terça-feira, 23 de dezembro de 2014

#DESTAQUESDE2014 // #08 :: Agosto



O meu blog #PorDentroDasNotícias traz durante duas semanas uma série especial sobre os fatos e imagens que marcaram em 2014, selecionados por mim. E hoje, na oitava parte da série, vamos aos destaques de agosto.

Começamos com mais uma tragédia aérea. E foi durante o período eleitoral, no 39º dia. Quarta-feira, dia 13, às 8:00 da manhã, o candidato a presidente pelo PSB, Eduardo Campos, saiu do Rio de Janeiro - onde deu entrevista no dia anterior ao Jornal Nacional, da Globo, em direção à Baixada Santista, onde cumprirá agenda. Antes das 10h, o aeronave chegou ao local. O tempo era chuvoso, quando o avião pousava na Base Aérea de Guarujá, mas saiu porque não teve visibilidade. Ele arremete mas às 10:03 da manhã, o avião caiu na zona urbana da cidade vizinha, Santos, matando sete pessoas e dez sobreviventes. Treze imóveis foram danificados pela aeronave. As imagens da câmera de monitoramento do stand de um empreendimento imobiliário que fica a 500 metros do local, registraram o momento do acidente. Morreram o candidato Eduardo Campos, e mais seis pessoas: os jornalistas Carlos Percol (acessor da campanha), Marcelo Lyra (cinegrafista), Alexandre Severo (fotógrafo - muito conhecido na imprensa pernambucana), o advogado e acessor Pedro Valadares Neto, e os pilotos Geraldo da cunha e Marcos Martins - que não tinha qualquer controle do avião no momento do acidente, segundo os especialistas. A notícia do acidente aconteceu horas depois, quando muita gente estava almoçando. E horas depois, virou repercussão internacional. Enquanto isso, os outros candidatos a vários cargos - de presidente a deputado, cancelaram a agenda. A presidente e candidata a reeleição, Dilma Rousseff, lamentou a morte do político.

Eduardo Campos antes da entrevista ao Jornal Nacional,
no dia 12, um dia antes do trágico acidente.
Formado em Economia na Universidade Federal de Pernambuco, Eduardo Henrique Accioly Campos entrou na política em 1988, como chefe de gabinete do governador de Pernambuco Miguel Arraes. Foi eleito deputado estadual em 1990 e em 1992, se candidatou à Prefeitura do Recife, mas não se elegeu. Em 1994, foi eleito deputado federal, mas em 1995, pediu licença do cargo para integrar ao governo de Miguel Arraes como Secretários de Governo e da Fazenda. Foi reeleito deputado federal em 1998 e 2002. Em 2004, ele assumiu o Ministério da Ciência e Tecnologia, onde trabalhou pela aprovação da lei que autoriza pesquisas com células-tronco embrionárias. Em 2005, assumiu a presidência nacional do PSB e em 2006, foi eleito governador de Pernambuco no segundo turno com Mendonça Filho. Foi reeleito quatro anos depois, em 2010, com 83% dos votos válidos. Foram um dos governadores mais bem avaliados do Brasil com 87% de aprovação. Ele renunciou o cargo em abril deste ano para concorrer à campanha presidencial. Mas foi interrompido por um trágico acidente. Um dia antes, o presidenciável concedeu entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo. Eduardo Campos deixa a mulher, Renata, e cinco filhos, o último nasceu em janeiro deste ano, o caçula Miguel. que tem Sindrome de Down. Por coincidência, Eduardo Campos morreu na mesma data: 13 de agosto, dia em que há nove anos, em 13 de agosto de 2005, morria o seu avô e ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes.

A notícia entristeceu em especial ao estado de Pernambuco. O estado ficou de luto por quase uma semana. No Palácio do Campo das Princesas, pessoas colocando flores na entrada para homenagear o ex-governador. Em frente ao Palácio do Governo, muita gente aguardava o velório de Eduardo Campos. Enquanto isso, muitas investigações. Em Brasília, a caixa-preta da aeronave foi analisada pela FAB, no dia 15, mas não teve gravações na hora do acidente. A aeronave que matou sete pessoas se chama Citation 560XL - prefixo PR-AFA. Segundo especialistas, vários problemas técnicos aconteceram na aeronave, como em junho, o mesmo avião precisou de manutenção de uma pane no Norte do Paraná, e não pôde fazer uma viagem programada. Os corpos de Eduardo Campos e mais seis pessoas foram liberados no dia 16, e seguiram em suas cidades de origem. No Recife, os corpos chegaram às 23h07 na Base Aérea do Recife, onde os corpos de Eduardo Campos, Alexandre Severo e Carlos Percol seguiram para o Palácio do Campo das Princesas por caminhões de bombeiros, onde por onde passa, milhares de pessoas assistiram em várias ruas da capital pernambucana para se despedir o ex-governador com demonstrações de carinho. O cortejo chegou ao fim no Palácio Campo das Princesas, às 2:00 da madrugada de domingo, onde os corpos do ex-governador, assessor de campanha e repórter fotográfico foram velados.

