segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

#DESTAQUESDE2013 // Os destaques de Dezembro



Durante duas semanas, o meu blog #PorDentroDasNotícias trouxe uma série especial sobre os fatos e imagens que marcaram em 2013, selecionados por mim. E hoje, na última parte da série, vamos aos destaques deste mês: Dezembro.

E eu começo os principais destaques de dezembro falando de #ESPORTE. 2013 termina com a pior cena do futebol brasileiro. Durante a partida entre Atlético-PR e Vasco, na última rodada do Brasileirão 2013, no dia 8, o jogo foi interrompido no primeiro tempo. Motivo: uma briga envolvendo os torcedores dos dois times na Arena Joinville, em Joinville, SC. Um grupo do Furacão e outro de cruz-maltinos protagonizaram cenas de selvageria, com trocas de socos e pontapés. A polícia demorou a agir e, somente depois de alguns minutos do início da confusão, alguns oficiais apareceram para conter o tumulto. Quatro pessoas removidas pela equipe médica foram levadas para o Hospital São José, em Joinville. As cenas foram fortes, com torcedores levando pisões na cabeça, já caídos e desacordados nos degraus das arquibancadas. Muitos vascaínos, acuados, pularam no campo para escapar. Um helicóptero pousou no gramado para resgatar os feridos no incidente. Depois de uma hora e dez minutos, em que dirigentes e autoridades discutiram que rumo tomar, a partida voltou a ser disputada e o Furacão paranaense venceu o Vasco por 1 a 0. O confronto entre torcedores de Atlético-PR e Vasco, em Joinville, ganhou repercussão na imprensa mundial. Para o apresentador Fausto Silva, na abertura do seu programa na Globo, desabafou: “Olha como é, um país que vai fazer Copa do Mundo não sabe organizar nem um jogo com segurança com menos de 15 mil pessoas”. De acordo com a Polícia Civíl catarinense, mais de 40 torcedores foram envolvidos na briga. Tomara que essa cena não se repitam nos eventos esportivos do ano que vem, principalmente na Copa.

E ainda falando sobre o #Brasileirão2013 na Série A, o campeão foi o Cruzeiro e Grêmio e Atlético-PR foram classificados para a Libertadores de 2014, além de Atlético-MG e Flamengo. Já o Botafogo, garantiu a vaga na Pré-Libertadores. Os rebaixados para a Série B do ano que vem são Náutico, Portuguesa, Vasco e Ponte Preta, que foi vice-campeão na Sul-Americana e perdeu a vaga para libertadores.

E por falar em Copa, no dia 6, aconteceu na Costa do Sauípe, BA, o sorteio da Copa do Mundo de 2014. E uma surpresa! Na primeira fase, pelo Grupo A, a seleção brasileira enfrentará a Croácia, México e Camarões. E não é só isso, caso a seleção classificar para a próxima fase, a nossa seleção vai enfrentar os finalistas da Copa de 2010, que são Holanda ou Espanha. O Grupo da Morte vai ser pelo Grupo D, que tem Itália, Uruguai, Inglaterra e Costa Rica. O sorteio foi transmitido em todos os países, menos no Irã, que foi censurado por causa da roupa da apresentadora Fernanda Lima. E por motivos de calor e transmissões, a Fifa alterou, no dia 7, os horários de sete partidas para a Copa 2014. Agora que já sabemos das seleções classificadas nas eliminatórias e a definição dos grupos, vamos nos preparar e torcer muito a nossa seleção na Copa 2014! Afinal, faltam 164 dias (como mostra o contador regressivo)!

E não foi dessa vez que o Atlético-MG levou o título de Mundial de Clubes, em Marrocos. O time alvinegro mineiro, de Ronaldinho Gaúcho, perdeu para o Raja Casablanca por 3 a 1, no dia 18, e jogou na disputa de 3º lugar, onde venceu o Guangzhou Evergrande por 3 a 2. Quem levou o título de Mundial de Clubes foi o Bayern de Munique, que teve a melhor campanha desse ano com 50 vitórias em 56 partidas.

