sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

#DESTAQUESDE2013 // Os destaques de Março



Durante duas semanas, o blog #PorDentroDasNotícias traz uma série especial sobre os fatos e imagens que marcaram em 2013, selecionados por mim. E hoje, na terceira parte da série, vamos aos destaques de Março.

Começamos o 'giro' com o principal destaque do mês, com a eleição do Papa. O cardeal Jorge Mario Bergoglio é o primeiro papa da América Laina a assumir o pontificado. Após a renúncia do papa emérito Bento XVI, em fevereiro, começou o período do Conclave, que ocorreu após dez congregações gerais de cardeais, nas quais os problemas da igreja foram debatidos exaustivamente, em meio a muitas especulações e conversas de bastidores sobre os prováveis papáveis. A eleição do novo Papa começou na madrugada do dia 12, aqui no Brasil. quando 115 cardeais foram para a Casa Santa Marta, perto da Basílica de São Pedro, onde ficaram confinados e sem saber dos acontecimentos do mundo. A missa de abertura foi ainda de manhã e o cardeal decano pediu 'unidade' na Igreja. Às 12h33, os cardeais fizeram procissão até a Capela Sistina e juraram o sigilo de um em um. Feito isso, o mestre de cerimônia diz em latim: "Extra omnes", que quer dizer, 'Todos fora'. Ou seja, os que não participaram do Conclave se retiraram da sala, enquanto os cardeais eleitores ficaram. Assim que as portas foram fechadas às 12h35, deram início o Conclave. Às 15h43, saiu a primeira fumaça: mas é preta, ou seja, o primeiro dia do Conclave termina sem a escolha do novo pontificado. No dia seguinte, após a segunda missa, duas horas depois do começo do segundo dia do Conclave, às 7h39, saiu mais uma fumaça preta, ou seja, o mundo (ou melhor, aqui no Brasil, acordamos) ainda não conhecemos quem é o novo papa. E aí venho a dúvida que eu coloquei no post especial desse blog, será que o resultado do Conclave vai sair pela tarde?! Ainda pela manhã, o porta-voz do Vaticano, o Pe. Federico Lombardi, disse em entrevista coletiva, que a comunidade católica vive um momento histórico. Durante todo o dia, assim como o dia anterior, o pessoal esperou para ver a fumaça sair mais uma vez, seja branca ou preta, apesar da chuva, do frio e temperatura baixa. Enquanto isso, uma gaivota aterrissou em cima de uma chaminé da Capela Sistina. E aí eu pergunto: Será que uma gaivota em cima da chaminé é um sinal de que vai sair a fumaça branca? Anoiteceu no Vaticano e o público em paciência para saber quem é o novo papa. Eu, aqui no Brasil, fiquei ansioso e esperando as informações tanto pela internet, quanto na TV. Quando a Praça de São Pedro, no Vaticano, ficou cheia, às 15h06, saiu mais uma fumaça, e finalmente, é branca. Ou seja, 'Habemus Papam', quer dizer, Já temos o novo Papa! Aí, os sinos tocaram e o público que esperou por quase 30 horas, foi ao delírio. Alguns dizem que parecia a comemoração de uma final da Copa do Mundo, mas não é. Veja o momento em que o repórter Daniel Scola, repórter do Grupo RBS ao Vaticano anunciou o anúncio da fumaça branca que elegeu o novo Papa. Ele ficou emocionado durante a narração. Confira!