Amanheceu no Recife no dia 17, o velório continuava, e as ruas do Centro da cidade ao entorno do palácio foram interditadas. E não foi muita gente de Recife e Região Metropolitana foram se despedir do ex-governador. Muitas pessoas de várias cidades de Pernambuco e de estados vizinhos também prestigiaram o velório. A fila para chegar perto do caixão deu voltas pelo centro da cidade até chegar à Rua da Aurora. Era às 10:00 da manhã quando teve a Missa Campal. Estiveram presentes autoridades, o presidenciável Aécio Neves, e a presidenta e candidata a reeleição, Dilma Rousseff, que recebeu vaias e aplausos ao mesmo tempo. Além do ex-presidente e amigo Lula. Até o ex-jogador e candidato ao senado pelo Rio de Janeiro, Romário, também deram condolências à família. Mas duas imagens que me chamou atenção durante o velório. A viúva Renata Campos quebrou o protocolo e recebeu solidariedade das pessoas por onde passa o velório. E a foto tirada do fotógrafo Paulo Whitaker, registrou o menino José Henrique, de nove anos, sendo abraçado o caixão do seu pai. Enquanto o corpo de Eduardo continua velado, outros dois caixões foram para os cemitérios de origem. A primeira é do jornalista e acessor de campanha, Carlos Percol, que foi enterrado no Cemitério de Santo Amaro. Numa cerimônia emocionante, a viúva de Percol, Cecília Ramos, encontrou uma aliança do marido e usou em corrente no pescoço. Na hora do enterro, ela disse que o acidente destruiu tudo, menos a aliança, símbolo do amor deles que durou apenas quatro meses. Depois, o corpo do fotógrafo Alexandre Severo, foi cremado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista (na Região Metropolitana), onde no mesmo local, foi enterrado o jornalista Marcelo Lyra - que tinha 36 anos e deixou dois filhos. No mesmo dia, foram enterrados os pilotos Marcos Martins (em Maringá, PR), o co-piloto Geraldo Magella da Cunha (em Governador Valadares, MG), e o ex-deputado federal Pedro Valadares Neto (em Aracaju, SE).

No Recife, passava das três da tarde, quando o velório está prestes a chegar ao fim. Antes do enterro, teve homenagens de artistas e intelectuais que foram se despedir do ex-governador, que foi um reconhecimento ao trabalho dele e incentivou a cultura em Pernambuco. Uma despedida com música na voz de artistas pernambucanos como Alceu Valença. Durante o velório, Grupos Culturais, como Maracatu e Bonecos de Olinda, desfilaram suas homenagens. Por volta das 16:30 da tarde, o caixão de Eduardo Campos deixou o velório no Palácio Campo das Princesas em direção ao Cemitério de Santo Amaro. Ao som do hino do estado de Pernambuco e de jingles da campanha - inclusive antigos, o caixão coberto com a bandeira do Brasil foi carregado pelos parentes e amigos mais próximos. O percurso tinha dois quilômetros e muita gente nas ruas fizeram manifestações de carinho. Passava das 18:00 da tarde quando o cortejo chegou ao Cemitério, onde muita gente aguardava o caixão. Ele foi enterrado às 18:38 da tarde sob despedida e muita emoção da família e gritos de "Eduardo, Guerreiro, do povo brasileiro". Eduardo Campos foi enterrado ao lado do avô, Miguel Arraes. 160 mil pessoas prestigiaram antes, durante e depois do funeral do ex-governador.

Um dia depois do funeral e cinco dias depois da morte de Eduardo Campos, a viúva Renata Campos se reuniu com a militância do PSB no Recife. Ao lado dos filhos, ela leu um discurso esctira no smartphone e deu um recado político aos militantes e diz que vai fazer campanha 'por dois'. A morte deixou os rumos na campanha eleitoral. No dia 19, começou o horário eleitoral no rádio e na televisão. Os principais candidatos à presidência homenagearam o ex-governador. No dia 20, o PSB anunciou a chapa de Marina Silva, como candidata a presidência, e Beto Albuquerque, que concorria ao Senado no Rio Grande do Sul, como candidato a vice. Muita gente disse que a viúva de Eduardo seria candidata a vice, mas não aconteceu. Apesar disso, teve uma baixa, Carlos Siqueira, secretário do partido, deixou coordenação da campanha e mandou um recado para Marina 'que vai mandar na Rede dela', referindo-se ao grupo político da presidenciável, a Rede Sustentabilidade. Tentando evitar polêmicas com a cúpula do PSB, Marina disse que a divergência era motivada por um "mal entendido". É...

E mais casos aéreos ocorreram no mês de agosto, mesmo depois do trágico acidente do voo MH17 da Malaysia Airlines que caiu na fronteira de Ucrânia com a Russia em julho. No dia 3, uma aeronave com quatro pessoas e a paciente Maria de Jesus Cruz e Silva, de 87 anos, ia até Teresina, quando caiu em cima da residência em Balsas, no sul do Maranhão. Ninguém sobreviveu dentro da aeronave e na casa da família onde o avião caiu, ninguém ficou ferido. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, o monomotor Embraer-720C, de prefixo PTWPH estava irregular, com certificado de aeronavegabilidade cancelado e a inspeção anual de manutenção estava vencida. Os dois documentos são essenciais para que aeronaves estejam regularmente em operação no território nacional. No dia 10, um avião caiu nas proximidades do aeroporto de Mehrabad, ao sul de Teerã, no Irã, pouco após a decolagem. Segundo informações da agência de notícias iraniana IRNA, pelo menos 48 pessoas morreram. 

E mais dois casos no dia 30. Primeiro foi no Sul da Argélia, onde um avião ucraniano caiu na madrugada no Saara argelino, perto do aeroporto de Tamanraset, e todos os seus passageiros morreram. Segundo o ministério dos Transportes argelino, sete pessoas estavam a bordo deste avião de carga, um Antonov 12 que saiu de Glasgow (Escócia) e transportava material petrolífero à Guiné Equatorial. Na tarde do mesmo dia, um avião monomotor modelo Cessna 177 caiu e atingiu uma casa na Rua Nicarágua, em Curitiba, nas proximidades do Aeroporto do Bacacheri. Segundo a Infraero, A aeronave tinha acabado de decolar do aeroporto e seguia para Londrina, no norte do estado do Paraná. Após a queda, o avião explodiu. Seis pessoas que estavam a bordo morreram. O Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos descobriu que a causa do acidente foi a falha no motor. Ainda no estado do Paraná, só que um dia depois, um helicóptero caiu numa área rural de Candói. Ninguém morreu e cinco pessoas ficaram feridas.