E a Seleção Brasileira de Handebol feminino conquistou o título pela primeira vez, no dia 22, na Sérvia. Um marco histórico para o handebol feminino. Destaque para a Duda Amorim, que foi a melhor jogadora do Mundial.

O ano termina debaixo d'água. No Espírito Santo, choveu forte na segunda quinzena de Novembro. 24 pessoas morreram e 60 mil estão desabrigadas. Várias estradas foram destruídas. De acordo com a Defesa Civil, 69% das cidades capixabas foram afetadas durante o período chuvoso. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, disse que as últimas chuvas já são o maior evento climático da história do Espírito Santo. Uma das 54 municípios atingidos pela chuva são Santa Leopoldina, Colatina e Itaguaçu. A presidente Dilma Rousseff sobrevoou áreas afetadas pelas chuvas no Espírito Santo, no dia 24, e disse que 'nunca viu tanta água'. Segundo a assessoria da presidente, uma equipe do Exército vem ao estado, para construir pontes provisórias, em vias interrompidas. Esta ação deve durar 10 dias. A presidente se reuniu com o governador Renato Casagrande e autoridades. Os moradores de municípios atingidos pelas chuvas e que decretarem estado de calamidade ou situação de emergência podem sacar o dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço na Caixa Econômica Federal. Os saques são para os cidadãos que tiverem conta e saldo no fundo e que não realizaram o saque do valor pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses.

Em Minas Gerais, 25 cidades estavam em situação de emergência por causa das chuvas. Na região leste do estado, em Aimorés, a chuva deu uma trégua. O nível do Rio Doce começou a baixar. Mas, algumas comunidades rurais continuam alagadas. Em Sardoá, também no leste, bombeiros localizaram o corpo de um menino de 7 anos, que foi soterrado, na semana passada. A encosta desabou sobre a casa e matou mais cinco pessoas da família dele. Em Juiz de Fora, os córregos foram transbordados e deixaram ruas alagadas.

No Rio de Janeiro, o temporal alagou ruas, isolou moradores, provocou saques e colocou a capital em alerta para risco de deslizamentos. Mais de 2 mil famílias estão desalojadas no estado. O mau tempo fechou aeroportos, paralisou linhas de trens e do Metrô e prejudicou o trânsito. Balanço divulgado no dia 11, pela Defesa Civil do município informa que 200 pessoas ficaram desalojadas na capital e outras 50 ficaram desabrigadas. Esses números não estão contabilizados no balanço estadual. No dia 12, um vídeo gravado por um cinegrafista amador mostra o desabamento de um prédio localizado no Morro das Palmeiras, no Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio. As 20 famílias que moravam no local tinham acabado de deixar o prédio, quando o imóvel desabou. Não houve vítimas e ninguém ficou ferido. 

E na Bahia, as fortes chucas causaram problemas e estragos na Chapada Diamantina e no Sul da Bahia. Em Itabuna e em Ilhéus, 91 famílias estão desabrigadas. Em Lajeadinho, cidade atingida pela chuva, 16 pessoas morreram.

E a partir do dia 1º de janeiro, as marcas vão fabricar, por obrigatório, carros novos que tem Freios ABS e airbag. As montadoras tiveram mais de quatro anos para preparar a implementação desses itens de segurança. Mas, no dia 11, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, tinha dito que poderia tornar os itens obrigatórios só pra 80% dos carros, o que significaria um novo adiamento da exigência. O que fez a Volkswagen brasileira anunciou aos propietários que devolveriam a última versão da Kombi, caso a Kombi seguir em linha. Mas, isso não aconteceu e no dia 17, depois de uma reunião com representantes da indústria, acabou confirmando a data que estava planejada. Assim, a partir de janeiro do ano que vem, todos terão de sair de fábrica com o air bag frontal duplo. São bolsas que se inflam quando há uma colisão, para proteger motorista e passageiro. E também o freio ABS, que evita o travamento das rodas numa frenagem emergencial, permitindo que o motorista gire o volante pra desviar de um obstáculo sem perder o controle da direção. Com isso, alguns carros como a Volkswagen Kombi e o Fiat Uno Mille, vão sair de cena.

