domingo, 1 de março de 2015

'Cidade Maravilhosa' faz 450 anos neste domingo. Parabéns, Rio de Janeiro!


Principal cartão-postal do Rio: Cristo Redentor
Amigos, neste domingo, 1º de março, a cidade do Rio de Janeiro completa 450 anos. A 'Cidade Maravilhosa' (como é popularmente conhecida) foi mencionada oficialmente pela primeira vez quando a segunda expedição exploratória portuguesa, comandada por Gaspar lemos, chegou em Janeiro de 1502, à baía, que o navegador supôs, compreensivelmente, ser a foz de um rio, por conseguinte, dando o nome à região do Rio de Janeiro.

Mas eles levaram quase 60 anos para ocupar este lugar. Em 1560, depois de uma série de escaramuças, os portugueses expulsaram os franceses. Cinco anos depois, o capitão Estácio de Sá fundou a cidade que inicialmente foi chamada de "São Sebastião do Rio de Janeiro".

Em 1808 a família real portuguesa veio para o Rio de Janeiro, refúgio escolhido diante da ameaça de invasão napoleônica. Quando a família real voltou para Portugal e a independência do Brasil foi declarada em 1822, as minas de ouro já haviam sido exauridas e dado lugar a uma outra riqueza: o café. Foi a segunda capital do Brasil durante quase duzentos anos - entre 1763 até 1960, e atraiu mais, não só os portugueses, mas também os estrangeiros.

Com uma população 6.453.682 habitantes (segundo dados do IBGE/2014), o Rio de Janeiro é a segunda maior cidade do Brasil e representa o segundo maior PIB do país, estimado em cerca de 140 bilhões de reais (segundo dados do IBGE/2007). A capital fluminense é muito conhecida internacionalmente pelos principais cartões-postais como Jardim Botânico, Pão de Açucar e Cristo Redentor, além das praias de Copacabana, Leblon, Tijuca e Ipanema.

Apesar de ser um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país, a cidade do Rio de Janeiro sofre com a violência, onde desde o início da década de 1990,  vem conquistando espaço na imprensa nacional e internacional. A cidade apresenta índices elevados de criminalidade. Entretanto, pesquisas recentes demonstram que a violência urbana vem caindo na cidade, sobretudo nos últimos anos.

Outro problema que afeta os moradores da cidade é o transporte - em especial ao metrô. Nos últimos anos problemas nos trens da SuperVia (responsável pela administração) prejudicaram os passageiros que saem de casa para ir ao trabalho. Até agora - desde o final da década de 90, nenhum trem da empresa foi trocado ou reformado - já que aqueles usam há mais de 40 ou 50 anos, e por isso, os passageiros usam trens com lotação e até com portões abertos durante o percurso. O que levaram várias multas de até R$ 5,2 mi entre 2009 e 2013. A diretoria da Supervia disse que o problema será resolvido até 2016, onde a frota será 100% renovada e com capacidade para 1 milhão de passageiros por dia.

Apesar dos problemas, o Rio de Janeiro é a maior rota do turismo internacional no Brasil e principal destino turístico na América Latina e em todo Hemisfério Sul. A cidade herdou de seu passado uma forte vocação cultural. Entre os principais eventos, destacam-se o Carnaval, o Festival Internacional de Cinema, a Bienal do Livro e o Anima Mundi, sem falar da tradicional festa do réveillon em Copacabana. Várias personalidades nasceram ou passaram pela cidade como Maysa, Nara Leão, Vinicius de Moraes e Tom Jobim.

E é com o Tom Jobim que deixo um vídeo da canção 'Samba do Avião' em homenagem ao quadricentenário e meio aniversário da 'Cidade Maravilhosa'. Parabéns a cidade e aos moradores, que será sede dos Jogos Olímpicos no ano que vem!



Fonte: Site da Prefeitura do Rio de Janeiro, Wikipédia e G1
...