terça-feira, 17 de julho de 2012

Tragédia em Congonhas: 5 anos depois

Tragédia completa 5 anos esta semana.
Foto: Eugenio Goulart/EFE/17.07.2007

Há 5 anos, no dia 17 de julho de 2007, ás 18h51min, uma tragédia sem prencendentes chocou o Brasil e o Mundo. O avião da TAM, o Arbuis A320 com 170 pessoas a bordo, sendo que 170 era passageiros e os outros 6 são tripulantes, atravessou duas pistas da Avenida Washington Luís quando tentava aterrissar no aeroporto de Congonhas, que fica na zona sul de São Paulo.

A aeronave saiu do Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre às 17h16 com destino ao Aeroporto Internacional de Congonhas em São Paulo.



Chovia na hora do acidente. Com dificuldades na frenagem, o motor esquerdo no reverso e o motor direito em velocidade alta, o avião fez uma curva para esquerda e saiu da pista em seu terço final, percorrendo por sobre parte de um gramado. Após cruzar sobrevoando a avenida Washington Luís, que ladeia o aeroporto, a aeronave atingiu parte da cobertura de um posto de gasolina e em seguida chocou-se contra um prédio da TAM Express (serviço de carga da própria TAM), situados no lado oposto da avenida. Ao cruzar a avenida Washington Luís, o avião atingiu ainda a parte superior de alguns automóveis.

A tragédia da TAM, também foi destaque nos
principais jornais do País no dia seguinte.
Como o Diário Catarinense, em
Florianópolis.
Foto: Divulgação/Site do jornal
A aeronave explodiu ao se chocar contra um prédio da própria companhia, o TAM Express, em que trabalhavam cerca de cem funcionários, e contra um posto de combustível, o Ipiranga, que fica próximo ao prédio.

Todas as 187 pessoas que estavam no avião morreram na colisão com o prédio. Onze pessoas que trabalhavam no prédio da TAM Express e um taxista que estava no posto de gasolina ao lado morreram na colisão, totalizando a morte de 199 pessoas.

Entre diversos empresários e dirigentes de empresas, estavam presentes no voo o deputado federal Júlio Redecker, do PSDB do Rio Grande do Sul, o ex-presidente do Sport Club Internacional Paulo Rogério Amoretty Souza e o diretor do SBT Rio Grande do Sul, João Roberto Brito.

O voo 3054 foi o pior acidente aéreo da história da América Latina por 22 meses, até o Voo Air France 447 em 31 de maio de 2009.

Falta de ranhuras na nova pista do Aeroporto de Congonhas, a desativação do reversor do motor direito da aeronave, uma falha humana do piloto - que supostamente teria posicionado o manete do motor com o reversor desativado em posição diferente da recomendada no manual do Airbus. Esta hipótese foi levantada pela Revista Veja, após a análise da caixa preta realizada nos Estados Unidos da América e falha nos freios mecânicos - e falha nos spoilers, que realizam a frenagem aerodinâmica, foram as causas no acidente.

Veja a história complete no Wikipedia.

Me lembro do acidente. Eu sabia a informação no Rádio, pouco antes das 19h, e depois eu vi na Televisão, a tragédia. Foi muito triste e pior ainda do que o 11 de setembro, em New York, em 2001.

E eu selecionei os vídeos naquela época...

A Rede Globo noticiava o acidente do avião, ás 19h07min... William Bonner apresentava e o Fernando Rocha (apresentador do Bem Estar) noticiava no Globocop, em São Paulo. Veja.



Depois, o Jornal Nacional fez uma edição especial sobre o acidente.


O Plantão da RBS TV, afiliada à Rede Globo no Rio Grande do Sul, falava sobre o acidente com o voo TAM 3054 em 17 de julho de 2007. Foi em três boletins. Apresentação de Eloi Zorzetto. Veja.


O 'Sala de Emergência', da Band, também noticiava o acidente.