domingo, 16 de fevereiro de 2014

Mudanças de canais nas parabólicas analógicas são uma coisa de maluco!


Meus amigos, quem usa o sinal analógico da antena parabólica, deve ter percebido as mudanças, tanto nos últimos dias, quanto nos últimos meses. Atualmente, são 33 canais do satélite StarOne C2, antiga BrasilSat B2. Além de 10 canais de áudio, totalizando 43 canais analógico.

Desde sábado, dia 1º, dois canais trocaram o sinal. A começar pela Record News que saiu do ar, mas continua no StarOne C2, agora pelo sinal digital do satélite. A frequência é 3715 MHz, com Symbol Rate de 5000 e a polarização é Vertical. No lugar da Record News, entrou no ar a Rede Família, que é do mesmo grupo da Rede Record. Antes da migração, houve uma transição que começou às 21h, colocando o sinal da Record e ficou em dois canais no StarOne C2 analógico. Com isso, a Record passou a ser exibida em duas frequências, na sua normal e na da 'extinta' Record News. Três horas depois, a meia noite, a Rede Família de Televisão iniciou as transmissões nas parabólicas analógicas. Com sede em Limeira, interior de São Paulo, a emissora opera na frequência de 1000 MHz e a polarização é Vertical. A frequência era ocupada pela Record News, que lançou no final de setembro de 2007, quando substituiu a Rede Mulher. A programação da Rede Família é voltada para a família com jornalismo, esporte e entretenimento, além dos programas repetidos da Record e da Record News e programas da IURD.

Outro canal é a BRZ, que não mudou de sinal, e sim, saiu de extinção. No mesmo dia, 1º, a emissora do Grupo Abril passou a transmitir a programação da Ideal TV (do mesmo grupo), pela frequencia 1140 MHz na Banda L e 4010 MHz na Banda C, e a polarização é Horizontal. Como eu falei na seção #DESTAQUESDE2012 neste blog, o canal BRZ foi ao ar nas parabólicas no dia 1º de abril de 2012 no lugar da MTV Brasil, deixando os fãs do canal na parabólica surpresos, decepicionados e revoltados e foi parar nas redes sociais. Por outro lado, o canal Ideal TV foi ao ar em 1º de outubro do ano passado, no lugar da MTV Brasil, que saiu do Grupo Abril e voltou pela VIACOM. A programação do canal Ideal TV, é composta por programas de gestão de carreiras, gestão de negócios e bem viver. No início, principalmente durante os intervalos, acredite, exibem, um 'slide' de notícias que é muito parecido por onde anda em estabelecimentos comerciais como shoppings, elevadores, entre outros. Ou seja, no Ideal TV, a programação se repete, repete, repete... e nos intervalos, exibem um 'slide' de atualidades no formato de 'sala de espera'... Que coisa. Dois meses depois, o Grupo Abril anunciou por comunicado em 18 de dezembro, a venda da Abril Radiodifusão, que transmite a Ideal TV, para o Grupo Spring, que edita a edição brasileira da revista Rolling Stone. Os valores da transação não foram divulgados, mas segundo fontes ouvidas pelo jornal Folha de S. Paulo, a venda foi fechada em cerca de R$ 350 milhões e foi realizada pelo banco americano JP Morgan. A venda ainda terá que ser aprovada pelo Ministério das Comunicações e pelo CADE.

E as mudanças na parabólica analógica não param por aí. Desde o início de outubro, a CNT, Central Nacional de Televisão, transmite o sinal via satélite. Mas tem um 'pero' ('Porém' em espanhol)... Desde o dia 1º do mesmo mês, fevereiro, o canal AgroBrasil TV, programação voltada para o agronegócio, ocupa a programação da CNT entre 40% e 60%. Ou seja, vai ser difícil um sujeito mudar de canal e perceber onde está passando, ou a CNT ou a AgroBrasil TV... Vai ser uma confusão...

E na madrugada do dia 1º de dezembro de 2013, a RedeTV! mudou de frequência e dividiram o sinal com a Igreja Mundial do Poder de Deus, de Valdemiro Santiago, a TV IMPD. A frequência da RedeTV! é de 1360 MHz em Banda L e 3790 MHz na Banda C, e a polarização é vertical.


Para quem usa o StarOne C2 digital, nada muda para os 34 canais de TV, além dos 33 canais analógicos, 16 canais de alta definição e 26 canais de áudios, totalizando 109 canais do sinal digital do satélite StarOne C2.

Um canal (quase) evangélico no lugar do canal de notícias, um canal musical que saiu do ar e colocou um canal sem gênero, uma programação voltada para o agronegócio na programação da generalista CNT... Essas mudanças na StarOne C2 analógico são uma coisa de maluco mesmo, né?!

Fonte: Portal BSD, TV Foco, Meio&Mensagem e Wikipedia