Apesar da chuva, a multidão esperou por mais de 60 minutos para ver o novo pontificado. Enquanto isso, bandeiras de alguns países, inclusive o Brasil, foram levantadas. Às 16h22, o cardeal francês Jean-Louis Tauran, anunciou em latim, o nome do novo Papa. Não foram os favoritos, como o Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo,e sim, um Argentino, que vai comandar a igreja católica do mundo. E a praça entrou em euforia. Quando às 16h22, Horário de Brasília, 20h22, horário de Roma, de quarta-feira, 13 de março de 2013, o novo líder de 1,2 bilhão de fieis espalhados pelo mundo, apareceu pela primeira vez e foi aclamado pelo público na Praça São Pedro. O nome dele é Jorge Mario Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires, e vai se chamar de Papa Francisco. O primeiro jesuíta da história da Igreja Católica, parece ter ido buscar na tradição franciscana a simplicidade com a escolha do nome, que pode significar reformas na Igreja. O novo Papa, que não é jovem e nem tão velho assim, tem 76 anos. De origem piemontesa, no norte da Itália, o Papa argentino falou em italiano e brincou: “Parece que meus irmãos cardeais foram buscar um Papa quase no fim do mundo”. Em seu primeiro discurso, o novo Papa agradeceu a hospitalidade de Roma e pediu uma oração ao Papa Emérito Bento XVI. A multidão acompanhou o pai-nosso e a ave-maria. O Papa eleito afirmou que está iniciando um caminho com o povo, da caridade da Igreja, de fraternidade e amor. E pediu que, em silêncio, todos rezassem por ele. Deu a benção urbi et orbi, que quer dizer, à Roma e ao mundo. Depois o primeiro discurso, o papa desejou boa noite em italiano. Assim, Roma e o Mundo já tem o novo Papa e acabou o período de Sé Vacante. A posse do novo Papa foi no dia 19, no Vaticano.

O pau comeu nas três primeiras sessões do CDH em março!
Clique para ampliar
Outro principal destaque de Março é o deputado federal e Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) que no dia 7, foi eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. O deputado causou polêmica em 2011, quando publicou declarações polêmicas em seu Twitter sobre africanos e homossexuais. Na primeira reunião de Feliciano no CDH da Câmara, no dia 13, teve bate-boca e empurra-empurra. Em meio a confusões, manifestantes de várias cidades do Brasil protestaram contra o Feliciano durante o mês de março. Na segunda sessão no dia 20, Feliciano deixou a CDH por 8 minutos, e aí, mais bate-boca, protestos... No dia 27, mais uma sessão e mais protestos e bate-boca. Um manifestante chamou o parlamentar de racista e foi detido. Sendo assim, Feliciano se transferiu a reunião para o outro planário, sem manifestantes. Ou seja, foi uma confusão...

O jornal O Globo publicou na edição do dia 18, uma reportagem que mostram redações que obtiveram nota máxima no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, apresentaram graves erros de português. Isso mesmo! Palavras escritas com erros de grafia como "rasoável" - em vez de razoável, "enchergar" - em vez de enxergar e "trousse" - em vez de trouxe, apareceram em alguns textos que ganharam nota 1.000. Também foram percebidos erros de concordância em algumas redações. O Ministério da Educação explicou que o texto é analisado como um todo, e o que importa mesmo é que candidato tenha um excelente domínio do português, mesmo que ele cometa pequenos desvios gramaticais. E não é só isso! Dois dias depois, na edição do dia 19, portal G1 mostrou duas redações do Enem. Não por erros de português, e sim, com receitas e até hino de um time! #PodeIssoArnaldo?

A primeira semana de março teve duas perdas: na política mundial e na música. No dia 5, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, morreu aos 58 anos, no hospital de Caracas. O anúncio da morte ocorreu às 16h25 locais (17h55 de Brasília), pelo vice-presidente Nicolás Maduro, herdeiro político de Chávez, que fez o anúncio em um pronunciamento ao vivo na TV. Chávez estava internado em um hospital militar na capital, Caracas. Um dia antes, um boletim médico pessimista havia relatado uma piora no seu estado de saúde. Ao fazer o anúncio no dia da morte de Chávez, o vice Maduro afirmou que mandou as Forças Armadas para as ruas, para garantir a segurança. O clima da população na capital, Caracas, inicialmente era de apreensão e silêncio, à espera dos próximos acontecimentos. Após o anúncio da morte, uma grande confusão tomou as ruas, com filas nos postos de gasolina e temor de desabastecimento. Ou seja, foi um verdadeiro caos. Com a morte de Chávez, a Constituição da Venezuela prevê a realização de novas eleições presidenciais no prazo de 30 dias. Chávez lutava contra um câncer desde junho de 2011 e, após realizar um tratamento em Cuba contra a doença, havia voltado ao país natal em fevereiro deste ano. Chávez foi um dos mais destacados e controversos líderes da América Latina. Desde que assumiu o comando da Venezuela, em 1999, o militar da reserva promoveu mudanças à esquerda, na política e na economia. Ele nacionalizou empresas privadas, atribuiu ao Estado atividades essenciais, além de mudar a Constituição, o nome, a bandeira e até o fuso horário do país (1h30 a menos que o horário de Brasília e 0h30 a menos que o horário de Boa Vista e Manaus). O corpo foi velado até o dia 8, onde foi enterrado e a Venezuela ficou uma em luto por uma semana.

