quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Depois do Jornal da Tarde, Grupo Estadão vai dar cartão vermelho também para a ESPN


Foto: Divulgação
Depois do fim do Jornal da Tarde, que aconteceu ontem, quarta-feira, 31 de outubro, o Grupo Estado anuncia também o fim da parceria do grupo com a ESPN. O fim da parceria foi confirmado após uma reunião que aconteceu no fim da tarde desta quarta-feira.

Segundo o portal Meio & Mensagem, os motivos sobre o encerramento não foram divulgados. Mas, o comunicado diz apenas que "O Grupo Estado e a ESPN (emissora que é proprietária do grupo Walt Disney) comunicam que a parceria comercial que mantêm no rádio desde 2007 não será renovada em 31 de dezembro de 2012. A decisão foi tomada em conjunto pelas duas empresas, respeitando os prazos previstos em contrato".

Estúdio da Rádio Estadão ESPN, em São Paulo.
Foto: Divulgação
Ao completar um ano, a diretoria considerou o desempenho da rádio como “satisfatório”.
Em entrevista ao Meio & Mensagem naquela época, a editora-chefe da rádio, Filomena Salemme, disse que acredita na diferença da emissora, seja o fato de poder contar com a estrutura das equipes de todos os veículos do Grupo Estado e da ESPN, o que nos confere muita agilidade e dinamismo.

Procurado pela Meio & Mensagem, a ESPN preferiu não se pronunciar sobre o assunto, mas há rumores no mercado de que a emissora esteja procurando outra 'dial' (que significa frequencia de emissoras de rádio, tanto AM, quanto no FM) interessada em fazer a parceria esportiva, principalmente com os eventos em vista, como Copa das Confederações em junho do ano que vem, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas no Rio de Janeiro, em 2016. Já o Grupo Estado mantém o dial, que passa a se chamar Rádio Estadão, já a partir do primeiro dia de 2013.

Foto: Reprodução
A parceria começou em 2007 como na época era chamada a rádio Eldorado ESPN. Em abril de 2011, a emissora mudou de nome e é chamado de Estadão ESPN. A emissora revoluciona o mercado apostando na junção do jornalismo de qualidade do Estadão com a 'expertise' da ESPN na cobertura esportiva.

Fundamentada em um projeto editorial all news e esportes, a rádio conta com uma equipe de 40 pessoas, sendo 33 vozes no ar. Também fazem parte do time de colaboradores e repórteres os profissionais dos jornais O Estado de S. Paulo, do extinto Jornal da Tarde e do portal estadão.com.br. Além das atuais instalações da rádio, um novo estúdio foi montado na redação do jornal, integrando ainda mais as equipes que produzem material jornalístico que vai ao ar. A emissora ainda possui mais um estúdio na sede da ESPN.

A rádio tem 15 afiliadas nos 5 estados brasileiros. a 'dial' em São Paulo é de 92,9 FM e 700 AM. O fim da parceria, já está marcado, 31 de dezembro de 2012, mesmo dia em que a revista Newsweek encerrará as atividades na versão impressa.

Será que o Grupo Estadão está se encaminhando para a crise?!