Mas teve um outro caso aéreo que, por pouco, não foi grave. No dia 23, um avião comercial que transportava o cantor Saulo Fernandes e músicos da banda de Ivete Sangalo colidiu com pássaro e precisou passar por manutenção após pousar no aeroporto internacional de Belém. De acordo com a assessoria da Infraero, o comandante do voo, que partiu de Manaus em direção à capital paraense, solicitou pouso especial, infraestrutura disponibilizada pela administradora do aeroporto em caso de necessidade, mas a aeronave pousou sem problemas e seguiu para Guarulhos, em São Paulo. Por sorte, ninguém ficou ferido.

E não choveu em agosto no estado de São Paulo, principalmente nas reservas Cantareira e Alto Tietê. A crise hídrica é resultado da maior estiagem dos últimos 84 anos. A Sabesp descartava o risco de racionamento e o Governo de São Paulo tentava alternativas para minimizar a perda de água no Sistema Cantareira desde abril. Em São Caetano do Sul, na região ABC Paulista, os moradores, comércios e indústrias que economizarem água na cidade, poderiam participar de um sorteio de carros e televisores. Segundo o Departamento de Água e Esgoto - responsável pela campanha, 100% da água distribuída na cidade são comprados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Até o fim do mês, o nível do Sistema Cantareira caiu para 12% e do Alto Tietê, para quase 17%. A Sabesp liberou a obra de captação da segunda cota da reserva técnica do Sistema Cantareira, conhecido como volume morto, mas não deu os detalhes.

Enquanto a situação do Sistema Cantareira é grave na Grande São Paulo, no interior do estado, a situação é mais grave ainda. Em Itu, a represa do Itaim, um dos principais reservatórios na cidade, atingiu no dia 8, o nível mais baixo: 3% da capacidade da produção. A cidade de Itu enfrenta o racionamento desde fevereiro deste ano, e a população da cidade impede o uso do Rio Tietê para amenizar a água. Com a demora de uma obra emergencial para captar água de outros mananciais em Itu, aumentava o drama dos moradores da cidade, que no final do mês, teve protestos. Os cidadãos da cidade reclamam que as medidas emergenciais por parte da prefeitura para amenizar os problemas de falta de água não estão funcionando em todos os bairros. Apesar do anúncio da compra de dois milhões de litros de água por dia, parte da população passou o último fim de semana com as torneiras secas. A falta d'água em Itu e região mudou a rotina da população e causou prejuízos na cidade.

Ainda falando sobre água, mas mudando de assunto, uma brincadeira virou hit da Internet em agosto. O desafio do balde de gelo mobilizou mais de 28 milhões de usuários de várias redes sociais. O número foi coletado entre 1º de junho e 17 de agosto e inclui postagens, comentários e curtidas. Também foram registrados mais de 2,4 milhões de vídeos compartilhados nesse período. Chamada de #ALSIceBucketChallenge, a campanha visa chamar atenção para a esclerose lateral amiotrófica (ELA), mal degenerativo também conhecido como doença de Lou Gehrig. Várias pessoas, entre famosos e anônimos, foram desafiadas a fazer uma doação de US$ 100 à "ALS Association" ou jogar um balde de água gelada na cabeça, mas grande parte das pessoas fazem os dois. A associação norte-americana financia pesquisas para encontrar a cura da doença e serviços para paciente. Caso a pessoa tope participar da brincadeira, pode desafiar outras três a fazer o mesmo em até 24 horas. De acordo com a ALS, o desafio do balde de gelo arrecadou US$ 15,6 milhões em doações entre 29 de julho a 18 de agosto. Em 2013, no mesmo período, a instituição conseguiu US$ 1,8 milhão mesmo realizando a brincadeira. Mas a brincadeira acabou trágica nos Estados Unidos. Na cidade de Campbellsville, no estado de Kentucky, quatro bombeiros receberam choque após jogarem água sobre estudantes. Um dos bombeiros feridos no acidente morreu em setembro. A seguir, vamos mostrar alguns momentos das pessoas que desafiaram o balde de gelo.










O mês de agosto foi de vários contrastes do clima nesse inverno. No Rio de Janeiro, os termômetros marcaram sensação térmica de até 36ºC, às 14h30 do dia 4. Apesar do dia quente, a noite foi de chuva e com queda de temperatura. Em Vitória, um fato curioso que chamou a atenção da cidade. Uma frente fria formava uma nuvem gigante e assustou os moradores. De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, o arco de nuvens é popularmente conhecido como "nuvem rolo" e acompanha normalmente frentes frias ou tempestades. As rajadas de vento chegaram a 84 km/h na capital do Espírito Santo. Uma nuvem gigantesca que até um avião que vinha de Confins, em Belo Horizonte, precisou arremeter por causa da baixa visibilidade, como informou a Infraero. Nesse caso, ninguém ficou ferido. O forte vento deixou prejuízos em vários pontos da região de Vitória.

Na Serra do Rio Grande do Sul teve frio, baixas temperaturas e poucos terremotos em pleno inverno brasileiro. No dia 4, um tremor de 3,6 pontos na escala richter assustou os moradores de Gramado e região. A situação foi tensa que os bombeiros de Gramado afirmaram ao portal G1 RS, que receberam de 30 a 50 ligações de moradores para relatar os tremores de terra. De acordo com o Observatório da USP, essa é a primeira vez que o fenômeno acontece em Gramado. O centro do abalo sísimico, que provocou os tremores de terra na cidade, foi na Cordilheira dos Andes, que se estende da Venezuela até a Patagônia, atravessando todo continente Sul-Americano. E não foi a primeira vez que aconteceu um tremor na Serra Gaúcha. No final de junho, um tremor de 3,6 na escala richter foi registrado em Caxias do Sul. Ainda bem que em dois casos, ninguém ficou ferido e não houve abalos estruturais em Gramado e região.

