sábado, 30 de junho de 2012

Há 10 anos, a seleção brasileira conquistava o PENTA na Copa do Mundo de 2002

Jogador Cafu levanta a taça e comemora a seleção PENTA
campeão da Copa de 2002, que completa 10 anos este ano.
Foto: Antônio Scorza/Reuters/30.06.2002
Hoje, faz 10 anos que a seleção brasileira foi PENTACAMPEÃ da Copa do Mundo de 2002, que foi realizada em dois países: Coreia do Sul e Japão.

O primeiro jogo foi contra a Turquia, na Primeira Fase, que foi no dia 4 de junho, começou com Sas, fez 1 a 0 para a Turquia no finalzinho no primeiro tempo, mas Ronaldo marca aos 49' do primeiro tempo e depois, Rivaldo, marcou nos pênaltis, aos 87' do segundo tempo, a virada de 2 a 1 contra a Turquia.

No segundo jogo, no dia 8 de junho, o Brasil ganhou 4 a 0 em cima da China, com os gols do Roberto Carlos, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, de penalti e Ronaldo.

No dia 13 de junho, dia do meu aniversário, o Brasil enfrentou contra a Costa Rica no terceiro e último jogo da primeira fase. Fez 5 a 2 com os dois gols de Ronaldo, e os gols de Edmílson, Rivaldo e Júnior. Um chocolate que classificou a seleção brasileira nas oitavas de final. Me lembro muuuito esse dia, quando meu pai me acordou era 2 ou 3 pra acordar e ver o jogo, ás 3h30 da manhã, naquela época a madrugada era fria, muuuito fria. Mas foi um presente de aniversário mais que merecido.

No dia seguinte depois do encerramento
da Copa, jornais de todo o Brasil, noticiavam
na capa - e com criatividade, o
PENTACAMPEONATO da
Copa de 2002, como o Diário Catarinense,
de Florianópolis.
Foto: Divulgação/Site do jornal
Aí, a seleção foi as quartas de final contra a Bélgica, E o Brasil fez 2 a 0 em cima da seleção belga com os gols de Rivaldo e Ronaldo, e avancou para as quartas de final.

Chegando lá, enfrentou a Inglaterra, e de novo, eu acordei ás 3h30 pra ver o jogo. Owen fez aos 22' do primeiro tempo, mas a seleção brasileira botou firme com Rivaldo, nos acrésimos e Ronaldinho Gaúcho, aos 50' do segundo tempo virando o jogo por 2 a 1, deixando a seleção avançar nas semifinais.

Chegando nas semifinais, o Brasil enfrentou de novo, contra a Turquia, e Ronaldo, marca aos 49' do segundo tempo, por 1 a 0, deixando a seleção mais próxima do PENTACAMPEONATO.

Foi no dia 30 de junho de 2002, 8:00AM, hora de Yokohama, no Japão, 8:00AM, hora de Brasília, Estádio Internacional, lotado, quase 70 mil pessoas pre ver a final contra a Alemanha, acordei cedo pra ver a final decisiva da Copa de 2002. A seleção não foi bem no primeiro tempo, mas no segundo tempo, Ronaldo, marcou os dois gols e a seleção brasileira conquista o PENTACAMPEÃO da Copa do Mundo de 2002.

Foi de arrepiar, quando o juiz terminou o jogo, eu e minha família vibraram e gritaram, assim como todo o brasileiro que passaram as madrugadas durante os 30 dias, torcendo pra ver a seleção conquistar o título pela 5ª vez.

O meu destaque, ainda na Copa do Mundo de 2002, é a goleada da Alemanha com a Arábia Saudita: 8 a 0. Três gols de Klose, e também os gols de Ballack, Jancker, Linke, Bierhoff e Schmeider. 'Bah', fez 8 a 0, poderia ter feito 10 gols. É impressionante!

Pois é, a seleção brasileira conquistou o PENTA, passou nas fases finais nas copas de 2006, na Alemanha, e na África do Sul, em 2010, mas não deu pra conquistar o sexto título. E quem sabe, daqui há 2 anos, em 2014, a seleção brasileira conquista o HEXA, aqui no Brasil, né?!

 ►Saiba mais 
Veja a edição do caderno de esportes, da Folha de S. Paulo no dia 1º de julho de 2002, sobre a comemoração do PENTA

E eu selecionei os vídeos sobre a conquista do PENTA na Copa do Mundo de 2002. Veja!

Veja o resumo da final da Copa do Mundo de 2002. Brasil 2x0 Alemanha.


Depois do jogo, a comemoração do PENTA! Veja!


Matéria do telejornal local 'Bom Dia Paraíba', da TV Cabo Branco, Canal 7 de João Pessoa, no dia seguinte, sobre a festa do PENTA na capital paraibana.


E a Fátima Bernardes, onde ela cobriu a Copa na Coreia e Japão, em 2002, entrevistando os jogadores PENTACAMPEÕES de ônibus! Veja em duas partes.




E você, qual foi o seu momento marcante no dia da final da Copa, em 2002, há 10 anos atrás?