Chorão, durante o show no Citibank Hall, em São Paulo, em 2001
Um dia depois, no dia 6, o vocalista da banda Charlie Brown Jr., o músico Chorão. O cantor foi encontrado morto em um apartamento na Zona Oeste de São Paulo. Chorão foi encontrado desacordado pelo seu motorista, que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu. A unidade de resgate constatou que ele já estava morto. A Polícia Militar disse ter recebido um chamado às 5h18 para "verificação de morte natural em um apartamento". Chorão morava no oitavo andar do edifício na Rua Morás, em Pinheiros. O corpo foi levado para o Instituto Médico-Legal por volta das 8h30. Alexandre Magno Abrão, mais conhecido popularmente como Chorão era um dos mais polêmicos cantores e compositores do rock nacional. Em 15 anos de carreira, colecionou sucessos como "Proibida pra mim" e "Pontes Indestrutíveis" e brigas com outros músicos, inclusive da sua banda. Era também muito ligado ao skate - praticava o esporte e chegou a fundar uma pista. Ele tinha 42 anos de idade. Os músicos do Charlie Brown Jr. como o baixista Champignon, o baterista Bruno Gravero e o guitarrista Thiago Castanho comentaram a morte do vocalista. A notícia deixou os fãs da banda chocados e foi o assunto principal nas redes sociais. No dia 4 de abril, o IML confirma que a causa da morte do Chorão foi uma overdose de cocaína.

E teve outras duas perdas em março. No dia 20, o cantor e compositor Emílio Santiago, morreu aos 66 anos, no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. O artista morreu em função de complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral isquêmico, o AVC, que sofreu no dia 7, após permanecer 13 dias internado no Centro de Terapia Intensiva. Conhecido pelo tom de voz ao mesmo tempo grave e suave e vencedor de diversos festivais de música, Emílio iniciou a carreira na década de 70 e gravou grandes sucessos como "Saigon", "Lembra de mim" e "Verdade chinesa". O último disco do cantor foi "Só danço samba (ao vivo)", lançado em 2012, junto com um DVD. Ao todo, sua discografia conta com 30 álbuns e 4 DVDs. Na política, morreu no dia 29, o ex-governador de Goiás, Mauro Borges, morreu aos 93 anos. Ele estava internado desde o último dia 16 deste mês, na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Anis Rassi, no Setor Oeste, onde deu entrada com início de pneumonia. Mauro estava respirando com a ajuda de aparelhos e morreu após falência múltipla de órgãos. Mauro Borges Teixeira é filho do médico e ex-governador de Goiás Pedro Ludovico Teixeira, fundador de Goiânia. Ele foi governador duas vezes e senador. O enterro foi no mesmo dia.

Dois julgamentos marcaram o mês de março. A primeira foi o julgamento do Caso Eliza Samudio, que aconteceu em Contagem, MG. Na madrugada do dia 8, o goleiro Bruno Fernandes de Souza foi condenado a 22 anos e três meses de prisão, sendo 17 anos e seis meses em regime inicialmente fechado. Sua ex-mulher, Dayanne Souza, foi absolvida. Bruno foi considerado culpado de todos os crimes os quais era acusado: homicídio triplamente qualificado — por motivo torpe, com emprego de método que dificultou a defesa da vítima e com emprego de meio cruel (asfixia) —, ocultação de cadáver e sequestro. Dayanne Souza estava no banco dos réus acusada do sequestro e cárcere privado do bebê que a vítima teve com o atleta. A promotoria entendeu que ela deveria ser inocentada porque foi "coagida". Durante a leitura da sentença, a juíza destacou que Bruno "demonstrou ser pessoa fria, violenta e dissimulada" e afirmou que "a culpabilidade é intensa e altamente reprovável".

