sexta-feira, 11 de julho de 2014

#CopaDoMundo2014 // "Jetzt, nur vier weitere Jahre..." HEXA só em 2018...



Começo o texto especial com o título da frase em alemão que diz: "Agora, só mais quatro anos..." A nossa seleção se preparava muito bem para a semifinal da Copa do Mundo da FIFA 2014 contra a Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte, para superar o Neymar e o capitão Thiago Silva - que foi ausente naquela partida, e unia o estádio e duzentos milhões de brasileiros, e que seria o último passo para a tão sonhada grande final. Mas a festa brasileira acabou em tristeza e decepção.

O Brasil de Felipão começou muito bem, mas dez minutos depois, Thomas Müller fez o primeiro gol alemão. E aí fico perguntando: 'Ah, ainda tem esperança para a nossa seleção virar o jogo...' Onze minutos depois, veio o segundo gol alemão: Miroslav Klose, ultrapassou o Ronaldo e se tornou o maior artilheiro de todas as copas com 16 gols. E o torcedor brasileiro ainda tinha esperança para virar o jogo. Mas aos 24 minutos do primeiro tempo, Kross fez o terceiro gol. Não demorou muito e sessenta segundos depois Kross fez de novo. Um massacre que, aos 28 minutos, mais um gol alemão: Khedira marca e amplia o placar para a seleção alemã. Em trinta minutos do primeiro tempo, a Alemanha marcou cinco gols, o que deu vexame no Mineirão e em todo o Brasil. Quando apita fim da primeira parte, a torcida vaiou e alguns torcedores foram embora no estádio ou literalmente, deixaram de ver a partida em locais como FIFA Fan Fest e pela TV.

O segundo tempo foi de treino para a nossa seleção
O segundo tempo, a seleção brasileira voltava com tudo, teve um pouco mais de posse de bola do que a seleção alemã, mas com defesas de Neuer impediram o gol brasileiro. E a nossa seleção não tem mais esperanças para jogar na partida. Com isso, Schürrle, aos 23 minutos, marca mais um gol alemão e para piorar ainda mais, o camisa 9 alemão marcou mais um para 'fechar o caixão' e fazendo a festa para a torcida alemã no estádio com gritos de "Rio de Janeiro, ô, ô, ô" - trocando o jota por xis. E ia fazer o oitavo gol, mas foi pra fora. Durante a partida, a torcida brasileira grita 'olé' para a troca de passes da Alemanha. E no final, aos 45 minutos do segundo tempo, enfim, Oscar, fez um gol para a nossa seleção. Gol de honra, porque era tarde demais. A Seleção Alemã venceu a Seleção Brasileira por 7 gols a 1. Apesar das vaias, a torcida brasileira no Mineirão grita que 'sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor'.

Uma partida de contrastes: inesquecível para os alemãs e mais do que um vexame ou um massacre, uma humilhação para a seleção e para a torcida brasileira. A maior goleada em todas as partidas da Copa do Mundo. E a pior derrota que o Brasil sofreu em todas as edições do Mundial e em cem anos de história da seleção brasileira. Festa e alegria para os torcedores alemãs no Mineirão, na Alemanha e cidades que tem origem alemã no Brasil como Blumenau e Pomerode, em Santa Catarina. Tristeza, choro e silêncio para a torcida brasileira dentro e fora do estádio.

Ficaram surpreendidos, abatidos, chocados para os duzentos milhões de brasileiros que queriam ver a 'Seleção do Felipão' jogar na final, mas não deu. O torcedor brasileiro não acreditava no que estava vendo. E fico imaginando que aquela partida é como se fosse um jogo no campo de várzea ou jogo de video-game. O placar de 7-1 deveria ter marcado 10, ou 11 gols para a Alemanha. Resumindo, a máquina alemã estragaram a festa para a torcida brasileira no caminho do sexto título.

Após a partida, o técnico Luiz Felipe Scolari disse que assumiu a culpa. Mas afinal, quem é a culpa? Do jogador colombiano Zuñiga, que deu uma joelhada no Neymar e o camisa 10 não não jogou nas duas partidas por causa da terceira vértebra lombar da coluna, estragando o sonho do atleta jogar numa final... Do árbitro espanhol Carlos Velasco Carballo que deu o segundo cartão amarelo para o capitão Thiago Silva e suspendeu na partida contra a Alemanha... Do cantor Mick Jagger, que foi ao Mineirão e 'pé-frio' torcia pela nossa seleção e deu azar por causa dele... Ou até de um episódio da série 'Os Simpsons', que fez duas previsões e acertaram: a lesão do Neymar - ou melhor, 'El Divo'; e a derrota do Brasil sobre a Alemanha em casa... Resumo, eles (realmente) estragaram a festa dos duzentos milhões de brasileiros.