E em Belo Horizonte, um desentendimento entre um revendedor de veículos e o dono de um prédio acabou fazendo com que um carro fosse cimentado em uma calçada da Avenida Barão Homem de Melo, na Região Oeste de Belo Horizonte. A calçada foi concretada no dia 11. Os dois homens não entraram em acordo em relação ao veículo, que estava na área da construção da calçada do prédio. A empresa responsável pelas obras acabou autorizando os trabalhos, mesmo com o carro estacionado no local. De acordo com o mestre de obras Celso Antônio de Faria, o dono do veículo teria se recusado a retirá-lo da via para que ela fosse cimentada. Faria conta que a Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte chegou a ser acionada, mas nada foi feito. Agora, com a calçada pronta, o carro ficou preso em meio ao concreto. Dois dias depois, o carro que ficou preso na calçada, foi liberado. E o dono da Saveiro disse que já entrou na Justiça para provar que está estacionado em local público. É...

E o Brasil foi o país com maior avanço no desempenho de alunos de 15 anos em matemática entre 2003 e 2012, segundo dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, o Pisa em inglês, divulgados no dia 3. Mesmo assim, o país ficou em 58º lugar entre 65 países que fizeram a prova. Em 2012, o Pisa foi aplicado a 510 mil alunos em 60 países que, segundo a OCDE, representam estatisticamente cerca de 28 milhões de estudantes de 15 anos. No Brasil, 19.877 alunos de 837 escolas completaram o exame, segundo o estudo. Especialistas em educação ouvidos pelo portal G1 afirmam que os dados do Pisa refletem uma melhora no ensino no Brasil em relação à última década, mas que a evolução no nível de aprendizagem dos estudantes da educação básica ainda é "tímida".

Enquanto isso, em Floripa, aconteceu no dia 2, o 'Prêmio RBS de Educação', que faz parte da campanha 'A Educação Precisa de Respostas', do Grupo RBS. Na primeira edição, houve 2,7 mil inscritos em Rio Grande do Sul e em Santa Catarina para participar do projeto. O projeto O Mundo Encantado da Leitura foi o vencedor de SC na categoria voto popular do Prêmio RBS de Educação. Desenvolvido pela professora Maria Elizabeth Souto de Oliveira, o projeto também conquistou a categoria Projeto Comunitário SC. No RS, Taise Soares de Oliveira venceu no voto popular com o projeto Construindo Novos Saberes no Mundo Globalizado. O projeto aproxima os alunos de histórias infantis de um jeito diferente, lúdico e em busca de novas percepções. Tudo isso é possível graças à biblioteca infantil, que foi reinventada pela educadora e serve, muitas vezes, de cenário para as historinhas.

E os moradores da cidade de São Paulo foram surpreendidos com o aumento do IPTU em 2014. A nova lei trata de forma diferente os 3.130.546 contribuintes paulistanos. Terão aumento 1.847.024 imóveis. O imposto cai para 227.340. Além disso, 1.056.182 estão isentos. A lei que foi sancionada pelo prefeito Haddad, foi suspensa pela Justiça. É...

E o Papa Francisco terminou o ano em alta! No dia 11, o Papa foi eleito a pessoa do ano pela revista americana 'Time'. Para os editores, Francisco assumiu um papel central em questões importantes como a pobreza, a justiça, a transparência e as tentações do poder. O porta-voz do Vaticano disse que o Papa não busca a fama, mas que o reconhecimento da mensagem que ele procura transmitir o deixa feliz. No dia do seu aniversário, 17, o Papa Francisco comemorou seu aniversário de 77 anos, em um café da manhã com moradores de rua que foram convidados a juntarem-se ao pontífice no Vaticano. Segundo o Vaticano, Francisco celebrou como de costume uma missa no início da manhã. Depois, tomou café da manhã com quatro moradores de rua que vivem perto do Vaticano. Eles foram convidados pelo monsenhor Konrad Krajewski, esmoleiro oficial do Papa. E o time do Papa Francisco, o San Lorenzo, conquistou o título do Campeonato Argentino no dia 15. O Papa celebrou a Missa do Galo pela primeira vez, no dia 24. 'Jesus é a luz que ilumina a escuridão', diz o pontíficie durante a breve homilia. Um dia antes, o Papa Francisco e o Papa emérito Bento XVI, rezaram juntos em um encontro de Natal, onde durou meia hora. No dia 25, na mensagem de Natal, que é "Urbi et Orbi", de 'Roma ao Mundo', num público de 70 mil pessoas, e lembrou da Síria e da África, e clamou: "A paz é compromisso cotidiano, é artesanal, que se conquista contando com o dom de Deus".

