segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Lagoa do Parque Solón de Lucena vai ganhar uma nova cara e carros sai de cena


Li na edição do jornal Correio da Paraíba, daqui de João Pessoa, que a Lagoa do Parque Solón de Lucena vai estar de cara nova e muito mais bonita. Segundo a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de João Pessoa, é a primeira vez que o local está passando a grande revitalização em 90 anos. O último projeto desse porte elaborado para o local foi em 1924, feito pelo engenheiro Saturnino de Brito, que só foi executado na década de 1930.

Com a nova fase, a Lagoa do Parque Solón de Lucena vai se transformar nos próximos dois anos, um grande e novo parque. A primeira fase do projeto, já em obras desde o último dia 10 de abril, visa solucionar os problemas de inundação nos períodos de chuva. Essa etapa marca o início de uma nova fase da Lagoa. Em suas margens, será construído um píer, um mirante para exercício e contemplação da natureza, área para apresentações artísticas, teatro de arena e área infantil. Passado esse estágio, haverá a construção de uma área para o comércio de artesanato e quiosques de alimentação.

A primeira etapa corresponde ao desassoreamento da Lagoa, construção de um muro de encosta e de um túnel para o escoamento das águas para o Rio Sanhauá, essas medidas visam à recuperação do seu leito natural. Mais de 10 mil m³ de material já foram removidos do fundo da Lagoa. Está sendo utilizado o método não destrutivo, viabilizando o processo e causando um menor impacto na sociedade e no tráfego de veículos na região. Essa fase teve um custo de R$ 20 milhões e tem previsão de terminar em 12 meses.

Para a segunda fase, o projeto prevê a construção de uma área com quadra poliesportiva, vôlei de praia, pista de ‘cooper’ e de skate, ciclovia, local para aluguel de bicicletas e inclusão de atividades esportivas náuticas, como pedalinho, caiaques, canoagem e ainda o reflorestamento do Parque. A obra pretende instalar iluminação e segurança de alto padrão. O investimento total é de R$ 40 milhões.

Para o secretário de Planejamento, Rômulo Polari, a segunda etapa corresponde ao plano de urbanização, explicou que a capital paraibana vai voltar a ser um dos mais belos e tradicionais cartões-postais da cidade, e que a população ganhará mais que um espaço público, mas uma opção de lazer, descanso e contemplação da natureza. As obras desta etapa (a segunda) serão iniciadas ainda neste semestre.

O projeto da nova Lagoa do Parque Solón de Lucena está sendo desenvolvido pela Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal de João Pessoa, mas conta com a participação das secretarias municipais de Meio Ambiente, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano.

Vai ficar bonito a nova Lagoa. Menos veículos e mais contato com a natureza. Menos congestionamentos e muito descanso e lazer. A previsão é que até 2018, as obras serão concluídas. Até lá, vamos continuar a movimentação das obras desse lugar que eu mais frequento quando eu passo em João Pessoa. Afinal, 'estamos de olho'! #LagoaJPReurbanizada

Com informações do Portal Correio e Site da Prefeitura de João Pessoa