No Recife, os ônibus pararam. Houve três paralisações no final de agosto, causando vários transtornos aos passageiros da capital pernambucana e da Região Metropolitana. O movimento é um ato para pressionar o Tribunal Superior do Trabalho a julgar o dissídio dos rodoviários e manter a decisão tomada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, que garantia 10% de aumento salarial, além de um reajuste superior do tíquete de alimentação. O Grande Recife Consórcio e Transporte atende, diariamente, cerca de 2 milhões de passageiros. A paralisação cancelou às aulas na Universidade Católica de Pernambuco. No Terminal de Macaxeira, um ônibus foi incendiado durante um protesto. Na rodovia PE-15, em Olinda, mais de 10 ônibus ficaram parados e pneus furados no viaduto. O sistema de transportes conta com 18 terminais integrados na Região Metropolitana do Recife, funcionando com uma frota 3 mil ônibus divididos em 394 linhas. Por dia, são atendidos uma média de 2 milhões de passageiros.

E teve outros três casos de terremotos em agosto. O mais grave aconteceu na China, no dia 4. Um tremor de magnitude 6,1 atingiu o sudoeste do país e atingiu milhares de construções e escolas. Quase 400 pessoas morreram. O epicentro do terremoto foi na cidade de Longtoushan, no distrito montanhoso de Ludian. No Equador, o terremoto de magnitude 5,1 atingiu no dia 13, as proximidades de Quito, e mais de quarenta tremores secundários abalaram a cidade. Quatro pessoas morreram. E na Islândia, dois terremotos abalaram o vulcão Bardarbunga, na parte central da ilha na noite do dia 24. A Met Office informou em um comunicado que um tremor de magnitude de 5,3 da escala Richter a 5 quilômetros de profundidade tinha ocorrido após a meia noite, enquanto outro, com uma magnitude de cerca de 5, tinha ocorrido cerca de cinco horas depois. Sem sinal de atividades vulcânicas, nível de risco de vulcão diminuiu.

Um fato inusitado aconteceu no oeste do Paraná. Uma criança foi atacada por um tigre no zoológico de Cascavel. O caso foi no dia 30 de julho, mas só repercutiu em agosto. O garoto invadiu a área de segurança com o pai, próximo à grade do animal - o que é proibido em alguns parques zoobotânicos pelo Brasil e exterior. Ele foi mordido no braço quando tentava alimentar o felino. Imagens feitas por visitantes mostram o garoto alimentando um leão antes do acidente com o tigre. O pai do garoto diz que a primeira coisa que seu filho falou depois do acidente foi um pedido para que ele não matasse o tigre, e explicou de onde veio o osso de galinha que seu filho ofereceu ao leão, pouco antes de ser mordido pelo tigre: "A gente tinha almoçado em um restaurante pouco antes e eles têm o hábito de pegar os ossos para os cachorros. Almoça e leva os ossos para dar para os cachorros". O garoto teve o braço direito amputado, e foi internado no Hospital Universitário de Cascavel, onde ficou por uma semana, recebendo alta no dia 6. Vrajamany Fernandes Rocha, de 11 anos, mora em São Paulo com os pais, e viajou com o pai, onde foram visitar o irmão caçula, por parte de pai, no Paraná. Em entrevista concedida para o Fantástico, no dia 10, o garoto falou sobre a falta de estrutura no Zoológico de Cascavel, e contou que o pai não teve culpa. Em Setembro, um empresário de Sorocaba, interior de São Paulo, doou uma prótese para menino, que varia de R$ 15 mil a R$ 20 mil. O empresário é o mesmo que forneceu uma prótese para o limpador de vidros David Santos de Souza, de 21 anos, que teve o braço direito amputado depois de ser atropelado na Avenida Paulista, em março do ano passado.  Nelson Nolé conta que 30% do que produz é doado. 

Outro principal destaque do mês é a epidemia do vírus Ebola, que começou em julho e se espalhou em agosto nos três países do continente africano: Libéria, Serra Leoa, Guiné e Nigéria. Até o final do mês, o balanço da OMS apontou que 1.552 pessoas já morreram em decorrência da epidemia de Ebola em quatro países africanos, de um total de 3.069 casos conhecidos. A epidemia deixou a África e o planeta em Alerta, como fechamento de fronteiras aos países mais afetados pela doença e fechou escolas. A Organização Mundial da Sáude declarou a epidemia no oeste da África como uma emergência pública sanitária internacional.



Em agosto, três pessoas estrangeiras que cuidaram da doençaforam socorridos nos EUA e da Espanha. Nos Estados Unidos. o médico Kent Brantly, de 33 anos, e da missionária Nancy Writebol, de 59, foram trazidos da Libéria no início do mês e foram tratados em uma unidade de isolamento do hospital em Atlanta. No dia 21, os dois receberam alta após quase três semanas de tratamento e experimentaram uma droga benigna para tratar ebola chamada ZMapp, produzida por uma pequena empresa californiana, para combater a doença mortal. A Europa recebeu um primeiro doente com ebola repatriado, um missionário espanhol contaminado na Libéria, onde fez um tratamento com o medicamento experimental ZMapp, mas não resistiu e morreu no hospital de Madrid. Na Alemanha, um especialista senegalês da Organização Mundial da Saúde infectado pelo vírus foi internado em um hospital de Hamburg, no norte alemão. O vírus Ebola se dissemina pelo contato com fluidos corporais de uma pessoa infectada, o que deixa particularmente vulneráveis a contrair a doença profissionais de saúde e familiares. Keiji Fukuda, vice-diretor-geral da OMS encarregado da epidemia, explicou que as pessoas atingidas precisam ficar 30 dias em quarentena porque o tempo de incubação do vírus é de 21 dias. Um especialista afirmou que a epidemia do ebola aumentaria nos próximos meses.

Um crime que chocou os Estados Unidos em agosto. No dia 9, o jovem negro foi morto por um policial branco na cidade de Ferguson, no estado de Missouri. Michael Brown, de 18 anos, foi baleado aparentemente sem reagir pelo policial identificado como Darren Wilson. A morte gerou uma violenta onda de manifestações em Ferguson - gerando protestos e distúrbios, especialmente por que Wilson, um policial branco, atirou ao menos seis vezes no jovem negro de 18 anos que, segundo testemunhas, estaria desarmado. Quase 70% da população de Ferguson é negra, mas as autoridades políticas e policiais são majoritariamente brancas. A polícia alega que Brown tentou retirar a arma do agente no momento dos tiros. Mas testemunhas afirmam que quando recebeu os tiros, o jovem estava com as mãos para o alto, sem opor nenhuma resistência. De acordo com a polícia, Brown teria participado de um assalto a uma loja de bebidas pouco antes de ser baleado. A autópsia feita pelo condado de St. Louis revelou que Brown recebeu de seis a oito tiros. Dez dias depois, no dia 19, um jovem negro de 23 anos foi morto por dois policiais em Saint Louis. Segundo autoridades, ele estava armado com uma faca. 