E no dia 8, completou 1000 dias de conflitos na Síria, onde deixaram mais de 100 mil mortos. Um total de 126 jornalistas e outros trabalhadores de meios de comunicação de várias partes do mundo morreram este ano realizando seu serviço, e pelo segundo ano consecutivo a Síria foi o país mais perigoso para o trabalho, informou o Instituto Internacional de Segurança da Imprensa, no dia 20.

E na Ucrânia, a luta para a entrada do país na União Europeia continua. Teve protestos em Kiev. Vitaly Klitschko, líder da oposição ucraniana, pediu que o presidente renuncie. A oposição pró-europeia exigiu a realização de eleições presidenciais e legislativas antecipadas e a demissão do presidente Viktor Yanukovich. Yanukovich disse que fará todo o possível para acelerar o processo de aproximação de seu país da União Europeia, mas ressaltou que a colaboração com o bloco deve ser feita como "parceiros igualitários".

E o mundo, em especial a África do Sul, ficaram tristes em dezembro. Morreu no dia 5, o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela. O atual presidente, Jacob Zuma, anunciou a morte. Mandela ficou internado de junho a setembro devido a uma infecção pulmonar. Ele deixou o hospital e estava em casa. Morreu às 20h50, no horário local de Pretória – 16h50 do horário brasileiro de verão. Conhecido como "Madiba" na África do Sul, Mandela foi considerado um dos maiores heróis da luta dos negros pela igualdade de direitos no país e foi um dos principais responsáveis pelo fim do regime racista do apartheid, vigente entre 1948 e 1993. Ao todo, Mandela ficou preso durante 27 anos – passou mais 6 anos e 9 meses em uma prisão no subúrbio da Cidade do Cabo, até dezembro de 1988, e pouco mais de dois anos na prisão Victor Verster, entre as cidades de Paarl e Franschhoek. Em 1985, Mandela passou por uma cirurgia de próstata, quando ainda estava preso, e é internado com tuberculose em 1988. Em 2001, foi diagnosticado com câncer de próstata e hospitalizado por problemas respiratórios, sendo liberado dois dias depois. No dia 11 de fevereiro de 1990, o líder sul-africano foi solto e, em um evento transmitido mundialmente, disse que continuaria lutando pela igualdade racial no país. Em 1993, ganhou o Prêmio Nobel da Paz. No ano seguinte, foi eleito o primeiro presidente negro da África do Sul, nas primeiras eleições multirraciais do país. Após a morte de Mandela, milhares de pessoas fizeram homenagens e orações ao ex-presidente na África do Sul

O principal velório foi no estádio Soccer City, em Joannesburgo. O presidente Barack Obama, disse que Mandela foi um 'gigante da história'. Mas dois gafes aconteceram durante o velório de Mandela. A primeira é que o fotógrafo da AFP, Roberto Schmidt, capturou o instante em que, na arquibancada do estádio de Soweto, a primeira-ministra dinamarquesa, Helle Thorning Schmidt, em companhia de David Cameron e Barack Obama, segura seu smartphone e tira, ela mesma, uma foto com os dois colegas - todos muito sorridentes. E a segunda é que o intérprete de libras era falso. O homem, foi visto por todo o mundo na TV próximo a líderes mundiais, como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Ele movia "as próprias mãos, mas não havia sentido no que fazia com elas", afirmou Bruno Druchen. A tradutora oficial para língua de sinais Nicole Du Toit, que estava acompanhando a transmissão na TV, falou por telefone que o homem que estava fazendo a tradução parecia constrangido. Após 10 dias de homenagens, o corpo de Mandela foi enterrado no dia 15, em Qunu.

