sexta-feira, 5 de abril de 2013

Extra, jornal mais 'popular' do Brasil completa 15 anos nesta sexta



Amigos, nesta sexta-feira, o jornal Extra, do Rio de Janeiro, completa 15 anos. O periódico é o 5º no ranking dos jornais em circulação no Brasil e com uma tiragem em média, de mais de 210 mil exemplares.

O jornal Extra foi fundado em 5 de abril de 1998 quando o Infoglobo, empresa que edita os jornal O Globo (E também o Expresso, que não sei de onde veio o periódico), lançou o jornal no Rio de Janeiro. Com uma ação promocional que mobilizou a população da 'Cidade Maravilhosa' na escolha do nome do jornal. Inicialmente, o Extra saiu com uma tiragem de 110 mil exemplares, esgotados rapidamente nas bancas. Com o seu perfil popular-sensacionalista, logo o jornal fez sucesso, se transformando em um dos mais vendidos no país, principalmente aos domingos.

Com o objetivo de concorrer com o jornal O Dia, o Extra fez tanto sucesso, tanto sucesso, mas tanto sucesso que, com apenas 18 meses de existência, já era o jornal popular mais vendido das bancas do Rio de Janeiro, tendo conquistado o prêmio Caboré como o melhor jornal do ano de 1999. Em 16 de agosto de 2000, com o nome do vencedor da primeira edição do reality show “No Limite”, o Extra conseguiu a marca de 400 mil exemplares vendidos, um recorde para a época. O número de vendas já foi superado, porém naquele momento, o índice tornou-se um marco para a história do jornal.

Fonte: jornalonline.net

No dia 29 de abril de 2012, o jornal ganhou o novo projeto gráfico. Muito mais moderno e diferente do projeto gráfico que existia desde o lançamento do periódico. Detalhe, o grafismo do Extra parece (e se confunde) com a revista Época e do jornal Diario de Pernambuco, no Recife. Coincidência, hein?!

Atualmente, o jornal Extra é formado por 3 cadernos, tratando de assuntos diferentes. No 1º Caderno, as notícias do Brasil, Bizarro, Economia, Tecnologia e Educação. No 2º Caderno, o Jogo Extra, voltado para o noticiário esportivo. E no 3º Caderno Sessão Extra, voltado para a Televisão, Cinema, Show e Vida Moderna. Além do cadernos diários o Extra tem cadernos semanais.

Domingo 
Imóveis Extra - Ofertas, serviços e dicas.
Vida Ganha Emprega - Emprego, negócios e oportunidades
Canal Extra - Televisão e Resumo das novelas e filmes

Terça-feira
Extra Vida Ganha - Emprego, negócios e oportunidades.

Quarta-feira
Motor Extra - Automóveis e ofertas

Sexta-feira
Diversão Extra - Agenda cultural para o fim de semana

Sábado
Bela Casa
Toda Extra - Saúde, educação e relacionamentos familiares.

Aliás, eu achei na internet, um vídeo do lançamento do jornal Extra, em 1998. Veja o vídeo do canal /Brasiltelevision2010 do YouTube.



E o valor dos preços do periódico também evoluiu. Inicialmente, o preço do jornal Extra custava R$ 0,25 de segunda a sábado e R$ 0,50 aos domingos. Em 1999, o valor aumentou para R$ 0,35 nos dias úteis e R$ 0,70 aos domingos. Em 2005, o jornal custou R$ 1 nos dias úteis. Desde 2009, o jornal custa R$ 1,10 de segunda a sábado e R$ 2,50 aos domingos. É...

Enfim, dou os parabéns aos 15 anos do jornal Extra, que pra mim, é o maior e melhor jornal popular do Brasil!

Sim, eu ia esquecendo, esta semana, mais dois jornais também fizeram aniversário. Nesta quarta, 3, o jornal Folha de Pernambuco, no Recife, PE, completou 15 anos e 'O Popular', em Goiânia, GO, completou 75 anos.

Em quatro horas, todos os ingressos para o #RockInRio2013 estão ESGOTADOS!

Site oficial do evento anunciava a venda total dos ingressos.
Nesta quinta-feira, 4, foram vendidos os ingressos para os sete dias do Rock in Rio, que vai acontecer nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro, na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro.

As vendas iniciaram às 10h, Horário de Brasília - ou melhor: #BrasíliaTime. Segundo o portal G1, sistema de vendas online do festival teve instabilidade nos primeiros minutos após a abertura da compra dos ingressos no site oficial do evento. A página oficial informava que, devido ao volume de acessos, o sistema "estava temporariamente indisponível" e retornaria "dentro de algumas horas". Por volta das 10h30, o Portal de Notícias da Rede Globo conseguiu acessar o sistema normalmente. Pouco antes das 12h, a assessoria do evento soltou um comunicado sobre o problema. "A organização do Rock in Rio e a Ingresso.com esclarecem que, hoje, dia 4 de abril, ao iniciar as vendas, às 10h, o site ficou sobrecarregado em função de 400 mil pessoas tentarem comprar os ingressos simultaneamente. Nesse momento, a venda está estabilizada, com cerca de 1.200 ingressos vendidos por minuto. Ainda não há parcial de vendas." Mas, por volta das 14h10, #BrasíliaTime, todos os 455 mil ingressos para o Festival foram completamente 100% vendidos.