Clique para ampliar
Outro julgamento aconteceu em João Pessoa. No dia 26, Eduardo Paredes foi condenado a 12 anos de prisão pela morte da defensora pública geral da Paraíba Fátima Lopes e pela lesão corporal do marido dela, Carlos Martinho Correia Lima. O acidente que causou a morte da defensora aconteceu no cruzamento da Avenida Epitácio Pessoa com a Rua João Domingos, no bairro de Miramar, no dia 24 de janeiro de 2010. O júri popular aconteceu no 2ª Tribunal de Júri de João Pessoa, depois de três adiamentos. O psicólogo Eduardo Paredes terá que cumprir uma pena de 11 anos, pelo homícidio doloso, quando se tem a intenção de matar, de Fátima Lopes e um ano pela lesão corporal culposa de Carlos Martinho. 

A redução do limite de reportagens gratuitas no
Site da Folha, foi o principal destaque.
Outro destaque de março é uma novela que continua e foi o principal assunto neste blog no terceiro mês de 2013: o #paywall. No dia 17, o Diário Catarinense, de Florianópolis, se tornou o quarto jornal brasileiro a aderir o conteúdo pago na internet. Essa notícia eu peguei de surpresa na madrugada de domingo, antes de deitar. Porque eu era o leitor assíduo do jornal que eu leio desde janeiro de 2009. E fiquei um baita decepcionado e revoltado. Agora, o leitor/internauta, pode ler no site do DC, até 30 matérias por mês. A partir do 31º link e em diante, o conteúdo passa a ser restrito aos assinantes, que possam acessar o site gratuitamente. O preço da assinatura digital completa do DC é R$ 4,90, nos primeiros 2 meses. A partir do 3º mês  o valor aumenta para R$ 29,90. Ou seja, R$ 25 a mais. E não é só isso, mais duas notas do #paywall em março. No dia 1º, o jornal Folha de S. Paulo, o primeiro a cobrar pelo conteúdo digital, diminuiu o limite de 20 para 10 o número de reportagens (ou links) de forma gratuita. O jornal cortou 50% do limite de artigos gratuitamente na internet. Ou seja, passou de 40 para 20 reportagens gratuitas. Segundo o portal Meio e Mensagem, a mudança ressaltou que no New York Times, que popularizou o sistema de paywall, são liberadas apenas dez noticias de graça por mês. Esse sistema está em vigor desde março do ano passado, quando atingiu os 500 mil assinantes do jornal morte-americano. Aliás, outra notícia do mesmo portal, disse que o paywall está em alta nos EUA. Dá pra acreditar? E a última, os jornais 'Daily Telegraph' e o sensacionalista 'The Sun', ambos de Londres, começaram a cobrar por conteúdo digital. E eu pergunto, #atéquando essa cobrança digital nos jornais impressos vai acabar? É um monopólio para a internet, é a minha opinião, não sei se você concorda. E uma dúvida que eu já falei várias vezes aqui no blog é: Será que o #paywall é o fim do jornalismo impresso de papel? Tem a ver com isso?  Ou foi por causa dos avanços da tecnologia e da Internet? São perguntas que não querem calar...

#enquantoisso, A equipe de jornalistas, diagramadores e fotógrafos do jornal Brasil Econômico decretou estado de greve no dia 25. Em reunião com diretores do Sindicato dos Jornalistas, a equipe do título de economia da Ejesa tomou a posição para tentar garantir que seus direitos trabalhistas sejam preservados enquanto aguarda as medidas que serão tomadas em relação ao futuro do jornal. É...

E o apresentador do programa Caso de Polícia, na TV Tambaú, afiliada SBT em João Pessoa, teve os seus momentos de fúria. Na edição de sexta-feira, 22, quando passou a reportagem de um menino de sete anos que morreu no hospital particular, a Unimed João Pessoa, no bairro José Américo, por falta de atendimento, o apresentador, revoltado, quebrou parte do cenário do programa. E olha que foi ao vivo, viu?! O assunto ganhou repercussão na imprensa brasileira e nas redes sociais. No dia seguinte  no sábado, 23, o apresentador pediu desculpas várias vezes pelo ataque de fúria que aconteceu no dia anterior. Ele esclareceu que foi uma atitude 'colérica' e impensado e o incidente não foi ensaiado e uma encenação e quando ele meteu a mão no cenário, ele não imaginava que ele ia rasgar o cenário. E disse mais, ele anunciou que a produção de marketing da emissora local, planejou o novo cenário, que estreou esta semana, na segunda, 25. E finalizou que ele é Homem e tem um coração bom e dentro da caixa. Veja como foi o momento quando ele destrói o cenário e o outro vídeo é sobre a explicação de tudo o que aconteceu.