E o estado de Sergipe também ficou de luto em dezembro. No dia 2, o governador do estado, Marcelo Déda, morreu aos 53 anos. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratar de problemas decorrentes de câncer no estômago e no pâncreas. Ele lutava contra a doença havia quatro anos. Déda cumpria o seu segundo mandato como governador, após ser reeleito nas eleições de 2010. Filiado ao PT desde os anos 1980, iniciou a carreira como deputado estadual. Foi eleito por duas vezes deputado federal e também foi prefeito da capital Aracaju. O corpo foi enterrado no dia 3. Quem assumiu o governo de Sergipe é o vice-governador Jackson Barreto, que tomou posse no dia 10, na Assembleia Legislativa. Durante o discurso, ele destacou parceria com Marcelo Déda.

E além de Nelson Mandela e Marcelo Déda, outras personalidades se despediram em dezembro. No dia 1º, morreu aos 84 anos, o publicitário Petrônio Corrêa. Ele foi criador da MPM, líder do ranking de agências nos anos 70 e 80. No dia 5, o ex-reitor da Universidade Federal da Paraíba, Jader Nunes, morreu aos 66 anos. Ele foi reitor da UFPB entre os anos de 1996 e 2004. Também no dia 5, o dramaturgo Fauzi Arap, morreu aos 75 anos. O ator e diretor era um dos principais nomes do teatro nacional. Ele participou da primeira montagem da peça 'A Vida Impressa em Dólar'. E no dia 3, faleceu aos 70 anos, o ex-jogador Pedro Rocha. O meia-atacante foi o único uruguaio a jogar quatro Copas do Mundo, entre 1962 e 1974, e é considerado um dos melhores jogadores sul-americanos de todos os tempos. Pelé, inclusive, acredita que Pedro Rocha foi um dos cinco maiores da história do futebol. Pelo São Paulo FC, foi campeão brasileiro em 1977

E o cantor Reginaldo Rossi, morreu no dia 20, aos 69 anos. Conhecido como o "Rei do Brega" e autor do sucesso “Garçom”, ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Memorial São José, na área central do Recife, desde o dia 27 de novembro, para tratar um câncer no pulmão direito. No dia 19, sofreu uma piora no quadro clínico. Durante o tempo em que ficou internado, Reginaldo Rossi foi submetido a uma cirurgia para retirada de um nódulo na axila direita. A biópsia confirmou o diagnóstico de câncer. Ele também passou por um procedimento chamado toracocentese, para drenar líquido acumulado entre a pleura e o pulmão. Para o pneumologista Murilo Guimarães, um dos integrantes da equipe que cuidava do artista. o cantor 'teve câncer porque fumava. O diagnóstico tardio também dificultou muito o tratamento dele'. Na porta do hospital, o movimento de fãs foi intenso após o anúncio da morte do cantor. O prefeito do Recife, Geraldo Julio, e o governador Eduardo Campos decretaram três dias de luto oficial. Com orgulho do brega, Reginaldo Rossi cantou amor e traições. Compositor de linguagem popular, ele também é autor de sucessos como "A raposa e as uvas", "Leviana" e "Recife minha cidade". Rossi concedeu a última entrevista na Rádio Jornal, no dia 20 de setembro. E a última participação de Reginaldo Rossi em uma gravação de DVD ocorreu no dia 8 de agosto, em Ceilândia, no Distrito Federal, no Festival São João do Cerrado. No dia 21, corpo foi velado na Assembleia Legislativa no Recife, onde foi enterrado na noite do mesmo dia.

