quinta-feira, 17 de julho de 2014

#HojeNaHistória // Há 20 anos, o Brasil é TETRA na Copa do Mundo de 1994 nos EUA



No último domingo, 13, acabou a Copa do Mundo da FIFA 2014™ aqui no Brasil. E a Alemanha de Joachim Löw e companhia conquistou o título pela quarta vez, de forma invicta. Mas quando falo em TETRA, me lembro de um outro assunto que é muito especial.

Nesta sexta-feira, 17, completa 20 anos do TETRACAMPEONATO da seleção brasileira, na Copa do Mundo da FIFA de 1994, nos Estados Unidos. A seleção que teve o comando do treinador Carlos Alberto Parreira teve Romário, Bebeto, 10 Raí, Dunga, Branco, Mazinho, Ronaldo, e Taffarel, além de  Márcio Santos, Jorginho, 3 Ricardo Rocha, Ronaldão, Mauro Silva, Zinho, Zetti, Aldair, Cafu, Leonardo, Paulo Sérgio, Müller, Viola e Gilmar Parreira.

Os jogadores da seleção em 1994.
A Copa do Mundo da FIFA de 1994™, nos Estados Unidos, começou no dia 17 de junho - quatro dias depois do meu nascimento. Mas a nossa seleção estreou no Mundial contra a seleção russa no dia 20, em Stanford Stadium, em San Francisco, onde ganhou por 2 a 0 com os gols de Romário e Raí (nos pênaltis). No mesmo Stanford Stadium, só que no dia 24 - dia de São João, o Brasil pegou o Camarões e venceu por 3 a 0 com os gols de Romário, Márcio Santos e Bebeto. No dia 28, a nossa seleção enfrentou a seleção sueca no Estádio Pontiac Silverdome, em Detroit, e empatou por 1 a 1 com o gol de Romário. E a nossa seleção se classificou para a próxima fase.

Nas oitavas-de-final do Mundial, a nossa seleção enfrentou os Estados Unidos em Stanford Stadium, em San Francisco, no dia 4 de julho. E com o gol de Bebeto, venceu por 1 a 0. Nas quartas de final, o Brasil pegou a Holanda no estádio Cotton Bowl, em Dallas, e venceu por 3 a 2, com os gols de Romário, Bebeto e Branco. Um jogaço que se classificou para as semifinais do mundial. Onde no dia 13, a nossa seleção enfrentou a seleção sueca, de novo. Só que em Rose Bowl, em Los Angeles e que jogou no horário da noite aqui no Brasil. O gol de Romario, que venceu por 1 a 0, classificou para a grande final.


A decisão aconteceu em Rose Bowl, em Los Angeles, no dia 17 de julho - trinta e quatro dias depois do meu nascimento. A nossa seleção enfrentou a Itália e não foi bem, tanto no tempo normal, quanto na prorrogação. Um jogaço que ficou na 'Loteria dos Pênaltis'. O capitão italiano Baresi chutou mal, Márcio Santos também, Albertini marcou, Romário marcou, Evani marcou, Branco marcou, Massaro chutou mas Tafarrel defendeu, e Dunga marcou. E quando o italiano Baggio chutou pra fora, foi só alegria para a torcida brasileira no estádio e em todo o Brasil. 24 anos depois, desde o tricampeonato do Mundial de 1970, o Brasil conquistou o primeiro TETRACAMPEONATO do mundo de forma invicta.


Em sua 15ª edição, a Copa do Mundo da FIFA 1994™, foi realizada em nove estádios em nove cidades dos Estados Unidos: Los Angeles (Rose Bowl, Pasadena), San Francisco (Stanford Stadium, Paro Alto), Detroit (Pontiac Silverdome, Pontiac), New York/New Jersey (Giants Stadium, East Rutherford), Orlando (Citrus Bowl) , Chicago (Soldier Field), Dallas (Cotton Bowl), Boston (Foxboro Stadium) e Washington DC (RFK Stadium). 24 países em seis grupos participaram da competição que teve 141 gols e um público de 3,5 milhões de pessoas em 52 jogos. O melhor jogador do Mundial de 94 foi Romário, com cinco gols, e a maior goleada foi a partida entre Rússia e Camarões, no dia 28 de junho, em Stanford Stadium, em San Francisco, com um placar de 6 a 1 para a seleção russa. Mas casos trágicos aconteceram no Mundial dos Estados Unidos: O jogador Andrés Escobar, da Colômbia, fez um gol contra para os Estados Unidos, que venceu por 2 a 1, no Rose Bowl, no dia 22 de junho, e a seleção colombiana foi eliminada na Fase de Grupos. Dias depois, quando a seleção voltou pra casa mais cedo, Escobar foi assasinado numa casa noturna em Medellín, na Colombia. E o jogador Diego Maradona, que em sua última Copa do Mundo, fez um único gol da carreira dele que venceu a Grécia por 4 a 0 no dia 21, em Foxboro Stadium, em Boston, mas dias depois, foi expulso do Mundial por ter flagrado por doping, e a seleção argentina foi eliminada pela Romênia (3-2) nas oitavas-de-final, no dia 3 de julho, em Rose Bowl. No Brasil, a Copa do Mundo de 1994 foi transmitida pela TV Globo, TV Bandeirantes e SBT - Sistema Brasileiro de Televisão, além da GLOBOSAT, pelo canal SporTV - que transmitiu o Mundial pela primeira vez pela TV por assinatura via cabo ou satélite, só que pelo VT. A TV Manchete também ia fazer parte da cobertura, mas, devido aos seus problemas financeiros naquela época, teve que ficar de fora.

E achei os vídeos para relembrar os vinte anos da conquista do TETRA para a seleção brasileira. Começando pela partida da final, Brasil e Itália, que foi parar nos pênaltis e conquistou o quarto título, que dedicou para o piloto Ayrton Senna, que morreu antes da Copa do Mundo, em maio do mesmo ano.







E a festa continua fora do estádio, na cidade de Pasadena, na região da cidade de Los Angeles, como mostra o porgrama 'Placar Eletrônico', da TV Globo.





Festa também nas cidades daqui do Brasil, como mostra a edição do 'Jornal Nacional', da TV Globo.



No dia 19 de julho, os jogadores tetracampeonatos chegaram no Brasil e fizeram festa no Recife, Brasília e Rio de Janeiro, como você vê na edição do 'Globo Esporte', da TV Globo.



A música tema da Copa do Mundo de 1994: 'Gloryland', de Daryl Hall and Sounds of Blackness.



E para encerrar, uma música que foi tema da cobertura da Copa do Mundo 1994, na TV Globo: 'Coração Verde e Amarelo', composta por Aerobanda.



Como é bom lembrar naquela época, né?! Mesmo ainda recém-nascido, foi a primeira Copa do Mundo. Com o fim deste Mundial no Brasil, é a sexta vez que eu acompanho na minha vida. E de lá pra cá, foram muitos momentos alegres e tristes, que vão ficar guardadas para sempre. Afinal, recordar é viver...

Créditos nos Vídeos: YouTube/valdemirx82/alexzucolotto/rluiz66/bokitonizo/Fernandofmota/sergio victor // Pesquisa: Wikipedia