Foi aprovado no Senado no dia 26, a proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC das Domésticas, que iguala os direitos trabalhadores domésticos aos dos demais trabalhadores urbanos e rurais. A proposta, que já havia sido aprovada em primeiro turno no dia 19, foi aprovada novamente por unanimidade no segundo turno, com o voto favorável de 66 senadores. A partir da promulgação, a PEC já garante a aplicação imediata de nove novos direitos a babás, faxineiros e cozinheiros, dentre outros trabalhos exercidos em residências. Outros sete direitos, no entanto, ainda dependerão de regulamentação para detalhar como serão aplicados e efetivar os direitos e deveres de empregados e empregadores. Entre os direitos que começam a valer imediatamente após a promulgação da lei, estão a garantia de salário nunca inferior ao mínimo (hoje em R$ 678), jornada de trabalho não superior a 8 horas por dia (máximo de 44 horas semanais), pagamento de horas-extras, além do reconhecimento de convenções ou acordos coletivos. No dia 28, O ministro do Trabalho, Manoel Dias, afirmou que em 90 dias a PEC das Domésticas deverá estar regulamentada.

Desastres ambientais marcaram em Março. Um incêndio atingiu a Reserva Ecológica do Taim, no sul do Rio Grande do Sul. O fogo começou no dia 26. A extensão dos danos e a área atingida ainda não foram determinadas, mas estima-se que as chamas já tenham consumido pelo menos 30 hectares de vegetação. O incêndio está concentrado em uma área de difícil acesso, onde não é possível chegar de carro ou embarcações. Por esse motivo, o Corpo de Bombeiros não foi acionado. A única maneira de combater as chamas é utilizando aviões. A reserva do Taim abrange uma área de 34 mil hectares, entre os municípios do Rio Grande e de Santa Vitória do Palmar. A estação fica em uma faixa de terra localizada entre a Lagoa Mirim e o Oceano Atlântico, próximo ao Arroio Chuí, na fronteira do Brasil com o Uruguai. Criada por decreto em 1986, a estação do Taim é uma 312 unidades de conservação federais geridas pelo ICMBio. É considerada uma das mais importantes reservas, em função da grande biodiversidade que abriga. Em 28 de janeiro de 2008, a reserva foi atingida pelo maior incêndio de sua história. As chamas foram controladas apenas cinco dias depois, após terem consumindo cerca de 4 mil hectares de vegetação da reserva. Nove dias depois, o incêndio foi finalmente controlado. Pela manhã, as equipes ainda combatiam os últimos focos. O fogo consumiu cinco mil hectares da reserva.

No Rio de Janeiro, doze toneladas de peixes mortos foram recolhidos na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul da cidade, entre o dia 12 e a manhã do dia 13. Imagens feitas por um cinegrafista amador mostram o acúmulo de peixes nas margens da Lagoa. Agentes da Comlurb trabalharam desde a manhã de terça para retirar os peixes mortos do local. A causa da mortandade seriam as fortes chuvas do começo da semana, que teria levado uma quantidade grande de matéria orgânica para a Lagoa. Três dias depois, no dia 16, agentes da Comlurb concluíram o trabalho de remoção dos peixes mortos da Lagoa. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Comlurb, 72 toneladas de peixe foram retiradas do local. Apesar do número de peixes mortos na água ter diminuído bastante, frequentadores do local ainda sentiam cheiro bastante desagradável na manhã deste sábado. O trabalho mobilizou 194 garis com apoio de quatro embarcações, caminhões e kombis lava a jato. Pouco antes das 13h, os garis atuavam na limpeza rotineira da área e retiravam apenas pequenos peixes que ficaram presos na vegetação. A última vez em que aconteceu os peixes mortos na Lagoa Rodrigo de Freitas, foi em março e outubro de 2000. Há 13 anos. E a cena se repitiu várias vezes...