E em New York City, um trem de passageiros saiu dos trilhos no Bronx, no dia 1º, deixando pelo menos 4 mortos e 63 feridos. A polícia da autoridade de transporte informou que o acidente ocorreu em um longo trecho de curva, a cerca de 100 metros ao norte da estação Spuyten Duyvil, próximo à Avenida Palisade, junto ao encontro dos rios Harlem e Hudson, por volta das 7h20 locais (10h20 do horário brasileiro de verão). O trem, da empresa Metro North, vinha de Poughkeepsie, no norte do estado de Nova York, e rumava para a estação Grand Central, na ilha de Manhattan, onde deveria chegar por volta das 8h locais. Cinco vagões saíram dos trilhos e quase caíram no Rio Hudson. Cerca de 130 bombeiros foram ao local participar do resgate, além de vários veículos de emergência.

No Chile, Michelle Bachelet venceu as eleições no dia 15, e voltará à presidência do país no ano que vem. Representante da coligação de oposição Nova Maioria, ela teve 62,2% dos votos, a maior votação recebida por um candidato à presidência desde que o Chile retornou às eleições democráticas, em 1989. Com a vitória, Bachelet se torna a primeira presidente eleita pela segunda vez em mais de 60 anos no país – após ter sido a primeira mulher presidente do Chile, entre 2006 e 2010. As eleições tiveram cerca de 5,6 milhões de votos, com menos de 50% dos eleitores comparecendo às urnas, segundo o serviço eleitoral chileno. Bachelet enfrentou Evelyn Matthei, que ficou com 37,8% dos votos, e reconheceu a derrota quando havia cerca de 70% das urnas apuradas, segundo a imprensa local. No primeiro turno, Bachelet teve 46,7% dos votos e a direitista Evelyn Matthei alcançou 25,01% da preferência do eleitorado. Outro detalhe: o segundo turno das eleições presidenciais no Chile foi marcado por baixa adesão, a ponto de os mesários terem sido fotografados lendo jornal e até dormindo, e por incidentes como falta de cédulas em uma mesa de votação e uma chamada de atenção ao atual presidente por ter fechado mal sua cédula. É...

E o Edward Snowden foi o principal destaque, não só este mês, como nos últimos seis meses. Tudo começou quando o ex-técnico da NSA, deixou o estado do Havaí e foi primeiramente para Hong Kong, em 20 de maio, antes das primeiras reportagens. Em junho, os EUA pressionaram Hong Kong para responder ao pedido de extradição, visto que há um tratado de extradição em vigor desde 1998. Em 23 de junho, avião com Snowden deixou Hong Kong para Moscou, na Rússia. A viagem foi feita com apoio do WikiLeaks, de Julian Assange, que enviou uma militante para ajudar o ex-técnico da CIA. O americano ficou na área de trânsito do aeroporto de Sheremetyevo por 40 dias, em um "limbo" jurídico, uma vez que não tinha documentos para entrar em território russo – seu passaporte havia sido revogado pelos Estados Unidos. Snowden enviou pedido de asilo para 21 países, entre eles Brasil, Cuba, Venezuela, Bolívia, Nicarágua, China, Rússia, Alemanha e França, segundo o WikiLeaks. Três desses países se dispuseram a abrigá-lo – Venezuela, Bolívia e Nicarágua. No dia 16 de julho, Snowden pediu asilo temporário oficialmente à Rússia. Em 1º de agosto, ele recebeu os documentos necessários e deixou a área de trânsito do aeroporto rumo a um "local seguro" em território russo. Edward Snowden agradeceu à Rússia pela concessão de asilo temporário. A Casa Branca ficou "extremamente desapontada" com a decisão da Rússia e desmarcou um encontro de cúpula entre Obama e Putin, previsto para setembro. Segundo os EUA, a ação da Rússia "mina uma longa tradição de cooperação no cumprimento da lei". Desde então, ele vive na Rússia em local desconhecido. Seu pai, Lon Snowden, foi visitá-lo em outubro. No fim do mês, Snowden foi contratado por um dos princiais sites da Rússia para trabalhar como administrador. O nome da página não foi divulgado por razões de segurança. Em reportagens exclusivas exibidas há três meses, o 'Fantástico' e Greenwald revelaram documentos ultrassecretos mostrando  que a presidente Dilma, assessores e a Petrobras  foram espionados pela NSA. A presidente brasileira exigiu do governo americano um pedido de desculpas. Como o pedido nunca veio, ela cancelou uma visita que faria a Washington. Na carta divulgada no dia 17, que ganhou destaque na imprensa internacional,  Snowden cita exemplos da vigilância da NSA sobre populações inteiras. Segundo ele, quem carrega um celular em São Paulo pode ser rastreado pela agência, que faz isso 5 bilhões de vezes por dia ao redor do mundo. No dia 22, Snowden conversou com a jornalista Sonia Bridi, do 'Fantástico', da Globo, e virou repercussão internacional. Em uma mensagem alternativa de Natal, no dia 24, pela emissora de TV da Inglaterra, Snowden alerta para perda de privacidade. Ex-agente da inteligência gravou vídeo de 2 minutos de Moscow. Ele falou sobre preocupações com a vigilância com avanço da tecnologia. No mesmo dia, segundo entrevista para o 'The Washington Post', o ex-prestador de serviços da CIA afirmou que já se considera vitorioso e que sua missão foi cumprida. Ele revelou detalhes da espionagem americana ao redor do mundo. E vamos continuar acompanhando sobre esse assunto de espionagem em 2014, que está virando uma novela.

