terça-feira, 20 de agosto de 2013

O Globo disponibiliza o acervo digital na internet

O Jornal O Globo, do Rio de Janeiro, lançou no domingo, 18, o seu acervo digital, que reúne reportagens, fotos, artigos e toda a cobertura feita pelo periódico ao longo dos 88 anos de história, desde a fundação, em 29 de julho de 1925. O projeto de digitalização de O Globo começou em 2011. O diretor-geral da Infoglobo, Marcello Moraes, afirma que desde o início do projeto, não queríamos apenas entregar a digitalização do acervo, mesmo sabendo que seria um rico material de pesquisa. Foram mais de 125 profissionais envolvidos.

No acervo digital do jornal O Globo, o público poderá todo o conteúdo publicado pelo jornal por temas, palavras ou por datas. Uma das áreas da página trará, a cada dia, os destaques e as notícias mais recentes do site do jornal. Ao clicar no conteúdo, o leitor poderá acessar reportagens e colunas antigas que, de algum modo, conectam-se com aquele fato. Outro diferencial em relação aos acervos digitalizados é a ferramenta que permite a leitura apenas do texto relativo ao assunto, sem a necessidade de visualizar a página inteira. Tem também a seção 'Rio de Histórias', sobre o que foi notícia na cidade maravilhosa, separadas por década, pelos colunistas do jornal. Além das frases e charges humorísticas.

E não é só isso! Na 'home' do site do Acervo do jornal O Globo, você pode conferir a capa do dia em que você nasceu.

No meu acervo de jornais, que eu coleciono desde 2006, quando eu tinha 11 anos de idade, e tenho as duas edições de O Globo: o de 24 de janeiro de 2006 e de 29 de julho de 2007. Edições de O Globo guardadas no meu acervo de jornais.

O jornal O Globo se unem aos outros três jornais brasileiros a ter acervo disponibilizado na internet, como Folha de S. Paulo, Estadão e o Jornal da Paraíba, de João Pessoa. O Jornal do Brasil, que está fora de circulação desde setembro de 2010, mas tem a versão online, o primeiro no Brasil, teve sua digitalização entre 1966 até a década de 90.

Para ver o acervo digital do jornal O Globo, clique aqui. Outra dica é que o acervo também é como fonte de estudo e é ensinado também em salas de aula.

Então, parabéns a equipe do jornal O Globo por mais uma iniciativa. Minha avaliação é NOTA 10!