A onda de protestos durou até o fim de agosto e retornou no final de novembro, onde ocorreram novos distúrbios após o anúncio do abandono das acusações contra o policial. Manifestantes queimaram edifícios, saquearam lojas e atiraram contra a polícia. Tropas de choque, FBI, Swat e a Guarda Nacional foram para as ruas. Tumultos foram controlados com gás lacrimogêneo. O júri de St. Louis concluiu que Darren Wilson não será acusado, ou seja, está fora do julgamento. Ele não será processado porque o júri concluiu que não há provas suficientes para processá-lo, como anunciou o promotor da comarca, Robert McCulloch. O policial branco que matou um jovem negro afirmou que tem "a consciência limpa" e voltará a agir da mesma maneira. Consiência limpa o quê, 'cara pálida'? Além da cidade de Ferguson, outros protestos pacíficos se estendem por New York City, Chicago, Los Angeles, Washington D.C., Seattle e outras grandes cidades de 30 estados do país.

E no Oriente Médio, o conflito entre Israel e Hamas continuava. No dia 1º, o Excército de Israel anunciou o fim do cessar-fogo que duraria três dias. O fim do cessar-fogo foi motivado, segundo o Exército israelense, pelo sequestro de um de seus soldados durante uma operação em túneis da fronteira entre a Faixa de Gaza e Israel. Os Estados Unidos acusaram o Hamas de cometer uma barbárie ao violar o cessar-fogo. No dia 3, outro cessar-fogo que durou sete horas nos ataques na maior parte da Faixa de Gaza. O objetivo da trégua é facilitar a entrada de ajuda humanitária e deixar que palestinos retornem às suas casas. Em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, pelo menos 40 pessoas morreram em bombardeios atribuídos a forças israelenses. Dez mortes ocorreram em uma escola da agência da ONU para os refugiados palestinos, que servia de abrigo para mais de 3 mil palestinos que deixaram suas casas durante os combates com Israel. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que é um “ultraje moral e um ato criminoso". Durante o mês, o Egito pediu novas negociações de cessar-fogo. Os conflitos eram tensos que adiaram às partidas o campeonato israelense de futebol, e o secretário-feral da ONU, Ban Ki-moon, se diz decepcionado com o fim da trégua na Faixa de Gaza. Após sete semanas de Conflito, Israel e os extremistas do Hamas adotaram um cessar-fogo na Faixa de Gaza com prazo indeterminado, que começou às 13h do dia 26. Iniciado em 8 de julho, o conflito entre Israel e os grupos armados palestinos na Faixa de Gaza, que iniciou em 8 de julho, fez 2.139 mortos do lado palestino e 69 entre os israelenses. E não é a primeira vez que isso acontece: os conflitos com Israel e Hamas duram há mais de 60 anos.

Na Espanha, uma greve de garis da cidade de Lugo, chegou ao fim depois de quase dois meses. A paralisação começou no início de junho, e reividicaram acordo coletivo que renova os direitos sociais e de trabalho dos trabalhadores e anula a destituição dos onze membros do comitê de greve. 135 garis aprovaram por unanimidade a favor do projeto de acordo. Durante quase sessenta dias, as ruas da cidade de Lugo, que fica na provincia de Galícia, no noroeste espanhol, ficou tomada de lixo. De acordo com as fontes da empresa responsável pela limpeza, calcuaram que foram recolhidos 165 toneladas de resíduos. Calculado que por causa de serviços mínimos, 90% dos resíduos na cidade era coberto, em especial em recipientes e material orgânico.

O dia 15 foi histórico para os portos e embarcações do Planeta. Há 100 anos, no dia 15 de agosto de 1914, foi inaugurado o Canal do Panamá, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico. Com 77,1 km de extensão, o canal é uma travessia chave para o comércio marítimo internacional. Todo ano, passam cerca de mil navios. Até 2008, mais de 815 mil embarcações tinham passado pelo canal; os maiores navios que podem transitar do canal hoje são chamados de Panamax - que limita o tamanho dos navios. A Sociedade Americana de Engenheiros Civis classificou o Canal do Panamá como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Atualmente, o Canal do Panamá está em obras de ampliação, que pode recolocá-lo no centro de imenso fluxo comercial. A ampliação seria inaugurada este ano, mas sofreu atrasos e foi adiada para o final de 2015. O país tem 3,5 milhões de habitantes e a maior cidade é a capital, Cidade do Panamá.

Lembram do médico Roger Abdelmassih? Aquele 'tarado' que estuprou quase 60 mulheres dentro de uma clinica na área nobre de São Paulo? Pois ele foi encontrado pela Polícia Federal no dia 19, no Paraguai, por agentes ligados à Secretaria Nacional de Antidrogas do governo paraguaio com apoio da Polícia Federal brasileira. As denúncias contra o médico começaram em 2008. Abdelmassih foi indiciado em junho de 2009 por estupro e atentado violento ao pudor. Em 2010, foi condenado a 278 anos de reclusão. Foram considerados 48 ataques a 37 vítimas entre 1995 e 2008. O médico 'tarado' não foi preso logo após ter sido condenado porque um habeas corpus do Superior Tribunal de Justiça dava a ele o direito de responder em liberdade. Resultado: ele saiu do Brasil e foi morar no Paraguai, onde desde 2011, vivia ilegalmente no país, não trabalhava e morava com a mulher em uma residência de luxo de Assunción, capital do país vizinho. Nas redes sociais, as vítimas celebraram a prisão e que a justiça foi feita.