E no mês de dezembro que completou seis anos da TV Digital no Brasil, os programas jornalísticos e telejornais da Rede Globo, finalmente, começaram no dia 2, a exibir o conteúdo em High Definition. Com isso, a emissora passa a ter mais de 80% de sua programação exibida em alta definição, a maioria no horário nobre. Além do jornalismo da Globo em HD, a RBS TV Porto Alegre; a RBS TV Florianópolis; e a InterTV Cabugi, de Natal; também iniciaram no dia 2, a ter programação local em alta definição. Duas semanas depois, no dia 16, a TV Mirante, de São Luís; a TV Rio Sul, de Resende, RJ; e a RPC TV Londrina, PR; também passou a ter conteúdo local 100% HD. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletrônicos, mais de 90% dos aparelhos de TV vendidos hoje no Brasil podem receber o sinal HD. E a RBS TV lançou o sinal digital em mais duas cidades: Criciúma, SC, no dia 10; e Santa Cruz do Sul, RS, no dia 12. Além disso, a RBS TV Blumenau lançou no dia 20, uma retransmissora do sinal digital em Balneário Camboriu. No dia 11, a TV Santa Cruz, de Itabuna, BA, iniciou as transmissões em HD para Itabuna, Ilhéus e Região. Antes, a TV Bahia, de Salvador, começou no dia 25 de novembro, os telejornais locais em Alta Definição. Com isso, o ano terminou em alta para a Globo e mais 10 afiliadas no Brasil, com o sinal digital.

E o público brasileiro se surpreendeu nos bastidores da #TELEVISÃO em dezembro. A apresentadora Sabrina Sato, deixou o 'Pânico', na Band, para ser apresentadora de um reality na Record, no ano que vem. Ela assinou o contrato no dia 7. Segundo o colunista Flavio Ricco, além de comandar o "Domingo da Gente" no ano que vem, Sabrina irá apresentar um novo reality show, com formato da Fremantle, cujos direitos já foram adquiridos pela emissora. Ela, como se sabe, possui no currículo uma participação no reality "Big Brother Brasil 3", na Globo, vencido por Dhomini. O contrato é de dois anos com opção de mais dois. Ainda segundo o Ricco, a própria Sabrina tem que se preparar muito bem, até do lado psicológico, para o que vem por aí. No caso até uma possível rejeição, algo que ela não conheceu até hoje. Enquanto isso, a equipe do programa 'Pânico', que começou pela RedeTV! e hoje é exibido pela Band, vai fazer de conta que Sabrina Sato nunca existiu. E disse que no ano que vem, inclusive, durante o processo de escolha de uma nova musa, estará terminantemente proibido qualquer termo que envolva a palavra "substituta". Não haverá referência ou comparações com a agora contratada da Record. A ordem será focar a campanha na "nova integrante" do "Pânico". Só isso e mais nada...