E o ministro do STF, Joaquim Barbosa, se irritou com um jornalista no dia 5. O ministro mandou ao repórter "chafurdar no lixo", durante a entrevista feita pelo repórter Felipe Recondo, do jornal 'O Estado de S. Paulo', que não chegou a concluir a pergunta sobre como o ministro via críticas de três associações nacionais de juízes e magistrados às declarações que deu na semana passada a jornalistas estrangeiros.Em nota divulgada pela assessoria de imprensa, o ministro Joaquim Barbosa pediu desculpas aos repórteres. Disse que estava cansado e com fortes dores quando respondeu de forma ríspida à abordagem. Afirmou ainda que foi um episódio isolado, que não condiz com o histórico de relacionamento dele com a imprensa. Por fim, Joaquim Barbosa reafirmou seu apego à liberdade de opinião e seu respeito aos profissionais da imprensa. É... Foi polêmico!

Depois do meteoro que caiu na Rússia, no dia 15 de fevereiro, uma bola de fogo cruzou o céu da costa leste dos EUA no dia 22. O fenômeno aconteceu por volta das 19h53 (hora do leste dos EUA) em Seaford, no estado de Delaware. Uma câmera de segurança de um estacionamento flagrou o objeto. E eu pergunto: será que alquela bola de fogo tem a ver com o meteoro que caiu na Rússia?! Vale lembrar que a Terra é atingida por meteoros a todo momento, como explicaram especialistas.

No dia 29, a Coreia do Norte entrou em "estado de guerra" com a Coreia do Sul, informou a agência oficial de notícias norte-coreana KCNA. Segundo comunicado, quaisquer questões entre os dois países serão tratadas sobre esta base. A retórica belicosa da Coreia do Norte contra a rival e vizinha Coreia do Sul e contra os EUA, aliados sul-coreanos, vinha aumentando ao longo das últimas semanas, após a ONU ter decidido, em 7 de março, impor novas sanções internacionais ao regime norte-coreano, em represália ao terceiro teste nuclear feito pelo país comunista, em fevereiro. Mas um detalhe que deu o que falar no mesmo dia. Uma foto do ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com o que parece ser um computador iMac da Apple sobre sua mesa de trabalho, gerou polêmica online. A Apple cumpre um embargo comercial que a proíbe de vender seus produtos para a Coreia do Norte, o que levou à pergunta: "como Kim pode ter adquirido o computador?" Há especulações que ele teria comprado a máquina por intermédio da China. E não é só isso! Em fevereiro, o chefe norte-coreano havia sido fotografado com um smartphone, o que já havia gerado polêmica. Embora que os norte-coreanos vivam na sociedade mais isolada e censurada do planeta, além de sofrer com a carência endêmica de alimentos, o país não é completamente afastado da tecnologia. Telefones celulares foram introduzidos em 2008 através de um acordo com a empresa egípcia de telecomunicações Orascom, e uma intranet doméstica foi lançada em 2002. Mas os detentores de um milhão de celulares podem realizar ligações apenas dentro do país, assim como ocorre com a intranet, completamente isolada da internet mundial. É... 

Fatos impressionantes marcaram o mês de Março. Em Marble Falls, no estado norte-americano do Texas, centenas de pessoas se reuniram logo cedo no dia 17, para ver a ponte Marble Falls, construída em 1951, ser feita em pedaços em uma impressionante implosão, que deixou os cidadãos que assistiam ao procedimento espantados. De acordo com a emissora ABC, a estrutura dá lugar a uma nova ponte, que deve ter finalizada até o início do ano que vem. O material que compunha a antiga ponte ainda será reciclado, e o metal utilizado para fazer esculturas para a própria cidade. Veja como foi a explosão no vídeo do canal Ryan Johnson/427rj, do YouTube.



No #ESPORTE, o Campinense é campeão da Copa do Nordeste 2013 com a melhor campanha da competição. A conquista é a mais importante da história do futebol paraibano, pois é a primeira vez que um clube do estado vence uma competição organizada pela Confederação Brasileira de Futebol, a CBF. O time de Campina Grande, PB, venceu o ASA de Arapiraca, AL, por 2 a 1 na ida e 1 a 0 na volta e conquistou o título. 