No #ESPORTE, destaque para a Taça Libertadores da América, que este ano não teve nenhum clube brasileiro a conquistar o título. No dia 13, o campeão foi argentino, só que desta vez foi o San Lorenzo. O time do Papa Francisco fez uma fantástica campanha na competição desse ano e conquistou o título pela primeira vez, classificando para o Mundial de Clubes da FIFA no Marrocos. Este ano, seis clubes brasileiros participaram da competição e nenhum chegou a fase final: Atlético-PR (eliminado na Primeira Fase), Botafogo (eliminado na Primeira Fase), Flamengo (eliminado na Primeira Fase), Grêmio (eliminado na oitavas-de-final), Atlético-MG (eliminado na oitavas-de-final) e Cruzeiro (eliminado na quartas-de-final). 

O Ibope realizou a pesquisa sobre o ranking das maiores torcidas do Brasil. A pesquisa foi encomendado pelo jornal esportivo Lance! e divulgado no dia 27, na edição impressa do periódico. De acordo com a pesquisa, o Flamengo é a maior torcida do Brasil, com 32,5 milhões de torcedores (16,2%). O Corinthians ficou em segundo com 27,3 milhões de torcedores (13,6%). Os números mostram o aumento dos torcedores do clube paulista e a queda do clube carioca, mesmo liderando. O São Paulo F.C. ficou em terceiro com 13,6 milhões (6,8%), mas teve queda de quase 2 pontos percentuais. O ranking LANCE!/Ibope das maiores torcidas do país ganha relevância por sua abrangência. Além de ser realizada em todos os estados brasileiros, foram entrevistados mais de sete mil pessoas para o levantamento. A pesquisa é semelhante a das pesquisas eleitorais de abrangência nacional, que são realizadas com cerca de três mil pessoas. A margem de erro deste levantamento é de 1 ponto percentual para mais ou para menos. E a quinta vez que divulga a pesquisa, que já foi publicada quatro vezes em 1998, 2001, 2004 e 2010.

Na Espanha, o Real Murcia foi rebaixado para terceira divisão do Campeonato Espanhol. Motivo: por excesso de dívidas e falta de garantias financeiras. A decisão foi tomada pela Liga de Futebol Profissional, no dia 7, que tentou apontar soluções para a diretoria do clube, mas esta não conseguiu apresentar os requerimentos mínimos necessários para a disputa da segunda divisão. A vaga será herdada pelo Club Deportivo Mirandés. Do lado de fora, centenas torcedores do clube protestaram intensamente, gritaram que "a Liga é uma Máfia", acenderam sinalizadores e exibiram cartazes. Alguns não esconderam a tristeza e foram às lágrimas. O clube ainda recebeu uma multa de € 180,3 mil (R$ 547,8 milhões). 

Mais um caso de racismo este ano. Desta vez foi o meu time. Uma torcedora fez um ato ofensas racistas para o goleiro do time visitante, durante a partida Grêmio e Santos, no dia 28, na Arena do Grêmio, pelas oitavas-de-final da Copado Brasil. O incidente ocorreu aos 42 minutos do segundo tempo, quando o goleiro Aranha reclamou com o árbitro Wilton Pereira Sampaio, alegando ter sido vítima de xingamentos por parte da torcida. O juiz mandou a partida seguir, mesmo sendo alertado por jogadores do Santos dos incidentes que ocorriam fora de campo. A partida terminou em 2 a 0 para o time paulista. As câmeras durante a transmissão ao vivo não foram registradas no momento, mas o canal de TV paga ESPN Brasil registrou o flagrante, e a autora que chamou de 'macaco' é Patrícia Moreira, que no dia seguinte, foi afastada do trabalho no Centro Médico e Odontológico da Brigada Militar, onde era funcionária de uma empresa terceirizada. Diante da repercussão, Patrícia evitou dormir em casa nos últimos dias e se refugiou em residências de parentes e amigos para evitar retaliação. Na primeira aparição após o caso, ela concedeu entrevista coletiva à imprensa no dia 5 de setembro, e muito abatida, pediu desculpas ao jogador por ter ofendido a funcionária. No dia seguinte, Aranha perdoou, e diz que ela 'vai ter que pagar' e negou o encontro com ela. Devido ao caso lamentável, o Grêmio foi excluído da Copa do Brasil, por decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, no dia 3 de setembro, além da multa de R$ 50 mil. Com a sentença, o Santos foi automaticamente classificado para a próxima fase da competição. E pra onde vai os torcedores, inclusive a Patrícia Moreira? Os torcedores identificados que praticaram atos racistas estão impedidos de frequentar jogos do time gaúcho por 720 dias. Bem feito para os 'sem-noção'.

Outro destaque esportivo em agosto vai para os Jogos Olímpios da Juventude, que aconteceu entre os dias 16 e 28 de agosto, em Nanquim (ou Nanjing), na China. O Time Brasil se deu bem nesta segunda edição. Como o paraibano Edival Marques, que conquistou ouro no taekwondo masculino; de Duda e Paty, ouro no Vôlei de Praia; e Marcus Vinícius D'Almeida, prata no Tiro com Arco. Além da Flávia Saraiva, repesentando a Rebeca Andrade porque não participava por conta da lesão, conquistou um ouro e dois pratas na Ginástica Artística. E com detalhe: assim como a equipe brasileira, todos os atletas do mundo tem 14 e 18 anos e grande parte (quem sabe) pode estar cotado para os próximos Jogos Olímpicos, como do Rio de Janeiro em 2016. O Brasil ficou em décimo lugar no quadro de medalhas com 15 medalhas no total (6 de ouro, 8 de prata e 1 de bronze). Quem liderava foi a China com 69 medalhas (39 de ouro, 15 de prata e 15 de bronze), seguida de Rússia (com 62 medalhas: 29 de ouro, 22 de prata e 11 de bronze) e Estados Unidos (com 22 medalhas: 10 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze). A próxima edição dos Jogos Olímpios da Juventude acontecem daqui a quatro anos, em Buenos Aires, com data marcada: entre os dias 11 e 23 de setembro.