Para a Band, o ano termina com duas perdas que eram sucesso na emissora. A da Sabrina Sato, e o Danilo Gentili, que no dia 28, assinou o contrato com o SBT e vai fazer o talk-show no ano que vem, nos moldes do programa 'Agora É Tarde'. "Apresentar um talk-show na emissora que lançou esse gênero no Brasil é uma honra e um sonho realizado", declarou Gentili, que estava na Band desde 2008. A assinatura aconteceu na sede da emissora, em Osasco, SP, junto ao diretor de planejamento artístico, Fernando Pelegio, e o diretor de produção, Leon Abravanel. Os ganhos de Gentili no SBT serão no mínimo quatro vezes maiores do que na Band. Além do ex-CQC, Léo Lins, Murilo Couto, Juliana Oliveira e a banda Ultraje a Rigor também assinaram contrato com a emissora de Silvio Santos. Apenas Marcelo Mansfield, por desejo dele, preferiu continuar com o seu contrato na Band. Com a ausência de Danilo Gentili, o blogueiro e humorista Rodrigo Fernandes, autor do site Jacaré Banguela, deve assumir o comando do 'Agora é Tarde'.

Na mídia impressa, a revista norte-americana Newsweek, vai voltar as bancas a partir do ano que vem. O último deles foi anunciado pelo atual editor executivo Jim Impoco ao New York Times, que pretende recuperar a versão impressa da revista um ano após virar integralmente digital. A informação também foi confirmada pela reportagem de Meio & Mensagem. Segundo ele, a IBT já estuda parcerias com gráficas e distribuidoras e planeja imprimir em média 100 mil exemplares semanais de 64 páginas a partir de janeiro ou fevereiro de 2014. 

E pra terminar, não posso esquecer dela, que virou principal destaque e que arrebentou a segunda temporada do The Voice Brasil, da Globo: Lucy Alves! A tradicional música nordestina conquistou o reality musical. Surpreendendo a todos, a paraibana mostrou durante toda a temporada sua doce e suave voz e a versatilidade musical. Depois de cinco fases e mais confiante do que nunca, Lucy carrega no peito a responsabilidade de ser a única mulher finalista do reality e a representante da música nordestina de raiz, que tem Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Elba Ramalho os seus maiores ídolos. A final foi no dia 26 e enquanto a grande final, que foi realizada no Citibank Hall, casa de shows na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, em João Pessoa, mais de 15 mil pessoas lotaram o Busto de Tamandaré para torcer e vibrar a ex-integrante do Clâ Brasil. A grande final foi o principal destaque nas redes sociais e chegou a ser tuitada 4 mil vezes por minuto no Twitter. Mas o o grande vencedor do Reality ficou para o Sam Alves, também nordestino e cearense, ele não cantou o sotaque nordestino, e sim, cantou sotaque americano dutante a temporada do The Voice. Mas, eu não estou nem aí que Sam Alves conquistou o The Voice. A maior voz do Brasil é a Lucy Alves, paraibana, nordestina, que cantou com toda regionalidade, com sotaque e emocionou o público nordestino e brasileiro. E com certeza, ela merece!

E assim, encerro uma série especial sobre o que foi notícia em 2013 selecionados por mim. Para ver os destaques de outros meses, veja abaixo.


Espero que em 2014 lhe traga BOAS NOTÍCIAS!

Com informações e apoio de:  G1 SC, G1 PB, G1 PE, G1 DF, G1 MG, G1 ES, G1 BA, G1 RJ, G1 SP, G1 SE, G1 Auto Esporte, UOL, F5/Folha de S. Paulo, A Tarde, Portal NE10, Diário de Santa Maria, EFE, Associated Press, Reuters, Meio&Mensagem, Site da Rede Globo, Site da TV Cabo Branco, Site do SporTV, GLOBOESPORTE.com e G1