quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Jornal da Paraíba lança o acervo digital


Jornal da Paraíba é o primeiro jornal do Nordeste a digitalizar
todo o acervo. Crédito: Site do jornal
O Jornal da Paraíba, lançou ontem, 5 de setembro, no dia em que o jornal completou 41 anos, o acervo digital.

No site do acervo, o leitor-internauta confere na íntegra, todas as edições do jornal desde 2008, isso acontece na primeira fase. Até o começo do ano que vem, todas as edições do jornal estão dispinóveis na internet.

Com essa iniciativa, o Jornal da Paraíba se torna o primeiro jornal paraibano a digitalizar seu acervo completo, desde a primeira publicação em 5 de setembro de 1971, e colocá-lo ao dispor dos leitores. Uma missão que envolve cerca de 15 pessoas, mais de 300 mil páginas e investimentos da ordem de R$ 150 mil.

Através do novo recurso, o internauta poderá fazer buscas por data (especificando dia, mês e ano) ou por palavra-chave, sendo levado neste caso às páginas em que ela aparece, sublinhada para facilitar a localização.

O formato adotado é o de flip page, idêntico ao utilizado diariamente com as edições atuais, e que permite ao público aproximar o texto para fazer a leitura em tamanho maior, “folhear” as páginas, imprimi-las, salvá-las no computador e compartilhá-las nas mídias sociais. É possível ainda incorporá-las em sites e blogs, como o meu, por exemplo. Todas essas possibilidades são apresentadas em botões específicos da interface. Em sintonia com os sites e blogs do Jornal da Paraíba, a consulta poderá ser feita também por tablets.

Para o superintendente da Rede Paraíba de Comunicação, Guilherme Lima, o Jornal da Paraíba tem feito investimentos crescentes para apresentar sempre ao público um jornal diferenciado. “Nossa intenção é proporcionar ao leitor um conteúdo cada vez mais qualificado e recursos sofisticados de acesso ao que é produzido com tanta responsabilidade e capricho. Somos referência no Estado justamente por essas qualidades e queremos aperfeiçoar ainda mais o que oferecemos”, afirmou.

E não foi a primeira vez que o Jornal da Paraíba lançou o acervo digital do jornal. No ano passado, a Folha de S. Paulo teve toda a digitalização na internet. No dia 23 de maio, o jornal O Estado de S. Paulo, também tem o seu arquivo digital desde 1875. O Jornal do Brasil, que está fora de circulação desde setembro de 2010, mas tem a versão online, o primeiro no Brasil, teve sua digitalização entre 1966 até a década de 90.

Então, desejo aos parabéns ao jornal por essa iniciativa.