Jogadores alemãs demonstram 'Fair Play' para o Brasil
Apesar da inacreditável vitória da Alemanha, os jogadores mostraram manifestações de carinho, solidariedade e respeito para a nossa seleção e o nosso país, como o Lukas Podoski, que nas redes sociais escreveu assim: "Respeite a AMARELINHA com sua história e tradição. O mundo do futebol deve muito ao futebol brasileiro, que é e sempre será o país do futebol." E disse ainda (e até concordo) que com o fim ddeste Mundial, a vida continua e que coisas ruins como protestos e confusões não vão resolver ou mudar nada. O atacante Schweinsteiger chegou até pedir desculpas para o torcedor brasileiro e declarou que está gostando muito do povo daqui e elogiou a campanha da Seleção Brasileira até a disputa da semifinal. Em entrevista para o canal de TV a cabo SporTV, o atacante Müller disse que não mereceu o placar e ressaltou que o resultado doeu muito para nós. O técnico Joachim Löw também comentou a partida e elogiou o desempenho da nossa seleção.

A imprensa nacional e internacional também deu destaque. 'Vergonha', 'Humiliação', 'Fiasco', 'Vexame', 'Massacre', e 'Vergonhaço' estamparam a manchete nas capas dos jornais de todo o Brasil. O Extra (Rio de Janeiro) e o Diario de Pernambuco (Recife, PE) lembraram a derrota na Copa do Mundo de 1950. O jornal Hora de Santa Catarina (Florianópolis, SC) destacou na manchete como a 'Quarta-feira de Cinzas'. 'Como explicar', titula a manchete o Diário Catarinense (Florianópolis, SC). Hoje em Dia (Belo Horizonte, MG), Jornal do Commercio (Recife, PE) e A Tarde (Salvador, BA) estamparam a capa preta como se fosse o dia de luto. A foto do apagar das luzes mostrando o placar do jogo no Mineirão estamparam as capas do gratuito Metro e Folha de São Paulo. O diário esportivo Lance! traz uma capa em branco e sugere aos leitores escreverem o sentimento de momento e fazerem, assim, a sua própria capa. O jornal O Globo (Rio de Janeiro, RJ) colocou o subtítulo que a partida foi um 'Mineiratzen' - 'Mineiraço' em alemão. E o jornal Meia Hora (Rio de Janeiro, RJ) anunciou que 'Não vai ter capa', por conta da goleada que o Brasil sofreu.

Na imprensa mundial, os jornais esportivos apelaram pro humor, como o esportivo Olé, da Argentina, que fez uma ironia na capa do jornal impresso com a manchete 'Hexa +1'. 'Adeus é Brasileiro', titula a manchete de A Bola, de Portugal. Para o espanhol Marca, a goleada foi uma 'Humiliaçao Mundial' e considerou que o “mineirazo” supera o “maracanazo”. 'Umiliati 7' foi a manchete do italiano 'Corriere dello Sport'. Para o Daily Telegraph, de Londres: “Uma humilhação que vai assombrar o Brasil por várias gerações” - Em inglês: 'This indignity will haunt Brazil for generations'. E o tabloide Daily Star, também de Londres, titula a manchete 'Sambaargh' - que o samba desafinou. Os jornais alemãs destacaram momentos alegres e reflexão ao mesmo tempo, como o popular Bild, que refletiu o sentimento de todos os torcedores de lá com a manchete: 'Danke! Wir Lieben Euch' - em alemão 'Obrigado, nós te amamos'. Na versão impressa, o Bild titula: 'Ohne Worte!' (em alemão, 'Não há palavras!').

Já os brasileiros colocaram piadas e bom humor nas redes sociais durante e depois do jogo para até superar a dor da derrota.


Assim, a Alemanha vai enfrentar a Argentina, que enfrentou a Holanda na Arena São Paulo no dia 9, e venceu nos pênaltis por 4 a 2. Vai ser mais um clássico no futebol mundial, porque as duas seleções se enfrentaram nas finais do Mundial em México, em 1986 - quanto a Argentina conquistou o segundo título, e na Itália, em 1990 - quando a Alemanha conquistou o terceiro título. A final vai ser no Maracanã, no Rio de Janeiro, às 16h.

O 'mata-mata' está (quase) completo, mas...
Clique para ampliar.

E a nossa seleção vai enfrentar a Holanda na capital do país, Brasília, no Estádio Nacional, às 17h, na disputa para o terceiro lugar. Não era o que eu, você e duzentos milhões de brasileiros queriam. Mas o terceiro lugar também será de honra. Porque apesar da derrota ou deixando de torcer pelo Brasil na Copa, vamos torcer juntos para que a nossa seleção seguir o mesmo exemplo o que a própria Alemanha fez, em casa, no Mundial de 2006. Onde a seleção alemã venceu na disputa pelo terceiro lugar, e jogou pela honra do seu futebol e em retribuição ao grande carinho que tinha recebido da sua torcida, como diz o narrador da TV Globo, Galvão Bueno.

A boa notícia é que passamos na Semifinal depois de 12 anos, no Mundial de 2002, na Coreia do Sul e Japão. E o sonho do HEXA foi mais uma vez adiado para o Mundial de 2018, que será realizado na Rússia. E na semana em que o Mundial se despede no Brasil, temos uma surpresa por aqui. AGUARDE!

*Com informações e apoio do GLOBOESPORTE.com e Agência RBS

PS: Enquanto você lia esse post... mais um gol da Alemanha! (Risos)