quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Implosão do Palace II completa 15 anos

Desabamento parcial no edifício Palace II, no Rio de Janeiro.
Créditos: Domingos Peixoto/Ag. O Globo/24.02.1998

Pessoal, nesta quinta-feira, 28, faz 15 anos que o edifício Palace II foi demolido, no Rio de Janeiro. O edificio residencial era localizado na Barra da Tijuca e tinha 22 andares e 130m de altura. Foi construído em 1990, pela Construtora Sersan de Sérgio Naya e com previsão de conclusão para 1995, tendo havido no entanto um atraso na conclusão da obra. Segundo os moradores, em 1996 o edifício foi interditado pela Defesa Civil após ter morrido um operário ao cair no fosso do elevador que apresentava defeito. A construtora já havia sido processada 4 vezes em virtude da má construção do prédio, que não havia recebido o 'habite-se' da prefeitura da capital carioca. Pra quem não sabe, veja o link do Wikipedia.

Implosão do Palace II foi destaque nas primeiras páginas
dos jornais em todo o Brasil, como o extinto Jornal do
Brasil, em 24 de fevereiro de 1998
Créditos: 
O primeiro desmoronamento ocorreu às 15h do dia 22 de fevereiro de 1998, quando as colunas 1 e 2 do edifício, onde havia 44 apartamentos, desabaram. 8 pessoas morreram como resultado do incidente. Dois dias depois, em 24 de fevereiro, a prefeitura anunciou que a implosão do edifício ocorreria dentro de 5 dias. O segundo desmoronamento ocorreu pouco antes das 13h do dia 27 de fevereiro de 1998. 30 minutos antes do desmoronamento, o laudo técnico recomendava que os moradores voltassem ao edifício para recuperar seus bens, quando uma inexplicável coluna d'água irrompe da cobertura do 23° andar com toneladas de água. Não foi assentado se havia ou não uma piscina nessa laje, no entanto, assume-se que a caixa d'água teria sido drenada por razões de segurança antes do ingresso de técnicos na instalação dos explosivos para a implosão. Outra explicação para esse segundo desabamento é que os técnicos da implosão, preocupados em não incomodar os vizinhos, teriam pré-instalado uma grande quantidade de água na laje das coberturas para que na hora da implosão liberasse o mínimo de material particulado na atmosfera. Essa providência teria sobrecarregado o limite de resistência da estrutura fazendo parte dela ruir antes mesmo da implosão, mas essa possibilidade foi logo descartada.

Resultado: A implosão ocorreu ao meio-dia de 28 de fevereiro de 1998, e foi transmitida ao vivo para todo o Brasil pelas emissoras de televisão locais e nacionais. Como você vê nos vídeos dos canais /fitasjoias e /diler2006b no YouTube.





Depois da implosão do Palace II no Rio, outros casos já aconteceram. Em Jaboatão dos Guararapes, na região do Recife, o edifício Areia Branca tinha 12 andares e desabou no dia 14 de outubro de 2004, por volta das 20h30. As 24 famílias que moravam no prédio saíram às presas depois de ouvirem estalos na estrutura. No dia 25 de janeiro do ano passado, Três edifícios comerciais, sendo dois prédiose um sobrdo desabaram após falha estrutural devido a obras irregulares em um dos edifícios no centro do Rio de Janeiro nas proximidades do Teatro Municipal da cidade o qual sofre danos parciais ao ser atingido por destroços. 17 pessoas morreram e 5 desaparecidas. Essas duas tragédias que eu citei, eu me lembro...

Tomara que cenas como estes, não se repitam nos edifícios do Brasil e do mundo.