Em Londres, a BBC teve mudanças. As emissoras de rádio e TV do grupo saíram do edifício 'Television Centre' e foi transferida para a 'The Broadcasting House'. A construção do Broadcasting House teve início em 1932, e o prédio foi inaugurado para os escritórios da BBC e operações de rádio em 14 de maio de 1934, oito anos após a criação da corporação. George Val Myer projetou o edifício, em colaboração com o engenheiro civil da BBC, Marmaduke T Tudsbery. Os estúdios de rádio foram dispostos em uma localização central e construídos em pedra de Portland. O restante do edifício era de aço moldado e confrontado com pedras Portland do lado externo. Estas áreas abrigavam os escritórios, de modo que pudessem estar longe do barulho das operações de rádio, e terem acesso à luz do dia. O edifício foi construído no topo da linha Bakerloo do metrô de Londres, e como a linha Victoria na década de 1960 foi construía passando por baixo do Broadcasting House, desde então se tem tido problemas para a construção da ala Egton. O barulho dos trens que passam é audível no interior do rádio teatro, mas geralmente imperceptível nas gravações. O edifício já apresentou problemas ao longo do tempo. Hoje, o prédio foi restaurado e a obra foi concluída por Bovis Lend Lease. O prédio abriga os canais de TV e rádio da BBC com uma estrotura de 80 mil metros quadrados. A última transmissão da BBC na Television Centre foi no dia 18, às 12h59, horário de Londres. A partir das 13h00, entrou em definitivo, as transmissões dos canais da BBC na nova sede, a 'Broadcasting House'. O primeiro programa da nova sede, foi o telejornal 'BBC News at One', exibido nos canais BBC1 (ou BBC One) e BBC News Channel. Detalhe, dentro da nova sede da BBC está a maior 'newsroom' (ou sala de redação) ao vivo do mundo. Ficou bonita a nova sede da BBC em Londres. Veja como foi a última transmissão da BBC no Television Centre e a primeira transmissão definitiva no Broadicasting House pelo BBC News Channel, no vídeo do canal /2007TGD no YouTube.


Entrou no ar no dia 20, o primeiro canal brasileiro 24h voltado para artes e música clássica. O canal Arte1. O canal começou a exibir no dia 1º de dezembro de 2012, em caráter experimental e entrou no ar em definitivo três meses depois. Com 50% da grade de programação composta por produções nacionais, sendo parte delas produzidas internamente e outras adquiridas de produtoras independentes, o canal terá programas, séries e documentários sobre cinema, música clássica e popular, pintura, arquitetura, moda, teatro, dança e outras vertentes artísticas. De acordo com o diretor do canal, Rogério Gallo, o projeto do Arte1 vem sendo desenvolvido há dois anos mas o lançamento acabou aproveitando o período de implantação da nova Lei de TV por assinatura, que estimula uma cota mínima de programação nacional para cada canal – o que impulsionou o interesse das operadoras em ter o canal em seus pacotes. O Arte 1 já recebeu da Agência Nacional de Cinema a certificação de “canal brasileiro de espaço qualificado”. O canal Arte1 está disponível nas operadoras NET, SKY, Claro TV, Oi TV, GVT TV, Vivo TV (antiga TVA), CBTC TV e das operadoras independentes. É o quarto canal pago pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, que tem o BandNews, BandSports e Terra Viva.

No dia 3, a revista norte-americana Time, completou 90 anos. A primeira edição da Time foi publicada em 3 de março de 1923, com Joseph G. Cannon, da Câmara dos Deputados dos EUA. Ao longo das nove décadas, várias personalidades já passaram na capa da revista. Apenas oito brasileiros foram capa da revista, seis presidentes (Júlio Prestes, Getúlio Vargas, Café Filho, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e Artur da Costa e Silva), um diplomata, Osvaldo Aranha e o jogador de futebol Neymar. A Time tornou-se parte da Time Warner em 1989 quando a Warner Communications e a Time, Inc. fundiram-se. Desde 2000, a revista vem fazendo parte da AOL Time Warner, que subseqüentemente reverteu seu nome de volta para Time Warner em 2003. A revista semanal de notícias mais conhecida do mundo é publicada nos Estados Unidos. E também tem uma edição europeia, que também é publicada de Londres, e cobre o Oriente Médio, a África e desde 2003, a revista circula na América Latina. Além disso, uma edição asiática é editada de Hong Kong e uma edição canadense é editada de Toronto. Segundo muitos observadores da imprensa mundial, a 'Time' é hoje a revista semanal de maior circulação no planeta.