Outro principal destaque esportivo em agosto é a seleção feminina de vôlei, que no dia 24, conquistou o Grand Prix pela décima vez. Foi a melhor campanha na competição deste ano. Na fase final, venceu a Turquia, China, Bélgica, Rússia (principal rival) e Japão (que ficou em segundo lugar). A seleção russa ficou em terceiro e chegaram aos sete pontos, um a mais do que a China, que ficou com a quinta colocação. O quarto lugar ficou com a Turquia. Para obter o decacampeonato do Grand Prix, as meninas da seleção brasileira venceu 13 das suas 14 partidas, deixando claro que vai mais forte do que nunca em busca do único título que ela ainda não tem na elite do esporte: o Mundial de Vôlei.

Além de Eduardo Campos, outras quatro personalidades morreram em Agosto. A começar pelo radialista Glênio Reis, que morreu no dia 15, aos 86 anos. O radialista foi um dos pioneiros em programas de auditório na televisão gaúcha, com o 'GRShow', na década de 1960. Aos sábados, ele apresentava o programa Sem Fronteiras, das 21h à meia-noite, na Rádio Gaúcha de Porto Alegre. No dia 12, morreu a atriz norte-americana Lauren Bacall. Ela tinha 89 anos e estrelou filmes como "À beira do abismo", de 1946, "Paixões em fúria", de 1948, e "Como agarrar um milionário", de 1953. No dia 25, morreu em João Pessoa, o quadrinista Deodato Borges. Ele tinha 80 anos e criador do Flama, super-herói originado em 1960 no rádio e lançado como história em quadrinhos em 1963. E no dia 15, morreu a viúva do cantor Reginaldo Rossi - morto no ano passado. Cleide Neves, de 67 anos, estava internada no Memorial São José, no Recife, e sofreu uma parada cardíaca.

Mas o cinema mundial perdeu um dos grandes comediantes dos Estados Unidos. No dia 11, o ator Robin Williams morreu em um trágico acidente na sua casa. Ele tinha 63 anos e começou sua carreira em 1977, atuando na TV. Já demonstrando seu talento para a comédia, participou de diversos episódios do "The Richard Pryor show". Depois de ficar conhecido como o personagem Monk na série "Happy days", conquistou o sucesso também no cinema já com seu primeiro papel: o filme 'Popeye'. Além do destaque como comediante, Williams fez vários filmes como "Bom dia, Vitenã” (1987), "Tempo de despertar" (1990), "O pescador de ilusões” (1991) e "Gênio Indomável" (1997), que lhe rendeu seu único Oscar. Seu último trabalho foi a participação do filme "Uma noite no museu 3", que fez o papel de Teddy Roosevelt.

O destaque #HighTech de agosto é um aplicativo que já deu o que falar: o 'Secret', Nele, o aplicativo permite que segredos sejam contados, sem que a identidade do autor da mensagem seja revelada. O caráter anônimo do app abre uma brecha para que não só os segredos mas também mentiras sejam espalhadas pela rede. Uma rede social anônima que virou sucesso e polêmica. No dia 19, a justiça do Espírito Santo determinou a retirada do 'Secret' das lojas de Google e Apple. Para o juiz Paulo Cesar de Carvalho, da 5ª Vara Cívil de Vitória, o Secret infringe princípios constitucionais, por permitir que seus usuários usufruam do direito à liberdade de expressão sob a condição de anonimato. A proibição do app 'Secret' no Brasil durou quase um mês e no dia 12 de setembro, a Justiça do Espírito Santo voltou atrás e liberou o aplicativo a pedido do Google.

O mês de agosto foi marcado por mudanças no jornalismo impresso na Região Sul do Brasil. No dia 5, três jornais do Grupo RBS em Santa Catarina alteraram o projeto gráfico. Segundo a empresa, o objetivo foi ordenar a leitura conforme o interesse do público e a relevância dos temas, de forma flexível e dinâmica. O 'Diário Catarinense' ganhou um novo grafismo (semelhante ao projeto gráfico do jornal 'Zero Hora', lançada em maio) e todas as editorias do primeiro caderno se dividiu em três: Notícias, Sua Vida e Esporte. O 'Jornal de Santa Catarina' também ganhou o novo visual e novo grafismo. E o jornal 'A Notícia' não mudou o atual projeto gráfico, mas alterou um pouco do seu grafismo, porque o periódico ganhou o novo visual, logomarca e projeto gráfico em julho do ano passado. Alêm das novidades para os três jornais do Grupo RBS em Santa Catarina, os cadernos de entretenimento mudaram de nome e passaram a chamar de 'Anexo', inspirado por 'A Notícia', as revistas de fim de semana '+Estilo' (A notícia) e 'Viver!' (Jornal de Santa Catarina), passaram a chamar de 'Donna', que era circulado apenas na edição dominical do 'Diário Catarinense', e o novo suplemento de Gastronomia chamado 'Destemperados' circula às sextas-feiras nos três jornais do grupo no estado. Além das novidades, o jornal 'O Sol Diário', que circulava na região do Vale do Itajaí, mudou para a edição litoral do Jornal de Santa Catarina na versão em papel, deixando o periódico apenas na versão online.

