sábado, 7 de setembro de 2013

Diário Catarinense completa 10 mil edições


Pessoal, neste sábado, 7, feriado da Independência do Brasil, o Diário Catarinense completa 10 mil edições levando informação com credibilidade aos catarinenses.

O jornal foi fundado em 5 de maio de 1986, dois meses depois da morte do fundador da Rede Brasil Sul de Comunicações, o saudoso Maurício Sirotsky Sobrinho, que idealizou o jornal antes de morrer. O períodico foi o pioneiro na América Latina a ser produzido pelo computadores. Após a inauguração, saiu a primeira edição do Diário Catarinense que foi uma tiragem de 60 mil exemplares... É tanto exemplar que se esgotou duas horas depois. Veja o vídeo do canal /gustavoractz3 no YouTbe.



Ao longo dos 27 anos, o Diário Catarinense registrou os principais fatos do estado de Santa Catarina, no Brasil e no Mundo, como a Guerra do Golfo em 1991, os atentados terroristas em New York City, em 2001, as cobranças da BR 101 em SC no final da década de 90, o impeachment de Collor em 1992, os tremores no Haiti em 2010 e no Japão em 2011, entre outros... O grafismo do jornal mudou muito. A última 'reciclagem' foi no dia 22 de novembro de 2009, com o padrão parecido com o jornal Zero Hora, de Porto Alegre. Aliás, olha a reportagem exibida no 'Jornal do Almoço', da RBS TV em Floripa, um dia antes do lançamento.



Em dezembro de 2007, o jornal lançou o 'diario.com.br'. A versão on-line do Diário Catarinense que tem notícias atualizadas 24h por dia, além da versão impressa do jornal e blogs dos colunistas. Em dezembro de 2011, a versão impressa do periodico na internet, que era gratuito, ficou (e até hoje) restrito aos assinantes. Em março deste ano, o portal aderiu ao paywall, seguindo pelo padrão 'The New York Times' em 2011 e chegou no Brasil pela Folha de S. Paulo, no ano passado.

O jornal situava no prédio no bairro do Biguaçu, em Floripa, desde a fundação, em 1986, até novembro de 2011, onde mudou e até hoje, está situado na rodovia SC 401, no bairro Saco Grande. Além do DC, o prédio abriga também os jornais Hora de Santa Catarina, os dois em versões impressa e online, além do portal do ClicRBS. O endereço também é sede da empresa de marketing jovem Kzuka, da transportadora Vialog, dos sites de serviços Guia da Semana e Hagah e dos sites de classificados Pense Empregos, Pense Imóveis e Pense Carros. Além do setor de eventos e a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. Ficou bonito o novo prédio do Diário Catarinense.

Atualmente, o Diário Catarinense tem vários colunistas como Cacau Menezes, Moacir Pereira, Estela Benetti, Juliana Wosgraus, Marcos Espíndola, Roberto Alves, Sérgio da Costa Ramos, entre outros. Jornalistas como o polêmico Luis Carlos Prates, já passaram pelo jornal.

Veja o comercial do Diário Catarinense, em dezembro de 1996, anunciando os destaques da edição dominical de 29 de dezembro de 1996. Vídeo do canal /gilroberto do YouTube.



Então, parabéns ao Diário Catarinense pelos 10 mil edições! Jornal que eu leio desde 2008, pela internet, mas quem sabe, um dia, eu vou ler a versão impressa do jornal. E parabéns a equipe do jornal pelo belíssimo trabalho que estão fazendo e quem sabe, um dia, eu também vou visitar a sede do jornal.

E pra terminar a homenagem, veja no link aqui, o vídeo dos 25 anos do Diário Catarinense, comemorado em maio de 2011.

Aos 10 mil edições do Diário Catarinense, merecem um #ÉDEPLACA e o #TroféuWilliamBonner de hoje!