos remodelados, suplementos mais modernos, apostas claras na hierarquia das notícias. O jornal estará mais arejado, com leitura mais agradável. E passará a ter cor em todas as páginas. Segundo o jornal, é a segunda vez que faz uma raforma gráfica. Desde 1925, nunca teve a reforma gráfica do jornal, em 12 de dezembro de 1995, o jornal teve uma 'reciclagem' gráfica que era usada até hoje. O último projeto gráfico, o de 1995, que teve sua última edição no sábado, 28, foi assinado por Milton Glaser, criador de um dos ícones de maior sucesso do mundo, o de "I Love New York", com um coração no lugar da palavra love. Desde o dia 29, o jornal entra em circulação com o projeto preparado pela Cases i Associats, de Barcelona, na Espanha. As mudanças começaram há dois anos, quando o jornal decidiu atualizar seu projeto gráfico e contratar a consultoria de design e iniciou-se então um ciclo de pesquisas, debates, entrevistas com editores e também com leitores, de diferentes faixas etárias, sociais e de renda. Gostei do novo projeto gráfico do jornal O Globo. Muito bom, mais interativo e faz tempo que o jornal precisa de uma reciclagem. Dei Nota 10. Veja o vídeo 'Redesenhando O Globo' sobre o novo projeto gráfico do jornal.



E mais, o Grupo RBS lançou no dia 30, o jornal 'O Sol Diário', o nono jornal do Grupo RBS e o quinto em SC. O jornal circula de segunda a sábado, mas não é vendida e sim encartada nos Diário Catarinense, de Floripa, A Notícia, de Joinville e Jornal de Santa Catarina, de Blumenau, e irá abordar assuntos comuns à região do Vale do Itajaí. Na Redação, uma equipe de 15 jornalistas e colunistas locais, que vivem e conhecem bem a região, produzem conteúdos sobre temas  como trânsito, segurança, economia, qualidade de vida, diversão, gastronomia, lazer, desenvolvimento, turismo, setor imobiliário e atividade portuária. O site hospedará blogs de autores e colunistas locais, sobre assuntos que vão desde tecnologia e economia à gastronomia e moda. As colunas Guarda-sol, escrita pelo jornalista Carlos Praxedes, e Social Club, assinada pelo DJ Ton Antony, serão publicadas nas duas plataformas. Abaixo, veja o vídeo da campanha do jornal O Sol Diário, o mais novo jornal do Grupo RBS.


Créditos: Reuters

E o mês de julho termina com o espírito olímpico. No dia 27 de julho, começaram as #Olimpíadas2012, em Londres. A cerimônia de abertura foi bonita e de arrepiar, como eu postei aqui no blog. Da tradição à cultura pop, Londres abriu os jogos olímpicos com sons e cores.
O ouro da Sarah Menezes foi
destaque nos
principais jornais, como o
Notícias do Dia.
Créditos: Newseum
No dia 28, o Brasil estreou bem nas Olimpíadas. Na natação, Thiago Pereira conquista a prata nos 400m medley e no judô, Felipe Kitadai conquista o bronze, mas o principal destaque do dia, é a judoca Sarah Menezes, que levou a medalha de ouro no judô feminino.
No dia 29, o Brasil decepciona em esportes individuais e vai bem em jogos coletivos. Exemplo de superação é eliminada e teve despedidas como a Daiane dos Santos, que encerrou a sua carreira sem uma medalha olímpica.
No dia 30, mais um dia ruim para a delegação brasileira. Resultado: nada de medalhas. E no dia 31, apesar do dia de altos e baixos para a delegação brasileira, o nadador Michael Phelps alcançou o maior ganhador de medalhas nas olimpíadas. Ele venceu no revezamento 4x200m livre e conquistou a sua 19ª medalha olímpica.

É meus amigos, essa foi a primeira parte do que aconteceu nas #Olimpíadas2012 em Londres. No próximo post, durante os destaques de agosto, eu conto mais sobre como foi a segunda parte dos jogos olímpicos, que pegou fogo, hein?!