Mudanças também nos dois jornais do Grupo RBS no Rio Grande do Sul. No mesmo dia, 5, o jornal 'Pioneiro', de Caxias do Sul, ganhou uma nova logomarca, novo conteúdo e alterou o projeto gráfico - que é o mesmo. Os conteúdos foram organizados em dois cadernos. O primeiro chama-se 'Cotidiano', que traz notícias de Política, Economia, Cidades, Mundo, Geral, Segurança e Esportes. O caderno 'Sete Dias' e a revista 'Almanaque' se uniram e agora circulam em todas as edições em um segundo caderno chamado 'Comportamento', que se identifica mais com os temas de cultura, lazer e vida em família. A reorganização do 'Pioneiro' trouxe novos reforços para ampliar e qualificar a produção de temas de Caxias do Sul e da Serra Gaúcha. A escolha de pautas e uma maior aposta em alguns assuntos, que deixarão o conteúdo do jornal mais profundo. Duas semanas depois, no dia 19, o 'Diário de Santa Maria' também ganhou novo visual que apresentam páginas mais leves e organizadas para facilitar a leitura, além de letras e imagens em tamanho maiores. Entre as alterações do jornal, destaca-se a previsão do tempo - que era circulava apenas na contracapa, com mapa mais informativo e conteúdo mais completo referente ao clima. A editoria de Esportes dá destaque a modalidades locais, e o caderno 'Diário 2' ganha páginas temáticas sobre gastronomia, arquitetura e decoração, turismo, entre outros. No dia 1º de novembro, o 'Diário de Santa Maria' ganhou uma nova logomarca e passou a se chamar 'Diário'. Ficou bonito os novos projetos gráficos dos jornais do Grupo RBS no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

O mês de agosto foi marcado por polêmicas. O selfie feito por um macaco na Indonésia deu origem a uma batalha de direitos autorais entre o fotógrafo David Slater (responsável pela máquina) e a Wikimedia Foundation (organização responsável pela enciclopédia colaborativa Wikipedia). Em 2011, um macaco pegou a câmera de um fotógrafo profissional britânico e tirou a própria 'selfie'. Uma não, várias fotos. O que deixou o fotógrafo muito irritado. Ainda bem que a máquina foi recuperada minutos depois. O fotógrafo diz que os primatas se encantaram com seus reflexos e também com o barulho feito a cada clique, e por isso exploraram o equipamento do profissional, criando uma série de selfies. A história ganhou destaque recentemente com a publicação de um documento de transparência da Wikipedia , que mostra pedidos para remoção e alteração de conteúdo. A fundação afirma se tratar de uma fêmea, mas a informação não consta na reportagem de 2011 do jornal britânico Daily Telegraph, que espalhou o selfie pelo mundo. O caso levaria o fotógrafo para a Justiça a Fundação Wikimedia e pedir US$ 30 mil (quase R$ 70 mil) de indenização. Para a Wikimedia, a foto não pertence nem o macaco e nem ao próprio fotógrafo. Um caso que está virando polêmica e vai virar uma novela, caso se prolongar nos próximos dias.

E pra terminar, um reconhecimento. O matemático Artur Ávila, de 35 anos, recebeu no dia 13, a Medalha Fields, o prêmio considerado ao 'Nobel de Matemática'. O prêmio foi anunciado em um congresso de matemáticos em Seul, na Coreia do Sul. O carioca Artur Ávila começou sua carreira com as olimpíadas de matemática na época de escola. Hoje, divide as funções de diretor de pesquisa em dois importantes institutos: o Centre National de la Recherche Scientifique, em Paris, e o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, no Rio de Janeiro. o matemático é convidado para palestrar e participar de seminários de matemática no mundo todo. O prêmio Medalha Fields foi criado em 1936 pelo matemático canadense John Charles Fields, e é anunciado pela União Internacional de Matemáticos a cada quatro anos para jovens matemáticos de até 40 anos de idade. Além da medalha, os quatro vencedores recebem 15 mil dólares canadenses, cada (R$ 31 mil). A premiação é considerada pelos norte-americanos e canadenses o prêmio mais importante da matemática. Já os europeus dão mais importância a outro prêmio internacional, o Abel. Além de Artur Ávila -  é o primeiro pesquisador brasileiro e da América Latina a receber a medalha, outros três ganhadores são Manjul Bhargava, da Universidade de Princeton (EUA); Martin Hairer, da Universidade de Warwick (Inglaterra) e Maryam Mirzakhani, da Universidade de Stanford (EUA) - uma iraniana que é também a primeira mulher a ser premiada. A conquista deste matemático de apenas 35 anos, que fez a graduação, o mestrado e o doutorado no Brasil, contrasta com os baixos índices de proficiência dos estudantes brasileiros em matemática no ensino fundamental e ensino médio. No Brasil, o aprendizado de matemática nas escolas públicas e privadas avançou nos últimos anos, mas o desempenho geral ainda deixa o país entre os últimos colocados do Pisa. Em matemática, o país caiu da 57ª para a 58ª posição entre 2009 e 2012, de um total de 65 países avaliados. Na premiação em Seul, ele disse que vai ajudar a incentivar o interesse pela pesquisa em matemática no país.

E esse foi os destaques de agosto, que teve o 7º Retiro para Jovens da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, que aconteceu aqui em Caaporã nos dias 22 e 24. O Retiro Paroquial deste ano estava marcado para novembro, mas a coordenação resolveu antecipar este mês de agosto por conta das eleições em outubro ou para alguns jovens que vão fazer as provas de Vestibular em novembro deste ano. Apesar da data antecipada, foi um dos melhores e mais emocionantes do que eu participei nas duas edições anteriores. E digo várias vezes aqui que um Retiro Paroquial (ou Vocacional), além de estar em oração, é também como conversar e dialogar com os amigos (porque eu sou bom de papo), dar conselhos com alguém e dar uma respirada.

No próximo post, os destaques de setembro.
*Com informações e apoio de: G1, G1 PE, G1 MA, G1 PR, G1 PA, G1 RS, G1 SP, G1 RJ, G1 ES, G1 PB, G1 PR, G1 Sorocaba e Região, Jornal do Commercio, Diário de Pernambuco, Agencia France Presse, Associated Press, Reuters, EFE, NBCNEWS.com, ABCNEWS.com, UOL Notícias, RTVE.es, GLOBOESPORTE.com, LANCENET!, Meio&Mensagem, Diário Catarinense, A Notícia, Jornal de Santa Catarina, Núcleo RBS de Divulgação, Diário de Santa Maria, Pioneiro, Agência RBS e Wikipedia