sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Hora de atrasar os relógios em 1 hora! Neste fim de semana termina o Horário de Verão



Após 119 dias, termina à zero-hora de domingo, 16, mais um Horário de Verão. A temporada 2013/2014 do Horário de Verão começou no dia 20 de outubro, pontualmente à zero-hora. Foi a 41ª temporada desde 1931 e 28ª temporada seguida desde 1985. Os estados que vão atrasar os relógios em uma hora são as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Os moradores das regiões Norte e Nordeste, sofreram mais uma vez sem o fuso de Brasília, de 1 ou 2 horas a menos.

Nesta sexta-feira, 14, o Operador Nacional do Sistema anunciou que durante a temporada 2013/2014, economizou R$ 405 milhões. O ONS afirma que o principal benefício da medida é o aumento da segurança operacional, que permite uma flexibilidade maior para manutenção de equipamentos.

Nesta temporada 2013/2014 do Horário de Verão, o estado de Tocantins foi excluída, porque na temporada 2012/2013, o estado foi incluído devido a uma solicitação do governador, Siqueira Campos, que alegou que seria melhor para se adequar ao horário de funcionamento dos bancos e às tabelas de horários dos voos nos aeroportos. A medida não foi bem aceita pela população e antes do início do horário, o governador pediu à presidenta Dilma Rousseff e ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a desistência do estado, mas o pedido não foi aceito. Foi a segunda vez que Tocantins participou do horário, a primeira foi em 2002. Na Bahia, os relógios também não foram adiantados nesse período.

Além disso, quatro semanas depois do início do Horário de Verão, no dia 10 de novembro do ano passado, o estado do Acre voltou a usar o horário antigo, fazendo que a diferença entre o horário de Brasília durante o período é de três horas. Com o término do Horário de Verão, a diferença cai para a duas horas. Além do Acre, outros treze municípios do estado do Amazonas voltaram a usar o horário antigo, que dividiram opiniões.

Com o fim do Horário de Verão, os fusos
horários no Brasil vão ser assim...

Vale lembrar que as regiões Norte e Nordeste não aderem à mudança, porque o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a ONS, avaliou que a economia nesses mercados é pouco expressiva, e não justifica a participação.

Além da economia pouco expressiva de energia, os estados do Norte e Nordeste não aderem ao horário porque sua posição geográfica não favorece um aproveitamento maior da luz natural no verão, como ocorre nas demais áreas. De acordo com o ministério, por estarem mais próximos da linha do Equador, nesses locais incidem menos raios de luz ao longo do dia nos meses de verão.

Com o fim do Horário de Verão, os bancos, os aeroportos, o comércio e a programação das emissoras de rádio e Televisão locais, voltam tudo ao normal a partir de domingo.

Olha, vou falar uma coisa, eu, como todo mundo, sofre com o Horário de Verão nos primeiros dias, mas tem que acostumar, né?! E com o fim do Horário de Verão, será mais complicado ainda, hein?!

 ►Saiba mais 
Confira a cronologia do Horário de Verão no Wikipedia

Próximo Horário Brasileiro de Verão, na temporada 2014/2015 será sempre a meia-noite do terceiro domingo de outubro, que provavelmente será no dia 19. E tomara que a região Nordeste inclui o Horário de Verão. Por isso, vamos acompanhar...

A #BOANOTÍCIA é que o #Verão2013 continua, mas tem ainda Carnaval no dia 4 de março, mas pra mim, a folia começa na quarta-feira de fogo, com o bloco 'Muriçocas do Miramar', em João Pessoa, que vai acontecer no dia 26. A estação do sol vai até o dia 20 de março, na quarta, quando começa a estação onde as folhas caem: o outuno. Mas, pra mim, eu gosto das quatro estações! Não tem comparação!

Então, aproveite a estação do sol e calor... E a folia também!