Quase metade dos ingressos foi comprada por pessoas de fora do Rio de Janeiro. Naquele dia, o site do festival teve dois milhões e meio de acessos. Segundo a organização, o sistema ficou sobrecarregado, mas o problema logo foi resolvido. Ou seja, o pessoal passaram minutos e horas para conseguir o ingresso. E como se fosse, digamos, o Trânsito na cidade de São Paulo ou nas estradas que pegam em alguns feriados.

O valor do ingresso era R$ 260, para a inteira, R$ 130, para a meia-entrada e R$ 221 para clientes do banco Itaú (patrocinador do festival - que teve o desconto de 15%). Foram aceitos cartões Visa, Mastercard e Diners, com parcelamento e sem taxa de conveniência.

Ainda segundo o G1, eram permitidos até quatro ingressos por CPF para cada dia de festival, sendo no máximo uma meia-entrada por dia. Os ingressos serão enviados entre julho e agosto via Correios, no endereço indicado no momento da compra. Para quem preferir, eles também podem ser retirados em local a ser divulgado pela Ingresso.com, no Rio de Janeiro, ou na Cidade do Rock nos dias do festival.

Sites e redes sociais vendem os ingressos irregularmente.
Depois do anúncio dos ingressos esgotados para o #RockInRio2013, vi no site do jornal O Globo, que, #AcrediteSeQuiser, 'cambistas'... Isso mesmo, Cambistas estão vendendo os ingressos para o Festival pela internet. Segundo o blog 'Saideira', o preço do ingresso, custa R$ 1.000,00. R$ 740 a mais do que o preço oficial, que no máximo é de R$ 260. Que ABSURDO! Uma vergonha que já foi compartilhado por quase 2 mil usuários no Facebook. E tem mais, tem cambistas vendendo os ingressos pelo cartão de crédito. É lamentável e revoltante!

Outra nota do site do jornal O Globo: 'Ingressos para o festival são leiloados pela internet'! É isso mesmo. Antes do fechamento completo de vendas para o #RockInRio2013, um leilão de bilhetes já começava na internet, com preços que chegam a R$ 2 mil por uma entrada. No site virtual de leilões, uma vendedora anuncia por R$ 500 um bilhete de meia-entrada para um dos dias do evento, enquanto o preço oficial de meia-entrada era de R$ 130. Outros sites e páginas de Facebook também têm ingressos disponíveis para venda, por exemplo, os bilhetes variam entre R$ 775 e R$ 1222,00.

Então, aos cambistas que vendem (ou não) os ingressos para o #RockInRio2013, merecem #ProChuveiro e um chute #NACANELA!

Mudando de assunto, na semana passada, no dia 28 de março, teve mais uma atração confirmada para o #RockInRio2013, a cantora norte-americana Alicia Keys. Premiada 14 vezes pelo Grammy (que pra mim é o Oscar Mundial da Música), a cantora lançou seu quinto álbum, intitulado "Girl on fire", no final do ano passado. O disco estreou em primeiro lugar na "Billboard" Top 200. Além de ser o disco mais vendido de R&B dos Estados Unidos, "Girl on fire" também chegou ao topo da parada de álbuns do iTunes em 19 países. A faixa homônima ocupa a 10ª posição, com mais de 3 milhões de unidades vendidas em todo o mundo desde o lançamento. Aliás, a música é tocada também na trilha da novela das nove 'Salve Jorge', na Rede Globo. Alicia Keys já gravou músicas como "Fallin", "You don’t know my name", "If I ain’t got you", "No one" e "Empire state of mind". De acordo com o portal G1, ela vai tocar no Palco Mundo no dia 15, mesmo dia em que vai tocar Justin Timberlake.

 ►Saiba mais 
Veja o line-up (quase completo) do #RockInRio2013

Por falar em Justin Timberlake, segundo o Portal de Notícias da Globo, com o anúncio de que o cantor norte-americano que se apresenta em 15 de setembro, Bruce Springsteen e John Mayer tiveram que mudar suas apresentações para o dia 21. Assim, os clientes que compraram ingressos para o dia 15 durante a pré-venda Itaucard, pré-venda Rock in Rio Club ou habilitaram seu Rock in Rio Card e não desejam ir nesta data ao festival podem trocar para qualquer outro dia. Para isso, basta acessar o histórico de compras através do site oficial do evento, que começou no dia 14 de março e você tem até o dia 14 de abril para realizar a alteração desejada, ou confirmar a permanência neste dia. Os clientes que não alterarem ou confirmarem o seu pedido neste período não poderão realizar qualquer alteração ou cancelamento após este prazo - válido somente para ingressos adquiridos ou Rock in Rio Card habilitados até dia 11 de março deste ano.

Além do Alicia Keys e do Justin Timberlake, tocam também Beyoncé, Iron Maiden, Jota Quest, Capital Inicial, Frejat, a minha conterrânea Ivete Sangalo e o Tributo a Cazuza. Estes, tocam no Palco Mundo. No Palco Sunset, tocam George Benson, Ivan Lins, Zé Ramalho, Ben Harper, Lenine, entre outras atrações.

É... Não conseguiu comprar o ingresso para o #RockInRio2013, o jeito é acompanhar pela TV e Internet.