No dia 20, a jornalista Ana Paula Padrão deixou a Rede Record após (quase) quatro anos. A jornalista apresentava o 'Jornal da Record', ao lado de Celso Freitas. O motivo do afastamento, foi a falta de tempo para administrar as duas empresas que mantém, a Touareg, uma agência de comunicação e publicidade, e a Tempo de Mulher, um misto de portal, serviços, eventos e pesquisas na internet. Ana Paula Padrão começou a carreria na TV Brasília em 1986, que na época era afiliada da Rede Manchete. Trabalhou na Rede Globo de 1987 a 2005, onde durante o período, foi repórter, correspondente em Londres e New York City e apresentou o Jornal da Globo e eventualmente, ao Jornal Nacional. Em 2005, deixou a Globo após 18 anos e foi para o SBT, onde apresentou o SBT Brasil, que, na época e na minha visão, o telejornal era inspirado no telejornal americano 'World News Tonight', da ABC. No final de 2006, ela deixou o telejornal e em março de 2007, apresentou o 'SBT Realidade', onde ela fez reportagens pelo mundo. Após quase quatro anos, ela deixou o SBT. Durante o período, ela conquistava vários prêmios, como 'Troféu Imprensa', 'Melhores do Ano', do 'Domingão do Faustão' e 'Prêmio Mulher'. Desejo boa sorte a Ana Paula Padrão nessa nova jornada. Essa 'guria' que eu acompanho há anos.


E Fernanda Keulla venceu a 13ª edição do Big Brother Brasil no dia 26. A mineira de 26 anos levou o prêmio de R$ 1,5 milhão, com 62,79% dos votos. A advogada disputou o primeiro lugar com o gaúcho Nasser Rodrigues, que recebeu 28,29% dos votos, e com a paranaense Andressa Ganacin, que teve com 8,92%. Antes de entrar na casa, Fernanda afirmou que se sentia frustrada como advogada e que desejava participar do reality show para realizar o sonho de ser apresentadora e atriz, de acordo com o site oficial do BBB. Durante o confinamento, ela protagonizou um romance com o capixaba André Martinelli, foi para baixo do edredom com o "brother", mas acabou eliminando o rapaz ao disputar com ele o paredão do dia 19. Hoje, a poucas horas da final, a mineira afirmou que estava “louca” para reencontrar André. A 13ª edição do BBB deste ano teve os 'brothers' que participaram nas edições anteriores, como Natália Casassola. Apesar de não ter assistido ao relality, destaquei além da Fernanda Keulla e da Natália Casassola, são Andressa Ganacin, Kamilla Salgado e Marien, ambas cinco que são as favoritas e as mais bonitas. Vale lembrar que a edição 2013 do BBB foi a primeira edição do reality transmitida em alta definição, em HDTV no formato 16:9, em Closed Caption e em 3D, ambos diferentemente que não aconteceu em edições anteriores desde 2002. 


E com essa notícia, fechamos um 'giro' do que foi notícia em março, que foi morno. Mas eu não deixei de contar uma notícia que também foi destaque nesse blog em Março, foi a 5ª Caminhada Pela Paz, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Caaporã, PB, no dia 17. O tema desse ano foi o a PAZ no trânsito com o lema 'Paz no Trânsito, é a Gente que Faz!'. Relembra como foi o evento que foi bonito clicando aqui.

No próximo post, os destaques de Abril.

 ►Veja Também 

Com informações e apoio de: G1 SP, G1 MG, G1 PB, G1 RS, G1 RJ, Diário Catarinense, BBC, The Guardian, Meio&Mensagem, UOL, TJ/MG, O Globo, GLOBOESPORTE.com e G1